Questões de Concurso Classe A Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Classe A Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 81 Q1009174 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Grupos dominantes impõem valores e normas como supostamente naturais por meio de instituições como a escola, levando os demais a internalizarem e reproduzirem sua própria subordinação sem perceberem. A descrição acima corresponde ao conceito de a) dominação carismática, de Max Weber. b) violência simbólica, de Pierre Bourdieu. c) condicionamento operante, de B.F. Skinner. d) eficácia simbólica, de Claude Lévi-Strauss. e) habitus, de Michel Foucault. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 82 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 83 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades. Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens. a) Personalização do ensino, com adaptação de conteúdos e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais. b) Feedback instantâneo e contínuo, permitindo que os alunos identifiquem lacunas de conhecimento em tempo real. c) Automação de tarefas burocráticas, como correção de atividades e gestão de dados. d) Diminuição da necessidade de interação social entre alunos, otimizando o tempo dedicado ao aprendizado. e) Expansão do acesso à educação por meio de plataformas adaptativas e tutoriais inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 84 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 85 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes: I. Conflito de comando entre diferentes gestores. II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas. III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação. Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo a) Linear. b) Funcional. c) Geográfica. d) Matricial. e) Burocrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 86 Q1009201 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025De acordo com o modelo dos três níveis da cultura organizacional proposto, são considerados exemplos do nível denominado "artefatos": a) Os objetivos institucionais previsto em instrução interna. b) Os trajes utilizados pelos servidores na organização. c) As crenças pessoais dos defensores públicos. d) As normas jurídicas que embasam os atendimentos. e) As convicções ideológicas da organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 87 Q1009203 | Administração Pública, Classe A, DPERO, FGV, 2025Os conceitos de missão, visão e valores integram o referencial estratégico de qualquer organização, orientando sua identidade institucional e sua atuação perante a sociedade. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor representa um exemplo de missão da DPE-RO. a) Ser referência nacional e internacional como instituição policial democrática, jurídica, autônoma, imparcial, eficiente e eficaz, indispensável à tutela dos direitos e garantias fundamentais. b) Fomento da educação em direitos humanos, por meio da Inovação, eficiência e transparência no setor público. c) Priorização da solução e da atuação extrajudicial, em detrimento dos impasses judiciais. d) Consolidar-se como instituição de referência para a efetividade do acesso à justiça. e) Garantir, de forma humanizada, o acesso à justiça e a defesa dos direitos fundamentais da população vulnerável e hipossuficiente, promovendo a igualdade e a inclusão social por meio da prestação de assistência jurídica integral e gratuita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 88 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 89 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir: I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado. II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais. Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I, II, apenas. e) I, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 90 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como: a) Praça. b) Produto. c) Processo. d) Promoção. e) Preço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
81 Q1009174 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025Grupos dominantes impõem valores e normas como supostamente naturais por meio de instituições como a escola, levando os demais a internalizarem e reproduzirem sua própria subordinação sem perceberem. A descrição acima corresponde ao conceito de a) dominação carismática, de Max Weber. b) violência simbólica, de Pierre Bourdieu. c) condicionamento operante, de B.F. Skinner. d) eficácia simbólica, de Claude Lévi-Strauss. e) habitus, de Michel Foucault. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
82 Q1009179 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Classe A, DPERO, FGV, 2025No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em a) 1934, durante a Era Vargas, com a primeira Constituição a mencionar educação pública. b) 1988, com a Constituição Federal conhecida como "Constituição Cidadã". c) 1971, com a Lei 5.692/71 da ditadura militar, que priorizou o ensino técnico. d) 1946, no contexto da redemocratização posterior aos anos do Estado Novo. e) 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
83 Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades. Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens. a) Personalização do ensino, com adaptação de conteúdos e ritmos de aprendizagem às necessidades individuais. b) Feedback instantâneo e contínuo, permitindo que os alunos identifiquem lacunas de conhecimento em tempo real. c) Automação de tarefas burocráticas, como correção de atividades e gestão de dados. d) Diminuição da necessidade de interação social entre alunos, otimizando o tempo dedicado ao aprendizado. e) Expansão do acesso à educação por meio de plataformas adaptativas e tutoriais inteligentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
84 Q1009196 | Gestão de Pessoas, Classe A, DPERO, FGV, 2025Com relação à gestão por competências, assinale a alternativa correta: a) A formação acadêmica do indivíduo é considerada uma atitude adquirida. b) O comprometimento com prazos evidencia uma habilidade. c) O domínio da língua estrangeira representa uma atitude profissional. d) A capacidade de escrever com fluidez é um exemplo de habilidade. e) A proatividade para colaborar com a equipe é um tipo de conhecimento teórico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
85 Q1009200 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes: I. Conflito de comando entre diferentes gestores. II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas. III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação. Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo a) Linear. b) Funcional. c) Geográfica. d) Matricial. e) Burocrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
86 Q1009201 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025De acordo com o modelo dos três níveis da cultura organizacional proposto, são considerados exemplos do nível denominado "artefatos": a) Os objetivos institucionais previsto em instrução interna. b) Os trajes utilizados pelos servidores na organização. c) As crenças pessoais dos defensores públicos. d) As normas jurídicas que embasam os atendimentos. e) As convicções ideológicas da organização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
87 Q1009203 | Administração Pública, Classe A, DPERO, FGV, 2025Os conceitos de missão, visão e valores integram o referencial estratégico de qualquer organização, orientando sua identidade institucional e sua atuação perante a sociedade. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor representa um exemplo de missão da DPE-RO. a) Ser referência nacional e internacional como instituição policial democrática, jurídica, autônoma, imparcial, eficiente e eficaz, indispensável à tutela dos direitos e garantias fundamentais. b) Fomento da educação em direitos humanos, por meio da Inovação, eficiência e transparência no setor público. c) Priorização da solução e da atuação extrajudicial, em detrimento dos impasses judiciais. d) Consolidar-se como instituição de referência para a efetividade do acesso à justiça. e) Garantir, de forma humanizada, o acesso à justiça e a defesa dos direitos fundamentais da população vulnerável e hipossuficiente, promovendo a igualdade e a inclusão social por meio da prestação de assistência jurídica integral e gratuita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
88 Q1009204 | Administração Geral, Classe A, DPERO, FGV, 2025A partir da Análise SWOT, ferramenta que examina aspectos dos ambientes interno e externo das organizações, é possível definir estratégias adequadas ao combinar esses fatores, orientando assim a tomada de decisões. Com base nessa lógica, analise as alternativas a seguir: I. Estratégia de desenvolvimento ocorre quando a organização apresenta forças e oportunidades, buscando expandir ou inovar com base em seus pontos fortes. II. Estratégia de crescimento ocorre quando há fraquezas e oportunidades, exigindo mudanças internas para aproveitar o ambiente favorável. III. Estratégia de manutenção ocorre quando há forças e ameaças, sendo necessário usar as capacidades organizacionais para proteger-se de riscos externos. Levando em consideração os conceitos propostos na Análise SWOT, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
89 Q1009205 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir: I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado. II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais. Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I, II, apenas. e) I, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
90 Q1009206 | Marketing, Classe A, DPERO, FGV, 2025Ao adotar o marketing boca a boca como estratégia para aumentar seu reconhecimento no mercado e atrair novos clientes por meio da recomendação de consumidores satisfeitos, a empresa está atuando na categoria do composto de marketing conhecida como: a) Praça. b) Produto. c) Processo. d) Promoção. e) Preço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro