Questões de Concurso Cirurgia do Trauma

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1007538 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Nos casos de possível lesão inalatória de vias aéreas ______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

12 Q997849 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, FGV, 2024

ma paciente de 59 anos, diabética, hipertensa e dislipidêmica, em uso de metformina, rosuvastatina e captopril, relata também uso de escitalopram e clonazepam para tratamento de transtorno de ansiedade. Encontra-se em pré-operatório de colecistectomia eletiva.

A medicação de uso regular da paciente que deve ser suspensa em até 48 horas do procedimento é:

13 Q1005134 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 52 anos apresenta-se no consultório com queixas de fraqueza muscular progressiva, especialmente nos membros superiores, bem como dificuldade para subir escadas e levantarse de uma cadeira, que começaram há três meses. Relata perda de peso involuntária de aproximadamente 8 quilos nos últimos oito meses, tosse crônica e episódios de pequena hemoptise. Não tem história prévia de doenças. O exame físico revela fraqueza muscular proximal simétrica, sem atrofia muscular. Os reflexos tendinosos profundos são normais. A tomografia computadorizada de tórax mostra uma massa no lobo superior do pulmão direito, sugestiva de neoplasia pulmonar. Os exames laboratoriais mostram elevação de enzimas musculares (CK) e anticorpos anti-Hu positivos.

O diagnóstico mais provável para essa paciente é:

14 Q1003413 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente vítima de atropelamento, dá entrada com queixa de dor abdominal em flanco à esquerda e tórax, se mantém estável, após a sondagem vesical de demora apresentou hematúria. A respeito do caso, analise as afirmativas abaixo.

I. A hematúria ocorreu não pelo mecanismo do trauma mas sim, exclusivamente, pela passagem de sonda vesical de demora.

II. O melhor exame para avaliar o caso seria a ultrassonografia de abdômen.

III. Neste caso devemos suspeitar de trauma em bexiga, ureter, rins comumente envolvidos nesse mecanismo de trauma.

IV. Pela estabilidade, não há necessidade de investigação de trauma de vias urinárias.

Estão corretas as afirmativas:

15 Q1003415 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Nos casos de trauma de bexiga, assinale a alternativa correta.

16 Q1007533 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Paciente com queimaduras podem apresentar alterações na função imunológica, podendo ter maior pré-disposição a infecções. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

17 Q1007535 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

No atendimento ao paciente queimado e no trauma, assinale a alternativa correta.

18 Q1007541 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre as queimaduras, assinale a alternativa correta.

19 Q1007542 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Nos casos de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), assinale a alternativa correta.

20 Q1007547 | Medicina, Cirurgia do Trauma, EBSERH, IBFC, 2023

Nos causos de trauma raquimedular (TRM), assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.