Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q992097 | Medicina, Lúpus Eritematoso Disseminado LED, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual dos seguintes critérios é utilizado para o diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q973673 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.
No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Deve-se recomendar para essa paciente o uso de um inibidor da enzima de conversão da angiotensina com o intuito de preservar a função ventricular esquerda.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q973686 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher de vinte e oito anos de idade, sem comorbidades prévias, procurou atendimento médico por apresentar dor lombar, associada a disúria e a polaciúria. Ela relatou que os sintomas perduram desde as últimas quarenta e oito horas. Na avaliação clínica, a paciente apresentou-se taquipneica, com frequência respiratória igual a 28 irpm; saturação periférica de O₂ de 97% em ar ambiente; frequência cardíaca igual a 116 bpm; pressão arterial igual a 85 mmHg × 65 mmHg; febril com temperatura axilar de 38,3 ºC; dor a punhopercussão lombar direita. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram hemoglobina = 10,8 g/dL; hematócrito = 35,8%;leucócitos = 18.500, sendo bastonetes = 10%, mielócitos = 4%,metamielócitos = 2%, segmentados = 84%; ureia = 44 mg/dL;creatinina = 1,6 mg/dL; Na+ = 144 mEq/L; K+ = 4,4 mEq/L;Cl = 103 mEq/L; lactato = 30,0 mmol/L; EAS com d = 1.030;pH = 5,5 (urina aspecto turvo); hemácias +++, leucócitos = 80 p/c;flora bacteriana +++; e nitrito positivo. A gasometria arterial mostrou pH = 7,28, pO₂ = 101 mmHg; HCO₃! = 17,pCO₂ = 28 mmHg, BE = !7 e Sat = 96%.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.

O agente etiológico do quadro clínico em questão é o Staphylococus aureus, que é o principal agente etiológico das pielonefrites.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q1049468 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Menino de 11 anos de idade, com carteira vacinal em dia, seguindo o calendário oficial, apresenta há cerca de 20 dias febre baixa com sudorese que melhora com paracetamol, tosse com pouca expectoração, adinamia, tendo emagrecido cerca de 2 kg nesse período. Não teve qualquer contato conhecido com pessoa com tuberculose. Ao exame físico observa-se peso normal para a idade e adinamia. Não relata quadros pulmonares prévios. Você solicita prova tuberculínica cujo resultado foi igual a 5 mm e radiografia de tórax que mostra infiltrado pulmonar difuso mais proeminente no hemitórax direito. Em relação ao diagnóstico de tuberculose, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1050498 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

O câncer de esôfago representa cerca de 2% de todos os tumores malignos. Apesar de raro, ele está entre os tumores de crescimento mais rápido. Na maioria dos casos, quando diagnosticado, já começou a disseminação de células neoplásicas para outros órgãos saudáveis.
O câncer de esôfago pode ser do tipo histopatológico epidermoide e do tipo adenocarcinoma.
Conforme as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Carcinoma de Esôfago, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os principais fatores de risco modificáveis para o câncer de esôfago são fumo, álcool e obesidade. II. O esôfago de Barret é fator de risco para o carcinoma epidermoide de esôfago. III. A maioria dos pacientes diagnosticados com câncer de esôfago apresenta disfagia progressiva como primeiro sintoma.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1050507 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A experiência nacional de enfrentamento à epidemia de AIDS no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo do tempo, foi estabelecida e alicerçada na participação social, no respeito aos direitos humanos, no combate ao estigma, ao preconceito e à discriminação.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (Unaids) propõe que a AIDS pode ser eliminada como problema de saúde pública até 2030, desde que se alcancem as metas 95/95/95 que consistem em: diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV ou AIDS (PVHA), 95% delas estejam em tratamento com antirretrovirais, e 95% das em tratamento em supressão viral.
Entretanto, o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento ainda são muito desiguais no Brasil, o que se reflete no diagnóstico tardio, na cobertura de tratamento, na retenção ao cuidado, na perda de seguimento, na supressão viral e na sobrevida. De modo geral, esses indicadores são desfavoráveis entre PVHA com menor tempo de estudo formal, negras ou indígenas, com mais de 50 anos, que vivem em municípios menores e em algumas regiões do Brasil.
Conforme protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, o seguinte exame é indicado para a abordagem inicial do paciente na avaliação de coinfecções, comorbidades e infecções sexualmente transmissíveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1000095 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação à caracterização de doença renal crônica (DRC) conforme preconizado pelas diretrizes KDIGO, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um paciente que apresenta rim único é portador de DRC, mesmo que tenha taxa de filtração glomerular estimada >90 ml/min/1,73m2 e albuminúria <30 mg/dia.

( ) A presença de albuminúria em grau A2 persistente por mais de 3 meses já configura DRC, independentemente da taxa de filtração glomerular.

( ) Após transplante renal com sucesso e retorno da taxa de filtração glomerular e da albuminúria para os valores normais prévios, pode-se caracterizar a remissão de DRC.

( ) Para mudança de categoria na graduação da DRC, conforme a taxa de filtração glomerular, os valores alterados da creatinina deverão ser repetidos pelo menos 2 vezes, com no mínimo 12 meses de intervalo entre eles.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1030056 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 26 anos, durante prova de maratona de rua, após correr por mais de duas horas, começou a apresentar quadro de hipertermia (T Ax 39 °C), náuseas e cefaleia, evoluindo com vômitos e confusão mental. Interrompeu a prova e logo em seguida passou a apresentar rebaixamento do nível de consciência e sinais de edema pulmonar.

O diagnóstico mais provável para o caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1067813 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 45 anos apresenta melena. Ele fuma 20 cigarros por dia há 20 anos. Não usa nenhum medicamento e está em bom estado geral. A endoscopia mostra uma úlcera duodenal com base limpa (Forrest III).
Nessa circunstância, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1067818 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 18 anos queixa-se de sangramento persistente durante 5 dias, após uma extração dentária. Desde a infância, ela apresenta hematomas facilmente desencadeados, recebeu uma transfusão de sangue aos 17 anos por causa de um sangramento prolongado após um corte aparentemente pequeno. Não há equimoses ou sangramento nas articulações. O pai teve sintomas semelhantes, mas nunca procurou atendimento médico. O exame físico é normal, exceto por leve exsudação do local dentário; não há esplenomegalia ou adenomegalia. O hemograma é normal, com contagem de plaquetas de 230000/mm3. O tempo de protrombina é normal, mas o tempo parcial de tromboplastina ativada é levemente prolongado. O tempo de sangramento é de 12 minutos (normal: 3 a 9).
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1006656 | Legislação Federal, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Acerca das disposições da Lei nº 12.550/2011 sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q997968 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 43 anos procurou atendimento médico com história de episódios recorrentes de vertigem. Esses episódios duravam várias horas e eram acompanhados por náuseas, vômitos e frequentemente associados à sensação de redução da acuidade auditiva unilateral. Além disso, vinha ocorrendo uma sensação de zumbido. Foram solicitados exames complementares, que sugeriram o diagnóstico de síndrome de Ménière.
A médica que acompanha essa paciente, além de solicitar a avaliação de um especialista (otorrinolaringologista), já adiantou, corretamente, a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q997972 | Medicina, Neurologia, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 42 anos, previamente hígido, foi levado por seu irmão ao pronto-socorro com um quadro de cefaleia intensa de início súbito, acompanhada de náuseas, vômitos, alterações da acuidade visual e dor nos olhos. Esses sintomas haviam se iniciado nas últimas 24 horas, com piora progressiva. Tinha história de possível sinusite recente, com o uso apenas de sintomáticos. Ao exame, a pressão arterial foi de 116 por 70 mmHg, frequência cardíaca de 108 batimentos por minutos e temperatura axilar de 38,6 °C. Estava sonolento, com edema periorbital e proptose do olho direito. Apresentava quemose conjuntival, dor acentuada à movimentação dos olhos e acometimento do III, IV e VI pares cranianos.
Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q973664 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

A respeito de colelitíase e colecistite aguda, julgue o próximo item.
O sinal de Murphy positivo, quando há dor e interrupção da inspiração profunda durante a compressão do ponto cístico, apresenta boa sensibilidade para o diagnóstico de colecistite aguda.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q973676 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referentes às miocardiopatias.

Nas miocardiopatias restritivas, geralmente a função ventricular sistólica permanece preservada até os estágios avançados da doença. Porém, o miocárdio encontra-se patologicamente enrijecido, o que resulta em dilatação de um ou ambos os átrios e relação elevada entre as velocidades das ondas E e A do fluxo transvalvar mitral.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q973677 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, referentes às miocardiopatias.

A miocardiopatia periparto é ocasionada por uma miocardite. Na maioria dos casos há recuperação da função ventricular e baixo risco de recorrência e óbito em gestações subsequentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q973680 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de sessenta e seis anos de idade, diabética e hipertensa, compareceu ao consultório médico por apresentar tonturas. Ela informou que fazia uso regular e diário de anlodipino 5 mg e metformina 2 g. Ao exame físico apresentou-se eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 18 irpm; pressão arterial (sentada) de 138 mmHg × 86 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; pressão arterial (ortostática) de 108 mmHg × 70 mmHg; e frequência cardíaca de 74 bpm. No exame neurológico, observou-se redução da sensibilidade nas extremidades distais. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.
Acerca desse caso clínico, julgue o seguinte item.
O acetato de fludrocortisona é o tratamento de primeira escolha para essa paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q1049461 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a varicela, analise as afirmativas abaixo abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O período prodrômico inicia-se com febre alta, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até 7 dias. Na infância, esses pródromos não costumam ocorrer, sendo o exantema o primeiro sinal da doença.
II. No período exantemático, as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas.
III. Tendem a surgir mais nas partes cobertas do corpo, podendo aparecer no couro cabeludo, na parte superior das axilas e nas membranas mucosas da boca e das vias aéreas superiores.
Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1049466 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre o sarampo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados.
II. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.
III. Caracteriza-se por febre baixa <38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca, coriza, conjuntivite secretiva e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q973696 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Com relação à herpes-zóster, julgue o item que se segue.

A manifestação clínica cutânea nos casos de herpes-zóster revela lesões vesico-bolhosas, doloridas, que se confluem e acometem bilateralmente sempre dermátomos do mesmo nível.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.