Questões de Concurso Classe A

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

191 Q1009118 | Engenharia Civil, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A demolição de uma estrutura pode ser feita por diferentes técnicas e aplicando uma variedade de equipamentos.

A técnica de demolição por colapso planejado consiste em

192 Q1009121 | Eletrotécnica, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Em relação aos dispositivos elétricos utilizados em máquinas e equipamentos, assinale a afirmativa que indica dois itens proibidos.

193 Q1009128 | Serviço Social, Saúde, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A Política de Redução de Danos é uma estratégia de saúde pública, que tem como objetivo minimizar as possíveis consequências adversas do uso e abuso de drogas. As práticas incluem a educação sobre os riscos que o consumo de drogas provoca, a prevenção de overdoses, a orientação e a promoção da abstinência e de estilos de vida saudável, os serviços de atenção médica, psicológica e social aos consumidores e às famílias de consumidores. Assinale abaixo a alternativa que vai ao encontro dos princípios desta política:

194 Q1009133 | Comunicação Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo:
“O fato é que os jornalistas se valem de uma cultura própria para decidir o que é ou não é notícia. Ou seja, têm critérios próprios, que consideram óbvios, quase instintivos. No livro Teorias da comunicação, o professor Mauro Wolf procura sistematizar esses critérios, mostrando que não são tão óbvios e instintivos assim. Wolf chama de noticiabilidade a capacidade que os fatos têm de virar ou não notícia. Quanto maior o grau de noticiabilidade, maior essa capacidade. E ele é medido pelo que Wolf denomina valores-notícia” (PENA, 2005:31)
Observe as categorias dos Valores-notícia, apresentadas pelo autor e correlacione-as com suas características.

1. Categorias substantivas. 2. Categorias relativas ao produto. 3. Categorias relativas ao meio de informação. 4. Categorias relativas ao público. 5. Categorias relativas à concorrência.
( ) informações exclusivas sobre o fato que garantirão o furo jornalístico.
( ) necessidade de relatar os fatos dentro dos limites de espaço e espeitando a diversidade de assuntos prevista pelo veículo noticioso.
( ) quantidade e notabilidade das pessoas envolvidas no fato, bem como o interesse humano que ele é capaz de despertar.
( ) informações que sejam de serviço e interesse público e garantam a protetividade do cidadão.
( ) facilidade de acesso às fontes de informação e ao local onde o fato ocorreu.


Assinale a alternativa que apresenta a correspondência na ordem dada.

195 Q1009136 | Jornalismo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Na perspectiva do professor João Canavilhas (2024), a evolução do jornalismo na Web relaciona-se com a natureza e características do meio para o qual é produzido.
Algumas dessas características foram exploradas desde os primeiros anos, como a hipertextualidade, multimidialidade e interatividade, enquanto outras foram acrescentadas ao longo da evolução tecnológica do novo meio, como as citadas abaixo, a exceção de uma. Assinale-a.

196 Q1009137 | Jornalismo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O remake da novela Vale Tudo foi uma das estreias mais aguardadas de 2025.

Sobre sua relação com a história da TV é correto afirmar que o remake marca os

197 Q1009151 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Observe os seguintes exemplos de títulos publicitários
1. Inglês fluente em seis meses ou seu dinheiro de volta; 2. Neste carnaval, use camisinha!; 3. Aposto que você não consegue comer um só; 4. Novos sabores para refrescar seu verão.
Correlacione-os com a tipologia de títulos publicitários
( ) informativo. ( ) provocativo. ( ) Imperativo. ( ) Chamada de benefícios.

Assinale a opção que apresenta a correspondência correta, na ordem dada.

198 Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente

199 Q1009212 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação às teorias de liderança, assinale a alternativa que corresponde à teoria que busca explicar como o nível de inteligência e a experiência do líder influenciam o desempenho do grupo, variando conforme o nível de estresse da situação:

200 Q1009227 | Contabilidade Pública, Classe A, DPERO, FGV, 2025

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 07 (R1)- Subvenção e Assistência Governamentais, até que os requisitos para reconhecimento de uma subvenção governamental como receita na demonstração do resultado sejam atendidos, a contrapartida da subvenção governamental registrada no ativo deve ser feita em conta específica
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.