Início

Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q709469 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Contador, JARU PREVI RO, IBADE, 2019

Uma quantidade de suplemento alimentar é utilizada por um grupo de 8 pessoas, durante 15 dias, e cada uma consome 300g por dia. Duas pessoas foram inseridas nesse grupo. Cada pessoa poderá consumir de suplemento alimentar, por 10 dias, a seguinte porção de gramas por dia: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q176479 | Contabilidade Geral, Lançamentos contábeis típicos, Contador, CEB, FUNIVERSA

Na contabilidade pública, o lançamento efetuado no sistema financeiro, relativo a uma despesa orçamentária corrente e ainda não paga, é realizado da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1283Q522152 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Contador, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE

Assinale a alternativa que define a utilização da técnica de auditoria chamada de inspeção física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1284Q702896 | Português, Sintaxe, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Texto associado.
Texto
Einstein tinha razão
    Os buracos negros são há muito tempo as superestrelas da ficção científica. Mas a sua fama hollywoodesca é um pouco estranha porque ninguém tinha visto um — pelo menos até agora. Para quem precisa de ver para crer, pode agradecer ao Event Horizon Telescope (EHT), que acabou de nos oferecer a primeira imagem direta de um buraco negro. Este feito notável exigiu uma colaboração global para transformar a Terra num gigante telescópio e captar um objeto a milhares de
trilhões de quilômetros.
    Sendo assombroso e inovador, o projeto do EHT não é apenas um desafio. É na verdade um teste sem precedentes para ver se as ideias de Einstein sobre a própria natureza do espaço e do tempo se confirmam em circunstâncias extremas, e lança o olhar mais próximo que obtivemos até hoje sobre o papel dos buracos negros no universo.
    Para resumir: Einstein tinha razão.
    Um buraco negro é uma zona do espaço cuja massa é tão grande e densa que nem sequer a luz consegue escapar à sua atração gravitacional. Capturá-lo contra o fundo negro do além é uma tarefa quase impossível. Mas graças ao trabalho inovador de Stephen Hawking, sabemos que estas massas colossais não são apenas um abismo de onde nada sai. Os buracos negros são capazes não só de emitir grandes jatos de plasma, como a sua gravidade imensa também puxa fluxos de matéria para o seu núcleo.
    Quando a matéria se aproxima do horizonte de eventos de um buraco negro — o ponto a partir do qual nem a luz escapa — esta forma um disco orbital. A matéria neste disco converte alguma da sua energia em fricção entre as partículas. Isto aquece o disco, tal como nós aquecemos as mãos esfregando-as num dia frio. Quanto mais próxima estiver a matéria, maior a fricção. A matéria mais próxima do horizonte de eventos irradia um grande brilho ao atingir o calor de centenas de sóis. Foi esta luz que o EHT detectou, junto com a "silhueta" do buraco negro.
    Analisar estes dados e produzir uma imagem é uma tarefa hercúlea. Como astrônomo que estuda os buracos negros em galáxias distantes, é raro eu conseguir obter uma imagem clara sequer de uma estrela nessas galáxias, muito menos do buraco negro no centro delas.
    A equipe do EHT decidiu concentrar-se em dois dos buracos negros supermassivos mais próximos de nós — na grande galáxia em forma de elipse M87, e em Sagitário A, no centro da nossa Via Láctea.
    Para dar uma ideia da dificuldade da tarefa: embora o buraco negro da Via Láctea tenha uma massa de 4,1 milhões de sóis e um diâmetro de 60 milhões de quilômetros, ele encontra-se a 250 614 750 218 665 392 quilômetros de distância da Terra — o equivalente a ir de Londres a Nova Iorque 45 trilhões, ou milhões de milhões de vezes. Como a equipe do EHT comentou, isto é como estar em Nova Iorque a tentar contar os sulcos de uma bola de golfe em Los Angeles, ou fotografar uma laranja na lua a partir da Terra.
    Para fotografar um objeto tão impossivelmente distante, a equipe do EHT precisaria de um telescópio tão grande como a própria Terra. Não existindo uma máquina desse tamanho, a equipe ligou entre si telescópios por todo o mundo e combinou os dados recolhidos por eles. Para captar uma imagem precisa a uma tal distância, os telescópios tinham de ter grande estabilidade e as suas leituras sincronizadas na perfeição.
    Para atingir este feito, a equipe usou relógios atômicos tão precisos que a cada 100 milhões de anos perdem apenas um segundo. Os 5 mil Terabytes de dados recolhidos ocuparam centenas de discos duros que tiveram de ser transportados e ligados fisicamente a um supercomputador, que corrigiu as diferenças de tempo nos dados e produziu a imagem do buraco negro.
(Por Kevin Pimbblet, professor de Física da Universidade de Hull – Texto adaptado)
Em “As grandes descobertas tornam os homens GÊNIOS.”, a palavra em destaque funciona como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q808374 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Contador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Para medir o desempenho em uma entidade privada, é comum a observação da demonstração do resultado do exercício. Conforme a Lei n.º 4.320/1964, a contabilidade é peculiar no que se refere à medida de desempenho econômico-financeiro. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Na contabilidade pública, os demonstrativos balanço patrimonial e balanço orçamentário são equiparados aos balanços patrimoniais das entidades privadas. Conseqüentemente, o balanço financeiro é equiparado à demonstração do resultado do exercício.
  1. ✂️
  2. ✂️

1286Q179902 | Auditoria, Contador, TJ SP, VUNESP

Na Auditoria Interna, os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. A respeito da aplicação de procedimentos de auditoria, o de obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade, refere-se aos procedimentos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q176097 | Administração Financeira e Orçamentária, Estágios da Receita e da Despesa Orçamentária, Contador, UFPR, UFPR

Escolha a alternativa que apresenta corretamente os estágios da despesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1288Q176614 | Contabilidade Geral, Estágios da despesa pública, Contador, CEB, FUNIVERSA

A constituição de despesas cujos valores se apresentam de forma exata, como ocorre na compra de determinado número de cadeiras, é feita por meio dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1289Q468455 | Direito Tributário, Princípios Tributários, Contador, IPREVI ES, IBEG

Na ausência de disposição, expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente, na ordem indicada, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1290Q431371 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Contador, Assembléia Legislativa MS, FCC

A fiscalização, no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul e das entidades da Administração direta e indireta, será exercida pela Assembleia Legislativa, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. O controle externo será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas, ao qual NÃO compete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1291Q469544 | Direito Tributário, Fato gerador, Contador, Gas Brasiliano SP, IESES

Em relação ao fato gerador das obrigações tributárias. Quais das obrigações têm seu fator gerador considerada(o) complexivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1292Q411446 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Contador, IPREVI ES, IBEG

O conceito de Ato Administrativo engloba:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1293Q353126 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contador, Companhia Energética de Roraima RR, CESPE CEBRASPE

Com base na análise de custos, preços e quantidade de produção, julgue o item seguinte. A determinação do ponto de equilíbrio integra o estudo da relação custo versus volume versus lucro e corresponde ao nível de vendas em que custos e receitas se igualam.
  1. ✂️
  2. ✂️

1294Q553063 | Informática, Chrome, Contador, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta com relação ao uso do atalho “CTRL+F” no ambiente de internet, por meio do Google Chrome e do google.com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1295Q333672 | Matemática, Cálculo Aritmético, Contador, Companhia Energética do Rio Grande do Sul RS, CESPE CEBRASPE

Uma equipe de 27 pesquisadores, igualmente eficientes, foi formada para determinar o perfil socioeconômico das residências de uma comunidade. Sabe-se que o tempo de duração da entrevista é o mesmo para todas as residências e que em 6 horas de trabalho a equipe conseguiu cobrir 72% do total de residências previstas na pesquisa. A respeito dessa equipe, julgue os itens a seguir. Para completar o restante da pesquisa em 6 horas de trabalho seriam suficientes 9 pesquisadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

1296Q454781 | Direito do Trabalho, Aviso Prévio, Contador, EMBASA, IBFC

Tratando do aviso prévio estabelecido pelas Leis Trabalhistas, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.

( ) A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.

( ) É indevido o aviso prévio na despedida indireta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1297Q686470 | Direito Econômico, Contador, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

A Constituição Federal de 1988, pelo seu artigo 167, parágrafo 1° , dispõe: "Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no Plano Plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade".

Tal disposição sinaliza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q357262 | Contabilidade Geral, Tabela de Eventos, Contador, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Na classificação da Receita Orçamentária Pública, o quinto nível da codificação representa a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1299Q833974 | Português, Interpretação de Textos, Contador, IDIB, 2021

TEXTO

O Tempo
Rubem Alves
    Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas. Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada.
    Nas Olimpíadas, a performance dos corredores e nadadores é medida até os centésimos. Fico a me perguntar: “Como é que conseguem? Que diferença faz?”.
    A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada com a vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno.
    Qual a magia que informa os ipês, todos eles, em lugares muito diferentes, que é hora de perder as folhas e florescer? E sem misturar as cores. Primeiro os rosas, depois os amarelos e, finalmente, os brancos.
   Sugeri que algum compositor compusesse uma sinfonia ou uma brincadeira musical em três movimentos. Primeiro movimento, “Ipê-rosa”, andante tranquilo, em que os violoncelos cantam a paz e a segurança. Segundo movimento, “Ipê-amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com a dos ipês, fazem soar a exuberância da vida. Terceiro movimento, “Ipê-branco”, moderato, em que o veludo dos oboés canta a mansidão. Seria bom se nós, como os ipês, nos abríssemos para o amor no inverno.
    A precisão dos números marca o tempo das máquinas e do dinheiro. O tempo do amor se marca com o corpo.
    Um calendário é coisa precisa: anos, meses, dias, horas, que são marcados com números. Esses números medem o tempo. Mas os pedaços de tempo são bolsos vazios: nada há dentro deles. O bolso vazio do tempo se torna parte do nosso corpo quando o enchemos com vida. Aí o tempo não mais pode ser representado por números. O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.
    Tempus fugit; o tempo foge. Portanto, carpe diem: colha o dia como um fruto que amanhã estará podre.
    Viver ao ritmo de alegrias e tristezas é ser sábio. “Sapio”, no latim, quer dizer, “eu saboreio”. O sábio é um degustador da vida. A vida não é para ser medida. Ela é para ser saboreada.
    Um texto bíblico diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Acho que Jesus sorriria se eu acrescentasse ao “Pai-Nosso” outra súplica: “A fruta nossa de cada dia dá-nos hoje…”. Caqui, pitanga, morango à beira do abismo, melancia…
    Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo. Contemplava o rio e via que tudo é rio. Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá. Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo… Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar. Daquilo que ele supostamente escreveu, restam apenas fragmentos enigmáticos. Dentre eles, um me encanta: “Tempo é criança brincando, jogando; da criança o reinado”.
    Para nós, o tempo é um velho, cada vez mais velho, sobre quem se acumulam os anos que passam e de quem a vida foge.
    Heráclito, ao contrário, diz que o tempo é criança, início permanente, movimento circular, o fim que volta sempre ao início, fonte de juventude eterna, possibilidade de novo começos.
    Tempo é criança? O que o filósofo queria dizer exatamente eu não sei. Mas sei que as crianças odeiam Chronos, o deus dos cronômetros, dos segundos, dos centésimos de segundos O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.
Disponível em https://www.revistaecosdapaz.com/o-tempo-uma-cronica-encantadora-de-rubem-alves/. 
De acordo com as ideias apresentadas no TEXTO , com relação à questão do tempo, o escritor Rubem Alves afirma que
I. há duas formas de marcar o tempo: a cronológica e a própria vida. II. o tempo criança assusta os mais velhos que têm medo da morte. III. o tempo pode ser aprisionado, encarcerado pelo homem. IV. o tempo é como um rio, flui sem parar, não espera por ninguém.
É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1300Q342970 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Contador, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Ao iniciar a conferência de uma lista, contendo 10 valores lançados, um contador não identificou erro nos dois primeiros lançamentos conferidos, mas sim, no terceiro lançamento. Supondo-se haver dois, e somente dois, valores lançados de forma incorreta nessa lista, a probabilidade de o próximo valor a ser conferido pelo contador, de forma aleatória, estar incorreto pode ser representada pela fração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.