Questões de Concurso Classe A

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51 Q1009053 | Direito Administrativo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

É exemplo de serviço público indelegável, que deve ser prestado diretamente pelo Estado, sem possibilidade de delegação à iniciativa privada para sua execução:

52 Q1009072 | Artes Gráficas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O trabalho de tratamento de cor na pós-produção começa com a análise da imagem capturada.

Para isso existem ferramentas que auxiliam na análise técnica da imagem, como o Waveform, que

53 Q1009089 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Em 30/11/2024, uma sociedade empresária contraiu um empréstimo de R$ 500.000 com seu único sócio. Foi acordado entre eles que a sociedade empresária pagaria, integralmente, o montante em 30/04/2025.
Em 30/11/2024, o aumento em caixa teve como contrapartida uma conta em

54 Q1009098 | Noções de Informática, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A API do Google Docs possibilita a criação e alteração de documentos por aplicativos com dados fornecidos pelos usuários e pelo sistema de aplicativos. O seguinte elemento compõe a estrutura de nível superior de um documento:

55 Q1009144 | Jornalismo, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Leia a parte inicial de texto publicado no portal Amazônia Real:
“PL do Estupro” é hediondo Amazonia Real Por Kátia Brasil, Publicado em: 14/06/2024 às 20:02 “Nós, mulheres feministas do bem viver, antirracistas e defensoras das pessoas LGBTQIAPN+, sempre fomos às ruas com lenços amarrados nos pulsos. O lilás, representando a luta contra a violência. O verde, pela discriminação do aborto.
A luta pela legalização do aborto para mulheres é histórica no Brasil. O debate chega agora atravessado por um projeto que tenta derrubar uma garantia conquistada no Código Penal, que instituiu, no ano de 1940, o decreto-Lei nº 2.848, que determina a interrupção da gravidez resultante de estupro. O aborto legal.
“Basta o consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal”, diz a lei.
Não estou fazendo discurso de polarização. Mas, precisamos lembrar, a todo instante, que o que está posto no Congresso Nacional brasileiro é uma maioria de políticos machistas, misóginos, ligados às igrejas evangélicas e católicas, que têm ódio contra nossos corpos e usam uma estratégia de chantagem para aprovar Projetos de Leis (PL) a toque de caixa, como moeda de troca para os acertos com o governo federal.
O PL 1.904/2024, ou o “PL do Estupro”, que equipara a realização do aborto legal, em casos de estupro, acima de 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio, com pena de 20 anos de prisão, é devastador.
É um crime hediondo contra milhares de meninas e mulheres que são atacadas todos os anos neste país.
Uma decisão “em nome da vida?” Que vida é essa? A maioria das vítimas são meninas de até 14 anos de idade.
Em 2016, a Pesquisa Nacional do Aborto, coordenada pela antropóloga Débora Diniz, apontou que, das mulheres que abortam no Brasil 25% são evangélicas e 56% são católicas.
Os estupros também acontecem nas casas de Deus.”
O texto acima é um(a)

56 Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”.
Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de

57 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções.
Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença.

58 Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em

59 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em

60 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.
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