Questões de Concursos Condutor Socorrista

Resolva questões de Condutor Socorrista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q914602 | Português, Uso das aspas, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Dentre os sinais de pontuações presente no Texto I, assinale aquele que expressa CORRETAMENTE o destaque de uma palavra, expressão e ou frase:

O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.
Fonte: https://www.tst.jus.br/
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q870867 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A Resolução CONTRAN nº 919/2022 estabeleceu novos critérios para o transporte de pacientes em veículos de emergência. Qual dos itens abaixo faz parte das obrigações do condutor de ambulância segundo essa resolução?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q863861 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para veículos que prestam serviço de emergência, o uso da sinalização sonora (sirenes) e visual (giroflex) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q863862 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a sinalização horizontal, de acordo com o Volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, as linhas contínuas ao longo de uma via indicam: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q876795 | Mecânica de Autos, Condutor Socorrista, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Acerca do distribuidor de ignição, julgue as frases abaixo.


I. A corrente de ignição é gerada pela bobina de ignição, que converte a baixa voltagem da bateria em uma voltagem muito mais alta (da ordem de milhares de volts). Essa alta voltagem é então distribuída pelo distribuidor para as velas de ignição.

II. O distribuidor é composto por diversos elementos, incluindo um rotor giratório, um conjunto de contatos, um eixo acionado pela árvore de manivelas do motor e cabos de ignição conectados às velas de ignição.

III. O distribuidor é acionado por um mecanismo externo, como o sensor de rotação, que controla a velocidade de rotação do rotor. Conforme o rotor gira, ele passa por cada terminal de contato no distribuidor, enviando aleatoriamente a corrente de ignição para as bobinas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q868331 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Acerca da direção defensiva, julgue as frases abaixo.

I. Os motoristas defensivos estão constantemente atentos a sinais de perigo, como mudanças abruptas no tráfego, comportamento agressivo de outros motoristas, condições climáticas adversas e pedestres ou ciclistas na via.


II. Garantir que o veículo esteja em boas condições de funcionamento é parte importante da direção defensiva. Isso inclui realizar manutenções regulares, como troca de óleo, verificação dos freios, pneus e sistemas de iluminação, para evitar falhas mecânicas que possam causar acidentes.


III. Verificar regularmente os espelhos retrovisores e utilizar os indicadores de direção de forma adequada são aspectos importantes da direção defensiva. Isso ajuda a manter a consciência situacional e a comunicar suas intenções aos outros motoristas, reduzindo assim o risco de acidentes.



Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q914605 | Português, Interpretação de Textos, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Texto associado.
TEXTO III


Bola-de-gude-azul

Clarissa Moura


Rita me fitava com aqueles olhos azuis estrábicos e esbugalhados. Assim que entrou aqui em casa, foi a primeira coisa que vi, olhos-bola-de-gude, criança feia, careca. Todos os bebês são feios, acho que eu nasci feia também. Essa menina vem atrapalhando minha vida, desde que ainda estava dentro da minha mãe.

Na verdade, tudo muda quando uma criatura vai pra dentro de uma fêmea. Percebi isso quando Nina, nossa cadela, pegou um bucho do cachorro vira-lata que minha mãe odeia. Ela achou ruim, reclamou. Brigava dia e noite com Nina, a cachorra fujona que saiu e voltou prenha de cinco cachorrinhos. Morreram todos. Coitada de Nina, ela ficou cansada, lenta, dorminhoca. Não fazia mais nada, só dormia. Minha mãe reclamou tanto, tanto, mais tanto, que pegou um bucho também.

Mamãe colocou o nome da minha irmã de Rita de Cássia, a santa dela. Acho engraçado isso de dizer que a santa é sua. Pra mim, as coisas só são nossas quando a gente compra ou ganha. Do nada, a santa vira boneca que protege gente. Enquanto a barriga crescia, ela todo dia acendia uma vela, se alisava e rezava. Amenina, lá dentro, não sentia nada, não sabia de nada. Ganhou o nome da santinha que fica no quartinho ao lado da sala.

Depois que minha mãe disse que eu ia ter uma irmãzinha, que ela ia ser minha melhor amiga e companheira, tudo mudou. Mamãe só vivia vomitando, com sono, não queria brincar comigo, triste e deitada. O médico disse que ela tinha que passar a gravidez toda acamada pra menina vingar. Toda noite que minha mãe rezava, eu rezava junto, pedindo pra aquela menina não nascer. Queria minha mãe só pra mim. Mas não adiantou.

Meu pai, que quase não tinha tempo pra brincar comigo, passou a trabalhar mais. Eu só via ele nos fins de semana, e sempre cansado porque tinha mais uma boca pra alimentar. Minha filha, papai tem que trabalhar pra dar o melhor pra você e sua irmãzinha. Mas o melhor pra mim era ter meu pai e minha mãe somente pra mim. E, mesmo antes de nascer, a bola-de-gude-azul roubou meus pais.

Eu queria ser filha única, como meu pai e minha mãe. Não tenho tios, e nem sinto falta. Família boa é família que tem tempo pra ficar junto e brincar feliz. Agora eu fico sozinha o tempo todo. Desde que Nina teve os cachorrinhos mortos, também não quer brincar comigo. Os bichinhos pareciam uns ratinhos, pretinhos, tamanhico de nada. Mamãe falou que eles não tinham como ficar vivos e que quase matou nossa cadela. Que ela teve sorte. Sorte mesmo seria se ela nunca tivesse pegado um bucho.

Faz cinco dias que eu não consigo dormir, Rita está dormindo no quarto da minha mãe. Só vive pendurada nos peitos dela, mamando, mamando. Minha mãe chama ela de minha bezerrinha. Vai ser a bezerrinha mais forte de todas. Será que ela me acha fraca só porque eu não tô pendurada sugando o leite dela? Eu prefiro comer bolacha desmanchada no leite. Era tão bom quando minha mãe colocava minha comidinha, e a gente ficava vendo televisão e conversando. Ela sempre sentava em uma cadeira e ficava me vendo comer. É tão lindo te ver comendo Maria, você é a gulosa de mamãe. Eu ria, e ela alisava meus cachinhos.

Hoje tive que apresentar um trabalho na escola. Segurei a cartolina e não consegui lembrar de nada. Comecei a gaguejar e a chorar. Todo mundo riu de mim. Burra, burra, chorona, chorona. A professora mandou todo mundo se calar. Eu empurrei o Carlinhos, o imbecil que puxou o coro, e chorei mais ainda. Fui levada pra diretoria, fizeram um bilhete pra meus pais, e amanhã eu só posso assistir aula se eles vierem me deixar. Me ferrei.

Sinto medo da pisa que vou levar, do castigo que não vai acabar nunca. Eu não vou poder sair pra brincar com as meninas na rua, vou ter que ficar trancada dentro de casa fazendo o dever que não tem fim. A pirralha começa a berrar de novo, muito alto. Essa menina só chora. Se não fosse por ela, eu teria dormido bem e lembraria do nome de todos os répteis da cartolina. Ódio.

Vou pro quarto, minha mãe tá dormindo pesado, roncando. Parece a Bela Adormecida que não vai acordar nunca mais. Rita chora, chora, chora, eu choro. Corro na cozinha, pego a faca de cortar pão, volto pro quarto, seguro a fralda na boca dela até abafar o choro, enfio a faca nos olhos-azuis-bola-de-gude dela e arranco. Pego as bolinhas agora vermelhas, se desmanchando na minha mão, e coloco na minha sacola de bolas-de-gude.

Será que amanhã eu ainda vou estar de castigo?

Clarissa Moura (1987, João Pessoa/Paraíba) é advogada, escritora, membro do Clube do Conto da Paraíba. Publica seus textos – crônicas e contos – no Medium https://clarissagmoura.medium.com/ e outras redes sociais. É coorganizadora do ebook Antologia Poética – Poemas dos Dez Melhores Poetas do Extremo Oriental das Américas, publicada pela Rubaiyat Edições em 2022. É uma das autoras da Antologia Prosas de Oficina vol. II, publicação da Editora Escaleras em 2022.


Fonte: https://revistaacrobata.com.br/
Considere o seguinte trecho do Texto III.

“A pirralha começa a berrar de novo, muito alto. Essa menina só chora. Se não fosse por ela, eu teria dormido bem e lembraria do nome de todos os répteis da cartolina. Ódio. Vou pro quarto, minha mãe tá dormindo pesado, roncando. Parece a Bela Adormecida que não vai acordar nunca mais. Rita chora, chora, chora, eu choro. Corro na cozinha, pego a faca de cortar pão, volto pro quarto, seguro a fralda na boca dela até abafar o choro, enfio a faca nos olhos-azuis-bola-de-gude dela e arranco. Pego as bolinhas agora vermelhas, se desmanchando na minha mão, e coloco na minha sacola de bolas-de-gude. Será que amanhã eu ainda vou estar de castigo?"

Com base no trecho, assinale a alternativa CORRETA sobre a atmosfera e aos elementos presentes no conto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q914608 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia o texto sobre o aquecimento global:

“O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.”

(Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/04/04/bloco-1-o-que-e-o-aquecimento-global.ghtml. Acesso em 10/10/2023)


Assinale a alternativa que, de acordo com os estudos sobre o tema, apresenta CORRETAMENTE, uma consequência ambiental do aquecimento global:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q870862 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), em uma via com pista dupla e sem sinalização específica quanto à velocidade máxima permitida, qual é a velocidade máxima para veículos leves em vias urbanas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q870869 | Primeiros Socorros, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em relação aos primeiros socorros, qual é a primeira ação que deve ser realizada ao chegar em uma cena de acidente com vítima inconsciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q914607 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Condutor Socorrista, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Leia os versos abaixo sobre o racismo no Brasil

Mesmo após o decreto da princesa Há algumas correntes e grilhões Há mucamas, senzalas e porões E o racismo ofendendo a natureza Entre brancos e negros com certeza Nunca houve e nem há essa igualdade Preconceitos inda é realidade No emprego, na rua, na escola Só com outro Zumbi e Quilombola Pode o negro alcançar a liberdade.
(MEDEIROS, I, e RODRIGUES, J. R. Ivanildo Vila Nova: Mitos, versos & viola. João Pessoa, PB. Editora a União, 2016. P.219).

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano, esta população tem sido historicamente discriminada na sociedade brasileira. Analisando os versos sobre o racismo e considerando a realidade atual dos negros no Brasil, considere as proposições a seguir:

I- O Brasil passou por um longo período de escravidão e a abolição do trabalho escravo não assegurou, para os negros, a igualdade de direitos com os brancos.

II- O racismo no Brasil, atualmente, se manifesta apenas na esfera da política, pois a população negra não se encontra representada nos poderes legislativo e executivo.

III- O racismo no Brasil é estrutural e ocorre em diversas esferas da vida social e do cotidiano do país: na escola, nas instituições, na cultura e no mercado de trabalho.

IV- A inexistência de leis e normas que proíbam, criminalizem e punam a prática do racismo no Brasil, é uma das causas da existência do preconceito contra os negros.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q916303 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a sinalização horizontal, de acordo com o Volume IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, as linhas contínuas ao longo de uma via indicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q868330 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação:

Durante o deslocamento para prestar socorro a uma vítima de acidente de trânsito, o condutor socorrista depara-se com um semáforo quebrado em uma via de grande movimento. Diante dessa situação, qual a atitude correta a ser tomada pelo condutor socorrista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q880295 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

De acordo com o Art. 61. do código de trânsito brasileiro a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. Assinale a alternativa que apresenta para a velocidade máxima permitida em vias urbanas onde não exista sinalização regulamentadora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q880300 | Primeiros Socorros, Transporte da Vítima, Condutor Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa correta correspondente ao tipo de ambulância descrito a seguir: “Veículo de atendimento de urgências pré hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com equipamentos de salvamento (terrestre, aquático e em alturas)”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q880313 | Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Condutor Socorrista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a primeira avaliação a ser realizada em atendimento extra-hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q884323 | Legislação de Trânsito CTB, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

Direção defensiva é dirigir de uma forma que evite acidentes, mesmo diante dos erros de outros e de condições adversas, como explica a Secretaria Nacional de Segurança Pública no manual Condutores de Veículos de Emergência. Dentre as condições capazes de interferir na direção, podemos citar:
Assinale a alternativa CORRETA:

I. Iluminação precária nas estradas.
II. Ofuscamentos na direção noturna.
III. Fatores climáticos, como nevoeiros, chuvas com alagamentos e ventos fortes.
IV. Interdições em vias
V. Manutenção do veículo.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q884324 | Enfermagem, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

De acordo com a Portaria nº 1863/GM que institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão, em seu Art. 2° Estabelecer que a Política Nacional de Atenção às Urgências composta pelos sistemas de atenção às urgências estaduais, regionais e municipais, deve ser organizada de forma que permita, estabelece:

I. Contribuir para o desenvolvimento de processos e métodos de coleta, análise e organização dos resultados das ações e serviços de urgência, permitindo que
II. Definir que a Política Nacional de Atenção às Urgências, de que trata o artigo 1º destaPortaria, deve ser instituída em todo território nacional.
III. A partir de seu desempenho seja possível uma visão dinâmica do estado de saúde da população e do desempenho do Sistema Único de Saúde em seus três níveis de gestão.

Está CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q884325 | Enfermagem, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

Em consonância com a Portaria nº 1863/GM que institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão, em seu Art. 3, item 2. Afirma que a organização de redes loco regionais de atenção integral às urgências, enquanto elos da cadeia de manutenção da vida, tecendo-as em seus diversos componentes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q884327 | Segurança e Saúde no Trabalho, Condutor Socorrista, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2024

É um conjunto de medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
O texto desta sentença refere-se á:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.