Início

Questões de Concursos Comunicação Social

Resolva questões de Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1042695 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A revista O Cruzeiro lançada pelos Diários Associados teve papel fundamental na introdução do fotojornalismo moderno no Brasil. Muitos atribuem esse fato a atuação da dupla de repórter e repórter-fotográfico formada, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1007918 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Observe as manchetes abaixo, encontradas no ambiente on-line.

• “Dez coisas que a maioria dos médicos não conta sobre dieta”

• “O segredo para ganhar na loteria!”

• “Ele fez R$ 10 mil reais em uma semana! Saiba também como conseguir!”

• “Pare tudo o que você está fazendo! Notícia urgente no time X de futebol!”

O recurso de utilizar títulos chamativos para gerar mais audiência no conteúdo, que costuma ser sensacionalista e enganoso, é chamado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1028192 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Recentemente, o professor Wilson Bueno publicou, em seu LinkedIn, um artigo intitulado “Organizações democráticas não têm medo da Rádio Peão. Mas as chefias autoritárias fogem dela como o diabo da cruz!”.

Em um dos trechos, o autor afirma que “A Rádio Peão não é tão feia como a pintam e, o que é mais significativo, ela faz parte do processo de comunicação de qualquer organização. Ela é democrática porque frequenta organizações de qualquer porte e tem a capacidade de arrebanhar ouvintes atentos em qualquer lugar do País ou do exterior (ou você pensa que só as organizações brasileiras têm a sua companhia?)”.

Sobre a chamada “Rádio Peão”, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q967563 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

Quanto à estrutura da notícia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q967565 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, CONAB, IADES

Considerando o contexto relativo a mídias locais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q967568 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

A respeito da segmentação de audiência, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q967559 | Jornalismo, Comunicação Social, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que define fotojornalismo corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1007914 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A campanha comemorativa dos 70 anos da Volkswagen do Brasil, intitulada "VW Brasil 70: o novo veio de novo", atraiu queixas de consumidores no Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – e forte repercussão na imprensa e redes sociais, com posições contrárias e favoráveis, ao se utilizar de recursos de inteligência artificial (IA) generativa híbrida para recriar a figura da cantora Elis Regina, já falecida, cantando a música "Como nossos pais" junto com sua filha, Maria Rita.

Em agosto de 2023, a decisão do órgão foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1025858 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da comunicação organizacional, julgue o item.

A comunicação pública tira a centralidade do processo de comunicação no cidadão, o que viabiliza um processo de participação da sociedade na gestão do poder público, a partir da fiscalização e da contribuição com feedbacks sobre as ações propostas, em prol da coletividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q967550 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, CONAB, IADES

Com relação aos métodos científicos de pesquisa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1037214 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:
“Parece-nos que a especificidade brasileira se repousa no fato de que as fontes não se limitaram a tentar intervir sobre a agenda da imprensa tradicional e partiram para difundir, elas mesmas, diretamente à opinião pública, constituindo para tanto seus meios de comunicação(...). Com isso, passa a existir uma inversão de papéis no cenário tradicional da difusão de informações: as fontes assumem o papel de difusor, qui sa de broadcaster. Estes atores sociais atuam com critérios editoriais próprios para definir seus parâmetros de noticiabilidade e para selecionar os temas a serem divulgados (framming)”.
(SANT’ANNA, s/d)

O fenômeno tratado no texto, que pode ser exemplificado por iniciativas como a TV Senado e a TV Câmara, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q967560 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Comunicação Social, CONAB, IADES

Com relação à comunicação organizacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q967569 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere às novas tecnologias em rádio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1042698 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

As pesquisas de marketing podem ter diversas classificações de acordo com as variáveis escolhidas. MATTAR (2013) nos apresenta algumas possibilidades de classificação:

1. Pesquisas qualitativas e pesquisas quantitativas; 2. Pesquisas descritivas e pesquisas explicativas; 3. Pesquisa exploratória e pesquisa conclusiva; 4. Pesquisa por comunicação e pesquisa por observação; 5. Estudos de casos, estudos de campo e levantamentos amostrais; 6. Pesquisas ocasionais e pesquisas evolutivas.

Cada uma delas diferenciam suas variáveis quanto

( ) à dimensão da pesquisa no tempo. ( ) ao escopo da pesquisa em termos de amplitude e profundidade. ( ) à natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas. ( ) à natureza das variáveis pesquisadas. ( ) ao objetivo e ao grau em que o problema de pesquisa está cristalizado. ( ) à forma utilizada para a coleta de dados primários.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1051147 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A imagem organizacional é resultado de percepções por parte do público.
Para que existam condições de emanar esta imagem, uma instituição precisa construir uma identidade corporativa, que compreende diversos aspectos, a exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1054745 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q1007923 | Jornalismo, Legislação da Comunicação, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir, publicado no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

“A Abraji repudia a medida tomada pelo delegado Abel Mantovani Bovi, da Polícia Civil de Santa Catarina, de requisitar ao Intercept Brasil as fontes de informação da reportagem ‘Julgamento de influencer Mariana Ferrer termina com tese inédita de ‘estupro culposo’ e advogado humilhando jovem’, de 3 novembro de 2020. A reportagem expôs abusos do Judiciário no caso da influencer Mari Ferrer, humilhada enquanto narrava, na Corte, sua denúncia de estupro.” (ABRAJI, 2024) Sobre o sigilo da fonte, é correto afirmar que ele está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1002057 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, reformulado conforme Resolução CONFERP 02/85, de 06/11/85, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1028197 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

A Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011, é um importante passo rumo à transparência e à eficácia da comunicação de interesse público, na medida em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.