Questões de Concurso Cirurgia do Aparelho Digestivo

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1003313 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome de Mirizzi é definida como obstrução do ducto hepático comum causada pela compressão extrínseca de um cálculo impactado no ducto cístico ou infundíbulo da vesícula biliar. Essa é classificada com base na presença e extensão de uma fístula colecistobiliar. A respeito dessa classificação, assinale a alternativa que apresente corretamente o tipo caracterizado pelo envolvimento entre um terço e dois terços da circunferência do ducto biliar comum.

12 Q998735 | Medicina, Oncologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, FGV, 2024

O conhecimento da biologia molecular tumoral tem trazido diversos avanços diagnósticos e terapêuticos em oncologia. Sobre a biologia do câncer colorretal, é correto afirmar que:

13 Q1003311 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

O colangiocarcinoma é responsável por 3% de todos os cânceres digestivos e é classicamente dividido em três subtipos: intrahepático, extra-hepático e distal. O sistema Bismuth-Corlette foi o primeiro sistema de estadiamento tumoral para classificar os colangiocarcinomas peri-hilares com base apenas na extensão do envolvimento da árvore biliar. A respeito desse sistema, correlacione as duas colunas abaixo.

1. Confluência dos ductos hepáticos.

A. Tipo I

B. Tipo II

2. Confluência dos ductos hepáticos

e ducto hepático esquerdo.

C. Tipo IIIa

D. Tipo IIIb

3. Multicêntrico.

E. Tipo IV

F. Tipo V

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre as colunas.

14 Q998733 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 38 anos queixa-se da presença de um nódulo tireoidiano, detectado em uma ultrassonografia de rotina. Quando da anamnese e exame físico, não apresenta sintomas relacionados à hiperfunção ou hipofunção da tireoide. Não há dor, dificuldade para engolir ou alterações na voz. A palpação da tireoide não revela nenhuma anormalidade. A ultrassonografia confirma a presença de um nódulo tireoidiano solitário de 2 cm de diâmetro, com classificação TI-RADS IV.
Diante desse quadro, a conduta propedêutica mais apropriada é:

15 Q1007478 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A arquitetura interna do fígado é composta por uma série de segmentos que se combinam para formar setores separados por cisuras que contêm as veias hepáticas, conforme descrito por Couinaud (1957). De acordo com Couinaud, assinale a alternativa que apresenta os segmentos hepáticos do fígado direito.

16 Q1007480 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A esofagite eosinofílica (EEo) é uma doença crônica, imune/antígeno-mediada, descrita pela primeira vez em 1978. Previamente era considerada uma condição rara, porém nos últimos anos houve um aumento considerável dos casos publicados em adultos e crianças. A respeito da EEO, assinale a alternativa incorreta.

17 Q1007487 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A pancreatite aguda é uma condição inflamatória que pode causar lesão ou destruição de componentes acinares, caracterizada por dor abdominal e elevação de enzimas pancreáticas. Nos casos graves, a taxa de mortalidade pode chegar até 30% devido a falência persistente de órgãos. A respeito da pancreatite aguda, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os cálculos biliares e o abuso de álcool juntos são responsáveis por 60% a 80% de todos os casos de pancreatite aguda.

( ) Achados raros incluem equimose periumbilical e no flanco (Sinais de Grey Turner e Cullen, respectivamente). Ambos são indicativos de sangramento retroperitoneal associado à pancreatite grave.

( ) A pancreatite alcoólica é mais comum em homens, principalmente na faixa entre 40 à 60 anos.

( ) A tomografia de abdome com contraste é o exame de imagem de escolha para a detecção de complicações.

( ) Segundo a classificação revisada de Atlanta, os graus de gravidade são divididos em três: aguda leve, aguda moderadamente grave e aguda grave.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

18 Q1003303 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

O carcinoma hepatocelular (CHC) é o tumor hepático primário mais comum e sua incidência apresenta diferenças geográficas marcantes, sendo que a Ásia e a África subsaariana constituem áreas de alto risco com incidência anual superior a 20 casos por 100.000 habitantes. A prevalência é três vezes maior em homens, em comparação com mulheres, e o pico de incidência é por volta da sexta e sétima década de vida. A respeito do CHC, assinale a alternativa correta.

19 Q998737 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, FGV, 2024

A técnica de Sistrunk é utilizada no tratamento do(a):

20 Q1007479 | Medicina, Cirurgia do Aparelho Digestivo, EBSERH, IBFC, 2023

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é notável por sua alta prevalência, variedade de apresentações clínicas, morbidade pouco reconhecida e consequências econômicas substanciais. A endoscopia digestiva alta pode ser normal em pacientes com DRGE ou pode haver evidência de esofagite em graus variados. A classificação de Los Angeles classifica a gravidade da esofagite pela extensão da anormalidade da mucosa. A respeito da classificação de Los Angeles, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.