Questões de Concursos Conhecimentos Gerais

Resolva questões de Conhecimentos Gerais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q949826 | Inglês, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

SWEDISH CROWN JEWELS: SPEEDBOAT THIEVES STEAL PRICELESS TREASURES
Police in Sweden have launched a manhunt after thieves swiped some of the country’s crown jewels from a cathedral and escaped by speedboat. Two priceless crowns and an orb belonging to a 17th century king and queen were taken at around midday on Tuesday in Strängnäs, near Stockholm. Witnesses said they saw two men running from the cathedral, which was open to the public and hosting a lunch fair. They were seen motoring off into Lake Malaren, and have not been seen since.
Disponível em: <https://www.bbc.com/>. Acesso em: 1ago. 2018.

Some thieves can be really creative. This creativity has inspired many Hollywood movies. But to see it in real life can be something. Based on the text, choose the only option that is not true.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q947612 | Física, Gravitação Universal, Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP, 2018

Um garoto, segurando duas pedras, uma em cada mão, está parado em uma ponte sobre um rio, a 45 m de altura em relação às suas águas. No instante t = 0 ele abandona, a partir do repouso, a pedra que está em sua mão esquerda. Um segundo mais tarde, ele joga verticalmente para baixo, da mesma altura, a pedra que está em sua mão direita, com velocidade inicial vο . Adotando g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, o módulo de vο para que as duas pedras toquem simultaneamente a superfície da água é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q947956 | Português, Significação Contextual de Palavras, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho inicial do texto “O futuro da saúde”, de Cilene Pereira, para responder à questão.

Eles começam a mudar tudo na saúde. Para citar algumas das transformações: tornam o diagnóstico preciso, ajudam a desenhar tratamentos para cada paciente, a levar o cuidado a regiões distantes e a encontrar remédios eficazes em tempo recorde. Na saúde, assim como em outras áreas da vida contemporânea, os robôs revolucionam. “Seu uso é um ponto de virada na medicina”, afirma o médico Gregg Meyer, do Massachusetts General Hospital, da Universidade Harvard (EUA), e um dos mais respeitados estudiosos do assunto. Na edição deste ano do Fórum de Inovação Médica Mundial, realizada recentemente em Boston, o tema foi um dos destaques, reunindo 1,5 mil pessoas só para debatê-lo.
Robô é o nome palatável encontrado para definir os complexos sistemas de algoritmos que baseiam a inteligência artificial. Em linhas gerais, trata-se da utilização do maior número possível de dados disponível sobre determinado assunto, seu cruzamento e, como consequência, a identificação de padrões. Na saúde, as informações geradas no processo esclarecem ou confirmam suspeitas diagnósticas e indicam a resposta do paciente ao tratamento. Além dos ganhos médicos, reduzem os custos ao evitar gastos em terapias desnecessárias.

(https://istoe.com.br, 25.05.2018.)

A frase que interpreta corretamente o texto e que está redigida com coesão, coerência e em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q686329 | Matemática, Porcentagem, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) constatou que os níveis elevados de colesterol atingem cerca de quatro em cada dez brasileiros adultos. Isso corresponde a cerca de 60 milhões de pessoas adultas. O estudo ainda revelou que aproximadamente 11% da população adulta brasileira nunca fez exame de colesterol.
(https://noticias.r7.com, 08.08.2018. Adaptado.)
A partir dos dados da notícia, é possível concluir que o número de brasileiros adultos que nunca fizeram exame de colesterol é de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q947964 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o poema de Mário de Andrade para responder à questão.

Rondó pra você
De você, Rosa, eu não queria
Receber somente esse abraço
Tão devagar que você me dá,
Nem gozar somente esse beijo
Tão molhado que você me dá...
Eu não queria só porque
Por tudo quanto você me fala
Já reparei que no seu peito
Soluça o coração benfeito
De você.

Pois então eu imaginei
Que junto com esse corpo magro
Moreninho que você me dá,
Com a boniteza a faceirice
A risada que você me dá
E me enrabicham como o quê,
Bem que eu podia possuir também
O que mora atrás do seu rosto, Rosa,
O pensamento a alma o desgosto
De você.

(De Pauliceia desvairada a Lira paulistana, 2016.)
O sentimento expresso pelo eu lírico revela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q939776 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade. O calor do sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir, ao passo que a frescura relativa da noite é a verdadeira estação em que se deve viver. Livre em todas as minhas ações, não quero sujeitar-me à lei absurda que a sociedade me impõe: velarei de noite, dormirei de dia.
Contrariamente a vários ministérios, Soares cumpria este programa com um escrúpulo digno de uma grande consciência. A aurora para ele era o crepúsculo, o crepúsculo era a aurora. Dormia 12 horas consecutivas durante o dia, quer dizer das seis da manhã às seis da tarde. Almoçava às sete e jantava às duas da madrugada. Não ceava. A sua ceia limitava-se a uma xícara de chocolate que o criado lhe dava às cinco horas da manhã quando ele entrava para casa. Soares engolia o chocolate, fumava dois charutos, fazia alguns trocadilhos com o criado, lia uma página de algum romance, e deitava-se.
Não lia jornais. Achava que um jornal era a cousa mais inútil deste mundo, depois da Câmara dos Deputados, das obras dos poetas e das missas. Não quer isto dizer que Soares fosse ateu em religião, política e poesia. Não. Soares era apenas indiferente. Olhava para todas as grandes cousas com a mesma cara com que via uma mulher feia. Podia vir a ser um grande perverso; até então era apenas uma grande inutilidade.

(Contos fluminenses, 2006.)
Com a referência a “jornais”, “Câmara dos Deputados”, “obras dos poetas” e “missas” (3° parágrafo), o narrador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q949819 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Bruzundanga era um país onde a nobreza se dividia de duas formas. Uma constituída pelos chamados doutores. Aqueles que tinham feito medicina, direito, engenharia e de todos que tinham tal pseudo. A outra era formada por novos ricos que, de forma incomum, adquiriam títulos. Iam à Europa e voltavam como conde, príncipes, princesas, lordes e todo o resto. A política nesse país era cômica. Políticos eram nomeados pelo voto, mas quem votava não tinha a mínima ideia do que estava fazendo. O presidente tratado por Mandachuva e engajado na política através do sogro que o queria em bom cargo para as filhas chegou à presidência graças à sua ignorância e, logo que se viu empossado, se cercou de sua “clientela”. Cargos eram entregues devido à beleza dos candidatos que deveriam saber dançar, cumprimentar e sorrir para impressionar os estrangeiros, sendo que esses eram de grande valor para os bruzundangas.
Disponível em: <http://www.aprendebrasil.com.br/classicos/obras/ Os_bruzundangas.pdf>. Acesso em: 4 de ago. 2018.

Esse trecho foi retirado da obra Os Bruzundangas, de Lima Barreto. A leitura desse fragmento permite inferir que uma das características do autor é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q949820 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Érico Veríssimo é o representante gaúcho do regionalismo modernista. Parte de seus romances – desde Clarissa até Saga, passando por Música ao longe, Caminhos cruzados e Olhai os lírios do campo – retrata a vida urbana da província de Porto Alegre, a crise da sociedade moderna, cuja nota marcante é a falta de solidariedade, o cotidiano caótico. Seus personagens, com destaque para Clarissa e Vasco, reaparecem em várias situações e em vários momentos.
Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. José de Nicola; colaboração Lorena Mariel Menón, Lucas Santiago Rodrigues de Nicola. 18a ed. São Paulo: Scipione, 2011.


O crítico Wilson Martins, ao analisar a obra de Érico Veríssimo, fala em um ciclo de Clarissa. Devido a essa repetição ao longo de vários romances, o autor tem sido acusado de ser redundante e, mais do que isso, de ser superficial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q946810 | Conhecimentos Gerais, Política, Conhecimentos Gerais, UFPR, NC UFPR, 2019

Em 1° de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica.
2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047.
3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas.
4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países.

Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q946814 | Inglês, Conhecimentos Gerais, UFPR, NC UFPR, 2019

Texto associado.

O texto a seguir é referência para a questão.

How the American Dream has changed

The phrase ‘American Dream’ was officially coined just under 90 years ago in a book called The Epic of America by James Truslow Adams. He argued it was “that dream of a land in which life should be better and richer and fuller for everyone, with opportunity for each according to ability or achievement.”

Today: No single American Dream?

For some today the American Dream means a chance for fame and celebrity, while for others it means succeeding through the old adage of family values and hard work. Still others believe that the American Dream just represents a world closed to all but the elite with their wealth and contacts […]. Meanwhile, surveys have found that almost half of all millennials believe the American Dream is dead. In an ever-changing country, the idea of what the American Dream means to different people is changing too.

(Disponível em: https://www.msn.com/en-us/news/other/what-the-american-dream-looked-like-the-decade-you-were-born/ss-AABbxjy)

According to the part of the text that starts with “For some today the American Dream…”, how many different meanings can be related to the American Dream today?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q946852 | Inglês, Conhecimentos gerais, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Genetic Fortune-Telling

One day, babies will get DNA report cards at birth. These reports will offer predictions about their chances of suffering

a heart attack or cancer, of getting hooked on tobacco, and of being smarter than average.


Though the new DNA tests offer probabilities, not diagnoses, they could greatly benefit medicine. For example, if women at high risk for breast cancer got more mammograms and those at low risk got fewer, those exams might catch more real cancers and set off fewer false alarms. The trouble is, the predictions are far from perfect. What if someone with a low risk score for cancer puts off being screened, and then develops cancer anyway? Polygenic scores are also controversial because they can predict any trait, not only diseases. For instance, they can now forecast about 10 percent of a person’s performance on IQ tests. But how will parents and educators use that information?

(Adaptado de Derek Brahney, Genetic Fortune-Telling. MIT Technology Review, Março/Abril 2018)

De acordo com o texto, um dos riscos do prognóstico genético dos indivíduos desde o nascimento seria o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q947963 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o poema de Mário de Andrade para responder à questão.

Rondó pra você
De você, Rosa, eu não queria
Receber somente esse abraço
Tão devagar que você me dá,
Nem gozar somente esse beijo
Tão molhado que você me dá...
Eu não queria só porque
Por tudo quanto você me fala
Já reparei que no seu peito
Soluça o coração benfeito
De você.

Pois então eu imaginei
Que junto com esse corpo magro
Moreninho que você me dá,
Com a boniteza a faceirice
A risada que você me dá
E me enrabicham como o quê,
Bem que eu podia possuir também
O que mora atrás do seu rosto, Rosa,
O pensamento a alma o desgosto
De você.

(De Pauliceia desvairada a Lira paulistana, 2016.)
A transposição da frase “Eu, dizia o pacato velho, sou Átila” (1º parágrafo) para o discurso indireto resultará em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q939777 | Português, Interpretação de Textos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade. O calor do sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir, ao passo que a frescura relativa da noite é a verdadeira estação em que se deve viver. Livre em todas as minhas ações, não quero sujeitar-me à lei absurda que a sociedade me impõe: velarei de noite, dormirei de dia.
Contrariamente a vários ministérios, Soares cumpria este programa com um escrúpulo digno de uma grande consciência. A aurora para ele era o crepúsculo, o crepúsculo era a aurora. Dormia 12 horas consecutivas durante o dia, quer dizer das seis da manhã às seis da tarde. Almoçava às sete e jantava às duas da madrugada. Não ceava. A sua ceia limitava-se a uma xícara de chocolate que o criado lhe dava às cinco horas da manhã quando ele entrava para casa. Soares engolia o chocolate, fumava dois charutos, fazia alguns trocadilhos com o criado, lia uma página de algum romance, e deitava-se.
Não lia jornais. Achava que um jornal era a cousa mais inútil deste mundo, depois da Câmara dos Deputados, das obras dos poetas e das missas. Não quer isto dizer que Soares fosse ateu em religião, política e poesia. Não. Soares era apenas indiferente. Olhava para todas as grandes cousas com a mesma cara com que via uma mulher feia. Podia vir a ser um grande perverso; até então era apenas uma grande inutilidade.

(Contos fluminenses, 2006.)
No contexto em que está inserida, a expressão “ateu em religião, política e poesia” (3° parágrafo) poderia ser atribuída a alguém que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q947971 | Inglês, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.


There is nothing conventional about 17-year-old Michael Fuller’s relationship with music. As someone with high-functioning autism who sees the world through sound, creating melodies from the bustle of the high street or trains on the tracks feels more natural than any social interaction. This hardwired connection to sound has been with him for as long as he can remember.

By the age of 11, Michael could play Mozart by ear, having taught himself to play the piano through a mobile phone app. The app highlighted notes on a keyboard as classical music played. He describes his unusual musical talent as “downloading” music into his head. His mother, Nadine, remembers that as a child Michael would “suddenly pop up and say: ‘I’ve got a symphony’”. Michael took to the piano and found he could quickly perform complex pieces from memory.

“I liked what I was hearing, sought more music and began studying through Google and YouTube,” he remembers. “It was very organic. I would listen in great depth and the music would be implanted in my mind. I could then just play it on the piano – all without being taught.”

Growing up in a family that listened to reggae over classical music, Michael feels “very much aware” of how different his approach is to music – symbolised by the way he taught himself piano as a child. This, his mother says, came as a “surprise to the family and myself – I’d never listened to classical music in my life”.

It was not long after learning to play the piano that Michael started composing his own works. Describing this process as “making music with my mind”, Michael says composing classical symphonies “helps me to express myself through music – it makes me calm”. Michael wants to nurture his song writing to achieve his ambition of becoming a modern mainstream classical artist. He wants to control the creative process, unlike typical modern-day composers, who he says “write blobs on a page, hand it over to the musicians – then say bye-bye and stay in the background and get no recognition”. Instead, Michael is determined to take centre stage.


(Alex Taylor. www.bbc.com, 27.03.2018. Adaptado.)

No trecho do terceiro parágrafo “sought more music”, o termo sublinhado tem sentido semelhante, em português, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q939785 | Inglês, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


What does love look like? Love is accepting that your partner is not perfect, but you want to be with him or her anyway. Love is being grateful that you are accepted despite your imperfections. Love is still being happy to come home to that same person, even after 30 years.

(Harriet Koral. www.nytimes.com, 19.11.2017. Adaptado.)
O trecho dessa carta aberta publicada no jornal The New York Times é norteado pelo caráter
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q947994 | Química, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Em janeiro de 2018 foi encontrado em uma mina na África o quinto maior diamante (uma variedade alotrópica do carbono) do mundo, pesando 900 quilates. Considerando que um quilate equivale a uma massa de 200 mg, a quantidade, em mol, de átomos de carbono existente nesse diamante é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q939803 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

O esterco de galinha contém fezes e excretas nitrogenadas, que podem ser utilizadas para adubar o solo. As plantas cultivadas nesse solo não são diretamente beneficiadas pelo esterco porque as substâncias orgânicas contidas nele passam primeiramente pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q688180 | Atualidades, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Alia Ghanem, mãe do líder da al-Qaeda Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de Setembro, manifestou-se pela primeira vez sobre as ações do terrorista em uma entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, publicada na sexta-feira, 3 de agosto de 2018. “Ele se tornou um homem diferente.” Um dos homens que ele conheceu foi Abdullah Azzam, um membro da Irmandade Muçulmana que mais tarde foi exilado da Arábia Saudita e se tornou o conselheiro espiritual de Osama. “Ele foi uma criança muito boa até conhecer algumas pessoas que praticamente fizeram lavagem cerebral em seus 20 e poucos anos. Você pode chamar isso de culto. Eles conseguiram dinheiro para a causa deles. Eu sempre dizia a ele para ficar longe deles, e ele nunca iria admitir para mim o que ele estava fazendo, porque ele me amava tanto”. Ela ressaltou que ainda o ama e acredita que o filho, ainda o ama e acredita que o filho, ainda jovem, recebeu más influências.
Disponível em: <http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/mundo/>. Acesso em: 4 ago. 2018
Relacionando as informações do texto ao pensamento filosófico, o pensador que defende a seguinte tese: “O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe.” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q949853 | Atualidades, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A “PL DO VENENO” E COMO ELA AFETA SUA ALIMENTAÇÃO
A “PL do Veneno” pode ser lida como uma perfeita ilustração do atual governo e do Brasil: enquanto o mundo caminha para abolir o uso de agrotóxicos em nome de algo tão essencial quanto a saúde da população, por aqui se tenta facilitar a utilização de veneno em nossa comida, em nome do eterno lucro dos poucos que mandam no país.
Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2018/05>. Acesso em: 4 ago. 2018.
A partir da leitura, depreende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q946847 | Física, Oscilação e Ondas, Conhecimentos gerais, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2019

Texto associado.

Texto à questão

A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área.

Três tipos de laser comumente utilizados para depilação têm comprimentos de onda λ1 = 760 nm , λ2 = 800 nm e λ3 = 1060 nm , respectivamente. Se a velocidade da luz vale c = 3, 0 x 108 m/s, o laser de maior frequência tem uma frequência de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.