Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1006666 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Em diabéticos do tipo 2, com base no julgamento do médico e na preferência do paciente, a obtenção de valores da hemoglobina glicada mais baixos do que a meta de ____ pode ser aceitável e até benéfica, se puder ser alcançado com segurança sem hipoglicemia significativa ou outros efeitos adversos do tratamento. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1062922 | Medicina, Nefrologia, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 51 anos, deu entrada na emergência politraumatizado, vitima de acidente auto x auto. Evoluiu com os seguintes resultados de exames: CPK - 4213 U/L, Creatinina 11,2 mg/dL, Ureia 230 mg/dL. História prévia de hipertensão arterial e diabetes mellitus.

A causa mais provável da injúria renal nesse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1007892 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Um marco na direção do acesso universal e gratuito à terapia antirretroviral no Brasil foi a Lei Federal nº 9.313/1996. Essa lei foi construída pela aliança entre a sociedade civil organizada, pesquisadores e gestores comprometidos com o enfrentamento da epidemia de Aids. Essa estratégia contribuiu para modificar o cenário epidemiológico da doença no país, aumentou a expectativa de vida e melhorou a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e Aids (PVHA).

Conforme o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, um critério para a classificação da PVHA como gravemente doente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1006648 | Raciocínio Lógico, Negação, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

De acordo com o raciocínio lógico a negação da frase “Se Paulo não passou no concurso, então faltou pouco” pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q997970 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos é levado ao pronto-socorro por sua esposa, pois vem apresentando cefaleia intensa e convulsões sugestivas de crises parciais complexas. Há presença de leve paresia braquiocrural à direita. É realizada uma tomografia computadorizada de urgência. Diante da história epidemiológica, sintomas, exame físico e achados na tomografia computadorizada de crânio, há a suspeita de neurocisticercose.
O próximo exame complementar para avaliação dessa hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1067802 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 67 anos apresenta crise aguda de dor intensa no 1º pododáctilo direito, cujo exame clínico evidencia artrite. O histórico médico é positivo para hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença renal crônica (creatinina basal de 3,2 mg/dL) e hiperuricemia (ácido úrico de base de 10 mg/dL). Os medicamentos em uso incluem: aspirina em baixa dose, atorvastatina, metoprolol e lisinopril.
O melhor tratamento oral, nesse momento, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q997975 | Medicina, Alergia e Imunologia, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 48 anos de idade comparece ao pronto-socorro devido a um grande edema de lábios superiores e inferiores, sendo este o primeiro episódio. O angioedema também foi observado na língua, porém com menor acometimento. Não havia sinais de obstrução laríngea. Não foram observadas reações cutâneas urticariformes. Prontamente foi administrado 0,3 ml de uma solução 1:1000 via intramuscular de epinefrina, 25 mg de prometazina e 500 mg de hidrocortisona por via venosa. Cerca de 1 hora após, não houve resposta clínico/terapêutica, permanecendo a paciente com o mesmo aspecto, porém com maior acometimento da língua, sem obstrução de vias aéreas. No pronto-socorro, havia disponíveis plasma fresco congelado e ácido tranexâmico, que foram administrados, resultando em excelente melhora.
A doença descrita acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q992088 | Medicina, Queimaduras, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual é a principal característica do dano tecidual resultante de uma queimadura térmica de segundo grau?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1007889 | Medicina, Medicina Preventiva, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O rastreamento, uma das estratégias para o controle do câncer, figura como a fase inicial de identificação de um grupo populacional que deverá ser submetido a outros procedimentos para receber o diagnóstico final e o respectivo tratamento, quando indicado, envolvendo possíveis benefícios e riscos. Considerando os métodos e as características dos exames para o rastreamento do câncer colorretal, o primeiro teste de suspeição a ser realizado é(são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1006661 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Você é convidado para um treinamento de equipe e lhe é perguntado: “Quando suspeitar de AVC (acidente vascular cerebral)? Analise as condições abaixo e de valores V (verdadeiro, é manifestação suspeita de AVC) ou F (falso, não é manifestação suspeita de AVC).
( ) Alteração visual súbita parcial ou completa. ( ) Ocorrência de crise convulsiva sem história prévia de trauma ou episódio anterior. ( ) Paresia, plegia e/ou parestesia súbitas. ( ) Distúrbios súbitos da fala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1006665 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente masculino, 66 anos, advogado, sem comorbidades referidas apresenta quadro clínico e radiológico compatível com pneumonia. Vem se alimentando pouco e ao exame físico apresenta temperatura axilar de 37,6º C, frequência cardíaca de 100 bpm, frequência respiratória de 24 mrpm, pressão arterial de 108 x 60 mmHg, saturação de O2 em ar ambiente de 95%, exames laboratoriais colhidos no mesmo dia mostrando hemograma com discreta leucocitose e desvio à esquerda, ureia sérica de 52 mg/dl e os demais dentro da normalidade. Tendo em vista o quadro, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada ao caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q990470 | Medicina, Clínica Médica, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Qual das seguintes afirmações é mais precisa ao descrever a fisiopatologia da hemofilia A?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1062929 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

A apresentação clínica da leptospirose pode ser dividida em duas fases ̶a precoce e a tardia. A fase precoce é difícil de diferenciar de outras doenças virais como gripe ou dengue. É importante identificar algum sinal que diferencie essa fase precoce das outras infecções febris.

A alternativa que apresenta corretamente um desses sinais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1007903 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A leucemia mieloide crônica (LMC) ocorre devido a uma alteração no DNA das células do sangue responsáveis especialmente pelos glóbulos brancos. A superprodução dessas células anômalas afeta os mecanismos de defesa do organismo e, por consequência, a capacidade de combater infecções e manter o corpo saudável. A LMC é um subtipo de leucemia e é responsável por 15% a 20% dos casos da doença.

A LMC ocorre em três fases distintas: crônica (FC), de transformação ou acelerada (FT) e blástica ou aguda (FB). A droga de primeira linha para tratamento na fase de transformação (FT) é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1006645 | Português, Orações subordinadas adverbiais Causal, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.
Texto I
A menina que criava peixes na barriga
(fragmento)

A menina lavava a louça no jirau estendido para o fundo da casa de madeira. No quintal havia um lago de águas represadas que no tempo invernoso transbordava, formando um córrego, que por sua vez desaguava no rio.
Barrigudinha, como quase todas as crianças ribeirinhas amazônicas, ela ajudava a mãe depois do almoço e guardava no armário de madeira branca os parcos talheres e vasilhas usados nas refeições familiares.
Quando seus parentes dormiam à tarde, Kelly do Socorro – esse era o nome dela – se dirigia ao pequeno porto da frente da casa para olhar os navios transportadores de minérios, parados ao longo do rio, à espera de carregamento. Ali ela se imaginava viajando num daqueles monstros de ferros que povoavam a paisagem e alimentavam seus sonhos. Acenava, também, para os pescadores passantes em seus barquinhos motorizados movidos à gasolina, pois as velhas montarias a remo agora davam lugar às rabetas. Mas até o barulho delas lhe encantava.
A mãe quebrava o encanto, chamando-a. Era hora de preparar o jantar, antes que os carapanãs que costumavam aparecer subitamente em nuvens ao anoitecer enchessem a casa. O pai chegaria logo com cachos de açaí para serem debulhados e preparados no acompanhamento da refeição do dia seguinte.
Kelly chorava. – Dói muito minha barriga, mãe. Não aguento mais isso todo dia.
A mãe retrucava. – Tu tens que fazer isso, criatura. É da tua natureza. E fazia massagem na barriga, no peito e na boca da menina com azeite de copaíba.
Talvez por causa do amargor desse óleo vegetal ela não resistia e expelia pela boca dezenas de peixes sobre o jirau. A mãe escolhia os maiores, descamava-os com rapidez e os fritava para o jantar. Os restantes eram jogados ainda vivos no pequeno igarapé atrás da casa. Eram de várias espécies e se reproduziam e cresciam rapidamente, formando enormes cardumes, para a satisfação dos pescadores da área. [...]

(Fernando Canto)
A palavra “barrigudinha”, que introduz o segundo parágrafo, refere-se não só a personagem, mas a tantas outras crianças da região. Essa interpretação é possível, no texto, em função do emprego de uma estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1062930 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 50 anos, apresenta quadro de vômitos uma hora após comer arroz contaminado.

O provável agente etiológico desse quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1000088 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação às medicações comumente utilizadas durante a sequência rápida de intubação na sala de emergência, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A quetamina não deve ser usada em pacientes com emergência hipertensiva ou síndrome coronária aguda.

( ) A succinilcolina é contraindicada em pacientes com miastenia gravis.

( ) O propofol é uma escolha relativamente boa como sedativo em gestantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1062923 | Medicina, Nefrologia, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 32 anos, procura a emergência com quadro de dor lombar de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. História prévia de eliminação de cálculo urinário. Não tem febre. Ao exame, fácies de dor, inquieto, eupneico, afebril. PA - 130X90 mmHg, FC 90 bpm, FR 15 IRPM. Sinal de Giordano positivo. EAS com hematúria. Hemograma e bioquímica sem alterações significativas. Sem resultado do exame de imagem.

A conduta mais indicada para esse momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1062931 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 25 anos, procura unidade básica de saúde porque gostaria de fazer profilaxia pré-exposição. Ele relata que tem uma a duas relações sexuais por mês, uma vez que seu parceiro, que é HIV positivo, com carga viral indetectável há mais de 2 anos, mora em outra cidade.

É correto afirmar que o paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1007902 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A síndrome de ovários policísticos (SOP) é a endocrinopatia mais comum entre mulheres em idade fértil. Caracteriza-se por alterações hiperandrogênicas e reprodutivas. Sua etiologia envolve predisposição genética e fatores ambientais.

A neoplasia mais prevalente nas mulheres com SOP é o câncer de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.