Questões de Concurso Classe A Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Classe A Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 71 Q1009145 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025O mercado publicitário costuma utilizar o termo briefing em situações diferenciadas. Sobre essas situações, avalie as afirmativas a seguir: I. O briefing pode ser o primeiro e grande instrumento de aculturação de uma agência ou de um time de profissionais de comunicação para compreenderem uma marca, uma empresa e seus produtos. II. O briefing pode ser um instrumento de atualização de novidades e de facetas estratégicas que a empresa, que já é atendida pela agência, pretende alcançar. III. O briefing pode ser um instrumento elaborado pelo cliente, para que ele possa validar as estratégias de campanha e aprovar formalmente as peças publicitárias para veiculação. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 72 Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”. Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de a) Agenda Setting e considerar que os meios de comunicação de massa são capazes de agendar os temas discutidos coletivamente. b) Agulha Hipodérmica e considerar que os meios de comunicação de massa manipulam a opinião pública. c) Indústria Cultural e considerar que meios de comunicação de massa são capazes de alienar a sociedade. d) Aldeia Global e considerar que os meios de comunicação são extensões do homem. e) Cibercultura e considerar o mundo virtual é uma potência do mundo real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 73 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções. Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença. a) O dialético privilegia a interação entre sujeitos no processo educativo, enquanto o dialógico enfatiza o confronto de ideias para a construção do conhecimento. b) O dialético promove a síntese entre perspectivas opostas como caminho para a aprendizagem, enquanto o dialógico valoriza a troca de experiências e a construção coletiva. c) O dialógico busca o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da superação de contradições, enquanto o dialético prioriza a comunicação horizontal. d) O dialógico pressupõe que o conhecimento se constrói por meio da imposição de conceitos, enquanto o dialético enfatiza a liberdade interpretativa e subjetiva. e) O dialético e o dialógico são modelos que se opõem na pedagogia, sendo um voltado para a transmissão de conteúdos e o outro para a participação ativa dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 74 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 75 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades. Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens. a) Personalização do ensino, com adaptação de conteúdos e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais. b) Feedback instantâneo e contínuo, permitindo que os alunos identifiquem lacunas de conhecimento em tempo real. c) Automação de tarefas burocráticas, como correção de atividades e gestão de dados. d) Diminuição da necessidade de interação social entre alunos, otimizando o tempo dedicado ao aprendizado. e) Expansão do acesso à educação por meio de plataformas adaptativas e tutoriais inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 76 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 77 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes: I. Conflito de comando entre diferentes gestores. II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas. III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação. Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo a) Linear. b) Funcional. c) Geográfica. d) Matricial. e) Burocrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 78 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 79 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir: I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado. II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais. Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I, II, apenas. e) I, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 80 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como: a) Praça. b) Produto. c) Processo. d) Promoção. e) Preço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
71 Q1009145 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025O mercado publicitário costuma utilizar o termo briefing em situações diferenciadas. Sobre essas situações, avalie as afirmativas a seguir: I. O briefing pode ser o primeiro e grande instrumento de aculturação de uma agência ou de um time de profissionais de comunicação para compreenderem uma marca, uma empresa e seus produtos. II. O briefing pode ser um instrumento de atualização de novidades e de facetas estratégicas que a empresa, que já é atendida pela agência, pretende alcançar. III. O briefing pode ser um instrumento elaborado pelo cliente, para que ele possa validar as estratégias de campanha e aprovar formalmente as peças publicitárias para veiculação. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
72 Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”. Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de a) Agenda Setting e considerar que os meios de comunicação de massa são capazes de agendar os temas discutidos coletivamente. b) Agulha Hipodérmica e considerar que os meios de comunicação de massa manipulam a opinião pública. c) Indústria Cultural e considerar que meios de comunicação de massa são capazes de alienar a sociedade. d) Aldeia Global e considerar que os meios de comunicação são extensões do homem. e) Cibercultura e considerar o mundo virtual é uma potência do mundo real. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
73 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções. Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença. a) O dialético privilegia a interação entre sujeitos no processo educativo, enquanto o dialógico enfatiza o confronto de ideias para a construção do conhecimento. b) O dialético promove a síntese entre perspectivas opostas como caminho para a aprendizagem, enquanto o dialógico valoriza a troca de experiências e a construção coletiva. c) O dialógico busca o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da superação de contradições, enquanto o dialético prioriza a comunicação horizontal. d) O dialógico pressupõe que o conhecimento se constrói por meio da imposição de conceitos, enquanto o dialético enfatiza a liberdade interpretativa e subjetiva. e) O dialético e o dialógico são modelos que se opõem na pedagogia, sendo um voltado para a transmissão de conteúdos e o outro para a participação ativa dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
74 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
75 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades. Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens. a) Personalização do ensino, com adaptação de conteúdos e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais. b) Feedback instantâneo e contínuo, permitindo que os alunos identifiquem lacunas de conhecimento em tempo real. c) Automação de tarefas burocráticas, como correção de atividades e gestão de dados. d) Diminuição da necessidade de interação social entre alunos, otimizando o tempo dedicado ao aprendizado. e) Expansão do acesso à educação por meio de plataformas adaptativas e tutoriais inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
76 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
77 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes: I. Conflito de comando entre diferentes gestores. II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas. III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação. Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo a) Linear. b) Funcional. c) Geográfica. d) Matricial. e) Burocrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
78 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
79 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir: I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado. II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais. Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I, II, apenas. e) I, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
80 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como: a) Praça. b) Produto. c) Processo. d) Promoção. e) Preço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro