Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1049462 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a influenza sazonal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Otite é uma complicação incomum, mesmo em crianças com menos de 2 anos de idade.
II. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente 7 dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
III. Imunidade aos vírus influenza é adquirida a partir da infecção natural ou pela vacinação, sendo que esta garante imunidade apenas em relação aos vírus homólogos da sua composição.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1049467 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Jovem masculino com 21 anos de idade, feriu a região plantar esquerda ao caminhar descalço pela praia e pisar em um prego enferrujado. Fez de imediato limpeza com água corrente e procurou pronto atendimento, onde se observou lesão puntiforme profunda, limpa, sem corpos estranhos e sem nenhum outro dado relevante. Referia boa saúde e portava carteira vacinal, na qual constava última dose de vacina contra o tétano há 6 anos. Quanto à conduta a ser tomada, além dos cuidados locais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q973695 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à herpes-zóster, julgue o item que se segue.

Nos casos de herpes-zóster, as manifestações cutâneas desaparecem geralmente sem deixar resquícios, contudo o quadro álgico pode perdurar por meses ou anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q973703 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao uso de antimicrobianos, julgue o item seguinte.

As penicilinas, betalactâmicos com o mesmo mecanismo de ação, mas propriedades diferentes, possuem efeito bacteriostático, ao passo que os carbapenêmicos exercem efeito bactericida.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q1057677 | Português, Interpretação de Textos, Clínica Médica, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Violência contra a mulher: uma pandemia que precisamos combater

A luta pelo fim da violência contra a mulher não é uma empreitada solitária: ela diz respeito a um movimento muito maior, que demanda comprometimento também dos homens com o enfrentamento a uma situação que, calamitosa, agravou-se sobremaneira durante a pandemia do novo coronavírus. Com o propósito de chamar a atenção para a gravidade do problema, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” acontece, também neste ano, com o apoio da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Realizada em 150 países por meio da mobilização da sociedade civil, a ação conta a cada ano com maior conscientização e engajamento da população e do poder público brasileiro.
Apesar da diminuição da violência de gênero nas ruas, a violência doméstica e familiar cresceu, apontam dados da terceira edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ou agressão em 2020. Ou seja, no último ano, cerca de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Esses números correspondem a informações que de algum modo chegaram ao poder público, sem considerar a cifra inviabilizada por ausência de denúncia.
A situação é tão grave que, em mais de uma ocasião, a diretora-executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou que enfrentamos duas pandemias: uma, sanitária, que nos expôs ao risco de contaminação por uma doença até então desconhecida, e, outra, silenciosa e invisível, de violência doméstica.
O mesmo estudo indica que a ofensa verbal foi o tipo de agressão mais frequente no período analisado: cerca de 13 milhões de brasileiras relataram ter sido xingadas e insultadas no próprio ambiente familiar, enquanto 5,9 milhões passaram por ameaças de violência física, como tapas, empurrões e chutes. O cenário é ainda pior se levarmos em conta que outras questões atravessam o sofrimento dessas cidadãs. Segundo o Datafolha, 46,7% das vítimas de violência desde o início da pandemia também perderam o emprego.

(Nildete Santana de Oliveira – Francisco Caputo – Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/12/4968165-violencia-contra-amulher-uma-pandemia-que-precisamos-combater.html. Adaptado.)
Considerando-se as relações anafóricas estabelecidas no texto e sua importância para a continuidade das ideias apresentadas, assinale a a alternativa que indica corretamente o referente correspondente ao termo destacado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1060258 | Medicina, Endocrinologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Uma servidora do tribunal ao ser submetida a avaliação periódica anual pontuou a presença de diversos sintomas inespecíficos – “fezes ressecadas”, fadiga, queda de cabelos. A avaliação laboratorial sinalizou a presença de hipotireoidismo. Um tratamento foi iniciado.
Assinale a opção que indica a principal etiologia do hipotireoidismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1030054 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A artrite reativa (ARe) pertence ao grupo das espondiloartrites (EpA), doenças reumáticas crônicas que afetam articulações periféricas e axiais, com características clínicas, radiológicas e genéticas semelhantes.

A ARe é definida como uma sinovite estéril imunomediada que se desenvolve em até 4 semanas após infecções gastrointestinais ou genitourinárias.

A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Primária um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Sobre a artrite reativa, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1007898 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A violência sexual é um fenômeno multidimensional que afeta todas as classes sociais, raças, etnias e orientações sexuais, e que se constitui como uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo o direito à vida, à saúde e à integridade física. Um dos grandes desafios para enfrentar essa violência é a articulação e integração dos serviços e da atenção em saúde, de forma a evitar a revitimização e, acima de tudo, oferecer um atendimento humanizado e integral.

A atenção às pessoas em situação de violência sexual é composta por ações intersetoriais que possibilitam o atendimento, proteção, prevenção de novas situações e medidas para possibilitar a responsabilização dos(as) autores(as) da agressão. A droga de escolha para a profilaxia de tricomoníase para a pessoa em condição de violência sexual é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1007899 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Um paciente masculino de 60 anos, diabético e renal crônico não dialítico, apresentou em consulta de rotina exame de taxa de filtração glomerular (TFG) = 25 mL/min por 1,73 m2.

Considerando o atual estágio da doença (conforme a classificação pela TFG), a periodicidade indicada para monitorização dos níveis séricos de fósforo nesse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1007901 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma doença de caráter autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. Aproximadamente 60% a 70% dos pacientes com SGB apresentam alguma doença aguda precedente.

O microrganismo mais frequente nas infecções que precedem a síndrome de Guillain-Barré é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q973658 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fatores de risco para desenvolvimento de câncer, julgue o item a seguir.
Deve-se recomendar o uso de suplementos de vitaminas C, E e betacaroteno para prevenção do câncer de mama em mulheres que tenham história familiar com esse tipo de câncer.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q992102 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual dos seguintes biomarcadores é considerado um fator preditivo de resposta à terapia endócrina no tratamento do câncer de mama?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q973675 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referentes às miocardiopatias.

Pacientes chagásicos apresentam diminuição do número de neurônios do sistema parassimpático cardíaco. Esses pacientes, antes mesmo da disfunção ventricular, podem ser privados do controle inibitório vagal normalmente exercido sobre o nódulo sinusal e outras estruturas cardíacas, bem como podem se tornar incapazes de ajustes cronotrópicos rápidos em resposta a estímulos fisiológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q973681 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com sessenta e oito anos de idade procurou atendimento médico com o quadro clínico de episódios recentes de cefaleia bitemporal, além de dor nos ombros e no quadril e perda de dois quilos no último mês. Ela relatou que um dia antes da consulta médica havia tido uma perda súbita da visão do olho direito que durou cerca de trinta minutos. Ao exame físico, não foram detectadas alterações significativas. Os resultados dos exames laboratoriais foram normais, exceto por uma leve anemia normocrômica e aumento da velocidade de hemossedimentação (102 mm/h).
Com base no caso clínico apresentado, julgue o item que se segue.
Para o tratamento dessa paciente, deve-se recomendar imediatamente corticoide em altas doses.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q1050503 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A doença falciforme (DF) é uma condição genética autossômica recessiva resultante de defeitos na estrutura da hemoglobina (Hb) associados ou não a defeitos em sua síntese. As hemoglobinopatias decorrentes dos defeitos na estrutura da Hb são mais frequentes em povos africanos, e as talassemias decorrentes de defeitos na síntese da Hb em povos do Mediterrâneo, da Ásia e da China. No Brasil, que reconhecidamente apresenta uma das populações de maior heterogeneidade genética do mundo, a maior prevalência da doença ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Tanto a eletroforese por focalização isoelétrica quanto a cromatografia líquida de alta resolução podem ser utilizadas para o diagnóstico de DF. Exames são compatíveis com doença falciforme ao se detectar bandas ou picos de hemoglobina S. Hidroxiureia (HU) constitui o avanço mais importante no tratamento de pacientes com doença falciforme. Fortes evidências confirmam a eficácia da HU em pacientes adultos diminuindo os episódios de dor intensa, hospitalização, número de transfusões e síndrome torácica aguda.
Assinale a opção que apresenta um critério de inclusão para uso de Hidroxiureia (HU).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1050505 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A insuficiência cardíaca (IC) é a via final de muitas doenças que afetam o coração, o que explica a sua crescente prevalência. A atenção aos pacientes com IC é um desafio pelo caráter progressivo da doença, a limitação da qualidade de vida e a alta mortalidade. Estima-se que uma em cada cinco pessoas tem chance de desenvolver a síndrome ao longo da vida.
A IC resulta em alterações hemodinâmicas como redução do débito cardíaco e elevação da pressão arterial pulmonar e venosa sistêmica. A suspeita diagnóstica é baseada principalmente em dados de anamnese e exame físico, e pode ser confirmada com exames complementares.
Assinale a opção que representa um critério menor de Framingham para diagnóstico de IC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1000093 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à colecistite aguda alitiásica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1030055 | Medicina, Dermatologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 40 anos, apresentando lesão nodular na axila D com abscesso recorrente único e com formação de fístulas e cicatrizes, foi avaliada pelo seu médico e classificada no estágio II de Hurley.
A opção de tratamento inicial para a paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1000105 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Definir a melhor estratégia de profilaxia do tromboembolismo venoso faz parte dos cuidados gerais com o paciente hospitalizado por doença clínica. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente um escore de risco validado para essa finalidade nesse perfil de paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1030057 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 42 anos deu entrada no hospital com queixa de dor tipo cólica no quadrante superior direito do abdome há 24 horas, icterícia, febre, náuseas e vômitos, tendo evoluído com alteração do nível de consciência, taquicardia, taquipneia e hipotensão, necessitando de internação em UTI por quadro de sepse.

O tratamento antimicrobiano de primeira linha para essa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.