Questões de Concurso Classe A Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Classe A Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre. Ao escolher terceira opção, a nova oferta a) será vendida sob uma marca mestre existente, somada a um descritor, de função motivadora mínima ou inexistente, garantindo a função motivadora dominante à marca mestre; b) precisa ter personalidade idêntica à marca mestre, mas tem mais liberdade de ação do que uma marca endossada; c) pode ampliar o escopo da marca mestre, permitindo que ela concorra em áreas nas quais não seria apropriada; d) tem como função principal dar credibilidade e assegurar que haja o cumprimento da promessa da marca mestre, da qual é completamente independente; e) liberta-se das restrições geradas pela associação com a marca mestre que, além inúteis, poderiam ser nocivas à proposta de valor e direta ligação com o novo cliente de nicho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”. Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão a) ecobranding. b) marketing verde. c) greenwashing. d) marketing sustentável. e) Wastewashing. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir. I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva; II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade; III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q1009178 | Pedagogia, Principais Autores, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao ver a professora transferir água de um copo alto e fino para um copo baixo e largo, a criança afirma: “É a mesma quantidade, só mudou de forma”, demonstrando compreensão da conservação de volume. Segundo Piaget, esta habilidade é típica do estágio a) Sensório-motor. b) Operatório-formal. c) Pré-operatório d) Operatório-concreto. e) Intuitivo-abstrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q1009182 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025O protagonismo juvenil não corresponde a uma modalidade complementar de educação, nem deve ser entendida como espécie de apêndice do ensino para preencher lacunas advindas de quaisquer tipos de dificuldades no processo educativo. RONDÔNIA. Referencial curricular para o ensino médio de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2021. A partir do trecho acima, depreende-se a posição tomada pelo referencial curricular de Rondônia relativamente à concepção de protagonismo juvenil. Assinale a opção que exemplifica uma ação que não corresponde à concepção do documento. a) Projeto de intervenção social idealizado e executado por alunos com foco em questões ambientais. b) Criação de um coletivo estudantil que organiza debates e define suas pautas sobre diversidade e inclusão. c) Oficina facultativa em desenvolvimento de projeto de vida, com aulas ministradas por psicólogos e pedagogos. d) Organização de um festival cultural no qual os estudantes discutem as atrações, os temas e a logística. e) Grupo de alunos que elabora um jornal independente para discutir desafios da juventude contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada. a) A ligação entre as frases é realizada de forma pouco variada: Eu cheguei no meio da confusão, e saí correndo e decidi ir pra casa. b) A estrutura topicalizada (destaque inicial de um termo) é frequente: Os policiais, ih logo que os bandidos viram eles, saíram correndo. c) Já que tem o contexto como referente, a língua falada omite informações em caso de fácil indicação: Traz o bloco aí, me dá a caneta rapidinho! d) A língua falada traz uma série de vocábulos de conteúdo geral: Arroz, ovos, café são produtos muito encontrados na mesa do brasileiro. e) A língua falada traz repetições da mesma estrutura: O carro enguiçou e eu não sabia o que fazer com o carro e por isso deixei o carro por lá mesmo! Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q1009192 | Português, Coesão e coerência, Classe A, DPERO, FGV, 2025Assinale a frase em que o termo sublinhado não se repete de nenhum modo. a) Minhas esperanças nem sempre se realizam, mas sempre tenho esperanças. b) Quanto maior a mentira, maior a chance de todos acreditarem nela. c) Uma pessoa pode às vezes dizer uma mentira, mas a careta que a acompanha diz a verdade. d) Detesto o homem que esconde uma coisa no fundo do seu coração e diz outra. e) Não há admiração mais deliciosa do que a do inimigo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q1009197 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Classe A, DPERO, FGV, 2025Durante o planejamento da implementação de um novo sistema para atendimento à população em situação de vulnerabilidade na Defensoria Pública Estadual, a equipe responsável identificou que algumas atividades envolviam variáveis que poderiam gerar incertezas quanto ao prazo de execução. Para lidar com essa situação, foi adotada a técnica PERT, que utiliza três estimativas para calcular o tempo esperado (TE): a estimativa otimista de 30 dias, a mais provável de 50 dias e a pessimista de 100 dias. Com base na técnica PERT, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tempo esperado (TE) dessa atividade: a) 33 dias. b) 50 dias. c) 55 dias. d) 60 dias. e) 77 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q1009222 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Classe A, DPERO, FGV, 2025De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, os eventos podem ser identificados como eventos que originam ajustes e eventos que não originam ajustes. Uma diferença entre os dois tipos de evento é o fato de que a) o montante envolvido é considerado material ou imaterial. b) o resultado esperado é favorável ou desfavorável à entidade. c) a opinião do auditor independente é modificada ou não modificada. d) as condições evidenciadas existiam ou não na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis. e) o efeito do evento é de curto ou de longo prazo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q1009005 | História, Classe A, DPERO, FGV, 2025O acoplamento entre a extração e a coagulação do látex da Hevea brasiliensis na Amazônia e a demanda crescente pelo produto devido à emergente Revolução Industrial nos EUA e na Europa Ocidental deu início ao Ciclo da Borracha. O auge desse mercado exportador ocorreu entre os anos de 1879 e 1912, quando então se iniciou sua derrocada. Entre os motivos da falência do ciclo, é correto indicar a) a imposição de pesadas tarifas pelos países consumidores, tornando a exportação da borracha amazônica economicamente inviável. b) o esgotamento das seringueiras na Amazônia devido à exploração predatória, que inviabilizou a continuidade da produção de borracha na região. c) a concorrência da borracha produzida em plantações na Ásia, onde o cultivo em larga escala reduziu os custos e suplantou o produto amazônico. d) o fim da demanda por borracha natural, substituída totalmente por polímeros sintéticos desenvolvidos no início do século XX. e) a decisão protecionista do governo brasileiro de proibir a exportação da matéria-prima, priorizando o abastecimento do mercado interno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
21 Q1009156 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025Embora a maior parte das organizações adote estratégias híbridas, David Aaker (2015) pontua que “uma questão fundamental de estratégia de portfólio é como desenvolver uma marca para uma nova oferta adquirida ou desenvolvida internamente ou como criar uma nova marca para uma oferta existente”. Didaticamente, ele propôs quatro opções posicionadas ao longo de um espectro de relacionamento de marca, a saber: 1. nova marca; 2. marca endossada; 3. submarca e 4. marca mestre. Ao escolher terceira opção, a nova oferta a) será vendida sob uma marca mestre existente, somada a um descritor, de função motivadora mínima ou inexistente, garantindo a função motivadora dominante à marca mestre; b) precisa ter personalidade idêntica à marca mestre, mas tem mais liberdade de ação do que uma marca endossada; c) pode ampliar o escopo da marca mestre, permitindo que ela concorra em áreas nas quais não seria apropriada; d) tem como função principal dar credibilidade e assegurar que haja o cumprimento da promessa da marca mestre, da qual é completamente independente; e) liberta-se das restrições geradas pela associação com a marca mestre que, além inúteis, poderiam ser nocivas à proposta de valor e direta ligação com o novo cliente de nicho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q1009157 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Responsabilidade Social, Classe A, DPERO, FGV, 2025Há tempos, o publicitário e professor Francisco Gracioso já escrevia “[c]omo em qualquer outro tipo de comunicação institucional, as campanhas que enfatizam a ecologia devem apoiar-se em fatores concretos”. Hoje, para designar a falsa promoção de discursos, anúncios ou campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis ou inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela empresa, usamos o termo ou expressão a) ecobranding. b) marketing verde. c) greenwashing. d) marketing sustentável. e) Wastewashing. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q1009159 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir. I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva; II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade; III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q1009178 | Pedagogia, Principais Autores, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao ver a professora transferir água de um copo alto e fino para um copo baixo e largo, a criança afirma: “É a mesma quantidade, só mudou de forma”, demonstrando compreensão da conservação de volume. Segundo Piaget, esta habilidade é típica do estágio a) Sensório-motor. b) Operatório-formal. c) Pré-operatório d) Operatório-concreto. e) Intuitivo-abstrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q1009182 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025O protagonismo juvenil não corresponde a uma modalidade complementar de educação, nem deve ser entendida como espécie de apêndice do ensino para preencher lacunas advindas de quaisquer tipos de dificuldades no processo educativo. RONDÔNIA. Referencial curricular para o ensino médio de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2021. A partir do trecho acima, depreende-se a posição tomada pelo referencial curricular de Rondônia relativamente à concepção de protagonismo juvenil. Assinale a opção que exemplifica uma ação que não corresponde à concepção do documento. a) Projeto de intervenção social idealizado e executado por alunos com foco em questões ambientais. b) Criação de um coletivo estudantil que organiza debates e define suas pautas sobre diversidade e inclusão. c) Oficina facultativa em desenvolvimento de projeto de vida, com aulas ministradas por psicólogos e pedagogos. d) Organização de um festival cultural no qual os estudantes discutem as atrações, os temas e a logística. e) Grupo de alunos que elabora um jornal independente para discutir desafios da juventude contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada. a) A ligação entre as frases é realizada de forma pouco variada: Eu cheguei no meio da confusão, e saí correndo e decidi ir pra casa. b) A estrutura topicalizada (destaque inicial de um termo) é frequente: Os policiais, ih logo que os bandidos viram eles, saíram correndo. c) Já que tem o contexto como referente, a língua falada omite informações em caso de fácil indicação: Traz o bloco aí, me dá a caneta rapidinho! d) A língua falada traz uma série de vocábulos de conteúdo geral: Arroz, ovos, café são produtos muito encontrados na mesa do brasileiro. e) A língua falada traz repetições da mesma estrutura: O carro enguiçou e eu não sabia o que fazer com o carro e por isso deixei o carro por lá mesmo! Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q1009192 | Português, Coesão e coerência, Classe A, DPERO, FGV, 2025Assinale a frase em que o termo sublinhado não se repete de nenhum modo. a) Minhas esperanças nem sempre se realizam, mas sempre tenho esperanças. b) Quanto maior a mentira, maior a chance de todos acreditarem nela. c) Uma pessoa pode às vezes dizer uma mentira, mas a careta que a acompanha diz a verdade. d) Detesto o homem que esconde uma coisa no fundo do seu coração e diz outra. e) Não há admiração mais deliciosa do que a do inimigo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q1009197 | Gerência de Projetos, Áreas de conhecimento, Classe A, DPERO, FGV, 2025Durante o planejamento da implementação de um novo sistema para atendimento à população em situação de vulnerabilidade na Defensoria Pública Estadual, a equipe responsável identificou que algumas atividades envolviam variáveis que poderiam gerar incertezas quanto ao prazo de execução. Para lidar com essa situação, foi adotada a técnica PERT, que utiliza três estimativas para calcular o tempo esperado (TE): a estimativa otimista de 30 dias, a mais provável de 50 dias e a pessimista de 100 dias. Com base na técnica PERT, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tempo esperado (TE) dessa atividade: a) 33 dias. b) 50 dias. c) 55 dias. d) 60 dias. e) 77 dias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q1009222 | Contabilidade Geral, Normas CFC, Classe A, DPERO, FGV, 2025De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 24- Evento Subsequente, os eventos podem ser identificados como eventos que originam ajustes e eventos que não originam ajustes. Uma diferença entre os dois tipos de evento é o fato de que a) o montante envolvido é considerado material ou imaterial. b) o resultado esperado é favorável ou desfavorável à entidade. c) a opinião do auditor independente é modificada ou não modificada. d) as condições evidenciadas existiam ou não na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis. e) o efeito do evento é de curto ou de longo prazo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q1009005 | História, Classe A, DPERO, FGV, 2025O acoplamento entre a extração e a coagulação do látex da Hevea brasiliensis na Amazônia e a demanda crescente pelo produto devido à emergente Revolução Industrial nos EUA e na Europa Ocidental deu início ao Ciclo da Borracha. O auge desse mercado exportador ocorreu entre os anos de 1879 e 1912, quando então se iniciou sua derrocada. Entre os motivos da falência do ciclo, é correto indicar a) a imposição de pesadas tarifas pelos países consumidores, tornando a exportação da borracha amazônica economicamente inviável. b) o esgotamento das seringueiras na Amazônia devido à exploração predatória, que inviabilizou a continuidade da produção de borracha na região. c) a concorrência da borracha produzida em plantações na Ásia, onde o cultivo em larga escala reduziu os custos e suplantou o produto amazônico. d) o fim da demanda por borracha natural, substituída totalmente por polímeros sintéticos desenvolvidos no início do século XX. e) a decisão protecionista do governo brasileiro de proibir a exportação da matéria-prima, priorizando o abastecimento do mercado interno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro