Início

Questões de Concursos Coloproctologia

Resolva questões de Coloproctologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1049529 | Medicina, Dermatologia, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica das fases da cicatrização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1003367 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O cólon é um órgão tubular longo que se divide em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e junção retossigmóide. Sobre esse tema, leia o seguinte trecho:

“As principais artérias com suas ramificações responsáveis pelo suprimento sanguíneo do cólon são: artérias ______ e ______. Há dois pontos críticos de potencial isquemia, um na flexura esquerda denominado ______ e um na junção retossigmoide denominado ______.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1003369 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

A colite isquêmica é uma condição de redução do fluxo sanguíneo para o cólon, a um nível insuficiente para manter sua função metabólica. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1006922 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à origem embriológica da região anorretal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1006934 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Uma das principais causas de hemorragia digestiva baixa é a doença diverticular dos cólons. Nestes casos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1006933 | Medicina, Cirurgia Geral, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Com relação às fissuras anais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1003364 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Doença de Chagas é considerada endêmica na América latina. Essa doença, em sua fase crônica, 10 a 20anos após infecção, pode se apresentar de forma indeterminada, cardíaca ou digestiva. Sobre o megacólon chagásico, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1006925 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta relacionada ao controle da motilidade colônica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1006931 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta em relação à derivações intestinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1003368 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Abscesso perianal é processo supurativo agudo classificado de acordo com sua localização anatômica. Sobre a classificação dos abscessos perianais, leia o seguinte trecho.

“O abscesso ______ ocupa o espaço delimitado pelo canal anal, parte inferior do reto e parede pélvica lateral. O ______ se localiza acima dos músculos elevadores do ânus. O ______ se localiza no plano limitado pelo esfíncter anal interno e esfíncter anal externo”.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1049768 | Medicina, Urologia, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 49 anos se apresenta no consultório com queixa de dor no flanco esquerdo e hematúria macroscópica intermitente. Ele relata que os sintomas começaram há cerca de dois meses. Não tem antecedentes pessoais de doenças relevantes, mas é fumante há 30 anos. Quando do exame físico, há dor à palpação do flanco esquerdo com sinal de Giordano positivo, mas sem outras alterações significativas. Os exames laboratoriais mostram hematúria e leve anemia. Uma ultrassonografia abdominal revela uma massa sólida de 8 centímetros no rim esquerdo. A tomografia computadorizada confirma a presença de uma massa renal com características suspeitas de malignidade, sem evidência de metástases.

Esse quadro clínico tem como diagnóstico mais provável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1071667 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Ao longo dos anos, houve um aumento na utilização do segmento anorretal para o prazer erótico, com consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) na região. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A utilização da designação infecções sexualmente transmissíveis (IST) é utilizada como sinônimo de DST. Porém a primeira é um termo mais correto, pois as infecções podem ocorrer sem sintomas ou desenvolvimento de doença.

( ) Testes universais para IST são recomendados para rastreio de pacientes assintomáticos de alto risco.

( )São considerados pacientes de alto risco para contrair IST: comportamento sexual de risco, coito anal sem proteção, frequentar redes sexuais de risco (como swingers), presença atual de IST ulcerativa, soropositividade para vírus da imunodeficiência humana (HIV).

( ) Testes de amplificação de ácido nucléico (NAAT) são utilizados para detecção de gonorreia e clamídia. Tendo feito o diagnóstico, o tratamento do paciente e do parceiro é recomendado, sendo orientada abstinência sexual no período.

( ) Linfogranuloma venéreo é causado pelos sorotipos específicos de Chlamydia trachomatis: L1, L2, L3.

( ) Sífilis é causada pelo protozoário espiroqueta Treponema pallidum, que manifesta-se na fase primária como cancro genital solitário não hipersensível.

Assinale a alternativa que representa a resposta correta de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1006919 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Em relação à fase de remodelação do leito cicatricial, dentro do processo de cicatrização de feridas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1006935 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para o fechamento de uma laparotomia mediana, com o objetivo de prevenir a hérnia incisional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1003370 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

O reparo de feridas é o esforço dos tecidos lesados para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. Sobre esse tema, leia o seguinte trecho.

“As três fases da cicatrização de feridas são inflamação, proliferação e ______. A fase inflamatória representa a tentativa de limitar o dano mediante parada do sangramento, selamento da superfície da ferida e remoção de qualquer tecido necrótico, resíduos estranhos ou bactérias presentes. As células mais importantes durante essa fase são ______, pois servem para orquestrar a liberação de citocinas e estimular muitos dos processos subsequentes de cicatrização. Durante a epitelização, _____ é substituído ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1049530 | Medicina, Gastroenterologia, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que preencha corretamente à lacuna. A síndrome de Turcot, consiste na polipose adenomatosa familiar associado ao __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q998597 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 52 anos tem diagnóstico de úlcera gástrica, classificada com Johnson III e complicada por sangramento persistente com classificação Forrest 1A, apresentando sucessivas recidivas do sangramento. Após estabilização hemodinâmica do paciente, o cirurgião planeja realizar uma antrectomia. Para isso, ele reflete sobre as principais diferenças entre as técnicas de Billroth I e Billroth II.

Em relação a essas técnicas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q998599 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, FGV, 2024

Sobre a anatomia da região inguinocrural e a ocorrência de hérnias nesse local, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1003264 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o rastreio e estadiamento do câncer colorretal (CCR), analise as afirmativas abaixo.

I. Dentre as possibilidades de rastreio do CCR, a escolha deve ser individualizada, levando em consideração história pessoal e familiar de câncer e pólipos, comorbidades e expectativa de vida.

II. São opções de rastreio do CCR: a amostragem fecal, exames endoscópicos, colonografia por tomografia computadorizada. A colonoscopia é o exame mais específico e sensível, podendo ser preventivo, diagnóstico e terapêutico.

III. Após o diagnóstico do CCR, é necessário o estadiamento locorregional e à distância, com indicação de tomografia computadorizada de tórax, abdome e pelve. Para o câncer de reto, é necessário ressonância de pelve com protocolo específico.

IV. A dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA) é importante para seguimento do paciente, com valor prognóstico. Sua elevação pode sinalizar doença recorrente ou metástase.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1006920 | Medicina, Coloproctologia, EBSERH, IBFC, 2022

Homem de 45 anos foi submetido a cirurgia abdominal eletiva há 7 dias. Não havia sinais infecciosos no momento da cirurgia. Hoje apresentou pico febril de 38,7ºC. Assinale a alternativa que apresenta o sítio mais provável da infecção causadora da febre.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.