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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


162Q1072587 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
O new journalism foi a radicalização do uso da objetividade jornalística em direção a um formato altamente padronizado de texto.
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163Q1087227 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A impressão gráfica usa a combinação de três cores mais o preto para obter o efeito visual de uma peça totalmente colorida à contemplação do olho humano. São gravadas quatro chapas, uma para cada cor, de tal forma que a impressão do
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164Q1052996 | Sem disciplina, Eventos, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao cerimonial público no
Brasil.

A bandeira nacional não pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite, à exceção do dia 19 de novembro, dia da Bandeira.
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165Q1025865 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao trabalho de relações públicas emarketing.

O cerimonial é responsável por definir os estilos e os costumes que farão parte de atos públicos e solenes.

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166Q1028191 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Texto 1

“A reportagem documental permite (e talvez exija) maior originalidade nas aberturas. É possível usar recursos factuais ou de ação, roubados à fact-story ou à action-story. A de fatos costuma limitar-se aos mesmos, mas sempre há maneiras especiais de fazê-lo (...). Sair da convencional abertura informativa, em busca de estilo mais literário, pode ser uma alternativa para interessar o leitor.” (SODRÉ, Muniz e FERRARI, Maria Helena. Técnica de reportagem. Notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986, p. 68)

Texto 2

“O ano era 1957. Morávamos no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em uma casa pequena, insuficiente para acomodar pai com escritório, mãe, sete filhos de todas as idades e a Babá, que passara a ocupar a função de cozinheira. Minha mãe durante a metade daquele ano procurou outra moradia para sair da que se viu obrigada a se instalar às pressas, havia dois anos, quando chegamos da Itália. Certa noite ela anunciou que finalmente encontrara uma casa que Papai teria condições de alugar, onde caberíamos todos. Lembro-me bem da minha decepção quando, no bairro do Pacaembu, dobramos a esquina e Mamãe, realizada, disse para olharmos a casa nova. Vi uma casa velha de arquitetura meio normanda, com aspecto de total abandono e, do lado oposto da rua, outra novíssima de arquitetura estilo dos anos 1950, que, por segundos, quis que fosse a nossa.

Não consigo imaginar, hoje, um cenário que não seja este, o da rua Buri, 35, para a história da minha família. Papai e seu escritório, seus alunos, amigos, pesquisadores, as paredes forradas de livros, Mamãe, nós sete, a Babá, a Generosa, gatos, agregados, frequentadores de todas as gerações, cantorias, brincadeiras, jogos, festas com centenas de pessoas e as constantes reuniões políticas.” (HOLLANDA, Ana de. Chico Buarque aos olhos da irmã menor. Revista Piauí, edição 211, abril de 2024)

No texto 2, a abertura informativa escolhida prima por:

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167Q967551 | Comunicação Social, Fotografia Digital, Comunicação Social, CONAB, IADES

Acerca da fotografia, assinale a alternativa correta.
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168Q1072573 | Sem disciplina, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.
O áudio-release deve ser distribuído para veiculação em emissoras de televisão.
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169Q1002047 | Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Pelas características de construção e finalidades da mensagem, é correto afirmar que a linguagem publicitária é dominada, principalmente, pela função

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170Q1002054 | Comunicação Social, Texto jornalístico, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Em televisão, a nota que possui imagens com off, isto é, com uma narração, que pode ser do repórter ou do apresentador é chamada de

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171Q1002055 | Comunicação Social, Apuração e Checagem, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

O Manual da Redação da Folha de S. Paulo (p. 43) elenca seis critérios elementares para definir a importância de uma notícia. Entre eles, há um que assegura que quanto mais pessoas possam ter sua vida afetada pela notícia, mais importante ela é. Esse é o critério

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172Q1053000 | Sem disciplina, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

Convidar o consumidor a debater sobre a organização é demagogia.
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173Q1002059 | Comunicação Social, Legislação Publicitária, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Segundo a Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967, que disciplina a profissão de Relações Públicas,

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174Q1037218 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Segundo o professor Aldo Schmutz, “Jornalismo on-line é o nome do jornalismo feito para a (ou pela) internet. Também recebe outras denominações, como jornalismo digital, ciberjornalismo, webjornalismo”. Sobre esse tipo de jornalismo, avalie as afirmativas a seguir.

I. Instantaneidade, multimidialidade e hipertextualidade são características do ambiente digital e a geolocalização, a hiperlocalização e o newsgame surgem como sistemas e suportes que potencializam o jornalismo online;
II. A entrada dos veículos de comunicação no mundo digital restringiu as informações circulantes a bolhas ideológicas tornando eventual a interação entre o campo da produção e o da recepção;
III. Os veículos impressos tradicionalmente baseavam sua rentabilidade na venda em banca e em assinaturas e não tiveram dificuldades para implantar paywalls e convencer seu público leitor a pagar pelo acesso às versões digitais.

Está correto o que se afirma em
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175Q1037220 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Nas organizações, a comunicação dirigida visa transmitir informações específicas para pessoas determinadas e, para isso, pode lançar mão de veículos escritos, orais, aproximativos ou auxiliares.
Na classificação de CESCA (2009), são considerados veículos aproximativos
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176Q1072586 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
Coluna, como gênero jornalístico, também é chamada de crítica e, nos cadernos culturais, orienta o leitor para a aquisição de produtos culturais disponíveis no mercado.
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177Q1087222 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Comunicação Social, TJ RJ, FCC

A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como
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178Q1054738 | Sem disciplina, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.
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179Q1072581 | Sem disciplina, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Gatekeeper é o responsável por definir os atributos de relevância em uma redação jornalística.
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180Q1072583 | Sem disciplina, Ética Jornalística, Comunicação Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Um dos motivos da adoção do lead é o de garantir a objetividade na produção da notícia.
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