Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1030061 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço pleural. Eles têm múltiplas causas e normalmente são classificados como transudatos ou exsudatos. A detecção é feita por exame físico, radiografia de tórax e ultrassonografia torácica à beira do leito. A toracentese e a análise do líquido pleural costumam ser necessárias para determinar a causa.

A principal causa de derrame pleural transudato é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q990467 | Medicina, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Um paciente de 30 anos apresenta-se com história de febre alta, mal-estar, cefaleia e o aparecimento abrupto de lesões cutâneas vesiculares, distribuídas principalmente no tronco, que progridem para pústulas e, posteriormente, formam crostas. Relata contato prévio com indivíduo diagnosticado com varicela duas semanas antes. Não há história de vacinação prévia contra varicela. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial indicada para este caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1062927 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 38 anos, usuário de drogas injetáveis, apresentando febre, tosse, dor torácica. Ao exame cardiovascular, ausculta de sopro em foco tricúspide. Radiografia de tórax evidenciou infiltrados pulmonares nodulares.

O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1007907 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente na 20ª semana de gestação apresenta-se para consulta pré-natal de rotina com carteira de vacinação constando todas as imunizações recomendadas em dia.

A vacina recomendada para a paciente acima citada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1021239 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Considerando os exames complementares de rotina a serem solicitados na avaliação inicial de um paciente hipertenso, assinale a alternativa que contém um exame que não faz parte do conjunto desses exames.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q997971 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 43 anos apresenta-se com um quadro de febre, mal-estar e erupção cutânea de início há 1 semana. Nega alterações na coloração da urina. Há aproximadamente 3 semanas, fez uso de nimesulida e amoxicilina pelo período de 1 semana por uma provável sinusite. Ao exame, a pressão arterial é de 162 por 90 mmHg e há presença de edema periorbital e em membros inferiores. Registra-se a ausência de dor a punho-percussão bilateralmente. Os exames laboratoriais identificam uréia de 62 mg/dL e creatinina de 2,1 mg/dL, além da presença de eosinofilia no hemograma. EAS indica hematúria microscópica, aumento dos leucócitos e cilindros leucocitários. Não há crescimento bacteriano na cultura de urina. A proteinúria em urina de 24 horas registra 1,8 g de proteínas. Ultrassonografia indica rins de tamanho normal, ecogenicidade preservada e ausência de hidronefrose.
A causa mais provável de acometimento renal nessa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q992086 | Medicina, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual é o principal mecanismo patofisiológico envolvido na esclerose múltipla?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1000047 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Quanto à caracterização do espectro da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), conforme as atuais Diretrizes GOLD 2023, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1049463 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a meningite meningocócica, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1050509 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 7, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A Norma Reguladora 7 (NR 7) estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco - PGR da organização.
O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da organização no campo da saúde de seus empregados, devendo estar harmonizado com o disposto nas demais NR.
Com base nos ditames da NR7 analise as afirmativas abaixo:
I. Inexistindo médico do trabalho na localidade, a organização pode contratar médico de outra especialidade como responsável pelo PCMSO. II. Compete ao empregador indicar médico do trabalho responsável pelo PCMSO. III. No exame de retorno ao trabalho, a avaliação médica deve definir a necessidade de retorno gradativo ao trabalho.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1060250 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Nesta manhã, você realiza uma visita hospitalar de inspeção de saúde, para fins de concessão de licença.
Uma jovem servidora permanece internada por um quadro de esclerose sistêmica (ES). Ao analisar os resultados dos exames laboratoriais você prontamente identifica positividade, em títulos elevados, para autoanticorpos associados a ES.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Sistêmica/2022, assinale a opção que indica os autoanticorpos específicos associados a esta doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1000107 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

A insuficiência renal aguda, em um paciente com insuficiência cardíaca descompensada perfil B pode ser devido à síndrome cardiorrenal tipo 1. Em relação à fisiopatologia básica nessa situação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1030059 | Medicina, Urologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Diversos fatores patogênicos interagem causando a formação de cálculos renais. Entre os fatores de risco, estão idade mais avançada, sexo masculino, obesidade e histórico familiar. Sua incidência depende de fatores geográficos, étnicos, alimentares e genéticos, além de associação com outras patologias sistêmicas.

A patologia elencada abaixo que representa uma doença considerada um fator de risco para urolitíase é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1030064 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A cognição é um composto de atenção, orientação, memória, linguagem, habilidade visual-espacial e função executiva. Tanto o delirium quanto a demência afetam a cognição, mas de formas muito diferentes.

A primeira etapa na avaliação dos pacientes que se apresentam ao pronto-socorro com um distúrbio neurocomportamental consiste em se determinar se esse estado representa delirium ou demência por meio da obtenção de um histórico cuidadoso do paciente (quando possível com o próprio, com membros da família e cuidadores) empregando ferramentas de triagem para confusão mental e avaliações cognitivas para demência.

Sobre o quadro de delirium, analise as afirmativas a seguir.

I. Cursa com outros distúrbios da cognição, como na memória, desorientação, linguagem, capacidade visual e espacial ou percepção.

II. O distúrbio se desenvolve num período de tempo curto, constitui uma alteração relativa à atenção e à consciência basais e ocorre de forma linear em intensidade durante o dia.

III. Os distúrbios não são explicados de maneira melhor por outro transtorno neurocognitivo preexistente, estabelecido ou em evolução, e não ocorrem no contexto de um coma.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q990468 | Medicina, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Um homem de 55 anos, com histórico de diabetes tipo 2 mal controlada, apresenta-se com fadiga, perda de peso, hipotensão e hiperpigmentação da pele. Ele relata ter tido um episódio de náuseas e vômitos intensos há uma semana, que atribuiu a uma gastroenterite. Exames laboratoriais revelam hiponatremia e hipercalemia. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial indicada para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1062921 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 58 anos, hipertensa há 15 anos, tabagista, procura atendimento na emergência com quadro de início súbito de dor torácica de forte intensidade associada a diaforese.
Ao exame apresenta fácies de dor, PA 190x110 mmHg e FC 123 bpm.

Alargamento do mediastino na radiografia de tórax. ECG com sinais de hipertrofia de VE. Enzimas cardíacas sem alterações.

Uma medicação que é considerada a pedra angular para o tratamento clínico de pacientes com esse quadro é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1007893 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A obesidade é uma condição crônica multifatorial que engloba diferentes dimensões: biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e política. O desenvolvimento da obesidade decorre de interações entre o perfil genético de maior risco e fatores sociais e ambientais (por exemplo, inatividade física, ingesta calórica excessiva, ambiente intrauterino, uso de medicamentos obesogênicos e status socioeconômico). Sono insuficiente, disruptores endócrinos e microbiota intestinal também podem estar associados à gênese da obesidade.

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Sobrepeso e Obesidade em Adultos, uma indicação para tratamento da obesidade com cirurgia bariátrica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1007900 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 20 anos foi atendido na UBS com ulceração genital e linfadenomegalia inguinal, sem histórico de infecção anterior. Após exames, teve diagnóstico confirmado de sífilis primária e recebeu indicação de iniciar tratamento, porém relatou ser alérgico a benzetacil.

O tratamento indicado para o paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1067805 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 40 anos com cirrose e varizes esofágicas apresenta quadro de hematêmese. Em relação ao manuseio inicial dessa apresentação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1067808 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 30 anos é encaminhado para avaliação de sopro. Ele não relata sintomas e não há histórico médico significativo. Ao exame físico: altura de 175 cm; peso: 84 kg; pressão arterial: 135 x 70 mmHg; frequência cardíaca: 78 bpm; ausculta pulmonar: limpa; pulsações carotídeas proeminentes; pulso venoso jugular está ao nível da fúrcula esternal; impulso apical é ligeiramente aumentado e deslocado lateralmente para a linha axilar anterior; bulhas cardíacas: B1 e B2 normais, mas ausculta-se uma B3; ausculta-se um clique sistólico precoce que não muda com a inspiração; tanto um sopro sistólico suave (grau 2/6) crescendo-decrescendo, quanto um sopro diastólico suave (grau 3/6) decrescendo estão presentes ao longo da borda esternal esquerda.
O diagnóstico mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.