Questões de Concursos Ciências da Natureza

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1Q948022 | Física, Oscilação e Ondas, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

José Mário é um homem que mantém sua condição física fazendo caminhadas em torno do condomínio em que reside. Em dias de chuva, ele compensa subindo a escadaria do prédio, a partir do térreo até o seu apartamento, no 10º andar. O desnível entre 2 andares consecutivos é de 3,0 m. José Mário pesa 800 N. Se fosse possível converter toda a energia potencial acumulada nessa subida em energia elétrica para acender um circuito de 10 lâmpadas de LED, de 5 W cada, o circuito permaneceria aceso, ininterruptamente, por
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2Q948023 | Química, Grandezas massa, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

O metal alcalino terroso (M) pertencente ao terceiro período da tabela periódica forma um cátion estável presente na natureza em diversos minerais. O ânion monovalente do elemento não metálico (X) é isoeletrônico (tem a mesma quantidade de elétrons) desse cátion e forma com ele o composto iônico com fórmula unitária MX2 .
Assinale a alternativa que apresenta o número atômico do elemento representado por X.
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3Q948021 | Física, Colisão, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

Uma pessoa está segurando um livro no interior de um elevador em movimento vertical, uniforme e descendente. Em determinado instante, rompe-se o cabo de sustentação do elevador e ele passa a cair em queda livre. De susto, a pessoa solta o livro. A ação dissipativa do ar ou de outro tipo de atrito é desprezível.
A partir do momento em que é abandonado, e enquanto o elevador não tocar o chão, o livro
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4Q948024 | Português, Gêneros Textuais, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão

Dicas para evitar a disseminação de boatos e notícias falsas


1. Saiba quando uma mensagem é encaminhada
Mensagens com a etiqueta “Encaminhada” ajudam a determinar se seu amigo ou parente escreveu aquela mensagem ou se ela veio originalmente de outra pessoa.
2. Verifique fotos e mídia com cuidado
Fotos, áudios e vídeos podem ser editados para enganar você. Procure por fontes de notícias confiáveis para ver se a história está sendo reportada também em outros veículos. Quando uma notícia é reportada em vários canais confiáveis, é mais provável que ela seja verdadeira.
3. Fique atento a mensagens que parecem estranhas
Muitas mensagens ou links para sites que contêm boatos ou notícias falsas apresentam erros de português. Procure por esses sinais para verificar se a informação é confiável.
4. Esteja atento a preconceitos e influências
Histórias que parecem difíceis de acreditar são, em sua maioria, realmente falsas.
5. Notícias falsas frequentemente viralizam
Não encaminhe uma mensagem só porque o remetente está lhe pedindo para fazer isso.
6. Verifique outras fontes
Se você ainda não tem certeza de que uma mensagem é verdadeira, faça uma busca online por fatos e verifique em sites de notícias confiáveis para ver de onde a história veio.
7.Ajude a parar a disseminação
Não compartilhe uma mensagem só porque alguém lhe pediu. Se algum contato ou grupo está enviando notícias falsas constantemente, denuncie-os.
Importante: Se você sentir que você ou alguém está em perigo emocional ou físico, por favor, contate as autoridades locais de cumprimento da lei. Essas autoridades são preparadas e equipadas para oferecer assistência nesses casos.


(https://faq.whatsapp.com/pt. Adaptado)

Analise a organização dos seguintes grupos animais.
Classe: Aves
Família: Psittacidae
Espécie: Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande)
Espécie: Anodorhynchus glaucus (arara-azul-pequena) Espécie: Ara ararauna (arara-canindé)
Espécie: Ara macao (araracanga) Espécie: Amazona aestiva (papagaio verdadeiro)
Espécie: Amazona brasiliensis (papagaio-da-cara-roxa)
A taxonomia dos grupos listados compreende
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5Q899722 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Qual a maneira pela qual o indivíduo pode contrair esquistossomose?
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6Q899720 | Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (FIOCRUZ), “Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida [...]. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes.” Sabe-se que eles “podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central se desenvolverem, maior a probabilidade de
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7Q943853 | Física, Dinâmica, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Usina Hidrelétrica Henry Borden

O complexo Henry Borden, localizado no sopé da Serra do Mar, em Cubatão, é composto por duas usinas de alta queda (720 m), denominadas Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores que são acionados por turbinas Pelton, perfazendo uma capacidade instalada de 890 MW, para uma vazão de 160 m3/s.

(www.emae.com.br. Adaptado.)


Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2 e a massa específica da água igual a 1,0 x 103 kg/m3, o rendimento das usinas do complexo Henry Borden, dado pela relação entre a capacidade instalada e a energia envolvida na queda é de, aproximadamente,

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8Q899721 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Dentre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) destaca-se uma de arbusto grande e suculento, com folhas decíduas no inverno. Ela pode atingir até seis metros de altura. Possui acúleos ao longo dos ramos. Suas folhas são simples e de coloração verde escura, atingindo até 10 centímetros de cumprimento. As flores róseas com centro amarelo se desenvolvem, desde o estágio inicial das plantas, no ápice dos ramos usualmente de forma agrupada. Seus frutos são verde-amarelos e suas sementes são pretas (EMATER: Cultivo e aproveitamento de PANCs). Esta é a PANC denominada:
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9Q943854 | Física, Gravitação Universal, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Na região compreendida entre os planetas Marte e Júpiter existe uma enorme quantidade de asteroides. Suponha que um desses asteroides descreva uma órbita circular de raio 3,0 x 1011 m ao redor do Sol. Considerando a constante de gravitação universal igual a 6,7 x 10-11 N.m2/ kg2, a massa do Sol igual a 2,0 x 1030 kg e desprezando as forças gravitacionais que os outros asteroides e os planetas exercem sobre o asteroide considerado, a aceleração centrípeta a que esse asteroide está sujeito tem valor aproximado de
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10Q943855 | Astronomia, Astronomia Solar, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2019

Os movimentos do Sol pelo céu, observados de um ponto sobre a linha do equador terrestre, se repetem incessantemente. A cada dia ele surge no horizonte leste, vai se elevando pelo céu e depois começa a declinar até desaparecer no horizonte oeste. Em raras ocasiões, o Sol começa a desaparecer do céu durante o dia, fica um tempo desaparecido e depois volta a brilhar intensamente. Os povos antigos, de várias partes da Terra, acreditavam que um monstro ou um animal (dragão, leão, lobo ou serpente, dependendo da civilização) estava atacando e devorando o Sol. Na tentativa de afugentar o agressor e fazê-lo abandonar sua presa, a população se reunia para fazer o máximo de barulho. Sempre tinham sucesso!

Hoje, sabe-se que a ocorrência desse fenômeno celeste está relacionada à interposição

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11Q899719 | Biologia, Evolução biológica, Ciências da Natureza, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Caminhando em sentido oposto ao pensamento tipológico, Darwin formulou um novo modo de pensamento. Trata-se da concepção que defende que não “há dois indivíduos numa biopopulação, nem mesmo gêmeos idênticos, que sejam de fato idênticos. [...] É essa variação entre os indivíduos particularmente diferentes que tem realidade, ao passo que o valor estatístico mediano calculado dessa variação é uma abstração. A novidade representada por esse conceito se tornou clara quando o próprio Darwin por vezes resvalou para o pensamento tipológico. Foi esse o motivo de não ter conseguido resolver o problema da origem das novas espécies” (MAYR, 2005, p. 104). O conceito aqui referido é, portanto, o de
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12Q1082954 | Ciências, Física, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A habilidade EF08CI04 da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental Anos Finais consiste na indicação de desenvolver a capacidade de calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e do tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- Ao analisar os selos dos equipamentos de forma comparativa, será possível inferir que o aparelho doméstico de maior a potência será o responsável pelo maior gasto de energia.
II- Ao compararmos o chuveiro elétrico (3500W) com uma geladeira (130W) conseguimos entender porque o primeiro impacta mais na conta de energia.
III- Para que o estudante possa simular o cálculo do consumo de energia dos eletrométricos de uma casa será necessário atribuir uma potência, um tempo médio de uso diário e o número de dias de uso no mês afim de cada aparelho.

É CORRETO o que se afirma em:
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13Q1082949 | Física, Física Térmica, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “SURPREENDA-SE COM O COPO!”
Materiais:

Um recipiente de vidro transparente;
Água muito quente; · Plástico filme;
Cubos de gelo.

Instruções:
1. Despeje a água no recipiente de vidro até a sua metade.
2. Cubra o recipiente com o plástico filme, vedando-o completamente.
3. Sobre o recipiente vedado, coloque os cubos de gelo.
4. Espere alguns minutos e observe.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- O plástico filme fará com que o vapor de água se condense.
II- Após alguns minutos será possível observar a simulação de um fenômeno natural.
III- A transferência de calor no experimento ocorre por convecção.

É CORRETO o que se afirma em:
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14Q1082948 | Física, Física Térmica, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “ENCHE OU NÃO ENCHE?”
Materiais:

1 garrafa PET;
1 Balão;
Recipiente com água quente;
Recipiente com água fria.

Instruções:
1. Despeje um pouco da água quente na garrafa, chacoalhe e jogue-a de volta no recipiente.
2. Em seguida, rapidamente coloque o balão na boca da garrafa, certificando-se de que esteja bem vedada.
3. Observe o que acontece com o balão.
4. Após alguns instantes, coloque a garrafa na água fria e observe o que acontece com o balão.

A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Ao colocar o balão na garrafa aquecida ele irá inflar. Quando a garrafa for colocada na água fria, o balão será sugado para dentro da garrafa.
PORQUE
II- O ar dentro da garrafa aquecida irá se mover mais rápido e se expandir, tendendo a sair da garrafa, que como está com o balão em sua boca, o faz encher. Já a garrafa resfriada faz com que o volume do ar diminua gerando uma pressão menor dentro da garrafa que suga o balão para o seu interior.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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15Q1082956 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A seleção natural positiva e negativa deixam as suas assinaturas nas propriedades estatísticas de sequências de DNA.

A partir desta premissa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Para trocas sinônimas, a evolução é mais rápida em linhagens com períodos geracionais mais curtos. Para trocas não-sinônimas, a taxa de evolução é relativamente constante.
PORQUE
II- A teoria aproximadamente neutra da evolução molecular sugere que ela é guiada por deriva aleatória, mas inclui o efeito de deriva sobre mutações.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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16Q1082957 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A malária é causada por um protozoário parasita do sangue, e os seres humanos são infectados por ele por meio de mosquitos da família Culicidae, que inclui três gêneros: Aedes, Anopheles e Culex. Durante muito tempo, se fez o controle destes vetores com o uso do pesticida DDT em áreas afetadas. Quando pulverizado sobre um inseto normal, o DDT é um veneno neural letal. Na Índia, essa estratégia funcionou por cerca de dez anos, quando então começaram a ser observados mosquitos mesmo após a pulverização do DDT. A população de mosquitos resistentes começou a aumentar em questão de meses e não mais de anos.

A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Infere-se que os mosquitos resistentes ao DDT existem em uma frequência baixa na população global de mosquitos e quando uma população local é pulverizada, uma forte força seletiva em favor dos mosquitos resistentes é imediatamente criada.
PORQUE
II- A frequência de um gene dominante vantajoso aumentará muito mais rapidamente por seleção natural do que a frequência de um gene recessivo vantajoso.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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17Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
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18Q1082951 | Biologia, Moléculas, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

EXPERIMENTO “PÃO NA GARRAFA”
Materiais:

3 garrafas PET pequenas;
3 balões;
10g de fermento biológico seco instantâneo (Saccharomyces cerevisiae);
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
Água morna;
Etiqueta;
Caneta.

Montagem

1. Dissolva a levedura em água à temperatura ambiente com cuidado.
2. Dilua essa mistura em água morna, a uma temperatura suportável ao emergir do dedo.
3. Coloque parte igual do conteúdo em cada uma das três garrafas.
4. Etiquete cada uma das garrafas da seguinte forma: “açúcar”; “farinha”; “controle”.
5. Adicione os materiais de acordo com as etiquetas. Na garrafa "controle", não adicione nada.
6. Encaixe as bexigas na boca dos frascos.
7. Espere por cerca de 15 minutos.

A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que na GARRAFA etiquetada com:
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19Q1082953 | Ciências, Ensino de Ciências, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Há teorias da conspiração e muitas Fake News sobre o formato da Terra. Docentes de ciências da atualidade devem estar preparados para lidar com estas situações a partir de evidências empiricamente adequadas.

A partir deste contexto, analise as afirmações a seguir.

I- Um experimento simples é mostrar um vídeo em sala de aula de um barco se afastando do litoral em direção a borda da Terra.
II- A observação do fuso horário nos países do mundo é uma evidência do formato da Terra e de seu movimento de rotação.
III- Imagens de satélites e registros fotográficos feitos do espaço são as únicas evidências que podem provar, de fato, o formato da Terra.

É CORRETO o que se afirma em:
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20Q1082945 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, utilize o Texto I.


Texto I


As ideias acerca da Natureza da Ciência (NdC) podem ser mais adequadas ou inadequadas epistemologicamente, a depender de como as diferentes visões interpretam o processo. Há uma literatura robusta sobre quais são os critérios mais adequados para se abordar este conteúdo nas salas de aula.


Dito isso, destaca-se que muitas visões são comumente partilhadas por discentes e docentes em Ciências Biológicas, o que pode gerar progresso ou distorções da compreensão da NdC, tais como:


1. É a partir de experimentos que são gerados os dados que sustentam as inferências na ciência.

2. Toda boa investigação começa com uma observação.

3. Modelos científicos são constructos que devem ser seguidos, como um passo a passo, para a boa execução metodológica.

4. Há hipóteses confirmadas que devem ser compreendidas como verdades inquestionáveis, tal como a esfericidade do planeta Terra, por exemplo.

5. Os métodos científicos constituem a chave para identificação de respostas racionais para fenômenos.

6. A ciência é neutra, já que os valores pessoais de cientistas não podem influenciar no desenvolvimento de suas pesquisas.

7. Aciência é objetiva, já que tem objetivos claros a serem alcançados.

8. Se for necessário afetar o meio ambiente, a pesquisa científica poderá fazê-lo já que está em busca de progresso.

9. Ao publicar seus resultados, cientistas deverão descrever apenas o que deu certo, omitindo os erros, já que não faz sentido em uma publicação explicar o que não funciona.
A partir do Texto I , analise as assertivas a seguir.

I- A afirmação 6 está epistemologicamente inadequada, já que, entre os aspectos relevantes que se discute sobre a Natureza da Ciência está a condição social de quem faz a pesquisa, o que leva a neutralidade a um aspecto almejado, mas não compreendido como característica intrínseca.
II- A afirmação 7 reflete a necessidade da objetividade na ciência, implicando que o percurso metodológico seja guiado por objetivos claros.
III- A afirmação 8 está inadequada , já que os cientistas precisam ter respeito ao meio ambiente em sua atividade científica.
IV- A afirmação 9 está correta do ponto de vista metodológico de publicação de resultados científicos.

É CORRETO o que se afirma em:
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