Questões de Concurso Classe A

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q1009145 | Publicidade e Propaganda, Classe A, DPERO, FGV, 2025

O mercado publicitário costuma utilizar o termo briefing em situações diferenciadas. Sobre essas situações, avalie as afirmativas a seguir:
I. O briefing pode ser o primeiro e grande instrumento de aculturação de uma agência ou de um time de profissionais de comunicação para compreenderem uma marca, uma empresa e seus produtos.
II. O briefing pode ser um instrumento de atualização de novidades e de facetas estratégicas que a empresa, que já é atendida pela agência, pretende alcançar.
III. O briefing pode ser um instrumento elaborado pelo cliente, para que ele possa validar as estratégias de campanha e aprovar formalmente as peças publicitárias para veiculação.
Está correto o que se afirma em

72 Q1009147 | Publicidade e Propaganda, Cultura das Mídias Mcluhan, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Mashall McLuhan (1964) afirma que “Dispondo de grandes verbas, os artistas comerciais passaram a desenvolver o anúncio como um ícone – e os ícones não são fragmentos ou aspectos especializados, mas imagens comprimidas e unificadas da natureza complexa. Focalizam uma grande área da experiência dentro de limites reduzidos” e acrescenta que a “indústria da publicidade é uma grosseira tentativa de estender os princípios da automação a todos os aspectos da sociedade”.
Além de criticar a publicidade o autor é considerado, por muitos, um visionário ao propor o conceito de

73 Q1009175 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Certas vertentes pedagógicas enfatizam a dimensão dialética do processo educacional, enquanto outras enfatizam a dialógica. Apesar da proximidade fonética e semântica, há diferenças conceituais importantes entre as duas noções.
Assinale a opção que descreve corretamente esta diferença.

74 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em

75 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.

76 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta:

77 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes:
I. Conflito de comando entre diferentes gestores.
II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas.
III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo

78 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões.
Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir:
I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes.
II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável.
III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos.
Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em

79 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir:
I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado.
II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo
III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em

80 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.