Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

401Q469252 | Direito Tributário, Taxas, Contador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Em relação a impostos, taxas e contribuições, julgue os itens subsequentes. O sistema tributário brasileiro permite a cobrança de taxas fundamentadas em três situações: a utilização de serviço público, o exercício do poder de polícia e a intervenção estatal no domínio econômico.
  1. ✂️
  2. ✂️

402Q47691 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Texto associado.
                        Estresse e obesidade passam de pai para filho

Viver em condições ruins pode desativar genes; mudanças são permanentes e transmitidas para descendentes.
                 Por Salvador Nogueira

      A sua genética está escrita, e é ela que você vai transmitir para os seus filhos – não importa o que você faça durante a vida. Isso é o que Darwin nos ensinou. Mas talvez não seja toda a verdade. Pesquisadores da Universidade de Zurique encontraram evidências de algo que muitos cientistas vinham suspeitando nos últimos anos: o que você passa durante a vida pode modificar seu DNA, gerando alterações que são transferidas aos descendentes. O código genético de uma pessoa é afetado pelo ambiente. Certas situações têm o poder de ativar ou desativar certos genes. Isso já era bem conhecido e aceito pela ciência. Mas muitos especialistas acreditavam que as modificações fossem zeradas na geração seguinte, ou seja, não passassem dos pais para os filhos. O novo estudo descobriu que, sim, elas passam para os descendentes – e demonstrou como isso acontece. Em testes com ratos, os cientistas suíços constataram que os microRNAs, pequenas moléculas produzidas em situações de estresse, fome, sedentarismo ou obesidade, são incorporados aos espermatozoides e vão parar no feto.

      Os descendentes dos ratos submetidos a estresse ou obesidade já nasceram com uma tendência natural, genética, a serem estressados ou obesos – e tudo graças a certos microRNAs, que tinham passado de geração a geração. “O mecanismo me parece bastante plausível, e aparentemente os experimentos foram bem desenhados", afirma Sandro de Souza, biólogo molecular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Superinteressante. São Paulo: Editora Abril, n. 335, jul. 2014. [Adaptado]
(1) O novo estudo descobriu (2) que, sim, elas passam para os descendentes – (3) e demonstrou (4) como isso acontece". 

Em relação às orações numeradas no período em análise, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q698777 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Uma negação lógica para a afirmação “Marcelo é alto, ou Sofia é baixa” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q710042 | Português, Classificação dos Verbos Regulares, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

Insignificâncias indomáveis

Carla Dias


    Eu tenho medo de lagartixa e de atravessar rua quando o sinal está vermelho, ainda que não haja carros por perto. Meu medo é um algo estupendo, com suas pequenas armadilhas. Faz com que eu tema a alegria, enquanto me preencho de coragem ao lidar com desesperos indeléveis.

    Eu tenho medo de errar a palavra, de sair a outra, a mais torta, a menos a ver com o que eu, de fato, gostaria de dizer. E ainda tem o tom... sou desprovida de talento, quando dele depende o tudo do momento. Aquela coisa de a voz sair rascante, de se entregar à possibilidade de se aventurar no impossível, envergonhando-se dessa ousadia no segundo seguinte.

    Envergonhamento feroz é este.

    (...)

    Tenho medo reverberante de nunca chegar. Não a um lugar, a um destino. Falo sobre chegar ao ser invadida pelo pertencimento. Zerar a ansiedade desconcertante de não ter sido escolhida pela sensação plena de estar onde, tornar-se quem.

    Há quem diga que meus medos são banalidades travestidas de tragédias. Há os que não suportam meus dramas, de tão ridículos os tantos lhes parecem. Contudo, tenho certa dificuldade em compreender a irrelevância de se sentir deslocada no tempo e no espaço, desprovida de identidade, além daquela criada para atender à necessidade de tocar a vida, sem direito a toque que não seja o de recolher-se na própria impotência de provocar o movimento.

    Estagnar-se em conluio com um adiantamento robusto de arrependimentos.

    Meus dramas, essas insignificâncias indomáveis, embebidas em esperança desmilinguida de, dia desses, a vida me oferecer e entregar o oferecido.

    Que susto será!

    Que prazer de curar azedumes!

    Que loucura eficaz!

    Reviravoltas constantes me deixam com desejo aguçado de parar à porta da insanidade, para observar obsoletos santos sendo pessoas em busca de pessoas para conversar sobre seus desvios de conduta, ao se proclamarem heróis, enquanto comentem suas covardias e benevolências.

    Falar mal, fazer bem, desacreditar para então identificar o que vale a pena.

    Amar... odiar... amar odiar. Odiar a mando do tempo perdido com o vazio.

    Mas que o ser humano é de uma incoerência que encanta, enquanto aflige.

    (...)

    A mente tem seus truques, e como ótima equilibrista de absurdos que é, acontece de ela projetar na nossa história uma proteção que acaba por se mostrar precipício. Então, há vezes em que ela se desapega de nós, inventando uma realidade alternativa na qual nos enveredarmos, feito o filme que assisti, sobre a mente de um homem mudando todo o enredo do ocorrido, a fim de protegê-lo do impossível que ele acabara de cometer.

    Sim, ela também comete benevolência, improváveis realizações, descobertas necessárias.

    Sim, ela tem seu lado sórdido.

    A mente me mete medo. Ainda assim, é ela que mais me fascina. Não a minha, que dela eu nunca vou saber ao certo. A tal vai seguir os seus delírios e, talvez, eu nem me dê conta da existência deles ou venha a saber quais provocações eles lideraram.

    A do outro...

    A mente que para mim é mistério, que me provoca a curiosidade sobre o que não sou ou penso. Sobre as versões do que conheço. Basta um espaço que a mente injeta na certeza para se construir aquela pausa onde moram frágeis pontes que conectam improváveis, porém compatíveis buscas.

    Tenho medo de viver busca que é tempo perdido disfarçado de exuberante conquista. É ali, no limiar das suas agonias, que eu me esparramo. Meu corpo vibra buscas e medos e perdas e fantasias.

    Minha mente diz que não tenho saída.

    Permaneço.

    Meu sentimento diz que minha mente mente.

    Fujo.

    Meu medo, ah, meu medo...

    Ele me coloca cara a cara com a vida.

    Vivo.


Adaptado de: . Acesso em: 17 nov. 2019.



Considerando a colocação dos pronomes oblíquos na norma culta da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q673488 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Específicos, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Consoante ao Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, na aplicação das sanções éticas, pode ser considerada atenuante a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q832797 | Português, Interpretação de Textos, Contador, IDIB, 2021

TEXTO

O Tempo
Rubem Alves
    Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas. Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada.
    Nas Olimpíadas, a performance dos corredores e nadadores é medida até os centésimos. Fico a me perguntar: “Como é que conseguem? Que diferença faz?”.
    A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada com a vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno.
    Qual a magia que informa os ipês, todos eles, em lugares muito diferentes, que é hora de perder as folhas e florescer? E sem misturar as cores. Primeiro os rosas, depois os amarelos e, finalmente, os brancos.
   Sugeri que algum compositor compusesse uma sinfonia ou uma brincadeira musical em três movimentos. Primeiro movimento, “Ipê-rosa”, andante tranquilo, em que os violoncelos cantam a paz e a segurança. Segundo movimento, “Ipê-amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com a dos ipês, fazem soar a exuberância da vida. Terceiro movimento, “Ipê-branco”, moderato, em que o veludo dos oboés canta a mansidão. Seria bom se nós, como os ipês, nos abríssemos para o amor no inverno.
    A precisão dos números marca o tempo das máquinas e do dinheiro. O tempo do amor se marca com o corpo.
    Um calendário é coisa precisa: anos, meses, dias, horas, que são marcados com números. Esses números medem o tempo. Mas os pedaços de tempo são bolsos vazios: nada há dentro deles. O bolso vazio do tempo se torna parte do nosso corpo quando o enchemos com vida. Aí o tempo não mais pode ser representado por números. O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.
    Tempus fugit; o tempo foge. Portanto, carpe diem: colha o dia como um fruto que amanhã estará podre.
    Viver ao ritmo de alegrias e tristezas é ser sábio. “Sapio”, no latim, quer dizer, “eu saboreio”. O sábio é um degustador da vida. A vida não é para ser medida. Ela é para ser saboreada.
    Um texto bíblico diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Acho que Jesus sorriria se eu acrescentasse ao “Pai-Nosso” outra súplica: “A fruta nossa de cada dia dá-nos hoje…”. Caqui, pitanga, morango à beira do abismo, melancia…
    Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo. Contemplava o rio e via que tudo é rio. Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá. Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo… Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar. Daquilo que ele supostamente escreveu, restam apenas fragmentos enigmáticos. Dentre eles, um me encanta: “Tempo é criança brincando, jogando; da criança o reinado”.
    Para nós, o tempo é um velho, cada vez mais velho, sobre quem se acumulam os anos que passam e de quem a vida foge.
    Heráclito, ao contrário, diz que o tempo é criança, início permanente, movimento circular, o fim que volta sempre ao início, fonte de juventude eterna, possibilidade de novo começos.
    Tempo é criança? O que o filósofo queria dizer exatamente eu não sei. Mas sei que as crianças odeiam Chronos, o deus dos cronômetros, dos segundos, dos centésimos de segundos O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.
Disponível em https://www.revistaecosdapaz.com/o-tempo-uma-cronica-encantadora-de-rubem-alves/. 
Um gênero textual pode ser composto por várias tipologias, desde que elas sejam necessárias para cumprir o objetivo comunicativo em questão. O texto de Rubem Alves, por exemplo, é composto por tipologias textuais diferentes. A esse propósito, analise o trecho a seguir:
“Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas”.
Sobre o trecho analisado, é correto afirmar que a tipologia textual predominante é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q709939 | Contabilidade Geral, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.


Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, caso a conta não esteja detalhada até o quarto nível e seja necessário utilizar o 5º nível (subtítulo), o ente público poderá utilizar o dígito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q47702 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Suponha os seguintes fatos a serem registrados na contabilidade de um determinado ente público: 

I – Recebimento de receitas tributárias no valor de R$ 1.000,00,
II – Empenho da despesa no valor de R$ 900,00, e
III – Liquidação de despesa corrente no valor de R$ 700,00, porém ainda não pagas no exercício. 

O superávit financeiro apurado foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q850878 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Contador, FUNDATEC, 2020

Considere as seguintes hipóteses:
Nego que Pedro é advogado ou vereador. Mas se Pedro assinou o contrato, então Pedro é advogado.
Deduzimos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q27851 | Contabilidade Geral, Contador, Câmara de Mossoró RN, COMPERVE

Os ingressos de valores nos cofres públicos provenientes de recursos financeiros de caráter temporário são classificados como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q701897 | Português, Conjunções, Contador, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere o seguinte trecho: Uma avalanche de patinetes elétricos encheu no ano passado o centro de Madri. Embora as autoridades locais tivessem pedido que esperassem a aprovação da nova legislação sobre mobilidade, três empresas espalharam pela cidade esses veículos de duas rodas que afetariam a circulação e a comodidade dos cidadãos. (Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/23/economia/1550946 892_ 712943.html) A expressão sublinhada no texto estabelece uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q25807 | Conhecimentos Específicos, Contabilidade Pública, Contador, CISVALE, OBJETIVA

De acordo com os princípios contábeis, sob o aspecto público, analisar os itens abaixo:

I - O princípio da continuidade prevê que os registros devem obedecer à ordem cronológica e oportuna, sempre que possível, na data da ocorrência da transação.
II - O princípio da entidade reconhece que o patrimônio de uma entidade não se confunde com o patrimônio de outra, ou seja, cada uma possui personalidade própria.
III - O princípio da competência rege que compete a cada Poder a avaliação do patrimônio, sempre corrigida pela moeda corrente nacional.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q354828 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Contador, Prefeitura de Recife PE, ESAF

Numa operação de tomada de empréstimo por uma empresa junto a um banco comercial, no valor de R$ 100.000,00, para pagamento após três meses, com desconto inicial de juros de R$ 10.000,00, o valor desse encargo financeiro deve ser lançado, no momento do registro do ingresso da importância líquida na conta Bancos conta Movimento, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q726548 | Conhecimentos Bancários, Operações com derivativos, Contador, TJ AC, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos e aplicações das operações de leasing e derivativos financeiros, julgue os itens que se seguem.

Independentemente do instrumento financeiro principal, um derivativo que esteja anexo ao instrumento financeiro, ainda que seja contratualmente transferível, será considerado um derivativo embutido.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q794395 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Contador, ITAIPU Binacional, UFPR

Considere as seguintes afirmativas: 1. A Ética Profissional representa um conjunto de normas direcionadas à conduta dos integrantes de determinada categoria profissional, tendo como finalidade primordial a de regulamentar não só o exercício da profissão como também o comportamento ético do profissional que a exerce. 2. As noções de Ética e de Moral são idênticas e têm o mesmo alcance. 3. A Ética Profissional deve considerar, além das regras inerentes ao exercício da profissão (p. ex., zelo, dedicação, honestidade e sigilo), o respeito aos colegas de profissão e clientes. 4. As regras de Ética Profissional têm como função proteger a independência do profissional, devendo este sujeitar-se às convicções do seu cliente ou empregador. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q673564 | Matemática, Sistema de Unidades de Medidas, Contador, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Uma mistura de 50 litros é composta de X% gasolina, Y% de álcool e Z% de água, com X < Y < Z. Quais quantidades de gasolina e álcool devem ser adicionadas à mistura para que as novas proporções de água, gasolina e álcool passem a ter o mesmo valor na mistura resultante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q352571 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Ituiutaba MG

Sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Na demonstração dos fluxos de caixa as alterações ocorridas são segregadas em no mínimo, 3 (três) fluxos: das operações, dos financiamentos e dos investimentos.

II - As alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa, equivalentes de caixas e o valor da riqueza gerada da companhia, constituem a demonstração dos fluxos de caixa.

III - A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q333715 | Matemática, Funções, Contador, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Em fevereiro, uma loja totalizou 975529 vendas. Para isso o incremento nos meses de janeiro e fevereiro foram de 5100 vendas em cada. Se o incremento de vendas for sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano, considerando-se que y representa o número de vendas e x os meses (janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, março, o terceiro e assim por diante) a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q25794 | Conhecimentos Específicos, Consórcios Públicos, Contador, CISVALE, OBJETIVA

Segundo o Decreto nº 6.017/07, observados os limites constitucionais e legais, os objetivos dos consórcios públicos serão determinados pelos entes que se consorciarem, admitindo-se, entre outros, os seguintes:

I - A gestão associada de serviços públicos.
II - A prestação de serviços, inclusive de assistência técnica, a execução de obras e o fornecimento de bens à Administração Direta ou Indireta dos entes consorciados.
III - O compartilhamento ou o uso em comum de instrumentos e equipamentos, inclusive de gestão, de manutenção, de informática, de pessoal técnico e de procedimentos de licitação e de admissão de pessoal.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q338891 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Contador, MI, NCE

Em uma empresa, 2 entre 5 funcionários ganam 3 salários mínimos; 1 entre 3 ganham 4 salários mínimos; e o restante dos funcionários ganham 5 salários mínimos. Se esa empresa possui 60 funcionários, o gasto total com a folha de pagamento dessa empresa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.