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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1037219 | Relações Públicas, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

O gerenciamento de relações públicas nas organizações tem como fundamentos, de acordo com Ehling, White e Grunig (1992), quatro teorias essenciais: 1. teoria interorganizacional; 2. teoria de gerenciamento; 3. teoria da comunicação; e 4. teoria de conflitos-resoluções.
A última delas é a que
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122Q1032129 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Philip Kotler propõe que “[e]m um mundo conectado (...) o mix de marketing (os quatro Ps) deve ser redefinido como os quatro Cs: cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation)”. (KOTLER, 2017)

Com um mix de marketing conectado, representado pelos quatro Cs, é correto afirmar que:

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123Q1054730 | Sem disciplina, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

O profissional multimídia deve estar capacitado a atuar nas mídias impressa, radiofônica, eletrônica e digital.
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124Q1054737 | Sem disciplina, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A "participação", mencionada no texto, não se estende a toda a sociedade, mas somente a alguns de seus segmentos.
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125Q1054739 | Sem disciplina, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de
técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir
mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso
das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a
esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As campanhas voltadas ao progresso das instituições públicas são aquelas que induzem a opinião do público na direção desejada pela organização.
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126Q1007924 | Publicidade e Propaganda, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As regras do Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária “destinam-se a garantir que os anúncios de apostas sejam responsáveis, com particular atenção à necessidade de proteger crianças, adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade”. (CONAR, 2025)
Nesse sentido, é correto afirmar que:
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127Q1002052 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

O evento que trata da apresentação profunda de um tema (cerca de 60 minutos) por uma pessoa especialista no assunto, que dá oportunidade à audiência para perguntas, é chamado de

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128Q1002056 | Comunicação Social, Principais Teorias e Autores, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Os fundamentos dos Estudos Culturais estão na análise da ação da mídia sobre as estruturas sociais e o contexto histórico como fatores essenciais para a compreensão da ação desses meios. Observa-se que no desenvolvimento dos Estudos Culturais ocorre um deslocamento do sentido de cultura. Isto é,

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129Q1053004 | Sem disciplina, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Para Gaudêncio Torquato, em Comunicação interna: os
desafios da integração
, a comunicação interna das organizações
precisa ter finalidade, usar canais próprios, ter linguagem e
veiculação adequadas e estar em espaço físico apropriado. Deve
ser realizada por profissionais de comunicação que tenham uma
visão ampla do ambiente interno.

A respeito de comunicação interna das organizações, julgue os
itens a seguir.

Visão ampla do ambiente interno refere-se aos aspectos políticos da organização.
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130Q1053006 | Sem disciplina, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.
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131Q1028201 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “[U]m mundo em que todos estão mais próximos de todos (sobretudo dos erros de todos), um mundo onde há muito mais vigilância, onde uma mínima contradição pode adquirir exposição literalmente global, um mundo onde somos todos bombardeados por uma miríade de informações o tempo todo, onde quer que estejamos, exige que decisões cruciais sejam tomadas em tempo cada vez mais escasso. Em resumo: um mundo funcionando ‘na velocidade do pensamento’ expõe todas as reputações a um sentimento geral de desconfiança, pois todos estão mais vulneráveis diante de cada vez mais escolhas, feitas de forma cada vez mais rápida. E potencialmente perigosas. Há um ambiente de muito maior insegurança. De desconfiança.” (ROSA, 2007)

No cenário descrito no texto, é correto afirmar que:

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132Q967556 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Comunicação Social, CONAB, IADES

Quanto à estrutura de textos jornalísticos, assinale a alternativa correta.
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133Q1037208 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Nos anos 60, durante o regime militar no Brasil, houve mudanças no campo do Jornalismo Institucional, influenciando o modo como as empresas e instituições se comunicavam com o público. Entre elas, destaca-se
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134Q1072567 | Sem disciplina, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Afinar o discurso entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública e corresponde ao compartilhamento de uma mesma visão de mundo diante de dificuldades enfrentadas pela corporação.
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135Q1054733 | Sem disciplina, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

O hipertexto é uma ferramenta utilizada no jornalismo online.
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136Q1054741 | Sem disciplina, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de
técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir
mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso
das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a
esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O profissional de propaganda que atua em órgãos públicos participa de forma prioritária na organização de orçamentos e na divulgação dos produtos e serviços de comunicação, estando excluído de quaisquer decisões sobre produtos ou serviços.
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137Q1007915 | Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Sobre os formatos que integram o gênero opinativo no jornalismo, considere as definições a seguir.

1. Costuma ser elaborado por um especialista, que julga um acontecimento passível de controvérsia a partir de seu repertório.

2. É produzido por um jornalista experiente que analisa certa ocorrência – em geral, relacionada a algum assunto trabalhado, na mesma edição, por um formato informativo –, relacionando-a a fatos anteriores e fazendo projeções de possíveis desdobramentos.

3. Registra um posicionamento institucional do veículo e não é assinado.

As definições referem-se, respectivamente, aos seguintes formatos opinativos:

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138Q1002045 | Comunicação Social, Protocolo e Cerimonial, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

De acordo com o art. 8º do Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, a precedência entre os Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios é determinada

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139Q1052995 | Sem disciplina, Eventos, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao cerimonial público no
Brasil.

Nas cerimônias em que se tenha de executar hino nacional estrangeiro, este precederá, em virtude do princípio de cortesia, o hino nacional brasileiro.
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140Q1025864 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

A função estratégica das relações públicas diz respeito ao trabalho de posicionamento realizado pelos profissionais de relações públicas para que a organização interaja com a sociedade de uma forma inteligente; para isso, é necessário expor a missão, a visão e os valores da organização.

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