Questões de Concurso Classe A

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q1009174 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Grupos dominantes impõem valores e normas como supostamente naturais por meio de instituições como a escola, levando os demais a internalizarem e reproduzirem sua própria subordinação sem perceberem.
A descrição acima corresponde ao conceito de

82 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em

83 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.

84 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta:

85 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes:
I. Conflito de comando entre diferentes gestores.
II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas.
III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo

86 Q1009201 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

De acordo com o modelo dos três níveis da cultura organizacional proposto, são considerados exemplos do nível denominado "artefatos":

87 Q1009203 | Administração Pública, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Os conceitos de missão, visão e valores integram o referencial estratégico de qualquer organização, orientando sua identidade institucional e sua atuação perante a sociedade.
Com base nisso, assinale a alternativa que melhor representa um exemplo de missão da DPE-RO.

88 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões.
Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir:
I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes.
II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável.
III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos.
Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em

89 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir:
I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado.
II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo
III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em

90 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.