Início

Questões de Concursos Clínico Geral

Resolva questões de Clínico Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1056224 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor são condutas criminosas que têm como motivação o preconceito racial. Esses tipos de crime são caracterizados pela discriminação e hostilidade direcionada a indivíduos ou grupos com base em sua raça, cor, etnia, nacionalidade, origem ou ascendência. Indica crime relacionado com preconceito de raça ou cor nos termos da Lei nº 7.716/1989:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q900499 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, trazendo elevada morbimortalidade nessa população. Sobre esta patologia é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1056232 | Informática, Microsoft Word, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

“Ao formatar um texto é necessário numerar as páginas do documento. O procedimento utilizado para que fique formatado corretamente no Word 2013 consiste em: clicar em ______________ e selecionar ______________ e, em seguida, escolher a posição desejada para a numeração.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1056251 | Medicina, Distúrbios Nutricionais, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A classificação do diabetes mellitus(DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. A Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD)recomenda a classificação baseada na etiopatogenia do diabetes, que compreende o diabetes tipo 1 (DM1); o diabetes tipo 2 (DM2); o diabetes gestacional (DMG); e, os demais tipos de diabetes. Em adição, é importante reconhecer os casos com apresentações atípicas, já que podem influenciar na investigação diagnóstica.
Analise as situações clínicas a seguir.

I. Apresentação clínica insidiosa em crianças e adolescentes, especialmente com Acantose nigricans, obesidade e disglicemia leve.

II. Apresentação abrupta em adultos, especialmente sem hiperglicemia prévia recente,sem fator desencadeante para hiperglicemia, sem obesidade e/ou com história de autoimunidade pessoal ou familiar.

III. Necessidade de início de insulinoterapia nos primeiros anos após o diagnóstico em adultos para controle glicêmico adequado.

IV. Cetoacidose diabética ao diagnóstico emadultos, evoluindo subsequentemente combaixas doses de insulina, especialmente em associação com obesidade.

De acordo com as recomendações das diretrizes da SDB mais atualizadas, podem ser consideradas apresentações atípicas do DM:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q992516 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Relacione os distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base com suas manifestações clínicas ou achados laboratoriais mais característicos.


1 – Hiponatremia.
2 – Hipercalcemia.
3 – Acidose metabólica.
4 – Alcalose respiratória.
5 – Hiperpotassemia.

( ) Diminuição da excitabilidade neuromuscular, constipação, poliúria, e arritmias cardíacas.
( ) Fraqueza muscular, paralisia, ondas T picudas nos ECGs, e arritmias.
( ) Sinais e sintomas neuropsiquiátricos variando de letargia a coma, convulsões, e náuseas.
( ) Hiperventilação, parestesias, tontura e síncope.
( ) Hálito cetônico, dor abdominal, hiperventilação (respiração de Kussmaul), e hipotensão.


A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1056230 | Informática, Banco de Dados, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

No contexto de banco de dados, é possível afirmar que o “modelo relacional” é um modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1056250 | Medicina, Distúrbios Nutricionais, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A classificação do diabetes mellitus(DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. A Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD)recomenda a classificação baseada na etiopatogenia do diabetes, que compreende o diabetes tipo 1 (DM1); o diabetes tipo 2 (DM2); o diabetes gestacional (DMG); e, os demais tipos de diabetes. Em adição, é importante reconhecer os casos com apresentações atípicas, já que podem influenciar na investigação diagnóstica.
Analise as afirmativas a seguir.

I. O diagnóstico diferencial entre DM1 e DM2 deve ser considerado em bases clínicas. Exames complementares específicos só devem ser solicitados em casos de apresentações atípicas.
II. Em casos de suspeita de DM1 com apresentação clínica atípica, recomenda-se a solicitação de autoanticorpos.
III. Em caso de dúvida diagnóstica quanto à classificação do DM com autoanticorpos negativos, recomenda-se, quando disponível, a dosagem de peptídeo C randômico.

De acordo com as recomendações das diretrizes da SDB mais atualizadas, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1056254 | Medicina, Gastroenterologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A infecção pelo Helicobacter pylori (HP) é uma das mais comuns no ser humano, com uma prevalência estimada em 50% da população mundial, além de estar relacionada com o desenvolvimento de diversas patologias. Recentes avanços no estudo do HP, como o conhecimento da crescente resistência aos antimicrobianos utilizados no seu tratamento, além de progressos no estudo da microbiota gástrica e sua interação com a bactéria em questão, justificaram a realização do IV Consenso Brasileiro sobre o HP.
De acordo com as orientações de tal Consenso, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1056244 | Medicina, Endocrinologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 18 anos, teve quadro de faringite há dez dias. Há dois dias evoluiu com hematúria e redução do débito urinário. Realizados exames laboratoriais que confirmaram a presença de hematúria e proteinúria de 1 g/24h e creatinina de 1,5 mg/dL.
Quais são os tipos de complemento consumidos nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q899588 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Em relação aos princípios fundamentais da Atenção Primária à Saúde (APS) e à Medicina de Família e Comunidade, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q992517 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 25 anos apresenta-se com febre alta, cefaleia, mal-estar, seguido pelo surgimento de uma erupção cutânea maculopapular que iniciou no rosto e progrediu para o tronco e membros inferiores. Refere não ter recebido vacinação na infância. A análise laboratorial evidencia leucopenia e a presença de IgM específica no sangue. Qual das seguintes doenças é o diagnóstico mais provável e qual seria a medida preventiva mais eficaz para evitar sua ocorrência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1056248 | Medicina, Pneumologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 56 anos, diabético e obeso; evolui com necessidade de intubação orotraqueal devido à insuficiência respiratória pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo Sars-Cov-2, sendo acoplado à ventilação mecânica invasiva.
Após 72h opta-se pelo desmame ventilatório, considerando as vias aéreas pérvias e a capacidade de protegê-las. Realizado tubo T por 30 minutos e gasometria que detectou PaO2 74 (FiO2 30%); PCO2 43; pH 7.37; FR 30 (mantida); Vt 250 ml; FC 120; PA 150 x 95; St: 93%. Qual a melhor conduta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1056242 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

No Brasil, a região Amazônica é considerada área endêmica para malária no país. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que em 2021 foram registrados 139.112 casos autóctones, representando uma redução de quase 3% em relação ao ano de 2020. Considerando tal doença infecciosa, analise as afirmativas a seguir.

I. Sabe-se que 99% dos casos autóctones da doença são registrados nesta região.
II. Apesar de infecciosa, não é uma doença de notificação compulsória.
III. A espécie predominante na região amazônica é a Plasmodium vivax.
IV. O uso de Mosquiteiros Impregnados com Inseticida de Longa Duração (MILD) é a única estratégia de controle químico que pode ser utilizada em áreas endêmicas.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1056247 | Medicina, Medicina Intensiva, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 56 anos, diabético e obeso; evolui com necessidade de intubação orotraqueal devido à insuficiência respiratória pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo Sars-Cov-2, sendo acoplado à ventilação mecânica invasiva.
Qual dos critérios a seguir corresponde à ventilação mecânica invasiva protetora?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992512 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Complete corretamente as lacunas a seguir.


Em pacientes idosos com suspeita de pneumonia adquirida na comunidade, a __________ (lacuna 1) é uma ferramenta valiosa para avaliar a severidade e a necessidade de internação hospitalar. Para aqueles com diagnóstico confirmado e que apresentam fatores de risco para Pseudomonas aeruginosa, a escolha do antibiótico deve ser direcionada, incluindo __________ (lacuna 2) como uma opção terapêutica adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q992515 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Um paciente de 60 anos apresenta-se com dor abdominal de localização variável, perda de peso e episódios recorrentes de diarreia sanguinolenta nos últimos seis meses. História de tabagismo e uso ocasional de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). A colonoscopia revelou presença de ulcerações longitudinais e áreas de mucosa saudável intercaladas, sem evidência de pólipos ou divertículos. Biópsias demonstraram inflamação crônica transmural. Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial apropriada para este paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q989306 | Medicina, Clínico Geral, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Paciente do sexo masculino, 65 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica, procura o serviço de emergência com queixa de dispneia progressiva e ortopneia nas últimas 48 horas. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 88/60 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm, estertores pulmonares bibasais e ingurgitamento jugular. O ECG mostra elevação do segmento ST em derivações precordiais. A ecocardiografia de emergência evidencia disfunção sistólica do ventrículo esquerdo com fração de ejeção de 35% e sinais de sobrecarga ventricular direita. Com base nesse quadro, qual das seguintes abordagens é a mais adequada para o manejo inicial desse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1056222 | Português, Pontuação, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
Resposta global à varíola dos macacos caminha para repetir desigualdade da Covid-19


Sem que tenhamos ainda superado o impacto da Covid-19, enfrentamos agora uma nova emergência de saúde pública, a varíola dos macacos. Ao lado dos EUA, o Brasil é o país com o maior número de mortes (11) e ocupa a segunda posição em número de casos, de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Um fato cada vez mais evidente é que as reações ao avanço da doença parecem repetir erros que tornaram a resposta à Covid-19 desigual e injusta, deixando milhões de pessoas em países pobres sem acesso a vacinas e tratamentos.
Nos últimos anos, surtos de varíola dos macacos já afetavam países da África, sendo República Democrática do Congo e Nigéria os mais impactados. Felizmente, há como preveni-la. É provável que vacinas já existentes para a varíola comum gerem uma proteção cruzada para outros vírus da mesma família. Portanto, há indícios de que podem ser eficazes para a varíola dos macacos, e testes de efetividade estão sendo realizados.
No entanto, essa era uma doença negligenciada, com deficiências na capacidade de resposta nos países onde é endêmica. Ao chegar a quase 100 países não endêmicos, ela ganhou destaque, mas os locais mais afetados seguem excluídos. Isso porque a vacina hoje considerada mais eficaz, a Jynneos, tem estoques muito baixos e preço muito alto. Para complicar, toda produção é controlada por uma única empresa.
Apesar de a empresa, a Bavarian Nordic, ser dinamarquesa, mais de 7 milhões das 10 milhões de doses fabricadas até agora pertencem aos EUA, que financiaram seu desenvolvimento. O resto foi comprado por Canadá, Austrália, Israel e países europeus. Novos lotes estão sendo produzidos, mas em quantidades limitadas.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) anunciou em setembro acordo para comprar 130 mil doses para 12 países da América Latina, incluindo o Brasil, que contratou 50 mil. No entanto, só 9.800 chegaram até o momento. O acesso a medicamentos também é um desafio. Das 11 mortes ocorridas no Brasil, ao menos 6 foram de pessoas com HIV/Aids, o que revela a necessidade de uma diretriz específica de tratamento rápido para casos graves nesta população. Um entrave é que o antiviral Tecovirimat, melhor opção até o momento, tem estoques reduzidos e a maior parte está de posse dos EUA.
Países africanos ainda não receberam nenhuma vacina, e há muita incerteza sobre quando isso irá acontecer. A empresa declarou capacidade produtiva entre 30 e 40 milhões de doses anuais, na melhor das hipóteses, e tem dúvidas se consegue responder à demanda.
Outra barreira é o preço. Estima-se que países ricos paguem cerca de US$ 110 por dose, e o presidente da Bavarian Nordic já disse que o preço será igual para todos.
Como se não bastassem exemplos de outras pandemias, essa é mais uma demonstração do que ocorre quando uma tecnologia essencial de saúde é patenteada e colocada em situação de monopólio. Desigualdades são reforçadas, vacinas, diagnósticos e medicamentos se tornam bens de luxo e uma crise torna-se oportunidade de lucro.
Mas há saídas. Cada vez mais as tecnologias de saúde são desenvolvidas com investimentos públicos. O conhecimento gerado dessa forma não pode ser controlado de forma exclusiva por uma empresa. Deve ser aberto, permitindo diversas fontes de produção.
Além disso, investimentos planejados nas estratégias globais de resposta a pandemias precisam contemplar produtores em todas as regiões. Essa diversidade é fundamental para obter equidade no acesso a tecnologias. Regras mais efetivas de transparência para investimentos em pesquisa, formulação de preços e contratos de compra e distribuição também têm papel-chave.
Não é absurdo conceber um mundo onde nenhum país fica para trás em uma crise de saúde, onde vacinas e outras tecnologias de saúde são tratadas como bens comuns e decisões sobre como enfrentar uma pandemia são guiadas pela solidariedade, transparência e ética. Absurdo é seguir aceitando como inevitáveis as crises de acesso a medicamentos, diagnósticos e vacinas.

(Felipe de Carvalho. Em: 16/11/2022. Disponível em: https://www.msf.org.br/noticias/resposta-global-a-variola-dos-macacos-caminha-pararepetir-desigualdade-da-covid-19/.)
Em relação à pontuação, pode-se afirmar que em “Outra barreira é o preço. Estima-se que países ricos paguem cerca de US$ 110 por dose, e o presidente da Bavarian Nordic já disse que o preço será igual para todos.” (7º§) a correção de acordo com a norma padrão da língua e a preservação da coesão e coerência textuais ocorreriam, caso (considerando ajustes de letras maiúsculas, caso haja necessidade, de acordo com alterações sugeridas):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1056226 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Os atos de improbidade administrativa são condutas ilegais, desonestas e contrárias aos princípios da Administração Pública. Essas ações violam a ética, moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência – princípios fundamentais que devem nortear a atuação de servidores e agentes públicos. No Brasil, a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) define os atos de improbidade e estabelece as penalidades aplicáveis a quem comete tais infrações. Constitui ato de improbidade administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1056235 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As condições de gestão, estabelecidas na Norma Operacional Básica do SUS – NOB-SUS/1996, explicitam as responsabilidades do gestor municipal, os requisitos relativos às modalidades de gestão e as prerrogativas que favorecem o seu desempenho. A habilitação dos municípios às diferentes condições de gestão significa a declaração dos compromissos assumidos por parte do gestor perante os outros gestores e perante a população sob sua responsabilidade. A partir desta Norma Operacional Básica, os municípios podem habilitar-se em duas condições: Gestão Plena da Atenção Básica e Gestão Plena do Sistema Municipal. Sobre a Gestão Plena da Atenção Básica, analise os itens a seguir.

I. Gerência de unidades ambulatoriais próprias.

II. Disposição de médico formalmente designado como responsável pela autorização prévia, controle e auditoria dos procedimentos e serviços realizados.

III. Avaliação permanente do impacto das ações do Sistema sobre as condições de saúde dos seus munícipes e sobre o seu meio ambiente.

IV. Transferência, regular e automática, dos recursos correspondentes ao Piso da Atenção Básica (PAB).

V. Comprovação da capacidade para o desenvolvimento de ações de vigilância sanitária.

Considerando a NOB-SUS/1996, assinale a alternativa que corresponde corretamente às informações anteriores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.