Início

Questões de Concursos Cirurgia Torácica

Resolva questões de Cirurgia Torácica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1005174 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 43 anos, portador de enfisema pulmonar severo por deficiência de alfa1 antitripsina, estava dependente de O2 há um ano. A espirometria mostra: FEV1 de 440 ml (14%), PaCO2 de 62 mmHg, DLCO de 15% e PAP de 28 mmHg. A cintilografia revelou 58% de perfusão no pulmão esquerdo.
Sobre essa situação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1005805 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente 50 anos, cirrótico, dá entrada no pronto-socorro por restrição ventilatória por ascite volumosa, sendo indicada paracentese de alívio.

Nesse caso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q997893 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 48 anos, portador de nódulo pulmonar de 2,5 cm no lobo superior direito que se revelou tratar-se de adenocarcinoma primário de pulmão, foi submetido a lobectomia superior direita com linfadenectomia mediastinal videoassistida, sem intercorrências. Não havia aderências, as fissuras eram completas entre os lobos médio, superior e inferior e o dreno foi retirado no 2° DPO, quando recebeu alta hospitalar. No dia seguinte, retornou ao hospital apresentando febre e hemoptoico. Estava taquicárdico, hipotenso e com desconforto respiratório progressivo. A radiografia do tórax mostrou o hemitórax direito opaco. A broncoscopia mostrou o brônquio lobar colapsado.
Nesse cenário, a melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q997905 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Em um traumatismo torácico grave, a morte pode ocorrer durante as primeiras horas pós-trauma. Entre as lesões que representam causas de morte iminente no trauma de tórax, está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q998738 | Nutrição, Bioquímica, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

O estado nutricional do paciente é fundamental para o prognóstico do tratamento cirúrgico. Assim, a reposição de vitaminas faz-se necessária para o bom prognóstico.
As características funcionais de ser antioxidante, proteger contra os danos de radicais livres, atuar na ligação cruzada de colágeno, participar da hidroxilação da lisina e da prolina durante a formação de colágeno, desempenhar funções antibacterianas mediadas pelo sistema imune dos leucócitos e ser importante na replicação de DNA e RNA e na função de linfócitos, são próprias da vitamina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q998754 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 17 anos chega ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio esquerdo após queda de bicicleta há cerca de 6 horas. Ao exame, está hipocorado +/4, com PA: 120 x 80 mmHg e FC: 88 bpm. Realiza tomografia computadorizada de abdômen, que mostra presença de pouca a moderada quantidade de líquido em hipocôndrio esquerdo com laceração grau III, em baço, sem extravasamento (blush) de contraste arterial. Apresenta hematócrito de 30% e hemoglobina de 9,5 mg/dL.

A melhor conduta nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1005160 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um agricultor de 50 anos que residia em local de difícil acesso, com história prévia de tratamento para tuberculose pulmonar, foi internado com quadro de dor torácica esquerda insidiosa e perda ponderal discreta. Na avaliação radiológica do tórax, foi observada calcificação pleural associada a derrame pleural à esquerda. Foi então indicada e realizada torococentese diagnóstica esquerda, que evidenciou saída de líquido de aspecto leitoso, o qual foi enviado para exame.
Os resultados bioquímicos que sugeriram tratar-se de um psedoquilotórax foram os seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1005806 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática por vírus C (Child B), evoluiu com nódulo de 2,5 cm em segmento V do fígado e outro de 2 cm em segmento II, ambos com características radiológicas de hepatocarcinoma. A alfa-fetoproteína sérica estava em 840 ng/mL.

A melhor terapêutica nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q997913 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 40 anos é atropelado ao atravessar a rua. Rapidamente a ambulância do serviço de emergência chega e a equipe constata que o paciente está lúcido, respondendo às solicitações verbais, com visível deformidade na perna esquerda, que deve corresponder a uma fratura fechada. Apresenta, ainda, dor no membro inferior esquerdo (MIE), dor torácica intensa e dificuldade respiratória. Constatam-se também escoriações importantes no hemitórax esquerdo. No exame físico sumário, o paciente está taquicárdico (PR = 120 bpm) e algo hipertenso (PA = 140 mmHg x 90 mmHg). A ausculta cardíaca não mostra irregularidades e a pulmonar revela diminuição do murmúrio vesicular (MV) no hemitórax esquerdo (HTE), mas sem ruídos adventícios. À palpação do HTE, constatam-se sinais de prováveis fraturas costais e da junção costocondral.
Após imobilização do membro inferior fraturado, há que se pensar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1005148 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

O screening para câncer de pulmão com tomografia computadorizada de baixa dose é atualmente recomendado para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1005149 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 20 anos apresenta quadro de tosse e dor torácica evolutiva há três meses. A TC de tórax revela massa heterogênea com densidade de partes moles de gordura, calcificações, hipodensas, císticas, bem delimitada, medindo 11 X 11,9 X 9,8 cm e ocupando região anterossuperior do mediastino no hemitórax esquerdo, Beta HCG não detectada, DLH normal e a alfafetoproteína 234 ng/ml (VR: < 9,0).
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1005161 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

No manejo do paciente candidato a cirurgia torácica, a determinação dos limites funcionais respiratórios para ressecção pulmonar é fundamental. Um paciente de 50 anos tem indicação de ser submetido a uma pneumonectomia direita. Ele é então submetido a avalição respiratória, que atestará a possibilidade de realização do procedimento quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1005168 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Jovem de 18 anos, masculino, branco, estudante, não tabagista, iniciou quadro de dor torácica à direita, de caráter intermitente, não relacionada a esforço físico. Evoluiu com dor cervical e turgência jugular à direita, broncoespasmo, dispneia aos grandes esforços, além de sensação de “pressão na cabeça”. Concomitantemente, apresentou episódios febris. Negava tosse, hemoptise ou perda ponderal. Nos exames de imagem (RX simples PA/perfil), demonstrava hipotransparência arredondada em topografia de mediastino anterossuperior com maior projeção à direita e com limites bem definidos. Na TC, foi definida a massa mediastinal heterogênea, lobulada, com área hipodensa central, de 13 X 7,8 X 14,4 cm em íntimo contato com estruturas adjacentes e com linfonodomegalia paratraqueal superior esquerda. Hemograma, TAP/PTT, bioquímica, alfafetoproteína e beta-hCG normais. Foi suubmetido à mediastinoscopia com biopsias da massa e do linfonodo da cadeia 2R, ambas positivas para seminoma. Palpação e US de testículos foram negativas.
A conduta para esse caso deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1005182 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma menina de cinco anos foi encaminhada ao cirurgião torácico apresentando, do lado direito do tórax, ausência da porção costoesternal do músculo peitoral maior, hipoplasia da mama e do mamilo e aplasia de costelas (5º a 7º).

Após o exame, o diagnóstico foi de síndrome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q997892 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente, de 65 anos, tabagista, hipertenso, diabético, internado no CTI em pós-operatório de uma lobectomia superior esquerda por câncer, evoluiu com pneumonia bilateral que requereu ventilação mecânica por tempo prolongado, e no 10° dia foi indicada e realizada a traqueostomia, sob anestesia geral. Os parâmetros ventilatórios eram FiO2 de 50%, PEEP de 15 cm de H2O e SatO2 95% (apresentava dessaturaçao rápida se modificados os parâmetros). Durante o procedimento, foi ventilado com O2 a 100%, que foi descontinuado por curto período no momento da abertura da traqueia em T (com bisturi frio e tesoura) com o balão do tubo orotraqueal (TOT) vazio. Havia, nesse momento, pequeno sangramento no subcutâneo, e, ao mesmo tempo que a abertura da traqueia foi ocluída com gaze para evitar saída de ar ou secreção, o cirurgião solicitou a desconexão do sistema para a rápida hemostasia. Durante a cauterização, houve uma centelha, e uma labareda contínua emanou da ferida proveniente do óstio da traqueostomia. Foi instilado soro fisiológico na ferida, sem sucesso.
Diante desse cenário, com o risco de queimadura grave da via aérea, a atitude imediata deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1009677 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 49 anos se apresenta no consultório com queixa de dor no flanco esquerdo e hematúria macroscópica intermitente. Ele relata que os sintomas começaram há cerca de dois meses. Não tem antecedentes pessoais de doenças relevantes, mas é fumante há 30 anos. Quando do exame físico, há dor à palpação do flanco esquerdo com sinal de Giordano positivo, mas sem outras alterações significativas. Os exames laboratoriais mostram hematúria e leve anemia. Uma ultrassonografia abdominal revela uma massa sólida de 8 centímetros no rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirma a presença de uma massa renal com características suspeitas de malignidade, sem evidência de metástases. Esse quadro clínico tem como diagnóstico mais provável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q997907 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um cirurgião recebe um relatório médico solicitando a transferência de uma paciente portadora de tumor de Tobias-Pancoast com síndrome de Horner associada.
Os sinais e sintomas que a paciente apresenta e que caracterizam essa condição patológica são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q997925 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 80 anos foi admitida em uma UPA vítima de queda da própria altura com trauma torácico direito. Apresentava-se lúcida, eupneica e hemodinamicamente estável. Relatou história de internação e cirurgia aos 30 anos por tuberculose pulmonar (toracotomia direita). Trouxe com ela uma radiografia simples do tórax que mostrava imagem compatível com um amontoado de “bolas de pingue-pongue” no terço superior do hemitórax direito colapsando o pulmão.
O radiologista, após avaliar a radiografia, afirmou que ela havia sido submetida, à época, ao seguinte procedimento cirúrgico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1067624 | Medicina, Oncologia, Cirurgia Torácica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 62 anos, com queixa de dispneia progressiva há 6 meses, com piora significativa nas últimas semanas, deu entrada no serviço de emergência com estridor e saturação de O2 = 96%. Negava história prévia de intubação orotraqueal. Foi submetido a broncoscopia, com achado de lesão bocelada em 1/3 médio da traqueia a 6 cm das pregas vocais, sendo a lesão intransponível ao aparelho. A tomografia mostrou uma lesão localizada no 1/3 médio da traqueia, com cerca de 5 cm de extensão. A biópsia mostrou tratar-se de um carcinoma adenocístico.
Assinale a alternativa correta quanto à melhor conduta em relação a esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1005803 | Medicina, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Em relação à cicatrização de feridas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.