Início

Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q25808 | Conhecimentos Específicos, Contabilidade Pública, Contador, CISVALE, OBJETIVA

Considerando-se as receitas e despesas públicas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Receita orçamentária.
(2) Receita extraorçamentária.
(3) Despesas públicas.  

(   ) Compreende uma entrada de dinheiro que corresponde a crédito de terceiros da qual o Estado é um simples depositário, é um ingresso financeiro de caráter temporário.
(   ) Todo desembolso efetuado pelo Estado no atendimento dos serviços e encargos assumidos no interesse geral da comunidade.
(   ) Corresponde a arrecadação de recursos financeiros autorizados por Lei Orçamentária e que serão aplicadas na realização de gastos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q690944 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Texto associado.
  Lembrei-me dele e senti saudades... Tanto tempo que a gente não se vê. Dei-me conta da coisa rara que é a amizade. E, no entanto, é a coisa mais alegre que a vida nos dá.
  Lembrei-me de um trecho de Jean-Christophe, que li quando era jovem, e do qual nunca esqueci. Romain Rolland descreve a primeira experiência com a amizade do seu herói adolescente. Já conhecera muitas pessoas nos curtos anos de sua vida. Mas o que experimentava naquele momento era diferente de tudo o que já sentira antes.
  Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre. Pela primeira vez, estando com alguém, não sentia necessidade de falar. Bastava a alegria de estarem juntos.
  “Christophe voltou sozinho dentro da noite. Nada via. Nada ouvia. Estava morto de sono e adormeceu apenas deitou-se. Mas durante a noite foi acordado duas ou três vezes, como que por uma ideia fixa. Repetia para si mesmo: ‘Tenho um amigo’, e tornava a adormecer.” Jean-Christophe compreendera a essência da amizade. Amiga é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Se o silêncio entre vocês lhe causa ansiedade, então a pessoa com quem você está não é amiga. Porque um amigo é alguém cuja presença procuramos não por causa daquilo que se vai fazer juntos, seja bater papo ou comer. Quando a pessoa não é amiga, terminado o alegre e animado programa, vêm o silêncio e o vazio, que são insuportáveis.
  Com o amigo é diferente. Não é preciso falar. A amizade anda por caminhos que não passam por programas.
  Um amigo vive de sua inutilidade. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão. E alegria maior não pode existir.
(Adaptado de: ALVES, Rubem. O retorno e terno. Campinas: Papirus, 1995, p. 11-13)
Tanto tempo que a gente não se vê.(1° parágrafo)

O sentido da frase acima está mantido em discurso indireto do seguinte modo:
Ele percebeu que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q25603 | Contabilidade Geral, Contador, CISMETRO SP, ORHION

Segundo a Lei n°. 4.320/1964, em seu Título I, Capítulo III, classificam-se como Despesas Correntes, os seguintes elementos,EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q857613 | Português, Morfologia, Contador, FURB, 2020

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo: 

Tudo bem que o nome é clichê, mas o espaço oferece um ambiente singular, seja para grupos de amigos, ou famílias, o local situado às margens da SC-477, ___________ 70 quilômetros do centro de Blumenau, é uma alternativa para curtir dias de calor no Médio Vale do Itajaí. O acesso é por uma trilha bem conservada e sinalizada. São 20 minutos de uma caminhada que _____ um visual compensador, com direito até a um pequeno mirante. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]

Analise as afirmativas acerca das classes gramaticais na notícia:

I- “Por” é um verbo.

II- “Ou” é uma conjunção.

III- “Tudo” é um pronome.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q850407 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação nas Questões Sociais, Contador, FURB, 2020

“Com 79 votos favoráveis no primeiro e no segundo turno de votações, o Senado Federal aprovou nesta terçafeira (25/8) a proposta de emenda à Constituição que torna permanente o FUNDEB e aumenta seu alcance” (AGÊNCIA SENADO, 2020). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O Fundeb é um fundo exclusivamente federal. ( ) O Fundeb está em vigor desde os anos 90. ( ) A emenda eleva a participação da União no Fundo, de forma gradual.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q682243 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Contador, UFMG, UFMG, 2019

A empresa Faz muita Coisa MT Ltda. contratou, no dia 01 de dezembro de 2017, um seguro contra incêndios no valor de R$ 50.000,00 por um período de 24 meses. O pagamento foi estipulado da seguinte forma: 50% foi quitado à vista (em dinheiro) e o restante seria pago em 45 dias. assim, considerando apenas essas informações, o valor contabilizado como despesas com seguros no ano de 2017 foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q684838 | Administração Pública, Contador, UFSC, UFSC, 2019

Numere a coluna 2 identificando o tipo de cada entidade da administração indireta da União, conforme listado na coluna 1, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
COLUNA 1 
1. Autarquia 
2. Fundação pública 
3. Empresa pública 
4. Economia mista 
COLUNA 2 
( ) Serviço Federal de Processamento de Dados 
( ) Universidade Federal de Santa Catarina 
( ) Empresa Brasil de Comunicação 
( ) Companhia Brasileira de Trens Urbanos 
( ) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
( ) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 
( ) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 
( ) Banco Central
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q709168 | Português, Fonética e Fonologia, Contador, IMESF, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
        As razões _______ a indústria do cigarro está investindo em ONG antitabagista.
A indústria do cigarro, capitaneada pela Philip Morris, está investindo um bilhão de dólares
numa ONG que promete um mundo sem cigarro. ______? Cientistas de reputação imaculada
deveriam aceitar contribuições financeiras de uma companhia de tabaco? Este não é um teste
teórico de comportamento ético, mas o dilema que se apresentou dramaticamente para
acadêmicos da Universidade de Utrecht (UU), na Holanda. Quem lançou a isca foi a Philip Morris,
gigante mundial do tabaco, e a oferta não era de se jogar fora: 360 mil euros (1,64 milhão de
reais) para o trabalho de investigar as consequências do contrabando e falsificação de cigarros.
De mais a mais, a companhia acenava com total liberdade para os acadêmicos em suas
apurações.
Não são historicamente as mais decentes as relações entre profissionais da saúde e as
controvertidas usinas de câncer de pulmão. Décadas atrás, a indústria de tabaco tinha o hábito
de recrutar médicos de forma que eles, ao contrário do que já indicavam os alertas patológicos,
alardeassem publicamente as virtudes do fumo para os pulmões e as vias respiratórias. Médicos
de prestígio aceitavam alegremente ser cúmplices desse crime. É natural que, hoje em dia,
quando a indústria procura a academia, uma fumaça de desconfiança impregne o ar.
O professor de Direito John Vervaele, encarregado de administrar a doação em Utrecht, reagiu
às críticas argumentando: “Fazemos isso ______ indústria de tabaco não é ilegal. O comércio
ilícito de cigarro, sim”. O argumento não convenceu os pneumologistas e oncologistas da
Sociedade Holandesa do Câncer, os mais desconfiados em relação à pretensa boa vontade da
Philip Morris. “Cerca de 7 milhões de pessoas continuam morrendo todos os anos, no mundo
inteiro, vítimas dos efeitos malignos do fumo” – rebateram os clínicos.
A discussão azedou a tal ponto que a UU acabou declinando da doação. Anunciou que ela
............ vai bancar a pesquisa do professor Vervaele e sua equipe. A Philip Morris, por sua vez,
está disposta a verter uma montanha de dinheiro em programas como aquele que tentou, em
vão, na Holanda. O combate ao comércio ilegal de cigarro vai lhe custar 100 milhões de dólares
– não só em pesquisas, mas também nos custos de repressão ao tráfico. Outro bilhão de dólares
a Philip Morris pretende investir, ao longo de 12 anos, na Foundation for a Smoke-Free World,
uma ONG com sede em Nova York. Como entender que a fabricante do Marlboro, a marca número
1, esteja financiando uma fundação ______ nome apregoa “um mundo sem cigarro”?
A tal fundação ............ controvérsias, de fato. A Philip Morris assegura que ela exprime hoje
uma preocupação que é de ............ indústria do tabaco: como ajudar os fumantes a encontrar
alternativas seguras aos cigarros combustíveis, unanimemente fadados à extinção? Já a
Organização Mundial da Saúde não tem tanta certeza assim dos objetivos meritórios das
campanhas da indústria.
De acordo com a brasileira Vera Luzia da Costa e Silva, chefe da Convenção do Controle do
Tabaco, com sede em Genebra, o que uma entidade endinheirada como a Foundation for a
Smoke-Free World almeja é atropelar as iniciativas coletivas para impor sua própria pauta, seus
próprios métodos e, no final, seus próprios interesses – que continuam comprometendo a vida
saudável.
                   Texto especialmente adaptado para esta prova. 
 Fonte: https://www.cartacapital.com.br/revista/1011/cortina-de-fumaca
Assinale a alternativa em que há um vocábulo cuja regra de acentuação gráfica destoa da que determina a grafia dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q22727 | Raciocínio Lógico, Contador, CAPES, CESGRANRIO

O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma padronizada, é constituído por três proposições: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, conclusão. As premissas são juízos que precedem a conclusão. Em um silogismo, a conclusão é conseqüência necessária das premissas. Assinale a alternativa que corresponde a um silogismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q693997 | Contabilidade Geral, Aspectos Iniciais da Contabilidade, Contador, AL GO, IADES, 2019

O registro de um fato contábil em que a receita foi recebida antecipadamente, mas o fato gerador ainda não ocorreu, será efetuado, pelo regime de competência, a débito de uma conta de disponibilidades e a crédito de uma conta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q29373 | Contabilidade Geral, Contador, CODEBA, FGV

Em 01/01/2013 uma sociedade empresária adquiriu móveis para utilizar em seus negócios por R$ 40.000. O frete de R$ 400 e a instalação de R$ 600 foram pagos pelo fornecedor dos móveis. Além disso, a sociedade empresária estimava que o custo de remoção dos móveis seria de R$ 3.000. A sociedade empresária estimava utilizar os móveis durante seis anos e depois vendê-los por R$ 10.000.

Em 2013 e em 2014 não houve indícios de perda de recuperabilidade.

Em 31/12/2015, a sociedade empresária constatou que os móveis poderiam ser vendidos por R$ 24.000.Além disso, eles poderiam trazer benefícios de R$ 27.500 pelo uso.

Assinale a opção que indica o valor contábil dos móveis, em 01/01/2016.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q336425 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Contador, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Uma conferência internacional reunirá representantes dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Escócia, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Peru, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Julgue os itens a seguir, relativos às informações fornecidas acima.

Se B é o conjunto formado pelos países que participarão da conferência e não pertencem à América do Sul, então o número de subconjuntos formados a partir dos elementos de B é igual a 128.

  1. ✂️
  2. ✂️

313Q698924 | Matemática, Probabilidade, Contador, CRF RO, IADES, 2019

Considere hipoteticamente que, para a formação da diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia, serão escolhidos 4 entre os 6 conselheiros que se candidataram. É correto afirmar que o número de diretorias distintas que podem ser formadas é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q47684 | Português, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Texto associado.
                                    Com a força de um trator 

   A primeira mulher a operar máquinas pesadas no Estádio Mané Garrincha conta como superou o preconceito e mudou os rumos de sua carreira

      Eunice da Silva Oliveira teve de aprender cedo a superar desafios. Ficou viúva cedo e precisou sustentar sozinha a filha de 11 meses. Hoje, aos 39 anos, orgulha -se em dizer que Thaís, que tem 18, já está na faculdade, incentivada pelo perfil trabalhador e arrojado da mãe. Características que afloraram novamente em 2011, no canteiro de obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Oito meses depois de ser admitida para serviços de limpeza, Eunice foi promovida. Assumiu a direção de uma empilhadeira e passou a ser a primeira mulher a operar máquinas pesadas na obra. 

      O salário aumentou de 730 para 4.200 reais. Entre as novas atribuições, estavam empilhar e suspender meia tonelada de tijolos por dia. “Nunca tive medo de pegar no pesado", diz. Eunice já tinha carteira de habilitação, mas foi selecionada para a vaga após um curso de condução de veículos pesados de três dias. 

      Reconstruída, a arena Mané Garrincha teve sua capacidade ampliada de 45.000 para 70.800 lugares, obra que custou 1,2 bilhão de reais e levou 1.027 dias para ficar pronta. 

Olhar feminino 

     No começo, ela lutou para se familiarizar com o novo universo. Além da tensão por causa da enorme responsabilidade, Eunice enfrentou algumas piadinhas machistas. “Sempre tinha um que soltava uma graça, "cuidado que é mulher no volante", mas a maioria me dava apoio". Operando uma das empilhadeiras, virou exemplo de superação entre os operários. “ Não acho que é um serviço só para homens e muito menos que deixo de ser feminina", afirma Eunice, que não abria mão do batom antes de iniciar a jornada de trabalho. 

      Com o dinheiro que ganhou na obra da Copa, Eunice quitou suas dívidas, reformou a casa e comprou um carro novo. “E ainda consegui guardar um dinheirinho na poupança", conta. Estimulada pela experiência no Mané Garrincha, Eunice quis permanecer no setor da construção civil. Após a conclusão da arena, fez questão de tirar carteira de habilitação na categoria D para também poder dirigir ônibus, caminhões e outros tipos de tratores. Passou cinco meses desempregada, até ser contratada por uma empresa em Brasília, e hoje segue dirigindo veículos pesados. “As empreiteiras em geral dão preferência aos homens, mas acabei conseguindo por causa da minha experiência no Mané Garrincha". 

      E, mesmo não sendo muito fã de futebol, a operária pretende viver a emoção de assistir a pelo menos um jogo no estádio que ajudou a erguer. “Sempre que passo lá, bate uma saudade daqueles tempos. Foi um trampolim para mim e para muitos amigos que tive o prazer de conhecer". 

Abril na Copa – Edição especial. Placar. São Paulo: Editora Abril, n. 1391, jun. 2014. [Adaptado]
A relação entre o texto e os prováveis leitores da revista em que foi publicado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q353933 | Contabilidade Geral, Ponto de Equilíbrio, Contador, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Considerando uma determinada indústria que produz e vende à vista 100.000 unidades por mês de um produto, com custo variável unitário de R$ 0,20 e custo fixo mensal de R$ 100.000, julgue os itens subseqüentes.

Se a referida indústria praticar um preço de venda de R$ 2,00 a unidade, líquido de tributos, seu ponto de equilíbrio da produção estará entre 50.000 e 60.000 unidades por mês.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q333805 | Matemática, Cálculo Aritmético, Contador, Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulinia SP, VUNESP, 2018

Em uma empresa, no Dia da Secretária, cada secretária comprou uma flor para cada outra secretária, sendo que nenhuma delas comprou flor para si mesma. Três diretoras compraram, cada uma, duas flores para cada secretária. A presidente da empresa comprou onze flores para apenas uma secretária. Se no total foram compradas 137 flores, o número de secretárias dessa empresa é divisor de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q47710 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Suponha os seguintes fatos a serem registrados na contabilidade de um determinado ente público: 

I – Recebimento de receitas tributárias no valor de R$ 1.000,00,
II – Empenho da despesa no valor de R$ 900,00, e 
III – Liquidação de despesa corrente no valor de R$ 700,00, porém ainda não pagas no exercício. 

O valor total de despesas inscritas em restos a pagar não processados é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q711635 | Matemática Financeira, Juros Simples, Contador, CRF RO, IADES, 2019

Suponha que, na data t = 0, um investidor aplicou R$ 1.000,00 à taxa de juros simples. Seis meses depois, em t = 6, o investidor fez outra aplicação de mesmo valor. Sabendo que, na data t = 12, o investidor resgatou R$ 2.180,00, a taxa de juros ao ano foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q673803 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Uma das alternativas abaixo apresenta o comportamento dos custos variáveis, sob um ponto de vista unitário, identifique-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q18717 | Contabilidade Geral, Contador, CP PCNS, MB

Quais são as três modalidades de empenho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.