Questões de Concursos Consultor Legislativo

Resolva questões de Consultor Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q814012 | Legislação Federal, Lei Complementar 116 2003, Consultor Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Em atendimento a comando constitucional, foi editada a Lei Complementar n.º 116, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Com base nos dispositivos dessa lei, julgue os itens a seguir.

O ISSQN incide sobre serviços contratados por brasileiros domiciliados no Brasil, cuja prestação se tenha iniciado no exterior do país e aqui tenham sido concluídos.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q465088 | Direito Previdenciário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos segurados da previdência social, julgue os itens que se seguem.

Na condição de contribuinte individual, é segurado obrigatório da previdência social a pessoa física, proprietária ou não, que explore atividade de extração mineral — garimpo —, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou por intermédio de prepostos, com ou sem o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, ainda que de forma não-contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️

483Q728535 | Direito Financeiro, Entrada e Receita, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A Constituição da República permite que o Poder Legislativo autorize o Poder Executivo a abrir créditos suplementares por decreto executivo dentro de determinados limites e regras. Devem ser observados, ainda, os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesse quadro, a Lei n.º 10.171, de 5/1/2001, que estimava a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2001, estabeleceu que o Poder Executivo ficaria autorizado, durante o exercício, a abrir créditos suplementares

até o limite de 10% de seu valor total, para cada subtítulo, mediante a utilização de recursos provenientes de excesso de arrecadação de receitas diretamente arrecadadas, desde que para alocação nos mesmos subtítulos em que os recursos dessas fontes foram originalmente programados.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q810205 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No Brasil, o marco histórico institucional e legal da gestão dos recursos hídricos é o Código de Águas de 1934, ainda considerado, pela doutrina jurídica, como um dos textos modelares do direito positivo brasileiro. Na sua evolução, destacam-se: o Código de Águas Minerais de 1945, a própria Carta Constitucional e, por último, a Lei das Águas (Lei n.o 9.433/1997). Além desses, outros dispositivos legais e institucionais põem o Brasil, hoje, entre os países com melhores instrumentos de gestão dos seus recursos hídricos.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação e na regulamentação relativas ao domínio e à gestão da água no Brasil.

O Código das Águas Minerais, Decreto-Lei n.o 7.841/1945, continua em vigor após a promulgação da Constituição de 1988. Esse código define juridicamente as águas minerais como aquelas proveniente de fontes naturais ou artificialmente captadas, que se diferenciam das águas comuns unicamente pela sua composição química, cujos padrões são definidos em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q737600 | Direito Processual Penal, Juiz, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação pertinente ao caso descrito no texto CE-II, julgue os itens subseqüentes.

Se a vítima habilitar-se como assistente do Ministério Público, não será óbice à sua habilitação o fato de o processo já estar em grau de recurso.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q740174 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Consultor Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Um sistema regulador passa a ser relevante quando da prestação de serviços de utilidade publica pelo setor privado. Nesse sentido, o poder regulador tem como característica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q448174 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Consultor Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sensibilizado com as dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo, um grupo de parlamentares apresentou projeto de lei criando uma gratificação de produtividade para os servidores.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governador do Estado, dando origem à Lei nº 456.

À luz das normas constitucionais afetas ao processo legislativo e do princípio da simetria, é correto afirmar que a Lei nº 456 é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q471102 | Direito Tributário, Responsabilidade tributária, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

A condição de responsável tributário é uma das formas de sujeição passiva em relação à obrigação tributária principal. O Código Tributário Nacional contempla várias regras atinentes à responsabilidade. Relativamente à responsabilidade dos sucessores, prevista no CTN, o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q425292 | Direito Constitucional, Intervenção, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A Constituição de 1988, reiterando a prática constitucional brasileira consagrada na Constituição Republicana de 1891, estabelece a forma federativa do Estado. Por conseguinte, um dos princípios basilares do Estado brasileiro é o da autonomia política dos entes federativos que o compõem. Porém, excepcionalmente, diante de circunstâncias críticas expressamente previstas na Carta Política, afasta-se, momentaneamente, essa autonomia, em favor da própria manutenção da existência e da unidade da federação. Isso posto, com base no instituto da intervenção federal nos estados-membros, julgue os itens a seguir.

A intervenção federal nos estados-membros é um ato de natureza política privativo do presidente da República e, por conseguinte, não é possível sua apreciação pelo Poder Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q446821 | Direito Constitucional, Princípios, Consultor Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

O Juiz de Direito da Comarca Alfa, ao receber a denúncia oferecida pelo Ministério Público em face de Antônio, pela prática de crime contra o patrimônio, entendeu que as provas colhidas na investigação criminal apontavam para a existência de um coautor para a infração penal, João, sobre o qual a inicial acusatória não fazia qualquer menção. Por tal razão, expediu determinação para que o Promotor de Justiça aditasse a denúncia para nela incluir João. À luz da sistemática constitucional afeta ao Ministério Público, é correto afirmar que a referida determinação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q418157 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Murilo — devedor — contraiu com Álvaro — credor —, seu filho e único herdeiro, uma dívida quérable de R$ 100,00. Após o vencimento da dívida, murilo falece, sem que tenha havido o pagamento.

Com base na situação descrita e considerando a legislação civil vigente relativa a obrigações bem como a doutrina a respeito da teoria geral das obrigações, julgue os itens a seguir.

No caso, não haverá a extinção da obrigação, enquanto não houver pagamento em dinheiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q357757 | Direito Penal, Do concurso de Pessoas, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca da responsabilidade criminal e do concurso de pessoas, julgue os itens em seguida.

Se Raul estimula Ângelo a matar Honório, o que efetivamente ocorreu, Raul não deverá responder pelo crime de homicídio em concurso com Ângelo, porque não praticou a conduta típica "matar alguém".

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q449674 | Direito do Consumidor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Joaquim adquiriu da empresa Delta um forno de microondas fabricado pela empresa MW. Após a instalação do equipamento, devido a um defeito de fabricação, sofreu curtocircuito que provocou incêndio nas casas de Joaquim e de seu vizinho Luís.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A empresa Delta está obrigada a indenizar, independentemente de comprovação de culpa, os prejuízos sofridos por Joaquim em decorrência do incêndio em sua casa.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q412811 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

No que concerne aos elementos do ato administrativo, tem-se que o motivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q748690 | Economia, O Setor Externo, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do modelo de Hecksher-Ohlin-Samuelson e dos efeitos da liberalização comercial, julgue os itens subseqüentes.

Com a liberalização do comércio internacional, os salários dos trabalhadores qualificados tendem a ser reduzidos nos países desenvolvidos, enquanto os salários dos trabalhadores nãoqualificados são reduzidos nos países em desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q747569 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação aos indicadores de desenvolvimento utilizados no Brasil e no mundo, julgue os itens abaixo.

No Brasil, o IDH tem sido adaptado e calculado para estados e municípios utilizando-se, como indicador de renda, a renda familiar per capita média do município e, como indicador de nível educacional, o número médio de anos de estudo da população adulta em substituição à taxa combinada de matrícula nos três níveis de ensino adotada em outros países.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q753257 | Engenharia Ambiental, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo conhecido como engenharia simultânea.

Requer a utilização da tecnologia da informação para viabilizar a comunicação tempestiva e sistematizada, envolvendo um grande número de atores de diversos setores internos e externos à organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.