Início

Questões de Concursos Ciências Sociais

Resolva questões de Ciências Sociais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1055074 | Sociologia, O Nascimento da Sociologia, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Para Habermas, a resolução dos conflitos será tanto mais facilmente alcançada quanto maior for a capacidade dos membros da comunidade em restringir os esforços comunicativos e as pretensões de validade discursivas consideradas problemáticas, deixando como pano de fundo o conjunto de verdades compartilhadas e estabilizadoras do conjunto da sociedade, possibilitando que grandes áreas da interação social desfrutem de consensos não problemáticos. (NUNES JUNIOR, 2003, p. 1.)
Habermas, em sua teoria sobre o discurso, apresenta três acepções. Relacione-as adequadamente.
1. Discurso teórico. 2. Discurso prático. 3. Discurso explicativo.
( ) O discurso quer explicar algo incompreendido pelo meu ouvinte. ( ) O discurso quer dizer que o falante tem que fazer uso de argumentos para justificar que suas asserções são verdadeiras. ( ) O discurso quer que uma determinada ação ou norma de ação seja correta.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q993358 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Ciências Sociais, IBGE, AOCP, 2019

Sobre as características do arranjo federativo no Brasil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O poder legislativo, nos níveis federal e estadual, é unicameral.

( ) O sistema partidário é multipartidário, mas com apenas dois partidos relevantes.

( ) Projeto de iniciativa popular deve ser apresentado à Câmara dos Deputados na forma de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por, pelo menos, cinco Estados.

( ) O Senado é formado por meio do método majoritário, representação igual por Estado, e a Câmara Federal por representação proporcional ao número de eleitores.

( ) Os 26 estados da federação mais o distrito Federal possuem representação em igualdade numérica na Câmara dos Deputados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q993355 | Sociologia, Ciências Sociais, IBGE, AOCP, 2019

A noção de exclusão social é bastante utilizada pelas ciências sociais e também quando governos elaboram políticas públicas. Embora não existam consensos em torno do conceito, elementos consistentes são listados quando se trata do tema. Entre eles, estão frágil acesso a direitos fundamentais, condições de vida precária e ruptura de laços sociais. A partir dessa afirmação, é correto afirmar que a pessoa vive em situação de exclusão social quando houver:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1055072 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

As representações coletivas, uma das expressões do fato social, compreendem os modos “como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia”. Dessa forma, são considerados exemplos de representações coletivas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1072001 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ciências Sociais, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Analise as afirmativas a seguir quanto à pesquisa qualitativa e suas características, de acordo com Triviños (1987):
I. A pesquisa qualitativa tem um ambiente controlado, especificamente utilizando o laboratório para analisar a situação a ser pesquisada.
II. A pesquisa qualitativa do tipo histórico-estrutural, dialético, parte também da descrição que intenta captar não só a aparência do fenômeno, como também sua essência.
III. Os pesquisadores qualitativos marxistas estão preocupados essencialmente com os resultados e produtos.
IV. Na pesquisa qualitativa com raízes no materialismo dialético, o fenômeno tem sua própria realidade fora da consciência. Ele é real, concreto e, como tal, é estudado.
V. A pesquisa de origem materialista dialética desconhece a dicotomia qualitativa-quantitativa, podendo apoiar-se na estatística para determinar a representatividade da amostra.
Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1055075 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Ciências Sociais, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A passagem da modernidade para a pós-modernidade vem sendo intensamente estudada; muitos autores se destacam nesses estudos como Zygmund Bauman, David Harvey, Castells, dentre outros. Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Ordem, progresso, verdade, razão, objetividade, emancipação universal e sistemas únicos de leitura da realidade são características da modernidade. II. Teorias universalistas, fundamentos definitivos de explicação, fronteiras, barreiras, longo prazo, hierarquia, instituições sólidas, poder central, claras distinções entre público e privado são características da pós-modernidade. III. Globalização, comunicações eletrônicas, mobilidade, flexibilidade, fluidez, relativização, pequenos relatos, fragmentação, rupturas de fronteiras e barreiras, fusões e curto prazo são características da pós-modernidade. IV. Imediatismo, descentralização e extraterritorialidade do poder, imprevisibilidade e consumo são características da modernidade.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.