Questões de Concurso Coloproctologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1006929 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

A incontinência anal é definida como a incapacidade de controlar a passagem de fezes e gases pelo canal anal, a fim de atender suas próprias decisões ou seus hábitos sociais. Assinale a alternativa correta sobre esta condição.

12 Q1003363 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O sucesso do tratamento dos abscessos anorretais depende de um diagnóstico precoce e conhecimento anatômico profundo. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Os abscessos perianais, conforme sua localização anatômica, podem ser classificados em supraelevador, perianal, interesfincteriano, isquioanal; sendo mais comuns o perianal e o isquioanal.

( ) O abscesso dito em ferradura é utilizado para descrever um acometimento bilateral, com envolvimento dos espaços interesfincteriano, supraelevador ou isquiorretal.

( ) Paciente com quadro de dor anal aguda, febre e exame físico perianal sem alterações não necessita de investigação adicional com exames de imagem para exclusão da suspeita de abscesso perianal.

( ) O risco de formação de fístula após episódio de abscesso perianal não se correlaciona com a localização ou local de drenagem do abscesso.

( ) O tratamento inclui a drenagem do abscesso, sendo o procedimento de Hanley ou Hanley modificado indicado para abscessos em ferradura, consistindo em uma drenagem lateral aberta.

( ) A gangrena de Fournier é uma infecção anorretal necrosante que tem como fatores de risco: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, imunossupressão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

13 Q1003374 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Abdome agudo é expressão utilizada ao conjunto de sinais e sintomas de dor e hipersensibilidade na região abdominal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

14 Q1003264 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o rastreio e estadiamento do câncer colorretal (CCR), analise as afirmativas abaixo.

I. Dentre as possibilidades de rastreio do CCR, a escolha deve ser individualizada, levando em consideração história pessoal e familiar de câncer e pólipos, comorbidades e expectativa de vida.

II. São opções de rastreio do CCR: a amostragem fecal, exames endoscópicos, colonografia por tomografia computadorizada. A colonoscopia é o exame mais específico e sensível, podendo ser preventivo, diagnóstico e terapêutico.

III. Após o diagnóstico do CCR, é necessário o estadiamento locorregional e à distância, com indicação de tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve. Para o câncer de reto, é necessário ressonância de pelve com protocolo específico.

IV. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é importante para seguimento do paciente, com valor prognóstico. Sua elevação pode sinalizar doença recorrente ou metástase.

Assinale a alternativa correta.

15 Q1006919 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à fase de remodelação do leito cicatricial, dentro do processo de cicatrização de feridas, assinale a alternativa correta.

16 Q1006922 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à origem embriológica da região anorretal, assinale a alternativa correta.

17 Q1006932 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta o principal mecanismo de formação dos abscessos anorretais.

18 Q1006936 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Texto associado.
O caso clínico a seguir refere-se à questão.

Homem, 55 anos, deu entrada no Pronto Socorro com queixa de anorexia, febre e dor em fossa ilíaca esquerda de início há 2 dias. Ao exame físico apresenta T: 38,2ºC, FC: 108 bpm, abdome doloroso à palpação de quadrante inferior esquerdo. Realizou TC de abdome que evidenciou divertículos colônicos em cólon sigmóide, presença de borramento da gordura pericólica com coleção de aproximadamente 50 ml, localizada em cavidade pélvica.
Com base no caso acima, assinale a alterativa que apresenta a correta classificação de Hinchey.

19 Q1003362 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A fissura anal é uma ruptura no revestimento epitelial do canal anal distal. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

20 Q1003365 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A laparotomia tem por finalidades permitir o acesso a órgãos intra-abdominais, drenagem de coleções líquidas abdominais e avaliação diagnóstica. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.