Questões de Concursos: Conhecimentos Básicos

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51 Q686185 | Português, Interpretação Textual, Conhecimentos Básicos, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
1 Ainda hoje, em muitos rincões do nosso país, 
são encontrados administradores públicos cujas ações 
em muito se assemelham às de Nabucodonosor, rei 
4 do império babilônico, que, buscando satisfazer sua rainha 
Meda, saudosa das colinas e florestas de sua pátria, 
providenciou a construção de estupendos jardins suspensos. 
7 Essa excentricidade, que consumiu anos de labor e gastos 
incalculáveis, culminou em uma das sete maravilhas do 
mundo antigo. 
10 Tal “maravilha”, que originou mais ônus do que 
propriamente benefícios, apresenta grande similitude com 
devaneios atuais em que se constata o gasto de dinheiro 
13 público com atos de motivação fútil e imoral, finalidade 
dissociada do interesse público e em total afronta à 
razoabilidade administrativa, com flagrante desproporção 
16 entre o numerário despendido e o benefício auferido 
pela coletividade. 
Além da insensatez detectada em alguns atos de 
19 administração, constata-se a existência de situação mais 
grave e preocupante, a degeneração de caráter em muitos 
entre os que ascendem à gestão do interesse público. 
22 Essa degeneração, em alguns casos, precede a investidura; 
em outros, tem causas endêmicas, sendo o resultado inevitável 
da interação com um meio viciado. 
Emerson Garcia e Rogério Pacheco Alves. Improbidade administrativa. 8.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 47 (com adaptações)
No texto CB1A1-II, a palavra “labor” (R.7) é sinônimo de 

52 Q694392 | Administração Pública, Conhecimentos Básicos, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

No Brasil, as agências reguladoras desenvolvem, entre outras, a atividade de impor limitações administrativas previstas em lei, além de fiscalizar e, se necessário, repreender atividades que sejam consideradas incompatíveis com o bem-estar social. Tais atribuições das agências reguladoras são exemplos de 

53 Q692693 | Legislação Estadual, Conhecimentos Básicos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com base nas disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do DF, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais ? Lei Complementar n.º 840/2011 e suas alterações ?, julgue o item a seguir. 

Servidor público que cometer infração disciplinar ao proceder com conduta profissional classificada como erro de procedimento será submetido a sanção disciplinar se a conduta for caracterizada cumulativamente pelo prejuízo moral, seja este relevante ou irrelevante.

54 Q686739 | Legislação Estadual, Conhecimentos Básicos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com base nas disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do DF, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais ? Lei Complementar n.º 840/2011 e suas alterações ?, julgue o item a seguir. 
Servidor público que tiver sido exonerado de seu cargo permanecerá responsável administrativamente pelos atos praticados no exercício desse cargo, observado o prazo prescricional.

55 Q685896 | Legislação Municipal, Conhecimentos Básicos, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

Ainda de acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará, quanto ao processo administrativo, é correto afirmar que

56 Q690040 | Legislação Estadual, Conhecimentos Básicos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com o Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo ? Decreto n.º 37.297/2016 ?, julgue o item que se segue. 
A sanção prevista para servidor que infringir norma ética do referido código é a demissão do serviço público. 

57 Q688270 | Legislação Estadual, Conhecimentos Básicos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com base nas disposições do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do DF, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais ? Lei Complementar n.º 840/2011 e suas alterações ?, julgue o item a seguir. 
A redistribuição consiste no deslocamento da lotação de servidor, no mesmo órgão e na mesma carreira, de uma localidade para outra.

58 Q688638 | Português, Interpretação Textual, Conhecimentos Básicos, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
1 Candeia era quase nada. Não tinha mais que 
vinte casas mortas, uma igrejinha velha, um resto de praça. 
Algumas construções nem sequer tinham telhado; outras, 
4 invadidas pelo mato, incompletas, sem paredes. Nem o ar tinha 
esperança de ser vento. Era custoso acreditar que morasse 
alguém naquele cemitério de gigantes. 
7 O único sinal de vida vinha de um bar aberto. Duas 
mesas de madeira na frente, um caminhão, um homem 
e uma mulher na boleia ouvindo música, entre abraços, 
10 beijos e carícias ousadas. Mais desolado e triste que Juazeiro 
do Norte aquele povoado, muito mais. Em Juazeiro tinha 
gente, a cidade era viva. E no meio daquele povo todo 
13 sempre se encontrava uma alma boa como a de sua mãe, 
uma moça bonita, um amigo animado. Candeia era morta. 
Samuel ao menos ficou um pouco feliz por ouvir 
16 a música do caminhoneiro. Quase sorriu. O esboço de alegria 
durou até aparecer pela porta mal pintada de azul uma 
mulher assombrosa, praguejando com uma vassoura na mão 
19 e mandando desligar aquela música maldita. O caminhoneiro 
a chamou pelo nome:
 — Cadê o café, Helenice? Deixa de praguejar, 
22 coisa-ruim! 
Pela mesma porta saiu uma moça, bem jovem, 
com uma garrafa térmica vermelha e duas canecas. Foi 
25 e voltou com rapidez, agora trazendo dois pratos, quatro pães 
pequenos, duas bananas cozidas e um pote de margarina.
 — Cinco reais — ordenou Helenice, com a mão 
28 na garrafa térmica. — Só come se pagar.
 O homem pagou, sempre rindo da cara de Helenice,
 visivelmente bêbado. 
31 Samuel invejou o caminhoneiro. Não tinha tanto 
dinheiro para comer naquele fim de tarde, fim de vida. Socorro Acioli. A cabeça do santo. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 17-8 (com adaptações)
Infere-se do texto que o narrador caracteriza Candeia como “quase nada” (l.1) e “morta” (l.14) devido à

59 Q689850 | Administração Pública, Conhecimentos Básicos, CGE CE, CESPE CEBRASPE, 2019

Para alcançar a excelência na prestação de serviços públicos, deve-se almejar o maior nível de qualidade possível para a organização. Isso envolve planejar elementos associados a duas dimensões: o atendimento ao cidadão e a configuração do próprio serviço. Quanto à dimensão atendimento, um gestor público que planeje elevar o nível de qualidade de um serviço público sob sua responsabilidade deve promover

60 Q686823 | Legislação Estadual, Conhecimentos Básicos, SLU DF, CESPE CEBRASPE, 2019

Com referência ao disposto na Lei Orgânica do DF e em suas alterações, julgue o item subsecutivo. 
A adoção de políticas públicas de educação preventiva do suicídio constitui um dos objetivos prioritários do DF.
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