Questões de Concursos Consultor Técnico Legislativo

Resolva questões de Consultor Técnico Legislativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q322938 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. O tempo, o agrupamento e a atitude dos alunos nos trabalhos em grupo, a resolução de conflitos e o cuidado físico requerem a intervenção do professor mais intensamente nas séries iniciais da escolarização.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q628897 | Informática, PMBOK, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

O guia PMBoK v5 incorporou uma nova área de conhecimento denominada Gerenciamento das Partes Interessadas, que surgiu da constatação de que a atenção para com a identificação correta dos stakeholders e a comunicação adequada e sistemática para com eles têm impacto expressivo no sucesso do projeto e no grau de satisfação com as entregas realizadas. A nova área de conhecimento tem em seu escopo o tratamento ao público interessado no projeto e seus resultados e contempla 4 processos, entre remanejados e novos. Um destes processos tem por objetivo complementar o plano de gerenciamento do projeto definindo as práticas de comunicação que serão empregadas para os stakeholders, estabelecendo as naturezas de comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc.), conteúdo necessário (o que deve ser apresentado), a frequência (diária, semanal, mensal etc.) e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e audiência). O processo citado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q28165 | Informática, Redes de Computadores, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

O processo de handshake de três vias TCP ocorre entre um cliente e um servidor ...I... uma conexão TCP. Um dos propósitos deste processo é ...II... .

As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q809544 | Legislação Federal, Código de Ética do Profissional de Jornalismo, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

A base ética da prática do jornalismo brasileiro está inscrita, principalmente, no Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, que estabelece parâmetros para a atuação das emissoras, e no Código de Ética dos Jornalistas, que fixa os limites de ação para esses profissionais. Considerando os preceitos desses dois códigos, julgue os próximos itens. Ao contrário do profissional de jornalismo, as emissoras de radiodifusão estão desobrigadas de manter o acordo de sigilo da fonte, firmado em ato de confiança entre a fonte da notícia e o repórter.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q28189 | Português, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Texto associado.
Celebridades

    Todos sabemos qual é a atividade de um médico, de um engenheiro, de um publicitário, de um torneiro mecânico, de um porteiro. Mas o que faz, exatamente, uma celebridade - além de ser célebre? Vejam que não me refiro a quem alcançou sucesso pela competência na função que exerce; falo das celebridades que estão acima de um talento específico e se tornaram célebres ninguém sabe exatamente por quê.
    Ilustro isso com um caso contado pelo poeta Ferreira Gullar. Andando numa rua do Rio de Janeiro, com sua inconfundível figura - magérrimo, rosto comprido e longos cabelos prateados - foi avistado por um indivíduo embriagado que deve tê-lo reconhecido da televisão, onde sempre aparece, que lhe gritou da outra calçada: - Ferreira Gullar! Sujeito famoso que eu não sei quem é!
    Aqui, a celebração não era do poeta ou de sua obra: era o reconhecimento de uma celebridade pela celebridade que é, e ponto final. Isso faz pensar em quanto o poder da mídia é capaz de criar deuses sem qualquer poder divino, astros fulgurantes sem o brilho de uma sólida justificativa. E as consequências são conhecidas: uma vez elevada a seu posto, a celebridade passa a ser ouvida, a ter influência, a exercitar esse difuso poder de um “formador de opinião”. Cobra-se da celebridade a lucidez que não tem, atribui-se-lhe um nível de informação que nunca alcançou, conta-se com um descortino crítico que lhe falta em sentido absoluto. Revistas especializam-se nelas, fotografam- nas de todos os ângulos, perseguem-nas onde quer que estejam, entrevistam-nas a propósito de tudo. Esgotada, enfim, uma celebração (até mesmo as celebridades são mortais), não faltam novos ocupantes do posto.
    À falta de algum mérito real, as oportunidades da sorte ou da malícia bem-sucedida acabam por presentear pessoas vazias com o cetro e a coroa de uma realeza artificial. Mas um artifício bem administrado, sabemos disso, pode ganhar o aspecto de uma qualidade natural. O que se espera é que sempre haja quem não confunda um manequim vazio com uma cabeça com cérebro dentro.

(Diógenes Lampeiro, inédito)
A saudação que faz o indivíduo embriagado ao poeta Ferreira Gullar vem em apoio à ideia de que, no culto das celebridades,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q28168 | Informática, Redes de Computadores, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Considere as recomendações a seguir relativas aos cuidados que se deve ter ao montar uma rede doméstica sem fio:

I. Posicionar o AP - Access Point próximo das janelas a fim de aumentar a propagação do sinal permitindo maior abrangência.
II. Alterar as senhas originais que acompanham o AP - Access Point, manter o SSID padrão, habilitar a difusão (broadcast) do SSID e desabilitar o gerenciamento do AP via rede sem fio.
III. Ativar WEP, pois ele apresenta criptografia considerada forte, que não permite que o mecanismo seja facilmente quebrado.
IV. Caso o AP - Access Point disponibilize WPS (Wi-Fi Protected Setup), desabilitá-lo a fim de evitar acessos indevidos.

Segundo a cartilha de segurança para internet do CERT.BR, está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q320541 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento ? metodologia de ensino, conceituação, tipos e modalidades, técnicas e instrumentos de avaliação do desempenho didático e avaliação de aprendizagem ?, julgue os itens seguintes. Com base na concepção do conhecimento empirista, a avaliação de aprendizagem significa valorizar a autoavaliação e julgar o crescimento e o desenvolvimento de cada aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q433329 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Um deputado distrital propôs projeto de lei ordinária para autorizar a entrada e a permanência de cães-guia, utilizados por deficientes visuais, em ônibus e em outros espaços públicos e privados do DF. Segundo o projeto, para o exercício desse direito, o deficiente deve apresentar o atestado de sanidade do animal, o comprovante de registro do cadastramento e adestramento do cão-guia, emitido por associação responsável, e o comprovante pessoal de treinamento do usuário.

A partir da situação hipotética acima e tendo como base o sistema federativo brasileiro, julgue os itens seguintes.

O projeto em tela poderia ser considerado materialmente inconstitucional, já que obriga a filiação a uma associação.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q366389 | Enfermagem, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do transporte de paciente inter e intra-hospitalar, julgue os itens que se seguem. O transporte intra-hospitalar de pacientes é definido como a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar e deve levar em consideração o treinamento adequado da equipe envolvida, o conhecimento das condições clínicas do paciente que será transportado e a elaboração de uma rotina operacional para o transporte.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q393217 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos poderes da administração, julgue os itens seguintes. O poder regulamentar não se confunde com o poder regulador. Naquele, o chefe do Poder Executivo não pode inovar no mundo jurídico, disciplinando matérias que não foram autorizadas ou permitidas pela lei; neste, o órgão ou entidade competente pode, dentro de certos limites, até mesmo criar certas regras não contempladas na lei, no edital ou no contrato.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q459101 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes ao direito penal e ao direito processual penal. Aquele que insere informações falsas em sistema informatizado da administração pública, a fim de obter vantagem indevida, só responde por crime se verificado o prejuízo.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q355091 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos inventários e materiais permanentes e de consumo, julgue os próximos itens. Ocorre o tombamento de bens móveis quando eles são retirados de uso, por serem considerados impróprios para as finalidades para as quais foram postos à disposição, ou quando sua utilização se torna antieconômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q818980 | Legislação Federal, Lei 12305 2010, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O impacto dos resíduos sólidos na vida das cidades tem-se tornado preocupação significativa e de solução complexa. Dessa preocupação resulta a idéia de manejo dos resíduos sólidos, com gerência integrada, desde a geração desses resíduos até seu destino final. Acerca do manejo integrado dos resíduos sólidos, julgue os itens subseqüentes. A classificação de resíduo sólido ou lixo público refere-se aos resíduos gerados nas instituições públicas, como hospitais e escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q814814 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das normas que regem o parcelamento do solo rural no DF, julgue os itens seguintes. É suficiente a apresentação do relatório de impacto ambiental complementar para a avaliação do impacto ambiental, para fins de licenciamento, de parcelamento do solo rural no DF.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q816398 | Legislação Federal, Lei 9985 2000, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes. Nos últimos anos, a questão do plantio e comercialização da soja transgênica transformou-se em enorme disputa dentro e fora do governo. A nova Lei de Biossegurança encerrou a disputa ao autorizar a produção e a comercialização de sementes de cultivares de soja geneticamente modificada tolerantes a glifosato. Entretanto, é preciso aperfeiçoar a legislação, proibindo-se o plantio dessas sementes em zonas de amortecimento de Unidades de Conservação, em terras indígenas e em áreas declaradas como prioritárias para a conservação da biodiversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q738341 | Economia, MICROECONOMIA, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores. Nesse sentido, julgue os itens a seguir. Os aumentos salariais, obtidos com uma greve dos metalúrgicos de uma montadora de automóveis, elevam os custos marginais dessa empresa, provocando, assim, um deslocamento ao longo da curva de oferta de veículos.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q28191 | Português, Consultor Técnico Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Texto associado.
Celebridades

    Todos sabemos qual é a atividade de um médico, de um engenheiro, de um publicitário, de um torneiro mecânico, de um porteiro. Mas o que faz, exatamente, uma celebridade - além de ser célebre? Vejam que não me refiro a quem alcançou sucesso pela competência na função que exerce; falo das celebridades que estão acima de um talento específico e se tornaram célebres ninguém sabe exatamente por quê.
    Ilustro isso com um caso contado pelo poeta Ferreira Gullar. Andando numa rua do Rio de Janeiro, com sua inconfundível figura - magérrimo, rosto comprido e longos cabelos prateados - foi avistado por um indivíduo embriagado que deve tê-lo reconhecido da televisão, onde sempre aparece, que lhe gritou da outra calçada: - Ferreira Gullar! Sujeito famoso que eu não sei quem é!
    Aqui, a celebração não era do poeta ou de sua obra: era o reconhecimento de uma celebridade pela celebridade que é, e ponto final. Isso faz pensar em quanto o poder da mídia é capaz de criar deuses sem qualquer poder divino, astros fulgurantes sem o brilho de uma sólida justificativa. E as consequências são conhecidas: uma vez elevada a seu posto, a celebridade passa a ser ouvida, a ter influência, a exercitar esse difuso poder de um “formador de opinião”. Cobra-se da celebridade a lucidez que não tem, atribui-se-lhe um nível de informação que nunca alcançou, conta-se com um descortino crítico que lhe falta em sentido absoluto. Revistas especializam-se nelas, fotografam- nas de todos os ângulos, perseguem-nas onde quer que estejam, entrevistam-nas a propósito de tudo. Esgotada, enfim, uma celebração (até mesmo as celebridades são mortais), não faltam novos ocupantes do posto.
    À falta de algum mérito real, as oportunidades da sorte ou da malícia bem-sucedida acabam por presentear pessoas vazias com o cetro e a coroa de uma realeza artificial. Mas um artifício bem administrado, sabemos disso, pode ganhar o aspecto de uma qualidade natural. O que se espera é que sempre haja quem não confunda um manequim vazio com uma cabeça com cérebro dentro.

(Diógenes Lampeiro, inédito)
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q391681 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, julgue os itens seguintes. A penalidade de perda do cargo ou função pública em face de improbidade administrativa, prevista na Lei n.º 8.112/1990, não pode ser determinada pela administração pública, sendo imprescindível condenação judicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.