Início

Questões de Concursos Cirurgião Dentista

Resolva questões de Cirurgião Dentista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q995618 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os microrganismos da cavidade bucal formam um biofilme (“placa dentária”) aderido à superfície dos dentes ou a outros nichos da mucosa e da língua. Se a quantidade desses microrganismos não for controlada previamente às intervenções odontológicas, o aerossol irá contaminar o campo operatório e o ambiente do consultório. Sendo assim, é imprescindível que a antissepsia seja feita previamente a toda e qualquer intervenção odontológica. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Digluconato de Clorexidina possui ação bactericida por desagregar a membrana plasmática da bactéria, provocando a perda do conteúdo celular.
( ) O Digluconato de Clorexidina age contra bactérias aeróbias facultativas e anaeróbias, gram-positivas e negativas, com exceção de fungos e leveduras.
( ) estudos comprovam que o bochecho pré cirúrgico com digluconato de clorexidina a 0,12% reduz risco de alveolite.
( ) O Digluconato de Clorexina a 0,12% é usado em endodontia como auxiliar na instrumentação e desinfecção do sistema de canais radiculares, apresentando maior substantividade e baixa tensão superficial em relação ao hipoclorito de sódio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q896355 | Odontologia, Obturação dos Canais Radiculares, Cirurgião Dentista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Dentre as vantagens dos cones de guta-percha como material obturador dos canais radiculares, estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q1072258 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após tratamento de canal, Sérgio, um paciente de 60 anos, se queixa de dor no molar superior esquerdo. Durante o exame clínico, uma cavidade extensa e sinais de envolvimento pulpar são observados, além de uma lesão periapical na radiografia. Qual é a melhor abordagem para o tratamento dessa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q1072260 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após o almoço do domingo em um churrasco da família, Clarisse, 30 anos, se queixa de dor nos dentes superiores, especialmente em um molar esquerdo, sendo levada pelo seu irmão a unidade hospitalar mais próxima. Durante o exame clínico, a cavidade da cárie dentária é visível, e há sinais evidentes de comprometimento pulpar. Radiograficamente, uma grande lesão periapical é observada. Desta forma, qual o tratamento mais indicado para essa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q995617 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Na clínica odontológica, a dor invariavelmente é de caráter inflamatório e, portanto, os anti-inflamatórios são indicados. Podemos fazer uso dos esteroidais e dos não esteroidais. Com base no enunciado, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Deve-se evitar a prescrição dos inibidores da COX2 a pacientes com história de infarto do miocárdio, angina ou stents nas artérias coronárias, pelo risco aumentado de trombose, especialmente em idosos.
( ) O uso concomitante dos AINEs com certos antihipertensivos pode precipitar uma elevação brusca da pressão arterial sanguínea.
( ) O uso concomitante de piroxicam, ibuprofeno (e provavelmente outros AINEs) com a varfarina, um anticoagulante, pode potencializar o efeito anticoagulante desta e provocar hemorragia.
( ) Todos os AINEs podem causar retenção de sódio e água, aumento da taxa de filtração glomerular e consequentemente aumento da pressão arterial sanguínea, particularmente em idosos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q899711 | Odontologia, Cirurgião Dentista, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

Determinada mãe chega ao consultório odontológico acompanhada do filho de 9 anos. Relata preocupação porque, durante o treino de futebol, ele tomou uma cotovelada na boca. O dente 21 não estava deslocado e nem havia mobilidade. Não foi observado também nenhum sangramento na região do sulco gengival. O cirurgião-dentista observou que o principal sintoma presente era dor à percussão. Qual o diagnóstico desse traumatismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

527Q1072259 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Levada as pressas para a emergência após queixar-se de dor intensa na região do molar inferior esquerdo, associada a uma úlcera indolor na mucosa bucal, Claudia é avaliada pelos profissionais odontológicos de plantão. Após a avaliação, foi detectado que a lesão é arredondada, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Com base nesse caso clínico, qual seria a condição mais provável para esse tipo de lesão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q1072261 | Odontologia, Disfunção Temporomandibular Dtm, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Certo paciente não identificado com idade de 60 anos e com histórico de diabetes tipo 2 e hipertensão, apresenta-se a unidade hospitalar com queixa de dor intensa na região posterior da mandíbula esquerda, associada à dificuldade para abrir a boca. Durante o exame clínico, observa-se dor à palpação na articulação temporomandibular (ATM) e limitação no movimento da mandíbula. A radiografia não revela fraturas ósseas, mas há sinais de alterações no espaço articular da ATM. Após a avaliação do profissional, qual seria a causa mais provável para a dor e a limitação observada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q981489 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Tangará da Serra, FUNDATEC, 2025

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as doenças sistêmicas às suas respectivas manifestações bucais.


Coluna 1

1. Anemia ferropriva.

2. Diabete Melito.

3. Síndrome de Sjögren.


Coluna 2

( ) Queilite angular e língua com atrofia papilar.

( ) Hipossalivação/xerostomia e aumento do risco de cáries.

( ) Perda de inserção periodontal acentuada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q903423 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Para obter uma radiografia periapical adequada, é essencial posicionar corretamente o filme e o feixe de raios-X. Qual é a angulação correta para a técnica da bissetriz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q899111 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A técnica empregada para fotoativar o compósito pode modificar a magnitude do estresse de polimerização. A respeito das técnicas de fotopolimerização, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Passos. (2) Rampa. (3) Pulso tardio.

( ) Envolve uma rápida ativação inicial, por 3 a 5 segundos, em baixa intensidade, seguida de um intervalo de alguns minutos. A seguir, realiza-se uma segunda ativação, com alta intensidade e por tempo adequado, de modo a garantir a polimerização do material.

( ) Nessa técnica, a intensidade de luz aumenta progressivamente, até atingir a emissão máxima, mantida até o fim da fotoativação.

( ) A emissão de luz é realizada em uma intensidade baixa durante os primeiros segundos, passando à intensidade máxima e nela permanecendo até o final do processo. A variação da intensidade pode ser obtida por programação, em alguns fotopolimerizadores, ou pelo afastamento da ponteira intraoral em relação à superfície da restauração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q1072248 | Odontologia, Endodontia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Após queixas de dor constante e dificuldades para mastigar, um paciente de 45 anos, do sexo masculino, se apresenta no consultório odontológico. Ele relata que a dor piora à noite, aliviando parcialmente com o uso de analgésicos. Durante o exame clínico, observa-se aumento do volume do tecido gengival e sensibilidade à palpação na região posterior da mandíbula esquerda. Radiograficamente, uma lesão periapical no molar inferior esquerdo é identificada, com possível envolvimento da polpa dentária. Qual é a causa mais provável dessa dor e da lesão observada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q903440 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

As complicações em anestesia odontológica podem ter consequências graves. Qual das seguintes situações é uma complicação potencial do uso de anestésicos locais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q895849 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

Um paciente comparece ao consultório odontológico com dor em um molar inferior direito. O dentista decide realizar uma radiografia periapical para avaliar a condição do dente e das estruturas adjacentes. Para obter uma imagem clara e precisa, é essencial utilizar a técnica radiológica adequada. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente a principal vantagem da técnica radiográfica periapical com a técnica do paralelismo em relação à técnica da bissetriz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q1072262 | Odontologia, Dentística, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Lucimar, auxiliar de saúde bucal, com histórico de diabetes tipo 2 e hipertensão, durante o trabalho, relata ao cirurgião dentista de plantão que está com dor intensa e sensação de pressão no dente superior direito. Durante o exame clínico, uma cavidade extensa é observada na região cervical do dente, com comprometimento da dentina, mas sem sinais evidentes de envolvimento pulpar. Radiograficamente, observa-se uma lesão de cárie. Qual é o tratamento mais adequado para essa condição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q905365 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Os analgésicos de ação periféricas são drogas amplamente usadas na rotina odontológica. Qual analgésico tem seu uso restrito em alguns países europeus e em alguns estados norte-americanos por favorecer o desenvolvimento de doenças como a aplasia medular e a agranulocitose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q1048739 | Odontologia, Periodontia, Cirurgião Dentista, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A hemofilia e a doença de von Willebrand (DVW) são as coagulopatias hereditárias mais comuns. Julgue o item a seguir, referente aos cuidados nos procedimentos odontológicos em pacientes que apresentem essas doenças.

Cirurgias periodontais requerem apenas a associação dos antifibrinolíticos, sendo dispensável a reposição dos fatores de coagulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q895851 | Odontologia, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

Ao realizar um exame bucal em um recém-nascido, o cirurgião dentista pode observar a presença de estruturas denominadas "pérolas de Epstein". Essas estruturas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q1072254 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson resolve ir ao dentista após dores intensas na região anterior da mandíbula, com dificuldade para mastigar alimentos. No exame clínico, observa-se uma úlcera indolor na mucosa bucal anterior, com bordas bem definidas e fundo amarelado. Ainda, o paciente também relata ardor na língua e secura bucal. Com base nessas informações, qual diagnóstico seria mais adequado para essa úlcera?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.