Questões de Concursos Cirurgia Oncológica

Resolva questões de Cirurgia Oncológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1003296 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 27 anos, com histórico de osteossarcoma e metástases pulmonares, chega à sala de emergência apresentando dispneia. Ele já foi submetido a 4 linhas de quimioterapia, mas o tratamento foi interrompido há 4 meses devido à progressão da doença. Nos últimos meses, ele tem evoluído com dispneia progressiva e tosse, que pioraram consideravelmente nas últimas 3 semanas. Seu desempenho atual, segundo a escala de ECOG, é 3. Exame físico: em alerta, mas com dificuldade respiratória evidente, afebril, saturação de O2 de 86% (com O2 suplementar nasal), FR 30 irpm, PA 80 x 50 mmHg, ausculta pulmonar com diminuição do murmúrio vesicular globalmente, com ausência de sons respiratórios na base direita. A respeito da conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1003297 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 58 anos, com diagnóstico de câncer de reto, submetida a ressecção abdominoperineal, comparece ao ambulatório de pós-operatório, afirmando uma sensação de formigamento e fraqueza na coxa direita. Considerando uma potencial lesão neurológica como complicação cirúrgica desta paciente, assinale a alternativas que apresenta qual das seguintes estruturas anatômicas é mais provável que tenha sido dissecada muito próxima ou potencialmente danificada durante o procedimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1003298 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 27 anos é encaminhada para avaliação cirúrgica após a tomografia computadorizada de tórax revelar uma lesão sólida de 4,5 cm no mediastino posterior, adjacente à goteira paravertebral esquerda ao nível do 6° arco costal. A lesão apresenta contornos bem definidos e a paciente não relata sintomas associados. Baseando-se na localização e características da lesão, assinale a alternativa que apresenta a suspeita diagnóstica mais provável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1003299 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 53 anos, originária da Bolívia, é levada ao pronto atendimento após sincope no trabalho. Relata anorexia, febre diária e perda de peso ao longo dos últimos 8 meses. Nega tabagismo, etilismo, dispneia, hemoptise e tosse. Após descartar IAM e TEP, notou-se, na tomografia computadorizada do tórax, a presença de linfonodos mediastinais aumentados nas regiões para-traqueal, subcarinal bilateral e subaórtica, sem alterações no parênquima pulmonar. Com base na suspeita clínica mais provável, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1003301 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 60 anos, fumante há 40 anos, é encaminhado para avaliação de um nódulo pulmonar de 2,5 cm, que foi descoberto incidentalmente em um exame de rotina. Não apresenta sintomas respiratórios, mas tem histórico de perda de peso não intencional nos últimos meses. A melhor conduta quanto a este nódulo pulmonar é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1049695 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 58 anos, em tratamento quimioterápico para câncer de pulmão de pequenas células, comparece ao pronto atendimento com queixa de febre 10 dias, após a última sessão de quimioterapia. Hemograma: contagem de neutrófilos de 150 células/mm³. Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1049698 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 53 anos, com histórico de emagrecimento progressivo e sem outras queixas, é submetido a uma tomografia computadorizada de abdome que evidencia múltiplas lesões sólidas hepáticas, sem outras lesões abdominais. Uma colonoscopia recente, realizada há 1 semana, não revelou qualquer lesão colônica. Considerando o diagnóstico de doença hepática metastática, assinale a alternativa correta sobre o sítio primário mais provável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1049702 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 47 anos apresenta tosse persistente e hemoptise há 30 dias. Tomografia computadorizada de tórax: massa de 3 cm no lobo superior direito do pulmão. Biópsia por agulha fina guiada por ultrassom da lesão pulmonar: adenocarcinoma pulmonar. Cintilografia óssea: sem evidências de metástases ósseas. Com base nos achados clínicos e de imagem, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada neste momento para o manejo mais adequado desta paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1007472 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 50 anos, com antecedente de câncer de mama tratado há 5 anos, comparece ao ambulatório queixando-se de sintomas respiratórios progressivos, incluindo dispneia, tosse seca e dor pleurítica. Relata perda ponderal de 7 kg nos últimos 4 meses. Exame físico: crepitações em ambas as bases pulmonares. Tomografia computadorizada de tórax: espessamento dos septos interlobulares e linfonodos mediastinais aumentados. Assinale a alternativa que apresenta a melhor hipótese diagnóstica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1003246 | Medicina, Cirurgia Oncológica, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 65 anos, portadora de carcinoma de mama metastático em seguimento, apresenta-se ao pronto atendimento com queixa de dispneia progressiva e dor pleurítica há duas semanas. Antecedentes de radioterapia torácica e quimioterapia. Exame físico: dispneica, FR 27 irpm, SatO2 90% em ar ambiente, macicez e diminuição dos ruídos respiratórios à direita. Radiografia de tórax: grande derrame pleural à direita. Realizada toracocentese guiada por US na Sala de Emergência. Após a drenagem de 2,5 litros de líquido hemático, a paciente evolui com taquipneia, dessaturação para 87% em O2 suplementar e piora expressiva da dispneia. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.