Início

Questões de Concursos Consultor de Orçamento

Resolva questões de Consultor de Orçamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q740863 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Mesmo antes de Adam Smith, economistas e filósofos sociais preocupavam-se com a eqüidade fiscal. Seus pensamentos geraram duas teorias básicas: a dos "benefícios recebidos" e a da "capacidade de pagamento". A teoria dos benefícios foi a primeira a ser desenvolvida e utilizada extensivamente. Com o advento do marginalismo — especificamente a utilidade marginal aplicada na determinação do valor e preço — o princípio da capacidade de pagamento evoluiu consideravelmente.

Boa parcela do nexo desses princípios é devida ao próprio Adam Smith que, em A Riqueza das Nações (1776), estabeleceu que "os cidadãos de qualquer estado devem contribuir para o suporte do governo, tanto quanto possível, na proporção de sua capacidade, ou seja, da renda que usufruem sob a proteção do estado". Essa passagem reflete os dois pensamentos históricos a respeito da eqüidade tributária. Smith, primeiramente, afirma que os cidadãos devem pagar de acordo com sua capacidade: esta proposição é desenvolvida no princípio da "capacidade de pagamento". A segunda proposição — "na proporção da renda que usufruem sob a proteção do estado" — implica que os cidadãos devem ser tributados com base nos benefícios que derivam das ações governamentais. Essa é a essência do princípio tributário do "benefício". Smith reconheceu, também, o princípio da progressividade na tributação. Na mesma obra, estipula que "não é irrazoável que os ricos devam contribuir para a despesa pública, não apenas na proporção de suas rendas, mas em algo mais do que essa proporção". Esses três princípios — benefício, capacidade e progressividade — fornecem as bases para as discussões correntes da eqüidade fiscal. Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

O princípio de capacidade de pagamento sugere que os contribuintes devem arcar com cargas fiscais que representem igual sacrifício de bem-estar, interpretado pelas perdas de satisfação no setor privado. Esse objetivo pode ser melhor descrito pelas noções de eqüidade horizontal e eqüidade vertical.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q425842 | Direito Constitucional, Orçamentos, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

As emendas são a forma de o parlamentar propor modificações aos projetos de leis de natureza orçamentária. Considerando as regras do Congresso Nacional sobre emendas, julgue os itens seguintes.

Nenhuma emenda poderá ser atendida em valor superior ao da proposição original.

  1. ✂️
  2. ✂️

113Q436938 | Direito Constitucional, Diversos, Consultor de Orçamento, SF, FGV

A Constituição Federal de 1988 instituiu o processo de descentralização administrativa em favor de Estados e Municípios. Contudo, alguns autores afirmam que diversos municípios brasileiros não são, ainda nos dias de hoje, aptos a cumprir com suas novas obrigações. Uma razão para isso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q747988 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do tema política fiscal, julgue os itens abaixo.

Se a função consumo for dada por C = 70 + 0,75Yd, então a função poupança será definida por S = 70 !0,25Yd.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q806243 | Legislação Federal, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Uma das discussões que se prolongam no país é a que versa a respeito das relações financeiras entre a União e o Banco Central do Brasil (BACEN), dadas as repercussões que trazem para a sociedade. No que se refere à legislação vigente acerca do assunto, julgue os itens que se seguem.

O pagamento do resultado positivo do BACEN ao Tesouro Nacional será destinado exclusivamente ao pagamento da dívida pública mobiliária federal, devendo ser amortizada, prioritariamente, aquela existente junto ao BACEN.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q318145 | Administração Geral, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Na administração pública federal, o conceito de material corresponde à designação genérica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades das organizações públicas federais, independentemente de qualquer fator, bem como aquele oriundo de demolição ou desmontagem, aparas, acondicionamentos, embalagens e resíduos economicamente aproveitáveis. Do ponto de vista da contabilidade pública, na classificação da despesa orçamentária serão adotados os parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente. A respeito desses parâmetros, julgue as correlações apresentadas nos itens seguintes.

Incorporabilidade – quando destinado à incorporação a outro bem, mesmo se puder ser retirado com algum prejuízo das características do principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q397496 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Consultor de Orçamento, SF, FGV

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q746369 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Suponha que uma economia nacional apresente-se conforme os dados abaixo.

C = 25 + 0,75Yd;

I = 125;

G = 225;

 T = 100.

Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

O nível corrente da renda de equilíbrio é 1.200.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q726707 | Conhecimentos Bancários, Consultor de Orçamento, SF, FGV

A respeito dos agregados monetários, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q465772 | Direito Tributário, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

A inflação, por provocar deslocamentos de renda dentro da economia em favor do setor público, tem gerado o que se costuma denominar de imposto inflacionário. Ademais, a inflação provoca outros efeitos sobre o sistema tributário, modificando os impactos previstos em sua definição original. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Para as pessoas de menor renda, em que a relação encaixes/renda é maior, maior é o pagamento do imposto inflacionário, principalmente porque tais indivíduos não têm acesso aos mecanismos financeiros de proteção da renda que são abertos às classes mais aquinhoadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

121Q741412 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Um dos modelos econômicos tradicionais que representa de forma simplificada a combinação das ações de política monetária e política fiscal é o denominado modelo IS/LM. Com relação a esse modelo, julgue os itens a seguir.

A posição da curva IS depende do montante dos gastos autônomos, enquanto sua inclinação depende da elasticidade do investimento à taxa de juros.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q738287 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Nos últimos anos, um conjunto amplo de medidas de natureza fiscal foi adotado pelo governo federal, atingindo todos os níveis da federação. Em que pese o esforço realizado, crises internacionais têm afetado negativamente a economia brasileira, em particular o setor público e o esforço de ajuste fiscal. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

O crescimento da carga tributária contribuiu significativamente para atingir resultados positivos, que entre 1997 e 2001 cresceu aproximadamente 10% em relação à sua participação no PIB.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q742397 | Economia, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

Nos últimos anos, um conjunto amplo de medidas de natureza fiscal foi adotado pelo governo federal, atingindo todos os níveis da federação. Em que pese o esforço realizado, crises internacionais têm afetado negativamente a economia brasileira, em particular o setor público e o esforço de ajuste fiscal. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

A dívida líquida consolidada dos governos estaduais e municipais, em maio de 2001, superava R$ 500 bilhões.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q1063444 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A avaliação de políticas públicas pode ser compreendida como um estudo crítico que consiste na adoção de métodos e técnicas de pesquisas capazes de avaliar que, na ausência de um programa “x”, não haveria o resultado “y”.

Ao tratar sobre os tipos de avaliação de políticas públicas (APP), a doutrina aponta cinco espécies diferentes de APP.

Considerando os conceitos e características dessas espécies de APP, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1063432 | Administração Financeira e Orçamentária, Legislação Complementar de Afo, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1063433 | Contabilidade Pública, Normas e Legislações de Contabilidade Pública, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Uma entidade do setor público identificou que as necessidades adicionais de informação contábil de um de seus usuários não eram satisfeitas pelos relatórios contábeis disponíveis a ele.

A entidade optou por evidenciar um relatório específico para atender a essas necessidades, em detrimento à inclusão da informação em relatório já existente.

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, nesse caso, o relatório específico pode ser necessário quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1063428 | Estatística, Estatística Descritiva Análise Exploratória de Dados, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Na estimação de parâmetros de modelos econométricos, o estimador de mínimos quadrados ordinários (MQO) é largamente utilizado. A principal propriedade que esse estimador deve ter é ser consistente, ou seja, o estimador deve convergir para o verdadeiro parâmetro conforme o tamanho da amostra aumenta.

Avalie se as seguintes condições são necessárias para a consistência do estimador de MQO.

I. A distribuição de probabilidade dos erros do modelo deve ser uma distribuição Normal.

II. A correlação entre as variáveis explicativas do modelo e o termo de erro deve convergir para zero.

III. Os erros do modelo devem ter média igual a zero.


Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1063430 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Uma entidade do setor público apresentava os seguintes saldos no quadro principal de seu Balanço Orçamentário:

Recursos arrecadados em exercícios anteriores: R$120.000; Dotação inicial das despesas correntes e de capital: R$250.000;

Superávit financeiro de exercícios anteriores: R$180.000; Reabertura de créditos adicionais: R$70.000; Previsão inicial das receitas correntes e de capital: R$360.000; Reserva de contingências: R$90.000.

O total dos Saldos de Exercícios Anteriores, demonstrado nesta demonstração, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1063431 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Uma entidade do setor público possui saldo de R$50.000 referente à conta Garantias e Contragarantias recebidas.

Essa conta está localizada, respectivamente, no seguinte grupo e quadro do Balanço Patrimonial da entidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1063437 | Auditoria, Tipos de Auditoria, Consultor de Orçamento, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Sobre as modalidades de auditoria aplicadas ao setor público, avalie as afirmativas a seguir.


I. Elementos da auditoria operacional podem ser parte de uma auditoria mais abrangente que também cubra aspectos de auditoria de conformidade, mas não se admite tal procedimento nas auditorias financeiras.


II. A auditoria de conformidade pode cobrir uma ampla variedade de objetos e pode ser realizada com o objetivo de fornecer asseguração razoável ou limitada, utilizando diversos tipos de critérios, procedimentos de obtenção de evidências e formatos de relatório.


III. Os auditores devem considerar a materialidade em todas as fases do processo de auditoria operacional, conferindo especial atenção somente aos aspectos financeiros, independentemente dos aspectos sociais e políticos do objeto, com o objetivo de entregar tanto valor agregado quanto seja possível.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.