Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1062926 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 27 anos, procura atendimento médico com queixa de episódios frequentes de cefaleia bilateral, de moderada intensidade, sem fotofobia, que piora no final do dia e com situações de estresse.

A medicação indicada para profilaxia desse quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1007905 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 42 anos foi atendido na UBS com queixa de diarreia, hematoquezia e dor abdominal baixa e tenesmo de início há 5 dias. Ao exame, sem outras manifestações clínicas. Foi indicada colonoscopia, que evidenciou mucosa do reto inflamada apresentando-se com diminuição da trama vascular submucosa e edema. Restante do cólon sem alterações.

O tratamento indicado na fase aguda para o paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q997978 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente, com diagnóstico de HIV/aids devido a quadro de diarreia crônica aos 42 anos de idade, apresentava dermatite seborreica facial grave e perda ponderal > 10%. A contagem de linfócitos TCD4+ era 75 células/mm3 , e a carga viral do HIV era de 915.862 cópias/mm3 . A terapia antirretroviral foi prontamente iniciada, além das profilaxias das infecções oportunistas com sulfametoxazol/trimetoprima e azitromicina. Após 8 semanas do início do tratamento, o paciente apresentou herpes zóster torácico grave, além de três pequenas lesões violáceas em planta do pé direito.
A hipótese diagnóstica que explica o presente quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q997981 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

As lesões do sarcoma de Kaposi são caracterizadas pela proliferação de células fusiformes que expressam marcadores tanto de células endoteliais (vasculares ou linfáticas) quanto de células musculares lisas. Há também uma profusão de espaços vasculares em forma de fenda, sugerindo que as lesões podem surgir de precursores mesenquimais primitivos de canais vasculares.
Nos pacientes com aids, o sarcoma de Kaposi se associa à infecção pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q973682 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um indivíduo portador de doença pulmonar obstrutiva crônica procurou atendimento médico por apresentar piora da dispneia associada a sonolência excessiva, tosse produtiva e febre. O paciente negou outros sinais ou sintomas, estava hemodinamicamente normal e apresentava a seguinte gasometria: pH = 7,29; PCO2 = 70 mmHg; PO2 = 40 mmHg; e bicarbonato = 32 mEq/L.
Julgue o seguinte item, relativo a esse caso clínico.
Trata-se de um caso de acidose respiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1050511 | Direito do Trabalho, Direito Internacional do Trabalho, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A proteção dos direitos fundamentais constitui, já há algum tempo, um conjunto de regras estabelecidas em nível internacional, regional e nacional, com especial referência ao mundo do trabalho.
Aos motivos tradicionais de uma disciplina ditada pela necessidade de garantir a justiça social por meio da proteção do trabalhador como a parte mais fraca, veio acrescentar a consciência crescente de que o impulso para a globalização exige um compromisso comum para enfrentar as injustiças e as desigualdades e promover a equidade e o desenvolvimento.
Em âmbito internacional, entre os resultados mais significativos dos esforços feitos nesse sentido, é certamente de particular importância a Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, adotada em 18 de junho de 1998 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Um primeiro passo foi dado em 1995, quando os Chefes de Estado e de Governo, reunidos na Cúpula Mundial de Copenhaguem sobre o Desenvolvimento Social, assumiram compromissos específicos a este respeito e adotaram o Programa de Ação sobre os “direitos básicos dos trabalhadores”.
Conforme a OIT, avalie se os itens a seguir tratam dos direitos básicos dos trabalhadores:
I. Regulamentação do trabalho infantil. II. Liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. III. Eliminação da discriminação em matéria de emprego ou profissão.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1060256 | Medicina, Medicina Intensiva, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Um usuário de 65 anos, em visita ao Tribunal de Contas apresenta um mal-estar súbito. Ao exame clínico - escala de Coma de Glasgow 4.
Assinale a opção que indica os parâmetros clínicos condizentes com esta pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1000113 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Com o objetivo principal de cobertura contra Listeria monocytogenes, assinale a alternativa que apresenta corretamente o antibiótico que deve ser adicionado como parte do esquema de tratamento empírico da meningite bacteriana comunitária não-traumática em idosos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1007894 | Psiquiatria, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente feminina de 30 anos é atendida em ambulatório com queixas, iniciadas há 24 horas, de sensação de sufocamento, palpitações, tremores, sudorese, calafrios, parestesia nos membros superiores, sensação de desligamento do próprio corpo, desconforto torácico e náuseas. Ao exame, encontrava-se eupneica (com hiperventilação intencional, irregular e com pausas), sinais vitais conservados, PA 110/80, SPO2 99%, FC 90, FR 22, glicemia capilar normal. Informou que já teve episódios semelhantes por três vezes nos últimos meses e refere medo de novas crises.

O diagnóstico mais provável para o caso é transtorno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q973666 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um paciente, com sessenta e três anos de idade, assintomático, com relato de presença de constrições arteriolares focais à oftalmoscopia, foi encaminhado a um centro clínico pelo oftalmologista. Ao exame físico constatou-se pressão arterial de 132 mmHg × 84 mmHg (sentado, média de três medidas), frequência cardíaca de 62 bpm, e sem outras anormalidades. Esse paciente retornou em mais duas ocasiões diferentes com pressão arterial abaixo de 140 mmHg × 90 mmHg. Os exames complementares foram normais, exceto a monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas (MAPA), que revelou médias da pressão arterial de 146 mmHg × 92 mmHg durante a vigília e 132 mmHg × 84 mmHg durante o sono.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
Trata-se de um caso de hipertensão arterial mascarada ou hipertensão do jaleco branco reversa.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q973692 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de vinte e dois anos de idade, com história de astenia e hiporexia, compareceu a uma unidade de saúde acometido, havia cinco dias, por febre e tosse produtiva com escarro amarelado. O paciente informou ser usuário de cocaína endovenosa. No exame físico, constatou-se que ele estava sonolento, com episódios de agitação psicomotora; hipocorado 2+/4+; desnutrido; ausculta cardíaca com presença de sopro holossistólico 2+/4+; pancardíaco; e com hepatomegalia com fígado a 3 cm do rebordo costal direito. Os resultados dos exames laboratoriais de admissão mostraram concentração de hemoglobina = 9,5; hematócrito = 28,2%; leucograma com 3.800 leucócitos, sendo 7 % de bastões; contagem de plaquetas = 188.000/mm³ ; PCR ultrassensível de 45,2 e VHS = 110 mm/h. Os resultados de duas amostras de hemoculturas coletadas, após setenta e duas horas, foram positivos para cocos Gram +. O exame de ecocardiograma transesofágico evidenciou imagem filamentar de 7 mm em válvula mitral.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente.

Considerando os critérios de Duke para diagnóstico deendocardite aguda, esse paciente apresenta três critérios maiores e três menores.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q1050500 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um transtorno de humor caracterizado pela alternância de episódios de depressão, mania ou hipomania. É uma doença crônica que acarreta grande sofrimento, afetando negativamente a vida dos doentes em diversas áreas, em especial no trabalho, no lazer e nos relacionamentos interpessoais.
Indivíduos com TAB também demonstram aumentos significativos na utilização de serviços de saúde ao longo da vida se comparados a pessoas sem outras doenças psiquiátricas.
Na definição do melhor tratamento para o paciente com TAB devem ser observados as contraindicações e o risco-benefício dos diferentes medicamentos. Cabe ressaltar que as contraindicações absolutas excluem o paciente do uso do medicamento, enquanto as relativas devem ter o risco-benefício avaliado pela equipe assistente.
Assinale a opção que apresenta uma contraindicação absoluta para o tratamento do TAB com lítio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1050506 | Medicina, Gastroenterologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A colangite biliar primária (CBP), anteriormente denominada cirrose biliar primária, é uma doença hepática colestática crônica progressiva, autoimune com reatividade sorológica para anticorpos antimitocondriais (AAM) e anticorpo antinúcleo (AAN), caracterizada pela inflamação e destruição progressiva dos ductos biliares interlobulares de pequeno e médio calibre. Apresenta evidência histológica de colangite crônica nãosupurativa, granulomatosa, linfocitária de ductos biliares de pequeno calibre.
A etiologia da doença não é clara, contudo interações imunogenéticas e ambientais parecem desencadear uma intensa resposta autoimune contra as células epiteliais biliares, levando a lesões hepatobiliares.
Sobre a colangite biliar primária, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas:
I. Afeta predominantemente os homens (3:1). II. No momento do diagnóstico cerca de metade dos pacientes são assintomáticos. III. A icterícia costuma ocorrer no estágio inicial da doença.
Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1062925 | Medicina, Medicina Intensiva, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculino, 76 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes mellitus, cirrose hepática de origem alcoólica, evoluiu com quadro de febre, dor abdominal e piora da ascite.

O antibiótico de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1057675 | Português, Interpretação de Textos, Clínica Médica, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Violência contra a mulher: uma pandemia que precisamos combater

A luta pelo fim da violência contra a mulher não é uma empreitada solitária: ela diz respeito a um movimento muito maior, que demanda comprometimento também dos homens com o enfrentamento a uma situação que, calamitosa, agravou-se sobremaneira durante a pandemia do novo coronavírus. Com o propósito de chamar a atenção para a gravidade do problema, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” acontece, também neste ano, com o apoio da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Realizada em 150 países por meio da mobilização da sociedade civil, a ação conta a cada ano com maior conscientização e engajamento da população e do poder público brasileiro.
Apesar da diminuição da violência de gênero nas ruas, a violência doméstica e familiar cresceu, apontam dados da terceira edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ou agressão em 2020. Ou seja, no último ano, cerca de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Esses números correspondem a informações que de algum modo chegaram ao poder público, sem considerar a cifra inviabilizada por ausência de denúncia.
A situação é tão grave que, em mais de uma ocasião, a diretora-executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou que enfrentamos duas pandemias: uma, sanitária, que nos expôs ao risco de contaminação por uma doença até então desconhecida, e, outra, silenciosa e invisível, de violência doméstica.
O mesmo estudo indica que a ofensa verbal foi o tipo de agressão mais frequente no período analisado: cerca de 13 milhões de brasileiras relataram ter sido xingadas e insultadas no próprio ambiente familiar, enquanto 5,9 milhões passaram por ameaças de violência física, como tapas, empurrões e chutes. O cenário é ainda pior se levarmos em conta que outras questões atravessam o sofrimento dessas cidadãs. Segundo o Datafolha, 46,7% das vítimas de violência desde o início da pandemia também perderam o emprego.

(Nildete Santana de Oliveira – Francisco Caputo – Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/12/4968165-violencia-contra-amulher-uma-pandemia-que-precisamos-combater.html. Adaptado.)
Contribuindo para o estabelecimento da coesão e coerência textuais, algumas palavras atuam na organização e progressão dos parágrafos e do texto. Em “Apesar da diminuição da violência [...]” (2º§), a expressão destacada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1006643 | Português, Interpretação de Textos, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.
Texto I
A menina que criava peixes na barriga
(fragmento)

A menina lavava a louça no jirau estendido para o fundo da casa de madeira. No quintal havia um lago de águas represadas que no tempo invernoso transbordava, formando um córrego, que por sua vez desaguava no rio.
Barrigudinha, como quase todas as crianças ribeirinhas amazônicas, ela ajudava a mãe depois do almoço e guardava no armário de madeira branca os parcos talheres e vasilhas usados nas refeições familiares.
Quando seus parentes dormiam à tarde, Kelly do Socorro – esse era o nome dela – se dirigia ao pequeno porto da frente da casa para olhar os navios transportadores de minérios, parados ao longo do rio, à espera de carregamento. Ali ela se imaginava viajando num daqueles monstros de ferros que povoavam a paisagem e alimentavam seus sonhos. Acenava, também, para os pescadores passantes em seus barquinhos motorizados movidos à gasolina, pois as velhas montarias a remo agora davam lugar às rabetas. Mas até o barulho delas lhe encantava.
A mãe quebrava o encanto, chamando-a. Era hora de preparar o jantar, antes que os carapanãs que costumavam aparecer subitamente em nuvens ao anoitecer enchessem a casa. O pai chegaria logo com cachos de açaí para serem debulhados e preparados no acompanhamento da refeição do dia seguinte.
Kelly chorava. – Dói muito minha barriga, mãe. Não aguento mais isso todo dia.
A mãe retrucava. – Tu tens que fazer isso, criatura. É da tua natureza. E fazia massagem na barriga, no peito e na boca da menina com azeite de copaíba.
Talvez por causa do amargor desse óleo vegetal ela não resistia e expelia pela boca dezenas de peixes sobre o jirau. A mãe escolhia os maiores, descamava-os com rapidez e os fritava para o jantar. Os restantes eram jogados ainda vivos no pequeno igarapé atrás da casa. Eram de várias espécies e se reproduziam e cresciam rapidamente, formando enormes cardumes, para a satisfação dos pescadores da área. [...]

(Fernando Canto)
De acordo com a leitura atenta do texto, no sexto parágrafo, ao afirmar “É da tua natureza.”, pode-se inferir que a mãe transmite à filha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1030063 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O choque resulta em falência generalizada do sistema circulatório em oxigenar e nutrir o corpo adequadamente; no nível celular, o choque altera a transferência de energia mitocondrial e provoca a produção e o acúmulo de substâncias químicas tóxicas.

O rápido reconhecimento do choque requer a integração de informações da história imediata e do exame físico e é fortemente sustentado pela presença de uma piora do déficit de base ou da acidose lática.

Um critério empírico para diagnóstico de choque circulatório é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1007897 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O tratamento da tuberculose drogarresistente (TBDR) é um dos maiores desafios para o controle da doença no mundo, especialmente a que envolve resistência à rifampicina, isolada ou combinada a outros fármacos, pois se trata do medicamento mais ativo contra o bacilo da TB. Esquemas sem a rifampicina na sua composição, seja por resistência ou por intolerância, requerem o uso de fármacos de segunda linha e resultam em tratamento com duração mais prolongada, com maior potencial de toxicidade e de pior prognóstico.

Assim como para os casos de TB com sensibilidade aos fármacos, o desenho de esquema terapêutico para TBDR deve contar com pelo menos quatro fármacos efetivos (nunca usados anteriormente ou com elevada probabilidade de que sejam sensíveis), de acordo com a classificação racional dos medicamentos, contendo, pelo menos, dois fármacos essenciais (com capacidade bactericida e esterilizante), mais dois fármacos acompanhantes (ação protetora aos essenciais contra a resistência adquirida).

Uma droga essencial de segunda linha (menos eficazes ou com menor experiência clínica) para tratamento da TBDR é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1007906 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Paciente masculino de 40 anos, apresentando linfonodos aumentados e palpáveis, de consistência fibroelástica, nas regiões cervical, supraclavicular e inguinal, relatou perda ponderal nos últimos 6 meses (perda > 10% do peso inicial) e passou a ter sudorese noturna profusa, com febre acima de 38 °C. Realizada biopsia linfonodal, foram identificadas células de Reed-Sternberg.

O exame padrão-ouro para a avaliação inicial desse paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1006658 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Entre as condições abaixo, assinale a alternativa que apresenta aquela em que se encontra, à ausculta cardíaca, hipofonese da 2ª bulha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.