Início

Questões de Concursos Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Resolva questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q679014 | História, Medievalidade Europeia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais.

É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q679032 | Física, Lei da Termodinâmica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Em tempos onde cientistas e empresas estão preocupados em desenvolver dispositivos cada vez mais eficientes, que consomem menos dos nossos recursos naturais, surgem protótipos que prometem alta eficiência energética. Com este intuito, um pesquisador afirma ter construído um motor a combustão que funciona de acordo com o ciclo de Carnot, cuja eficiência térmica é de 52% e opera entre as temperaturas de 7°C e 127°C. Com relação aos conceitos de máquinas térmicas é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q679037 | Química, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Sobre a eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q949303 | Português, Interpretação de Textos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2018

Texto associado.
Opinião não é argumento
Aqui está uma história que pode ser verdadeira no contexto atual do Brasil. Um jovem professor de Filosofia, instruindo seus alunos à Filosofia da Religião, introduz, à maneira que a Filosofia opera há séculos, argumentos favoráveis e contrários à existência de Deus. Um dos alunos se queixa, para o diretor e também nas onipresentes redes sociais, de que suas crenças religiosas estão sendo atacadas. “Eu tenho direito às minhas crenças”. O diretor concorda com o aluno e força o professor a desistir de ensinar Filosofia da Religião.
Mas o que é exatamente um “direito às minhas crenças”? [...] O direito à crença, nesse caso, poderia ser visto como o “direito evidencial”. Alguém tem um direito evidencial à sua crença se estiver disposto a fornecer evidências apropriadas em apoio a ela. Mas o que o estudante e o diretor estão reivindicando e promovendo não parece ser esse direito, pois isso implicaria precisamente a necessidade de pôr as evidencias à prova.
Parece que o estudante está reivindicando outra coisa, um certo “direito moral” à sua crença, como avaliado pelo filósofo americano Joel Feinberg, que trabalhou temas da Ética, Teoria da Ação e Filosofia Política. O estudante está afirmando que tem o direito moral de acreditar no que quiser, mesmo em crenças falsas.
Muitas pessoas acham que, se têm um direito moral a uma crença, todo mundo tem o dever de não as privar dessa crença, o que envolve não criticá-la, não mostrar que é ilógica ou que lhe falta apoio evidencial. O problema é que essa é uma maneira cada vez mais comum de pensar sobre o direito de acreditar. E as grandes perdedoras são a liberdade de expressão e a democracia.
[...] A defesa de uma crença está restrita ao uso de métodos que pertence ao espaço das razões – argumentação e persuasão, em vez de força. Você tem o direito de avançar sua crença na arena pública usando os mesmos métodos de que seus oponentes dispõem para dissuadi-lo. O pior acontece quando crenças se materializam em opinião, e são usadas como substitutas de argumentos, quando o “Eu tenho direito às minhas crenças” se transforma em “Eu tenho direito à minha opinião”. Crenças e opiniões não são argumentos. Mais precisamente, crenças diferem de opinião, que diferem de fatos, que diferem de argumentos. Um fato é algo que pode ser comprovado verdadeiro. Por exemplo, é um fato que Júpiter é o maior planeta do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa. Esse fato pode ser provado pela observação ou pela consulta a uma fonte fidedigna.
Uma crença é uma ideia ou convicção que alguém aceita como verdade, como “passar debaixo de uma escada dá azar”. Isso certamente não pode ser provado (ou pelo menos nunca foi). Mas a pessoa ainda pode manter sua crença, como vimos, se não pelo “direito evidencial”, apelando para o “direito moral”. Ou ainda, pelo mesmo “direito moral”, deixar de acreditar no que ela própria pensa ser evidência, como no caso do famoso dito (atribuído a Sancho Pança): “Não creio em bruxas, ainda que existam”. [...]

Fonte: CARNIELLI, Walter. Página Aberta. In: Revista Veja. Edição 2578, ano 51, nº 16. São Paulo: Editora Abril, 2018, p. 64 (fragmento adaptado).
A estrutura da molécula de DNA proposta por Watson e Crick foi bem aceita porque, além de ser coerente com as propriedades físicas e químicas da molécula, também explicava como ela se duplica. Quanto à duplicação do DNA, assinale a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q679015 | História, Revolução Industrial, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Durante a Revolução Industrial, o cercamento dos campos comuns – processo conhecido como enclousers – aumentou a produtividade agrícola e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q679133 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Para explicar a ascensão da seiva no xilema, a hipótese mais amplamente aceita é a da coesão-tensão, descrita primeiramente pelo botânico Henry Horatio Dixon, em 1914. Considerando essa hipótese, as palavras que preenchem, respectivamente, as lacunas do texto a seguir são:
Ao perder água por __________________, as _________ criam uma tensão que puxa a seiva dos tubos ________________, com isso, a coluna de seiva sobe. A tensão da coluna chega até _____________, retirando água de suas células; assim, por sua vez, elas absorvem água do solo.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q679115 | Filosofia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Um dos principais pensadores da pós-modernidade, Michel Foucault, afirma, por exemplo, que vivemos numa sociedade em que há “múltiplas formas de dominação” e que, em grande parte, “marcha „ao compasso da verdade‟ – ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detêm, por esse motivo, poderes específicos”.
Fonte: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009, p. 181; 321.
Essas afirmações exemplificam o modo pelo qual Foucault compreende a sociedade pós-moderna. Sobre os resultados das investigações de Foucault acerca das novas formas de organização social, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q679023 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Isso, pois, é o que também ocorre com as virtudes: pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos; pelo que fazemos em presença do perigo e pelo hábito do medo ou da ousadia, nos tornamos valentes ou covardes. O mesmo se pode dizer dos apetites e da emoção da ira: uns se tornam temperantes e calmos, outros intemperantes e irascíveis, portando-se de um modo ou de outro em igualdade de circunstâncias. Fonte: ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco, 1979, p. 68


Na Ética a Nicômaco, Aristóteles estabeleceu certo tipo de comportamento a ser assumido frente às ações e às paixões a qual denominou virtude moral. Segundo este filósofo grego, para ser moralmente virtuoso era preciso ter boa medida, a fim de viver bem na comunidade à qual se pertencia e, com isso, surgiria a possibilidade de uma vida feliz entre seus concidadãos.

A boa medida nas ações e nas paixões que levaria a uma vida feliz seria alcançada mediante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q679112 | Geografia, Hidrografia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

A foz (desembocadura) dos rios pode apresentar diferentes formas. É CORRETO afirmar que a foz do rio que desemboca diretamente no mar, criando um ambiente de encontro de águas doces e salgadas, é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q679127 | Biologia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

A técnica de eletroforese permite separar fragmentos de DNA cortados por endonucleases de restrição, o que pode possibilitar a identificação, com altíssimo grau de precisão, do DNA de cada ser vivo. Esse procedimento teve grande impacto no sistema judiciário, pois se revelou como um método seguro na identificação de pessoas, sendo hoje amplamente utilizado em investigações policiais.
Com relação à eletroforese, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q679024 | Filosofia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

No livro XI das Confissões há uma célebre investigação sobre a natureza do tempo. Aquilo sobre o que paira a discussão é a pergunta de um contestador: o que estava fazendo Deus antes do princípio do mundo? Agostinho brinca, mas rejeita a resposta ‘Preparando o inferno para pessoas que examinam com demasiada curiosidade assuntos profundos’ (Conf. XI. 12. 14).
Fonte: KENNY, Anthony. Filosofia Medieval. São Paulo: Loyola, 2008

Analise as afirmativas a seguir relacionadas à questão do tempo na obra Confissões de Santo Agostinho.

I. Para Agostinho, antes do céu e da Terra serem criados não havia o tempo, e sem o tempo não pode haver nenhuma mudança.
II. Ao tratar o tempo como uma criatura, Agostinho trata-o como uma entidade sólida comparável aos itens que compõem o Universo.
III. A solução de Agostinho para as dificuldades por ele levantadas é declarar que o tempo está realmente só na mente.
IV. Segundo Agostinho, em Deus o hoje não substitui o ontem, nem cede ao amanhã; há somente um único presente eterno.
V. Para Agostinho o tempo não é nada mais do que a sucessão de passado, presente e futuro.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q679128 | Biologia, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

No início da década de 1970, descobriu-se que certas enzimas bacterianas podiam cortar moléculas de DNA. Essas enzimas, denominadas endonucleases de restrição, passaram a ser bastante utilizadas em estudos envolvendo a tecnologia do DNA recombinante, pois permitem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q679106 | História, República de 1954 a 1964, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

A Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932, agrupava movimentos e partidos de orientação fascista, nos moldes europeus. Entre eles figuravam a Legião Cearense do Trabalho, a Ação Social Brasileira, o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrianovista.
É CORRETO afirmar que são características do integralismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q679111 | Conhecimentos Gerais, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

A rede de transporte é suporte básico das relações sociais e econômicas existentes no espaço geográfico brasileiro. O sistema de transporte que entrou em declínio, no Brasil, com a queda nos preços do café, após a crise de 1929, e que na época, estendia-se por cerca de 29 mil quilômetros pelo território nacional era o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q679018 | Conhecimentos Gerais, Política, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Em 1967, a escolha da região localizada entre os estados do Pará, Maranhão e Goiás para instalar a Guerrilha do Araguaia, foi decorrente de vários motivos, entre os quais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.