Início

Questões de Concursos Cirurgião Dentista

Resolva questões de Cirurgião Dentista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q840336 | Odontologia, Dentística, Cirurgião Dentista, CPCON, 2020

Ter conhecimento da composição dos materiais dentários é de extrema importância para o sucesso clínico na Destística Restauradora. Sendo assim, com relação às resinas compostas, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q46739 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

As lesões fundamentais são alterações morfológicas que ocorrem na mucosa bucal e assumem características próprias. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que descreve corretamente uma bolha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q46578 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Com relação aos vasoconstritores usados em odontologia nos anestésicos locais, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q46670 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Cirurgião Dentista, BR Distribuidora, CESGRANRIO

Em um ambiente de trabalho desfavorável, um indivíduo pode desenvolver patologias associadas ao estresse psicológico. Uma patologia estomatognática diretamente associada ao estresse é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q46738 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

A técnica de inserção birrotacional de agulhas odontológicas é bastante utilizada atualmente pelos Cirurgiões-Dentistas. Assinale a alternativa que cita o principal objetivo desta técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q46705 | Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
No terceiro parágrafo, no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.”, foi empregado um recurso coesivo que confere expressividade ao texto. Trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q46640 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

A  infecção  fúngica  causada  pela  Cândida  albicans  pode  apresentar  formas  clínicas  variadas.  A  forma  de  candidíase  caracterizada clinicamente por máculas vermelhas e sensação de  queimação, acomete mais comumente o palato duro posterior, a  mucosa  jugal  e  o  dorso  da  língua  e  está  fortemente  associada  com  história  prévia  de  antibioticoterapia,  xerostomia  e  imunossupressão, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q11723 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IADES

O cirurgião-dentista realizou biópsia de lesão intrabucal em paciente de 61 anos de idade. O resultado do exame foi carcinoma epidermoide. O profissional revelou ao paciente que ele era portador de carcinoma, suas implicações e possíveis prognósticos. Ao expor sobre as opções de tratamento, o cirurgião-dentista foi omisso entre várias formas existentes, expondo apenas aquela que sua clínica oferecia. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta qual dos princípios bioéticos o profissional ameaçou, em relação ao paciente, ao omitir outras opções de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q46790 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, AOCP

O sistema de ANGLE se baseia nas relações anteroposteriores dos maxilares entre si, tendo como referência o 1º molar superior permanente. Neste sistema, os pacientes são classificados basicamente como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q48547 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

“A _________________ é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Micobaterium leprae, antigamente conhecida como lepra (termo abolido no Brasil). Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, acarretando diminuição ou ausência da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, podendo apresentar atrofia muscular e deformidades de face, mãos e pés. Tem cura, _________________ sequela, se for diagnosticada no início. O eixo principal do Programa Nacional de Controle dessa doença é a descentralização das ações de diagnóstico, tratamento e vigilância de contatos domiciliares, para todas as Unidades Básicas de Saúde, de modo a _______________ a efetividade do controle da doença.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q46579 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Entre as alternativas abaixo, assinale a incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q46576 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

A endocardite infecciosa é uma doença grave e que pode levar o paciente a óbito. A adoção de medidas profiláticas prévias para tratamentos cirúrgicos e/ou para raspagem gengival em adultos é o uso de antibioticoterapia. Assinale a alternativa que apresenta o protocolo utilizado. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q46791 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, AOCP

Um ângulo interincisivo de 107° é característico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q46750 | Sistema Único de Saúde SUS, Cirurgião Dentista, HOB, CONSULPLAN

A Portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, define a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelece critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Em relação a esta Portaria, analise as afirmativas.

I. Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades: periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia. 
II. Poderão credenciar‐se como CEO quantas unidades forem necessárias para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitada à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde. 
III. Em relação aos tipos de prestadores como CEO, a Portaria nº 599 estabelece como habilitados para solicitar credenciamento: as unidades de saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos.
IV. O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, somente, o serviço de prótese dentária total e prótese parcial removível. 

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q46646 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

Um  paciente  apresenta-se  para  atendimento  com  uma  lesão  endodôntica primária  com envolvimento periodontal  secundário  acometendo o elemento 15.  Radiograficamente  observa-se  uma  lesão  cariosa  subjacente  a  uma  restauração  em  amálgama  de  prata  que  envolve  as  faces  distal e oclusal. 

A  lesão  cariosa  atinge  o  corno  pulpar  por  distal.  A  sondagem  mostra profundidade de bolsa = 14mm na distal do elemento 15  com  supuração  e  níveis  de  profundidade  de  bolsa  =  3mm  nas  faces vestibular, palatina e mesial. 

O  paciente  não  apresenta  comprometimento  sistêmico,  apresenta boa higiene oral  e não  apresenta bolsas periodontais  nos outros dentes.

Assinale  a  alternativa  que  corresponde  à  sequência  clínica  que  deve ser adotada no caso descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q46808 | Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, AOCP

Combinação de características esqueléticas, dentárias e neuromusculares que produz uma quantidade indevida de trespasse vertical na região dos incisivos. O enunciado refere-se à qual alteração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q15024 | Português, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Texto associado.
Envelhecer com mel ou fel?

        Conheço muitas pessoas que estão envelhecendo mal. Desconfortavelmente. Com uma infelicidade crua na alma. Estão ficando velhas, mas não estão ficando sábias. Um rancor cobre-lhes a pele, a escrita e o gesto. São críticos azedos, aliás estão ficando cítricos sem nenhuma doçura nas palavras. Estão amargos.   Com fel nos olhos.
        [...]
         Envelhecer deveria ser como planar. Como quem não sofre mais (tanto) com os inevitáveis atritos. Assim como a nave que sai do desgaste da atmosfera e vai entrando noutro astral, e vai silente, e vai gastando nenhum-quase combustível, flutuando como uma caravela no mar ou uma cápsula no cosmos.
         Os elefantes, por exemplo, envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, e  nem da ruga do tempo, e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo lugar – o  cemitério dos elefantes, e aí morrem, completamente, com a grandeza existencial só aos sábios permitida.
          Os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do  prazer. E vão envelhecendo e ganhando vida, envelhecendo e sendo amados, e, porque velhos, desejados. Os vinhos  envelhecem densamente. E dão prazer.
           O problema da velhice também se dá com certos instrumentos. Não me refiro aos que enferrujam pelos cantos,  mas a um envelhecimento atuante como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma outra faca nova.
           Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem diferente. Como as facas, digamos, por desgaste, sim, mas nunca desgastante. Seria uma suave solução: a gente devia ir se gastando, se gastando, se gastando até se  evaporar. E aí iam perguntar: cadê fulano? E alguém diria: gastou-se, foi vivendo, vivendo e acabou. Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.
          [...]
           Especialistas vão dizer que envelhece mal o indivíduo que não realizou suas pulsões eróticas assenciais; que deixou coagulada ou oculta uma grande parte de seus desejos. Isto é verdade. Parcial porém. Pois não se sabe por que  estranhos caminhos de sublimação, há pessoas que, embora roxas de levar tanta pancada da vida, têm, contudo, um arco-íris na alma.
           Bilac dizia que a gente deveria aprender a envelhecer com as velhas árvores. Walt Whitman tem um poema onde  vai dizendo: “Penso que podia viver com os animais que são plácidos e bastam-se a si mesmos".  Ainda agora tirei os olhos do papel e olhei a natureza em torno. Nunca vi o sol se queixar no entardecer. Nem a lua  chorar quando amanhece.

         (Affonso Romano de Sant"anna. Fizemos bem em resistir. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1984.)
A oração sublinhada em “Estão ficando velhas, mas não estão ficando sábias.” (1º§) estabelece, com o período anterior, uma relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q48541 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Sobre a vigilância epidemiológica da dengue, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas. 

( ) Seu objetivo é reduzir o número de casos e a ocorrência de epidemias, sendo de fundamental importância que a implementação das atividades de controle ocorra em momento oportuno. 
( ) As atividades de vigilância não substituem as demais atividades de controle da doença, devendo, sim, ser desenvolvi- das de forma concomitante e integradas às demais ações. 
( ) A vigilância epidemiológica da dengue no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) está baseada em quatro subcomponentes: vigilância de casos; vigilância laboratorial; vigilância em áreas de fronteira; e, vigilância entomológica. 

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q46600 | Odontologia, Cirurgião Dentista, AMAZUL, CETRO

Atualmente, o índice de Dean é utilizado segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde para classificar a fluorose. Segundo esse índice, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q46628 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

Quando  o  flúor  tópico  é  utilizado,  ocorre  uma  reação  química  com  a  estrutura  mineralizada  dos  dentes,  formando  produtos  que interferem com a progressão da lesão cariosa.  

Assinale a opção que indica o produto dessa reação química.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.