Questões de Concurso Classe A

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre.
Ao escolher terceira opção, a nova oferta

22 Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”.
Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão

23 Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em

24 Q1009178 | Pedagogia, Principais Autores, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Ao ver a professora transferir água de um copo alto e fino para um copo baixo e largo, a criança afirma: “É a mesma quantidade, só mudou de forma”, demonstrando compreensão da conservação de volume.
Segundo Piaget, esta habilidade é típica do estágio

25 Q1009182 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O protagonismo juvenil não corresponde a uma modalidade complementar de educação, nem deve ser entendida como espécie de apêndice do ensino para preencher lacunas advindas de quaisquer tipos de dificuldades no processo educativo.

RONDÔNIA. Referencial curricular para o ensino médio de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2021.

A partir do trecho acima, depreende-se a posição tomada pelo referencial curricular de Rondônia relativamente à concepção de protagonismo juvenil.

Assinale a opção que exemplifica uma ação que não corresponde à concepção do documento.

26 Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.

27 Q1009192 | Português, Coesão e coerência, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Assinale a frase em que o termo sublinhado não se repete de nenhum modo.

28 Q1009197 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Durante o planejamento da implementação de um novo sistema para atendimento à população em situação de vulnerabilidade na Defensoria Pública Estadual, a equipe responsável identificou que algumas atividades envolviam variáveis que poderiam gerar incertezas quanto ao prazo de execução. Para lidar com essa situação, foi adotada a técnica PERT, que utiliza três estimativas para calcular o tempo esperado (TE): a estimativa otimista de 30 dias, a mais provável de 50 dias e a pessimista de 100 dias.
Com base na técnica PERT, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tempo esperado (TE) dessa atividade:

29 Q1009222 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Classe A, DPERO, FGV, 2025

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, os eventos podem ser identificados como eventos que originam ajustes e eventos que não originam ajustes.
Uma diferença entre os dois tipos de evento é o fato de que

30 Q1009005 | História, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O acoplamento entre a extração e a coagulação do látex da Hevea brasiliensis na Amazônia e a demanda crescente pelo produto devido à emergente Revolução Industrial nos EUA e na Europa Ocidental deu início ao Ciclo da Borracha. O auge desse mercado exportador ocorreu entre os anos de 1879 e 1912, quando então se iniciou sua derrocada.
Entre os motivos da falência do ciclo, é correto indicar
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.