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Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q426133 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Comunicação Social, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

No que tange ao tratamento constitucional da comunicação social, julgue os itens a seguir.

A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.

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22Q818839 | Legislação Federal, Lei 5250 1967, Comunicação Social, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca da lei de Imprensa, julgue os itens subseqüentes.

O pedido judicial de direito de resposta previsto na Lei de Imprensa deve ter, no pólo passivo, a empresa de informação ou divulgação, a quem compete cumprir decisão judicial no sentido de satisfazer o referido direito. O jornalista ou radialista eventualmente envolvido nos fatos, no entanto, é parte ilegítima para responder ao pedido de direito de resposta.

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23Q437666 | Direito Constitucional, Comunicação Social, Comunicação Social, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

No que tange ao tratamento constitucional da comunicação social, julgue os itens a seguir.

A reprodução, pela imprensa, de acusação de mau uso de verbas públicas, prática de nepotismo e tráfico de influência, realizada em representação formulada perante tribunal, contra determinada pessoa, constitui abuso de direito praticado pelo jornalista ou veículo de comunicação.

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24Q404212 | Direito Administrativo, Parte Geral, Comunicação Social, TCE RR, ESAG

Assinale a alternativa correta:

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25Q390904 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Comunicação Social, TCE RR, ESAG

Assinale a alternativa correta:

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26Q395406 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Comunicação Social, TCE RR, ESAG

Assinale a alternativa correta:

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27Q392136 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Comunicação Social, TCE RR, ESAG

Assinale a alternativa INCORRETA:

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28Q967548 | Relações Públicas, Código de Ética de Relações Públicas, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere à ética e à moral, assinale a alternativa correta.
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29Q1007913 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade (...) caracterizada pela globalização das atividades econômicas decisivas do ponto de vista estratégico; por sua forma de organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade no emprego e a individualização da mão de obra. Por uma cultura de virtualidade real construída a partir de um sistema de mídia onipresente, interligado e altamente diversificado. E pela transformação das bases materiais da vida – o tempo e o espaço – mediante a criação de um espaço de fluxos e de um tempo intemporal como expressões das atividades e elites dominantes.” (CASTELLS, 2000)

A nova forma de sociedade a que se refere o texto acima é denominada pelo autor de:

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30Q1025849 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.

A indústria cultural expressa a concepção de que as mídias de massa (que, à época em que surgiu a teoria, eram o rádio, o cinema e as revistas impressas) não formam um sistema econômico e social integrado, pois geram produtos estandartizados e de baixa qualidade cultural para o consumo das massas.

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31Q1042699 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A partir do composto de comunicação empresarial integrada, proposto por Margarida Kunsch, o autor Paulo Nassar identificou sua aplicabilidade no ambiente digital. No campo da comunicação institucional e suas áreas, ele listou, entre outros:

1. Relações Públicas 2. Jornalismo empresarial 3. Relações com a imprensa 4. Editoração multimídia 5. Responsabilidade histórica 6. Responsabilidade social

Correlacione-as com as ações a seguir:

( ) Vitrine virtual para memória institucional; ( ) Agência de notícias online; ( ) Infoclippings e monitoramento de imagem com a imprensa; ( ) Posicionamento no espaço virtual da organização perante os diferentes públicos, mercados e a sociedade; ( ) Vitrine virtual para programas e ações sociais; ( ) Webdesign.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
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32Q967558 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere às mídias globais e locais, considerando a mídia Ninja, assinale a alternativa correta.
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33Q1025847 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.

O objetivo da teoria da persuasão é possibilitar que a mensagem seja estruturada de forma a garantir o convencimento dos destinatários.

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34Q1025848 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.

Desenvolvida no período paralelo aos estudos empírico-experimentais, a teoria dos efeitos limitados leva em consideração o papel das mídias dentro de um contexto social mais amplo, em que incidem sobre os indivíduos diversos fatores de influência. Os dois conceitos fundamentais dessa teoria são a figura do líder de opinião e o fluxo de comunicação em dois níveis (two-step flow).

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35Q1028193 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para avaliar o estágio de desenvolvimento das comunicações internas, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), em sua pesquisa de Tendências em Comunicação Interna para 2024, usou os conceitos de Comunicação Interna (CI) 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. Embora não sejam fases cronológicas, cada passagem de fase representa evoluções tecnológicas e incremento na participação dos colaboradores na comunicação interna.

Por isso, nos 9% das empresas pesquisadas que estão na fase CI 4.0, a comunicação:

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36Q1007916 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao comparar a redação jornalística para os meios impressos e para a web, o professor João Canavilhas propõe a estruturação das matérias digitais em forma de pirâmide deitada, com quatro níveis de leitura.

Levando em conta as seis perguntas tradicionais do lead, as informações referentes ao “como?” e “por quê?” seriam fornecidas no(a):

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37Q1007927 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As metodologias de avaliação e medição de resultados em ações de assessorias de imprensa são assuntos relevantes. Tanto instituições públicas quanto privadas precisam prestar contas sobre as atividades desempenhadas e o resultado alcançado a partir dos investimentos realizados.

Contudo, aferir o desempenho de uma assessoria de imprensa com base unicamente em indicadores de performance quantitativos pode ser insuficiente, pois:

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38Q967546 | Jornalismo, Tecnologia e Comunicação, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que melhor descreve as representações sociais.
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39Q1028196 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao definir o campo da comunicação pública, Jorge Duarte propõe quatro eixos centrais, que indicam pré-requisitos para a ação dos agentes e instituições que lidam com a comunicação de interesse público, a saber: transparência, acesso, interação e ouvidoria social.

Sobre o último, é correto afirmar que:

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40Q967564 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

A respeito de redação em jornalismo impresso, assinale a alternativa correta.
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