Início

Questões de Concursos Consultor Legislativo

Resolva questões de Consultor Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1941Q721058 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação a distribuição da arrecadação e dos gastos públicos, julgue os itens abaixo.

Um fator importante na concentração da distribuição regional da arrecadação tributária são as isenções dadas ao pagamento do imposto sobre produtos industrializados (IPI), fenômeno que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, principalmente em função da guerra fiscal entre estados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1942Q449969 | Direito do Consumidor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Joaquim adquiriu da empresa Delta um forno de microondas fabricado pela empresa MW. Após a instalação do equipamento, devido a um defeito de fabricação, sofreu curtocircuito que provocou incêndio nas casas de Joaquim e de seu vizinho Luís.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O direito de Joaquim de pedir, a seu critério, a devolução da quantia paga ou a entrega de novo equipamento está relacionado à responsabilidade do fornecedor pelo fato do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1943Q748725 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão da política de estabilização, julgue os itens abaixo.

O sistema de metas inflacionárias fornece uma âncora nominal, estabelece as expectativas de inflação e inibe a inconsistência temporal na gestão da política macroeconômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1944Q817335 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos ao Projeto de Lei (PL) n.o 257/2000, conhecido como PL da Inovação, que dispõe acerca do incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica.

Na justificativa do referido PL, consta que este foi inspirado no Bayh-Dole Act, aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos da América (EUA), que regula as relações público-privadas referentes à exploração de direitos de propriedade intelectual.

  1. ✂️
  2. ✂️

1945Q810683 | Legislação Federal, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O Tratado de Assunção, assinado em 26/3/1991, entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tem como objetivo expresso a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), cujos propósitos incluem a

realização da união monetária em 2005.

  1. ✂️
  2. ✂️

1946Q424640 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando o sigilo e a segurança nos serviços de comunicação, julgue os itens seguintes à luz das garantias individuais previstas na Constituição da República.

Dados individuais somente podem ser recolhidos com consentimento explícito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1947Q746446 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com referência ao impacto da política econômica, julgue os itens a seguir.

A hipótese das expectativas racionais implica em afirmar que os agente econômicos fazem uso eficiente das informações disponíveis e, portanto, jamais cometem erros nas suas estimativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1948Q376019 | Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos aos modelos e medidas preconizados a partir do PD.

Entre as reformas constitucionais, destacam-se a quebra do regime jurídico único (RJU), a possibilidade de demissão de servidores por insuficiência de desempenho e excesso de quadros, a ampliação da autonomia de gestão de órgãos e entidades mediante contrato de gestão e a participação do usuário na administração pública no que diz respeito, inclusive, à avaliação da qualidade dos serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1949Q376788 | Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Na Portaria n.º 9, de 27/6/2001, que dispõe acerca da classificação orçamentária por natureza de receita, publicou-se o desdobramento da classificação da receita a ser utilizada pela União para o atendimento de suas peculiaridades, em cumprimento ao disposto no art. 2.º da Portaria Interministerial n.º 163, de 4/5/2001. Essas normas estabelecem a classificação do(a)

resultado do BACEN, caso positivo, e da remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional como outras receitas de capital.

  1. ✂️
  2. ✂️

1950Q748248 | Economia, MACROECONOMIA, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O objetivo maior da BM&F é efetuar o registro, a compensação e a liquidação, física e financeira, das operações realizadas em pregão ou em sistema eletrônico. Para tanto, deve desenvolver, organizar e operacionalizar um mercado de derivativos livre e transparente, que proporcione aos agentes econômicos a oportunidade de efetuarem operações de hedging contra as flutuações de preço de commodities agropecuárias, índices, taxas de juro, moedas e metais, bem como de todo e qualquer instrumento ou variável macroeconômica, cuja incerteza de preço, no futuro, possa influenciar negativamente suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo referentes às modalidades de operação oferecidas.

Opções flexíveis: semelhantes às opções de pregão, com a diferença de que são as partes que definem alguns termos, como preço de exercício, vencimento e tamanho do contrato. Essas opções são negociadas em balcão e registradas na Bolsa por sistema eletrônico; as partes também determinam se o contrato de opção de compra ou de venda terá ou não a garantia da clearing BM&F.

  1. ✂️
  2. ✂️

1951Q819420 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

As operações urbanas consorciadas estão estabelecidas no Estatuto da Cidade como um dos instrumentos de política urbana. Acerca desse instrumento, julgue os itens que se seguem.

Nas operações consorciadas, pode ser prevista, entre outras medidas, a regularização de construções, reformas ou ampliações executadas em desacordo com a legislação vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1952Q456158 | Direito Eleitoral, Alistamento eleitoral, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Texto CE – questões 76 e 77

Gabriel, oficial da Marinha brasileira com seis anos de serviço, decidiu candidatar-se a deputado federal pelo Rio Grande do Norte – RN, nas eleições de 2002, pelo Partido Azul (PA). Embora, durante os últimos 3 anos, Gabriel tenha residido no RN e esteja inscrito em uma Seção Eleitoral de Natal – RN, por força de sucessivas remoções ex officio, ele não residiu por mais de seis meses seguidos na mesma cidade durante esse período, sendo que sua última remoção ocorreu em 10/1/2002, quando se mudou para Mossoró – RN.

Para evitar transtornos, Gabriel consultou a assessoria jurídica do Ministério da Marinha acerca de como ele deveria proceder para afastar-se de sua atividade. Em resposta, obteve a informação de que precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer a cargo público eletivo, pois somente os militares com mais de dez anos de serviço poderiam afastar-se temporariamente do cargo até a eleição. Afirmou também a referida assessoria que, de toda forma, não havia mais tempo hábil para que Gabriel se desligasse das Forças Armadas e fosse candidato nas eleições de 2002, pois ele não mais poderia cumprir a exigência da legislação eleitoral no sentido de que somente podem concorrer a cargo eletivo eleitores filiados ao respectivo partido político pelo menos um ano antes da data do pleito. Considerando a situação hipotética descrita no texto CE, julgue os itens a seguir.

Se o PA efetuasse o pedido de registro da candidatura de Gabriel, a autoridade competente para apreciar esse pedido não seria o juiz eleitoral de Natal responsável pela seção eleitoral em que Gabriel é inscrito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1953Q745953 | Economia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos impactos gerados pelo salário mínimo, julgue os itens a seguir.

O efeito final de uma elevação do salário mínimo sobre o emprego depende, entre outros fatores, da elasticidade da demanda por trabalho: quanto mais elástica for a demanda, maior será o efeito negativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1954Q324833 | Pedagogia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A ampliação das camadas médias urbanas, resultado dos processos de industrialização e urbanização, contribuiu para transformar o sistema de ensino superior, que se concentra nas capitais dos estados brasileiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1955Q417776 | Direito Civil, Pessoas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A firma Varejista Camargo, que costumeiramente vende bens, vendeu a Lima um computador da marca Mishiba, que vinha sendo exposto a intempéries cotidianamente. Lima convidou Júlio para jogarem juntos no novo computador. Procurou o manual de instruções de instalação do produto e verificou que este não havia sido fornecido pelo fabricante. Mesmo assim, ligou o computador, que explodiu. Júlio foi ferido e teve seu rosto totalmente queimado.

Considerando a situação hipotética apresentada à luz da legislação civil vigente relativa à responsabilidade civil, ao fato do produto e à defesa do consumidor, julgue os itens a seguir.

Supondo que haja defeito de fabricação no computador, a firma Varejista Camargo, caso indenize Júlio, poderá mover ação regressiva contra o fabricante Mishiba, pedindo restituição de parte do que pagou.

  1. ✂️
  2. ✂️

1956Q320240 | Pedagogia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No início da década passada, antes da promulgação da LDB, foram implementados, no âmbito do Ministério da Educação, dois sistemas de avaliação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 1990, e o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), em 1993. A partir de 1995 foi formulada, no MEC, outra sistemática de avaliação. Foram mantidos o SAEB e o PAIUB, este com profundas modificações. Para o ensino superior foram instituídos o Exame Nacional de Cursos — Provão — e a Avaliação das Condições de Oferta. Para o ensino médio foi implementado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Recentemente, algumas universidades criaram uma alternativa ao exame vestibular: trata-se de uma seqüência de provas, realizadas ao final de cada série do ensino médio, em geral denominada de avaliação seriada.

Considerando a variedade de instrumentos utilizados na atual política de avaliação do MEC e os processos seletivos adotados pelas instituições de ensino superior, julgue os itens abaixo.

A partir da introdução de novos instrumentos de avaliação de instituições de ensino superior, especialmente o Provão e a Avaliação das Condições de Oferta, observa-se uma criteriosa sistemática de autorização de novos cursos e instituições, o que resultou na redução do número de instituições e de cursos nesse nível de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

1958Q650225 | Ciências Políticas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Da definição clássica de Aristóteles, depreende-se a tipologia de regimes políticos que distingue a monarquia da aristocracia e da democracia. A cada uma dessas correspondiam os problemas de tirania, oligarquia e demagogia. A grande dificuldade é saber como os recursos são distribuídos, se em benefício de todos ou apenas em benefício dos detentores do poder. No que se refere aos regimes políticos, julgue os itens abaixo.

O regime político atual reflete uma sociedade altamente desigual, em que os recursos escassos são distribuídos de acordo com o poder político e econômico de cada segmento social.

  1. ✂️
  2. ✂️

1959Q465907 | Direito Tributário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional tributário, julgue os itens abaixo.

Caso emenda constitucional suprimisse do sistema tributário nacional a reserva à lei complementar do estabelecimento de normas gerais sobre legislação tributária, regras sobre prescrição de créditos tributários instituídas mediante lei federal ordinária deveriam ser observadas pelos estados, pois, no ordenamento jurídico, as leis federais são hierarquicamente superiores às leis estaduais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1960Q377333 | Administração Pública, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Os princípios de gestão mais comumente consagrados nas principais abordagens do NPM incluem

aplicação de instrumentos e abordagens de otimização organizacional, tais como desenvolvimento de líderes e equipes, gestão participativa, círculos de controle de qualidade, programas de desenvolvimento gerencial etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.