Questões de Concurso Coloproctologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1006934 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Uma das principais causas de hemorragia digestiva baixa é a doença diverticular dos cólons. Nestes casos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.

2 Q1003373 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A procidência ou prolapso do reto é mais comum em mulheres e pode estar associada a outros prolapsos, como o vaginal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

3 Q998599 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre a anatomia da região inguinocrural e a ocorrência de hérnias nesse local, é correto afirmar que:

4 Q1006925 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta relacionada ao controle da motilidade colônica.

5 Q1006926 | Medicina, Médico da Família, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 35 anos apresenta há 6 meses dor em região anal. Relata alguns episódios de sangue no papel higiênico e no vaso sanitário após as defecações e que tem observado a presença de muco e de um pouco de fezes nas roupas íntimas. Exame proctológico: botão hemorroidário com origem acima da linha pectínea, prolapsado pelo canal anal, com mucosa friável e que não pode ser reduzido após manobra manual. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta para o caso exposto.

6 Q1006927 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta em relação à condição denominada como prolapso retal oculto.

7 Q1006928 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação ao tratamento endoscópico minimamente invasivo do cisto pilonidal pela técnica conhecida como EPSiT, descrita por Meinero et al. (2014), assinale a alternativa correta.

8 Q1006933 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Com relação às fissuras anais, assinale a alternativa correta.

9 Q1003363 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O sucesso do tratamento dos abscessos anorretais depende de um diagnóstico precoce e conhecimento anatômico profundo. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os abscessos perianais, conforme sua localização anatômica, podem ser classificados em supraelevador, perianal, interesfincteriano, isquioanal; sendo mais comuns o perianal e o isquioanal.

( ) O abscesso dito em ferradura é utilizado para descrever um acometimento bilateral, com envolvimento dos espaços interesfincteriano, supraelevador ou isquiorretal.

( ) Paciente com quadro de dor anal aguda, febre e exame físico perianal sem alterações não necessita de investigação adicional com exames de imagem para exclusão da suspeita de abscesso perianal.

( ) O risco de formação de fístula após episódio de abscesso perianal não se correlaciona com a localização ou local de drenagem do abscesso.

( ) O tratamento inclui a drenagem do abscesso, sendo o procedimento de Hanley ou Hanley modificado indicado para abscessos em ferradura, consistindo em uma drenagem lateral aberta.

( ) A gangrena de Fournier é uma infecção anorretal necrosante que tem como fatores de risco: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, imunossupressão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

10 Q1003374 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Abdome agudo é expressão utilizada ao conjunto de sinais e sintomas de dor e hipersensibilidade na região abdominal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.