Início

Questões de Concursos Classe A

Resolva questões de Classe A comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1009087 | Contabilidade Geral, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir. “Tempestividade significa disponibilizar informações aos __________ a tempo para que sejam capazes de __________ as suas decisões”.

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1029059 | Direito Empresarial Comercial, Direito Societário, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Na emissão de debêntures com cláusula de conversibilidade em ações, terão direito de preferência para subscrição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1009109 | Informática, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em relação à formatação de texto em uma apresentação do Microsoft PowerPoint, considere a seguinte situação:

Um usuário deseja aplicar um estilo uniforme a todos os títulos de uma apresentação com uma grande quantidade de slides sem precisar formatá-los individualmente em cada slide. Para isso, o recurso mais rápido e correto de ser utilizado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1009133 | Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o texto abaixo:
“O fato é que os jornalistas se valem de uma cultura própria para decidir o que é ou não é notícia. Ou seja, têm critérios próprios, que consideram óbvios, quase instintivos. No livro Teorias da comunicação, o professor Mauro Wolf procura sistematizar esses critérios, mostrando que não são tão óbvios e instintivos assim. Wolf chama de noticiabilidade a capacidade que os fatos têm de virar ou não notícia. Quanto maior o grau de noticiabilidade, maior essa capacidade. E ele é medido pelo que Wolf denomina valores-notícia” (PENA, 2005:31)
Observe as categorias dos Valores-notícia, apresentadas pelo autor e correlacione-as com suas características.

1. Categorias substantivas. 2. Categorias relativas ao produto. 3. Categorias relativas ao meio de informação. 4. Categorias relativas ao público. 5. Categorias relativas à concorrência.
( ) informações exclusivas sobre o fato que garantirão o furo jornalístico.
( ) necessidade de relatar os fatos dentro dos limites de espaço e espeitando a diversidade de assuntos prevista pelo veículo noticioso.
( ) quantidade e notabilidade das pessoas envolvidas no fato, bem como o interesse humano que ele é capaz de despertar.
( ) informações que sejam de serviço e interesse público e garantam a protetividade do cidadão.
( ) facilidade de acesso às fontes de informação e ao local onde o fato ocorreu.


Assinale a alternativa que apresenta a correspondência na ordem dada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1009145 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O mercado publicitário costuma utilizar o termo briefing em situações diferenciadas. Sobre essas situações, avalie as afirmativas a seguir:
I. O briefing pode ser o primeiro e grande instrumento de aculturação de uma agência ou de um time de profissionais de comunicação para compreenderem uma marca, uma empresa e seus produtos.
II. O briefing pode ser um instrumento de atualização de novidades e de facetas estratégicas que a empresa, que já é atendida pela agência, pretende alcançar.
III. O briefing pode ser um instrumento elaborado pelo cliente, para que ele possa validar as estratégias de campanha e aprovar formalmente as peças publicitárias para veiculação.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1009150 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em 2018, foi lançado o primeiro anúncio cujo roteiro foi escrito integralmente por uma IA, que recebeu informações a partir de vários textos de propaganda de produtos de luxo que haviam sido premiados nos 15 anos anteriores, bem como informações sobre o comportamento do consumidor e a forma como as pessoas tomam decisões de compra. A partir desses inputs, a IA gerou um roteiro pronto para ser produzido, justificando com referências praticamente todas as decisões propostas em cada linha do texto.
O produto anunciado e a IA utilizada nesse momento marcante para a publicidade foram respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1035036 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Um recurso que, em geral, está presente em landing pages ou mídias sociais com objetivo de estimular o usuário a clicar para realizar alguma ação como, por exemplo, saber mais, fazer download, acessar conteúdo ou visitar página, é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1009186 | Português, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Assinale a opção que exemplifica o texto narrativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1009189 | Português, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Assinale a opção em que o verbo fazer funciona como elemento de coesão, substituindo todo o predicado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1009195 | Português, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Nosso poeta Gregório de Matos escreveu: “Quem de dinheiro dispuser pode fazer o que quiser”.

Nesse pensamento há uma oração substantiva que pode ser substituída por um substantivo de significado equivalente: o endinheirado. O mesmo processo foi feito nas frases a seguir. Assinale a opção em que isso foi realizado de forma adequada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1032502 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Conforme previsão da Nova Lei de Licitações, as contratações públicas devem se submeter a práticas contínuas de gestão de riscos e controle preventivo, baseadas no modelo conhecido como “três linhas de defesa”.

Com base nesse modelo, assinale a opção que apresenta uma estrutura integrante da segunda linha de defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1032546 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

A roda de conversa pode ser utilizada como uma ferramenta de intervenção do Serviço Social em diversos contextos, visando criar espaços de diálogo, em que os participantes podem se expressar, escutar, problematizar, trocar informações e refletir para a ação.
Sobre esta metodologia é correto afirmar que a roda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1028970 | Artes Gráficas, Tecnologia em Produção Gráfica, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

No jornalismo televisivo, o videografismo é amplamente utilizado para aprimorar a apresentação das informações, tornando-as mais acessíveis e dinâmicas para o público. Considere as afirmativas abaixo sobre o uso do videografismo na televisão e no jornalismo:

I. Os gráficos animados e mapas interativos são utilizados para complementar a narrativa jornalística, facilitando a visualização de dados complexos.

II. As barras informativas (lower thirds) servem apenas para exibir o nome dos entrevistados e não possuem outra função dentro do telejornalismo.

III. O videografismo pode ser aplicado em transições, vinhetas e identidade visual dos telejornais, contribuindo para a padronização estética da emissora.

IV. A utilização de elementos gráficos deve sempre priorizar a clareza da informação, assim, o emprego do excesso de efeitos normalmente ajuda na compreensão do conteúdo.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1009005 | História, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O acoplamento entre a extração e a coagulação do látex da Hevea brasiliensis na Amazônia e a demanda crescente pelo produto devido à emergente Revolução Industrial nos EUA e na Europa Ocidental deu início ao Ciclo da Borracha. O auge desse mercado exportador ocorreu entre os anos de 1879 e 1912, quando então se iniciou sua derrocada.
Entre os motivos da falência do ciclo, é correto indicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1009013 | Direito Administrativo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com o objetivo de celebrar futuro contrato administrativo, Lucas, Prefeito do Município Alfa, no Estado de Rondônia, requereu informações técnicas aos seus assessores sobre o sistema de registro de preços, procedimento auxiliar das licitações e contratações públicas. Desta forma, o agente político foi adequadamente orientado sobre a matéria pelo corpo técnico da municipalidade.
De acordo com a narrativa e considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, analise as afirmativas a seguir:
I. A existência de preços registrados implicará compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obrigará a Administração a contratar, facultada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, desde que devidamente motivada.
II. É vedada a utilização do sistema de registro de preços nas hipóteses de inexigibilidade e de dispensa de licitação para a aquisição de bens ou para a contratação de serviços por mais de um órgão ou entidade.
III. O prazo de vigência da ata de registro de preços será de um ano e poderá ser prorrogado, por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, é correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q1032566 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Uma das normas de uso da voz passiva recomenda que, quando se tem um sujeito representado por um nome de coisa, é mais conveniente o emprego da passiva pronominal, como ocorre no seguinte caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1009277 | Psicologia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em processo de regulamentação de visitas em Vara de Família, a psicóloga Patrícia entrevistou o casal Ronald e Alice, bem como os filhos do casal, Mateus e Felipe. No decorrer das entrevistas, a psicóloga teve acesso a informações sobre a família de origem de Ronald, que imigrou clandestinamente para o país, e que não têm qualquer relação com o processo.
Nesse caso, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1029021 | Artes Gráficas, Papel, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O tipo de papel fabricado nos formatos 66 x 96 cm e 76 x 112 cm, nas gramaturas de 75 até 180 g/m2, utilizado nos sistemas de impressão tipográfico, offset e rotogravura, para trabalhos que requeiram boa reprodução de imagens e cores, tais como livros ilustrados, folhetos, revistas, catálogos é o papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1009061 | Áudio e Vídeo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Para que um editor de vídeo possa realizar a montagem de qualquer obra ele irá precisar de um software de edição (edição de vídeos digitais).

Existem diversos softwares e aplicativos que podem ser utilizados para este processo.

Entre os principais no mercado profissional nacional estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1009064 | Psicologia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

"Suas cores são as de outrora,

com muito pouca diferença:

o roxo foi-se quase embora,

o amarelo é vaga presença.

E em cada cor que se evapora

Vê-se a luz do jardim suspensa."


(Cecília Meirelles. Mar Absoluto e Outros Poemas. 1945.)

No trecho do poema de Cecília Meireles, as cores são utilizadas como elementos simbólicos que transmitem sensações e estados emocionais.

Com relação psicodinâmica das cores, que estuda como as cores influenciam a psique humana, analise as afirmativas a seguir:

I. Na psicodinâmica das cores, o roxo está associado à espiritualidade, à nobreza, e à profundidade emocional, além de outros significados simbólicos e psicológicos.

II. O amarelo é uma cor que representa luz, alegria e vitalidade, mas também pode simbolizar inquietação, fragilidade, quando aparece de forma tênue.

III. A luz branca do sol representa a ausência de todas as cores e não exerce influência, por isso não tem importância na psicodinâmica das cores.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.