Questões de Concursos Contador
Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.
1065Q179399 | Legislação Federal, Infrações Administrativas à Lei, Contador, TJ SP, VUNESP
Segundo a Lei no 10.028/2000, deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas o relatório de gestão fiscal, nos prazos e condições estabelecidos em lei,
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1066Q671994 | Português, Contador, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020
Texto associado.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1067Q356635 | Contabilidade Geral, Tabela de Eventos, Contador, Prefeitura de Campinas SP, IMES
As codificações da Classificação Funcional Programática 0308033 e 1376456 correspondem, respectivamente, às despesas efetuadas com:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1068Q177531 | Contabilidade Geral, Estoques, Contador, DPU, CESPE CEBRASPE
Com relação ao controle de estoques, julgue o item seguinte.
Caso uma economia apresente preços perfeitamente estáveis, o saldo final dos estoques será o mesmo, independentemente de o método escolhido ser a média ponderada ou o primeiro que entra, primeiro que sai.
- ✂️
- ✂️
1069Q853885 | Português, Ortografia, Contador, FURB, 2020
A questão se refere ao trecho da notícia abaixo:
Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, ___________ 70 quilômetros do centro de Blumenau, é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que _____ um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante. [...]
Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1070Q353668 | Contabilidade Geral, Demonstração das Orígens e Aplicações de Recursos, Contador, Petrobras, CESPE CEBRASPE
A propósito da legislação societária compreendida na Lei n.º 6.404/1976 e demais normas aplicáveis à contabilidade das empresas, julgue os itens subseqüentes.
A demonstração de origens e aplicações de recursos (DOAR) visa divulgar as fontes de recursos que ampliam a folga financeira de curto prazo da empresa — capital circulante líquido — e as aplicações de recursos que consomem essa folga.
- ✂️
- ✂️
1071Q522381 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Contador, Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulinia SP, VUNESP, 2018
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1072Q22736 | Direito Administrativo, Contador, CAPES, CESGRANRIO
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1073Q28895 | Administração Financeira e Orçamentária, Contador, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP
A respeito dos mecanismos de transparência na gestão fiscal, assinale a alternativa INCORRETA.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1074Q831981 | Português, Sintaxe, Contador, VUNESP, 2021
Leia o texto para responder à questão.
Lições de vida
Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully começou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou-se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática.
As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as máquinas, são capazes de entender.
Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.
(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)
Leia as frases reescritas com base nas ideias do texto.
• Para rever a situação, foram feitas simulações pelo computador.
• Não bastavam manuais de instruções para salvar o dia.
• A primeira conclusão era de que existiam opções mais sensatas a serem tomadas pelo piloto.
De acordo com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão, as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1075Q331027 | Matemática, Aritmética e Algebra, Contador, Universidade Federal do Espírito Santo ES, UFES
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1076Q667239 | Finanças Públicas, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1077Q355178 | Contabilidade Geral, Tabela de Eventos, Contador, IASC PE, UPE UPENET IAUPE
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que contém o significado correto do código de classificação da Despesa Orçamentária Pública.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1078Q821613 | Legislação Federal, Lei 12506 2011, Contador, CREA PR, FUNDATEC
À luz da Lei nº 12.506/2011, introduzida no ordenamento jurídico em 11/10/2011, que regula o pagamento do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, João e José são dispensados sem justa causa, no dia 31 de dezembro de 2012, após 21 anos de trabalho numa empresa. Na hipótese, eles farão jus ao aviso prévio de
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1079Q673671 | Português, Crase, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020
Texto associado.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
1080Q174020 | Português, Pontuação, Contador, TJ SP, VUNESP
Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.
O que é ler?
Começo distraidamente a ler um livro. Contribuo com alguns pensamentos, julgo entender o que está escrito porque conheço a língua e as coisas indicadas pelas palavras, assim como sei identificar as experiências ali relatadas. Escritor e leitor possuem o mesmo repertório disponível de palavras, coisas, fatos, experiências, depositados pela cultura instituída e sedimentados no mundo de ambos.
De repente, porém, algumas palavras me pegam. Insensivelmente, o escritor as desviou de seu sentido comum e costumeiro e elas me arrastam, como num turbilhão, para um sentido novo, que alcanço apenas graças a elas. O escritor me invade, passo a pensar de dentro dele e não apenas com ele, ele se pensa em mim ao falar em mim com palavras cujo sentido ele fez mudar. O livro que eu parecia soberanamente dominar apossa-se de mim, interpela-me, arrasta-me para o que eu não sabia, para o novo. O escritor não convida quem o lê a reencontrar o que já sabia, mas toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, por virtude dessa estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor.
Ler, escreve Merleau-Ponty, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, é uma reflexão em outrem, que enriquece nossos próprios pensamentos. Por isso, prossegue Merleau-Ponty, começo a compreender uma filosofia deslizando para dentro dela, na maneira de existir de seu pensamento, isto é, em seu discurso.
(Marilena Chauí, Prefácio. Em: Jairo Marçal, Antologia de Textos Filosóficos. Adaptado)
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️