Questões de Concursos Cirurgia Vascular

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1021736 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta a etiologia mais comum para oclusões arteriais agudas embólicas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q1003318 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a classificação CEAP para varizes, analise as afirmativas abaixo.

I. A classificação etiológica (E) classifica os pacientes em causas primárias, secundária ou não identificada.

II. Os pacientes com classe C1 (C) são portadores de varizes.

III. A classificação fisiopatológica (P) estratifica refluxo, obstrutiva, ambos ou indeterminada.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q1003321 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 86 anos, hipertenso e diabético, apresenta dor aguda no membro inferior esquerdo. Trata-se de dor intensa, de instalação súbita, associada a resfriamento e palidez do membro, há cerca de 12 horas. Durante exame, nota-se diminuição da sensibilidade na planta do pé e diminuição da mobilidade dos dedos por “falta de força”. Não apresenta sintomas no membro contralateral. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24 Q1006912 | Medicina, Hematologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente com 80 anos, hipertenso, 60kg, com clearance de creatinina estimado em 50, usuário de anlodipino e metoprolol, dá entrada no pronto-socorro com edema assimétrico de membro inferior direito, com início há 3 dias, empastamento de panturrilha. Você pede avaliação da cirurgia vascular que diagnostica trombose venosa profunda (TVP) fêmoro-poplítea e solicita que se inicie anticoagulação nesse paciente. Assinale a alternativa que melhor se relacione à importância do uso de anticoagulante parenteral concomitante ao início de anti-vitamina k (AVK).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25 Q1003332 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 74 anos, tabagista, hipertenso, queixa-se de “enegrecimento” de segundo pododáctilo esquerdo há 1 mês. Refere que o escurecimento do pododáctilo vem aumentando progressivamente de tamanho, sendo acompanhada de dor local, principalmente à noite, sendo necessário deixar o pé pendente da cama, para melhora da dor local. Refere que a dor vem aumentando progressivamente de intensidade, assim como o tamanho da ferida. Nega queixa de claudicação intermitente pregressa. Está fazendo uso de paracetamol, sem melhora importante da dor. Pulsos - MID = MIE: femoral = 3+/4+ (com sopro), poplíteo = tibial posterior = tibial anterior = AUSENTES. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q1006916 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente dá entrada no ambulatório de triagem com queixa de varizes, e traz consigo, ultrassonografia de serviço externo, demonstrando tempo de refluxo na veia femoral comum 0,7seg e tempo de refluxo na veia safena magna 0,35seg. Assinale a alternativa que apresenta onde há refluxo patológico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27 Q1003339 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação ao tratamento do ateroembolismo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q1007491 | Medicina, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente dá entrada no ambulatório de triagem com queixa de varizes e traz consigo ultrassonografia de serviço externo descrevendo apenas o tempo de refluxo na veia femoral comum de 0,8 segundos e tempo de refluxo na veia safena magna em coxa de 0,75 segundos. Não foram relatadas informações a respeito de presença de tortuosidades em troncos venosos visíveis ao exame físico. Pelos dados apresentados no laudo somente, assinale a alternativa que apresenta qual das seguintes alterações o paciente apresenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q1021364 | Medicina, Angiologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Homem 60 anos comparece pela primeira vez à consulta médica relatando ser tabagista, hipertenso, com queixa de dor para caminhar cerca de 200 metros, ocorrendo em panturrilha, em queimação, com melhora ao repouso. O exame físico demonstra pulso femoral palpável, não havendo pulsos poplíteo ou distais palpáveis bilateralmente. Doppler de ondas contínuas demonstra fluxo bifásico de alta resistência em tibial anterior e posterior, com índice tornozelo-braquial de 0,55. Assinale a alternativa que apresenta qual a melhor conduta recomendada após a hipótese diagnóstica inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30 Q1021368 | Medicina, Clínica Médica Humana, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente de 86 anos, hipertenso e diabético, dá entrada com história de dor aguda no membro inferior esquerdo, associado a dor intensa de instalação súbita, resfriamento e palidez do membro, ocorrendo há cerca de 12 horas. Durante exame, nota-se diminuição da sensibilidade na planta do pé e diminuição da mobilidade dos dedos por “falta de força”. Não apresenta sintomas no membro contra-lateral. Assinale a alternativa que apresenta qual a sua hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.