Início

Questões de Concursos Clínica Médica

Resolva questões de Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q997974 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 35 anos de idade apresenta quadro de taquicardia, tremores finos, febre, calafrios, sudorese e dor em região anterior do pescoço que piora à palpação. Apresenta dosagem de TSH = 1,60 UI/mL. Exame de VHS = 80 mm/h.
O diagnóstico mais provável é tireoidite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q973668 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, referentes à insuficiência cardíaca (IC).

A detecção da pressão venosa elevada e a presença de terceira bulha são sinais de alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da IC, e permitem diferenciar o modelo fisiopatológico da IC com elevada acurácia.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q973671 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), compareceu a consulta de rotina uma semana após ter recebido alta hospitalar. Ela havia passado pela segunda internação por insuficiência respiratória e exacerbação da DPOC nos últimos seis meses. A paciente reclamou de dispneia aos esforços habituais. Os resultados dos exames clínico e laboratoriais não mostraram alterações significativas. A gasometria em ar ambiente revelou pH = 7,40; pCO2 = 42 mmHg; HCO3 = 25 mEq/L; BE = !2 mEq/L; pO2 = 54 mmHg; e SO2 = 86%.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.
Deve-se recomendar para essa paciente a tripla terapia com formoterol, brometo de tiotrópio e fluticasona inalatórios, medida que contribui para a redução do número de hospitalizações e a melhora da qualidade de vida em pacientes com DPOC.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q1000045 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação ao uso das medicações sintéticas convencionais modificadoras do curso da doença no manejo terapêutico da artrite reumatoide, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q973698 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

As tireoideopatias estão entre as doenças endócrinas mais comuns. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Na doença de Graves, os receptores do TSH tornam-se autoantígenos, o que estimula a produção de anticorpos específicos contra eles. O uso do I131 (iodo radioativo) é o tratamento de escolha por ele atuar diretamente na etiologia/patogênese dessa doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q1050501 | Medicina, Neurologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade e morte no mundo. Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas sofrem um AVC todos os anos, cinco milhões e meio de pessoas morrem e outros cinco milhões ficam permanentemente incapacitadas, representando importante impacto à saúde pública e à família dos pacientes.
Conforme definição recente, o AVC é um episódio agudo caracterizado por sinais clínicos de perturbação focal ou global da função neurológica causada por infarto ou hemorragia espontânea na parte acometida do encéfalo, retina ou medula espinhal, durando mais de 24 horas, ou de qualquer duração, se constatada por imagem - tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) -, ou ainda por autópsia que identifique infarto focal ou hemorragia relevante para os sintomas. O AVC isquêmico (AVCi) é o mais prevalente, sendo responsável por 75% a 85% de todos os AVC.
A trombólise endovenosa é um dos principais tratamentos do Acidente Vascular Cerebral isquêmico agudo, pois restaura as áreas de penumbra. Entretanto, ela deve ser feita em tempo hábil e, para isso, é essencial o atendimento imediato das pessoas com sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral isquêmico.
Assinale a opção que representa contraindicação para trombólise no quadro de AVC agudo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1000111 | Medicina, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2023

Das drogas antitrombóticas descritas a seguir, que podem ser usadas no tratamento do tromboembolismo pulmonar agudo, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1007890 | Medicina, Oncologia, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Paciente feminina de 52 anos apresenta nodulação endurecida palpável na mama D que tem aumentado de tamanho progressivamente nos últimos meses, com descarga papilar sanguinolenta na mesma mama e presença de linfadenopatia axilar.

Realizada investigação, foi diagnosticado tumor de 1,8 cm (na sua maior dimensão); metástase em linfonodo axilar homolateral, nível II, móvel; e ausência de metástase à distância. O estadiamento da lesão acima descrita é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1007895 | Medicina, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A avaliação inicial do paciente com HAS na Unidade de Atenção Primária é composta por: confirmação do diagnóstico, identificação de fatores de risco cardiovascular, suspeita e identificação de causa secundária, avaliação do risco cardiovascular, lesões de órgão-alvo e doenças associadas. Lesão em órgão-alvo (LOA) caracteriza-se pela presença de alterações estruturais e/ou funcionais em artérias ou órgãos, causadas pela elevação da PA.

Um exame para rastreio de LOA e estratificação do risco cardiovascular na atenção primária é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1006646 | Português, Preposições, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.
Texto I
A menina que criava peixes na barriga
(fragmento)

A menina lavava a louça no jirau estendido para o fundo da casa de madeira. No quintal havia um lago de águas represadas que no tempo invernoso transbordava, formando um córrego, que por sua vez desaguava no rio.
Barrigudinha, como quase todas as crianças ribeirinhas amazônicas, ela ajudava a mãe depois do almoço e guardava no armário de madeira branca os parcos talheres e vasilhas usados nas refeições familiares.
Quando seus parentes dormiam à tarde, Kelly do Socorro – esse era o nome dela – se dirigia ao pequeno porto da frente da casa para olhar os navios transportadores de minérios, parados ao longo do rio, à espera de carregamento. Ali ela se imaginava viajando num daqueles monstros de ferros que povoavam a paisagem e alimentavam seus sonhos. Acenava, também, para os pescadores passantes em seus barquinhos motorizados movidos à gasolina, pois as velhas montarias a remo agora davam lugar às rabetas. Mas até o barulho delas lhe encantava.
A mãe quebrava o encanto, chamando-a. Era hora de preparar o jantar, antes que os carapanãs que costumavam aparecer subitamente em nuvens ao anoitecer enchessem a casa. O pai chegaria logo com cachos de açaí para serem debulhados e preparados no acompanhamento da refeição do dia seguinte.
Kelly chorava. – Dói muito minha barriga, mãe. Não aguento mais isso todo dia.
A mãe retrucava. – Tu tens que fazer isso, criatura. É da tua natureza. E fazia massagem na barriga, no peito e na boca da menina com azeite de copaíba.
Talvez por causa do amargor desse óleo vegetal ela não resistia e expelia pela boca dezenas de peixes sobre o jirau. A mãe escolhia os maiores, descamava-os com rapidez e os fritava para o jantar. Os restantes eram jogados ainda vivos no pequeno igarapé atrás da casa. Eram de várias espécies e se reproduziam e cresciam rapidamente, formando enormes cardumes, para a satisfação dos pescadores da área. [...]

(Fernando Canto)
As preposições, ainda que contraídas, podem introduzir locuções que conferem características a um substantivo, delimitandoo. Assinale a alternativa que apresenta o fragmento em que se destaca uma preposição ou contração que cumpra essa função.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1028186 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A dissecção aórtica (DA) resulta da clivagem longitudinal da camada média da aorta por uma coluna dissecante de sangue. Embora inicialmente considerada de natureza não inflamatória, evidências mais recentes sugerem a presença de infiltração de células inflamatórias na degeneração medial. Sobre a dissecção aórtica, analise as afirmativas a seguir.

I. Apresenta-se com mesma frequência em homens e mulheres.

II. O sexo feminino tem maior probabilidade de apresentar a condição mais tardiamente e com um prognóstico menos favorável.

III. É incomum antes dos 40 anos, exceto se associada a doença cardíaca congênita, doença do tecido conjuntivo ou vasculites inflamatórias.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q973678 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Um homem com trinta anos de idade compareceu ao atendimento médico com relato de picada de abelha no antebraço havia oito horas. Informou ainda que, após alguns minutos, a área acometida ficou vermelha, dolorosa, edemaciada e com prurido. Negou outros sintomas. Ao exame físico, constatou-se progressão do edema e da vermelhidão para a região do cotovelo, sem manifestações cutâneas em outros locais, e sem outras anormalidades. O paciente encontrava-se hemodinamicamente normal.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue o item subsequente.
Para estabelecer o diagnóstico desse paciente, deve-se submetê-lo ao teste cutâneo com veneno de inseto, com vistas à imunoterapia específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q973683 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente assintomático de quarenta e um anos de idade foi encaminhado para avaliação devido à presença de microhematúria. Ele relatou que, havia quatro anos, foi submetido à tomografia computadorizada de abdome total, além de citologia urinária e citoscopia com pielografia retrógrada também devido a um quadro de hematúria, após ter sido tratado de uma infecção do trato urinário. Na ocasião, todos esses exames demonstraram resultados normais. Ele não apresentou comorbidades ou histórico familiar de doença renal e não foram encontradas anormalidades ao exame físico. Os exames laboratoriais revelaram glicose = 106 mg/dL; creatinina = 1,8 mg/dL; proteinúria de 24 horas = 2,1 g; e análise de urina com hematúria 3+. Os demais resultados foram normais: velocidade de hemossedimentação; testes de anticorpos antinucleares; anticorpos antimieloperoxidase e proteinase 3; eletroforese de proteínas e sorologias para hepatites e HIV.
A respeito do caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
A associação de dois fármacos que inibem o sistema renina-angiotensina, como um inibidor da enzima de conversão da angiotensina e um bloqueador do receptor da angiotensina, deve ser evitada devido ao risco de eventos adversos, como hipotensão, hipercalemia e insuficiência renal.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1050504 | Segurança e Saúde no Trabalho, Riscos Ocupacionais Análise e Gerenciamento de Riscos, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A adoção de medidas de prevenção de doenças e de agravos e proteção da saúde do trabalhador pressupõe o conhecimento e o cumprimento da legislação e das normas técnicas nacionais e internacionais por parte dos empregadores e trabalhadores, bem como o estímulo à adoção das boas práticas de saúde e segurança nos locais de trabalho.
Entre as opções abaixo, assinale a que é considerada menos efetiva na hierarquia de controle de riscos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1057676 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Clínica Médica, PM RN, Instituto Consulplan, 2022

Texto associado.
Violência contra a mulher: uma pandemia que precisamos combater

A luta pelo fim da violência contra a mulher não é uma empreitada solitária: ela diz respeito a um movimento muito maior, que demanda comprometimento também dos homens com o enfrentamento a uma situação que, calamitosa, agravou-se sobremaneira durante a pandemia do novo coronavírus. Com o propósito de chamar a atenção para a gravidade do problema, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” acontece, também neste ano, com o apoio da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Realizada em 150 países por meio da mobilização da sociedade civil, a ação conta a cada ano com maior conscientização e engajamento da população e do poder público brasileiro.
Apesar da diminuição da violência de gênero nas ruas, a violência doméstica e familiar cresceu, apontam dados da terceira edição da pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ou agressão em 2020. Ou seja, no último ano, cerca de 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Esses números correspondem a informações que de algum modo chegaram ao poder público, sem considerar a cifra inviabilizada por ausência de denúncia.
A situação é tão grave que, em mais de uma ocasião, a diretora-executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, afirmou que enfrentamos duas pandemias: uma, sanitária, que nos expôs ao risco de contaminação por uma doença até então desconhecida, e, outra, silenciosa e invisível, de violência doméstica.
O mesmo estudo indica que a ofensa verbal foi o tipo de agressão mais frequente no período analisado: cerca de 13 milhões de brasileiras relataram ter sido xingadas e insultadas no próprio ambiente familiar, enquanto 5,9 milhões passaram por ameaças de violência física, como tapas, empurrões e chutes. O cenário é ainda pior se levarmos em conta que outras questões atravessam o sofrimento dessas cidadãs. Segundo o Datafolha, 46,7% das vítimas de violência desde o início da pandemia também perderam o emprego.

(Nildete Santana de Oliveira – Francisco Caputo – Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/12/4968165-violencia-contra-amulher-uma-pandemia-que-precisamos-combater.html. Adaptado.)
Ainda que o termo destacado a seguir seja excluído, a correção gramatical será preservada assim como a coesão e a coerência. Indique o trecho que apresenta tal elemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1050510 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 5, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Assinale a afirmativa correta sobre a organização e realização de treinamento para os integrantes da CIPA conforme a Norma Reguladora 5 (NR5).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1067811 | Medicina, Urologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 66 anos apresenta dor constante e leve (ele descreve como “surda”) no flanco direito, cujo exame abdominal mostra uma massa palpável nessa região. A hemoglobina sérica é 19 g/dL e o cálcio sérico total de 11,8 mg/dL. Urina tipo I mostra hematúria.
Considerando a principal hipótese para doença de base, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1006662 | Medicina, Medicina Intensiva, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre o tromboembolismo pulmonar, analise as sentenças abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A especificidade dos D-dímeros na suspeita de TEP é elevada e não se altera com a idade.
( ) A angiotomografia computorizada com múltiplos detetores é o método de escolha para a avaliação de imagem da vascularização pulmonar em doentes com suspeita de TEP.
( ) O TEP pode ser assintomático ou detectado acidentalmente durante a avaliação diagnóstica de outra doença.
( ) Para além dos sintomas, o conhecimento dos fatores predisponentes para o TEP é importante ao determinar a probabilidade clínica da doença, que aumenta com o número dos fatores predisponentes presentes; no entanto, predisponentes podem não ser encontrados em porcentagem significativa dos casos

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q973661 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à detecção precoce da aterosclerose, julgue o item seguinte.
Em razão de a doença arterial coronariana ser a principal causa de morte de pacientes com diabetes, deve-se recomendar a realização rotineira de angiotomografia de coronárias ou a cintilografia de perfusão miocárdica em pacientes diabéticos assintomáticos com vistas à redução da mortalidade nestes pacientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q973670 | Medicina, Clínica Médica, TJDFT, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), compareceu a consulta de rotina uma semana após ter recebido alta hospitalar. Ela havia passado pela segunda internação por insuficiência respiratória e exacerbação da DPOC nos últimos seis meses. A paciente reclamou de dispneia aos esforços habituais. Os resultados dos exames clínico e laboratoriais não mostraram alterações significativas. A gasometria em ar ambiente revelou pH = 7,40; pCO2 = 42 mmHg; HCO3 = 25 mEq/L; BE = !2 mEq/L; pO2 = 54 mmHg; e SO2 = 86%.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.
Deve-se prescrever para a paciente do referido caso clínico a oxigenoterapia de longa duração, tratamento conhecido por melhorar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes hipoxêmicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.