“ Jornalismo é espaço público por onde são transferidas informações relevantes, com potencial para alterar a realidade, que se sucedem no tempo e no espaço, objeto de interesse da coletividade e abrangidos pelos seus critérios de cobertura. Essas informações têm de ser transmitidas com honestidade, fidelidade, precisão e responsabilidade. Devem ser mediadas por um processo ético, rigoroso, criterioso, isento, imparcial, sem preconceito e independente na sua apuração, organização, hierarquização, aferição e difusão dos acontecimentos. Também é necessário que estejam acompanhadas de contextualizações e análises confiáveis e sejam apresentadas com linguagem clara, precisa e objetiva, que permita elucidação e esclarecimento de seus significados, de suas causas e de seus efeitos na sociedade” (Manual de Jornalismo da EBC, 2013). A partir da leitura do parágrafo acima, é possível apreender alguns dos pressupostos do Jornalismo Público, com destaque para:
✂️ a) subordinação do Jornalismo Público à política de comunicação social delineada pelo Ministério das Comunicações do Brasil; ✂️ b) fomento à construção da cidadania, ao aperfeiçoamento da democracia e à participação da sociedade; ✂️ c) atendimento a todos os atores sociais brasileiros, com ênfase nas produções jornalísticas que traduzam a estereotipia cultural em vez dos regionalismos; ✂️ d) valorização e defesa dos interesses estatais através de cobertura jornalística que se oponha à chamada grande mídia; ✂️ e) veiculação de questões de interesse do público uma vez que as rádios recebem outorgas públicas para operação.