Início

Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q18708 | Direito Administrativo, Contador, CP PCNS, MB

No Regime Diferenciado de Contratação (RDC) quantos dias são contados a partir da data de publicação do instrumento convocatório para licitações em que se adote o critério de julgamento pela maior oferta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q25794 | Conhecimentos Específicos, Consórcios Públicos, Contador, CISVALE, OBJETIVA

Segundo o Decreto nº 6.017/07, observados os limites constitucionais e legais, os objetivos dos consórcios públicos serão determinados pelos entes que se consorciarem, admitindo-se, entre outros, os seguintes:

I - A gestão associada de serviços públicos.
II - A prestação de serviços, inclusive de assistência técnica, a execução de obras e o fornecimento de bens à Administração Direta ou Indireta dos entes consorciados.
III - O compartilhamento ou o uso em comum de instrumentos e equipamentos, inclusive de gestão, de manutenção, de informática, de pessoal técnico e de procedimentos de licitação e de admissão de pessoal.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q27854 | Contabilidade Geral, Contador, Câmara de Mossoró RN, COMPERVE

As etapas da receita pública orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos.

No Brasil, essas etapas ocorrem na seguinte ordem: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q27859 | Contabilidade Geral, Contador, Câmara de Mossoró RN, COMPERVE

Os lançamentos contábeis são registrados em contas do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q177141 | Informática, Windows, Contador, TJ SP, VUNESP

A ferramenta ClearType do sistema operacional Windows 7 se destina a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q47691 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Texto associado.
                        Estresse e obesidade passam de pai para filho

Viver em condições ruins pode desativar genes; mudanças são permanentes e transmitidas para descendentes.
                 Por Salvador Nogueira

      A sua genética está escrita, e é ela que você vai transmitir para os seus filhos – não importa o que você faça durante a vida. Isso é o que Darwin nos ensinou. Mas talvez não seja toda a verdade. Pesquisadores da Universidade de Zurique encontraram evidências de algo que muitos cientistas vinham suspeitando nos últimos anos: o que você passa durante a vida pode modificar seu DNA, gerando alterações que são transferidas aos descendentes. O código genético de uma pessoa é afetado pelo ambiente. Certas situações têm o poder de ativar ou desativar certos genes. Isso já era bem conhecido e aceito pela ciência. Mas muitos especialistas acreditavam que as modificações fossem zeradas na geração seguinte, ou seja, não passassem dos pais para os filhos. O novo estudo descobriu que, sim, elas passam para os descendentes – e demonstrou como isso acontece. Em testes com ratos, os cientistas suíços constataram que os microRNAs, pequenas moléculas produzidas em situações de estresse, fome, sedentarismo ou obesidade, são incorporados aos espermatozoides e vão parar no feto.

      Os descendentes dos ratos submetidos a estresse ou obesidade já nasceram com uma tendência natural, genética, a serem estressados ou obesos – e tudo graças a certos microRNAs, que tinham passado de geração a geração. “O mecanismo me parece bastante plausível, e aparentemente os experimentos foram bem desenhados", afirma Sandro de Souza, biólogo molecular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Superinteressante. São Paulo: Editora Abril, n. 335, jul. 2014. [Adaptado]
(1) O novo estudo descobriu (2) que, sim, elas passam para os descendentes – (3) e demonstrou (4) como isso acontece". 

Em relação às orações numeradas no período em análise, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q673007 | Contabilidade Geral, Métodos das partidas dobradas, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020

O novo Código de Ética do Contador atualizado para 2019 nos confirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q521762 | Auditoria, Auditoria Externa, Contador, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Um auditor de controle externo de um Tribunal de Contas estadual analisou as contas de um Estado da Federação e percebeu um erro na apuração da receita corrente líquida. Constava um valor que não deveria estar somada aos outros valores, e sim deduzido. Assinale a alternativa que contém esse item:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q832797 | Português, Interpretação de Textos, Contador, IDIB, 2021

TEXTO

O Tempo
Rubem Alves
    Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas. Não há inícios nem fins, apenas a indiferente sucessão de momentos, que nada dizem sobre alegrias e sofrimentos. Apenas um bolso vazio. Nele, a alma não encontra morada.
    Nas Olimpíadas, a performance dos corredores e nadadores é medida até os centésimos. Fico a me perguntar: “Como é que conseguem? Que diferença faz?”.
    A outra foi inventada por homens que sabem que a vida não pode ser medida com calendários e relógios. A vida só pode ser marcada com a vida. Os amantes do Cântico dos Cânticos marcavam o tempo do amor pelos frutos maduros que pendiam das árvores. Quando as folhas dos plátanos ficam amarelas sabemos que o outono chegou. Os ipês-rosas e amarelos anunciam o inverno.
    Qual a magia que informa os ipês, todos eles, em lugares muito diferentes, que é hora de perder as folhas e florescer? E sem misturar as cores. Primeiro os rosas, depois os amarelos e, finalmente, os brancos.
   Sugeri que algum compositor compusesse uma sinfonia ou uma brincadeira musical em três movimentos. Primeiro movimento, “Ipê-rosa”, andante tranquilo, em que os violoncelos cantam a paz e a segurança. Segundo movimento, “Ipê-amarelo”, rondo vivace, em que os metais, cores parecidas com a dos ipês, fazem soar a exuberância da vida. Terceiro movimento, “Ipê-branco”, moderato, em que o veludo dos oboés canta a mansidão. Seria bom se nós, como os ipês, nos abríssemos para o amor no inverno.
    A precisão dos números marca o tempo das máquinas e do dinheiro. O tempo do amor se marca com o corpo.
    Um calendário é coisa precisa: anos, meses, dias, horas, que são marcados com números. Esses números medem o tempo. Mas os pedaços de tempo são bolsos vazios: nada há dentro deles. O bolso vazio do tempo se torna parte do nosso corpo quando o enchemos com vida. Aí o tempo não mais pode ser representado por números. O tempo aparece como um fruto que vai sendo comido: é belo, é colorido, é perfumado. E, à medida que vai sendo comido, vai acabando. Vem a tristeza. O tempo da vida se marca por alegrias e tristezas. Há inícios e há fins.
    Tempus fugit; o tempo foge. Portanto, carpe diem: colha o dia como um fruto que amanhã estará podre.
    Viver ao ritmo de alegrias e tristezas é ser sábio. “Sapio”, no latim, quer dizer, “eu saboreio”. O sábio é um degustador da vida. A vida não é para ser medida. Ela é para ser saboreada.
    Um texto bíblico diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio”. Acho que Jesus sorriria se eu acrescentasse ao “Pai-Nosso” outra súplica: “A fruta nossa de cada dia dá-nos hoje…”. Caqui, pitanga, morango à beira do abismo, melancia…
    Heráclito foi um filósofo grego fascinado pelo tempo. Contemplava o rio e via que tudo é rio. Percebeu que não é possível entrar duas vezes no mesmo rio; na segunda vez, as águas serão outras, o primeiro rio já não existirá. Tudo é água que flui: as montanhas, as casas, as pedras, as árvores, os animais, os filhos, o corpo… Assim é tudo, assim é a vida: tempo que flui sem parar. Daquilo que ele supostamente escreveu, restam apenas fragmentos enigmáticos. Dentre eles, um me encanta: “Tempo é criança brincando, jogando; da criança o reinado”.
    Para nós, o tempo é um velho, cada vez mais velho, sobre quem se acumulam os anos que passam e de quem a vida foge.
    Heráclito, ao contrário, diz que o tempo é criança, início permanente, movimento circular, o fim que volta sempre ao início, fonte de juventude eterna, possibilidade de novo começos.
    Tempo é criança? O que o filósofo queria dizer exatamente eu não sei. Mas sei que as crianças odeiam Chronos, o deus dos cronômetros, dos segundos, dos centésimos de segundos O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.
Disponível em https://www.revistaecosdapaz.com/o-tempo-uma-cronica-encantadora-de-rubem-alves/. 
Um gênero textual pode ser composto por várias tipologias, desde que elas sejam necessárias para cumprir o objetivo comunicativo em questão. O texto de Rubem Alves, por exemplo, é composto por tipologias textuais diferentes. A esse propósito, analise o trecho a seguir:
“Há duas formas de marcar o tempo. Uma delas foi inventada por homens que amam a precisão dos números, matemáticos, astrônomos, cientistas, técnicos. Para marcar o tempo de forma precisa, eles fabricaram ampulhetas, relógios, cronômetros, calendários. Nesses artefatos técnicos, todos os pedaços do tempo – segundos, minutos, dias, anos – são feitos de uma mesma substância: números, entidades matemáticas”.
Sobre o trecho analisado, é correto afirmar que a tipologia textual predominante é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q42361 | Contabilidade Geral, Contador, FHSTE RS, ASSCONPP

O Teste de Recuperabilidade, ferramenta utilizada para avaliação dos ativos. É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q178308 | Raciocínio Lógico, Contador, TJ SP, VUNESP

Um grande número de crianças forma uma roda no ginásio de uma escola. Existem dois círculos desenhados no chão, um azul e um vermelho, e sobre cada um está uma dessas crianças. À medida que a roda gira, as outras crianças vão ficando sobre os círculos, sempre uma única criança por círculo. A roda iniciou girando no sentido horário e Deise contou que a oitava criança a passar pelo círculo azul, incluindo a que estava inicialmente sobre ele, foi a vigésima segunda a passar pelo círculo vermelho e, nesse instante, a roda passou a girar no sentido anti-horário. Deise reiniciou a contagem a partir de um, naquele mesmo instante, com a criança que estava sobre o círculo azul e observou que a quinta criança a passar por esse círculo azul foi a trigésima a passar pelo círculo vermelho. Em cada uma das contagens, sempre passaram por cada um dos círculos crianças diferentes, o que permite concluir que nessa roda o número de crianças é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q857860 | Português, Crase, Contador, FURB, 2020

A questão se refere ao trecho da notícia abaixo: 

Doutor Pedrinho está ___ 120 quilômetros da agitada Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. Demérito? Longe disso. A cidade de apenas 4 mil habitantes, fundada ___ três décadas, tem uma opção de lazer que vai além das euforias encaloradas do verão ____ beira do mar: a cachoeira Véu de Noiva. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/cachoeira-em-doutor-pedrinho-e-opcao-para-os-dias-quentes-de-verao-no-vale-do-itajai. Acesso em: 02 jan. 2019. [modificado]

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da notícia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q179471 | Contabilidade Geral, Plano de Contas, Contador, UFPR, UFPR

Ao preparar um projeto para desenvolver um Plano de Contas, a empresa deve ter em mente as várias possibilidades de relatórios gerenciais e para uso externo e, dessa maneira, prever as contas de acordo com os diversos relatórios a serem produzidos. Se anteriormente isso já era de grande importância, atualmente, com os recursos tecnológicos da informática, passou a ser essencial, pois tais relatórios propiciarão tomadas de decisões mais ágeis e eficazes por parte dos usuários. Sobre a preparação de relatórios gerenciais, considere os seguintes itens:

1. A natureza e o porte de empresas similares, para se elaborar um plano de contas comum a todas.

2. A forma jurídica da empresa.

3. A estrutura organizacional da empresa.

4. A estrutura do sistema de informação utilizado pelo contador, ou pelo escritório de contabilidade que presta serviços para a empresa.

5. As características físicas e locais de utilização dos elementos patrimoniais da empresa.

6. A estrutura de recursos humanos da empresa.

Na preparação de relatórios gerenciais, devem ser analisados os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q467998 | Direito Tributário, NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO, Contador, ASTC SC, UNESC

Quanto aos tributos, pode-se afirmar que:

I – A Incidência Monofásica ocorre quando as contribuições incidem em apenas uma etapa da cadeia produtiva.

II – A Incidência Cumulativa ocorre quando as contribuições incidem em todas as etapas da cadeia produtiva, em cascata.

III – A Incidência Não-Cumulativa ocorre quando se abate em cada operação o montante das contribuições cobradas nas operações posteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q352571 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de Ituiutaba MG

Sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Na demonstração dos fluxos de caixa as alterações ocorridas são segregadas em no mínimo, 3 (três) fluxos: das operações, dos financiamentos e dos investimentos.

II - As alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa, equivalentes de caixas e o valor da riqueza gerada da companhia, constituem a demonstração dos fluxos de caixa.

III - A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

436Q29586 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Contador, CODEMIG, FUNDEP

A Resolução n. 1.303/2010 do Conselho Federal de Contabilidade aprova a NBC TG 04, que trata o Ativo Intangível. Considere os preceitos dessa norma, analise as seguintes afirmativas sobre o tratamento contábil do período e do método de amortização dos ativos intangíveis e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas:

( ) O valor amortizável de ativo com vida útil definida deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada e a amortização deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo se encontrar no local e nas condições necessários para que possa funcionar da maneira pretendida pela administração.
( ) Diferentes métodos de amortização podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor amortizável de um ativo ao longo da sua vida útil, como por exemplo o método linear (também conhecido como método de linha reta), o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.
( ) O período e o método de amortização de ativo com vida útil definida devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício e caso a vida útil prevista do ativo seja diferente das estimativas anteriores então o prazo de amortização deve ser alterado; e mesmo com alteração no padrão de consumo previsto o método de amortização deve ser mantido.
( ) Com o decorrer do tempo, o padrão dos benefícios econômicos futuros gerados pelo ativo que se espera ingressem na entidade pode mudar, mas se a vida útil não mudar, então, o método definido inicialmente para a amortização deve ser mantido até o final da vida útil do ativo para que o valor do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

437Q698777 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Uma negação lógica para a afirmação “Marcelo é alto, ou Sofia é baixa” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q850878 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Contador, FUNDATEC, 2020

Considere as seguintes hipóteses:
Nego que Pedro é advogado ou vereador. Mas se Pedro assinou o contrato, então Pedro é advogado.
Deduzimos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q701897 | Português, Conjunções, Contador, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere o seguinte trecho: Uma avalanche de patinetes elétricos encheu no ano passado o centro de Madri. Embora as autoridades locais tivessem pedido que esperassem a aprovação da nova legislação sobre mobilidade, três empresas espalharam pela cidade esses veículos de duas rodas que afetariam a circulação e a comodidade dos cidadãos. (Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/23/economia/1550946 892_ 712943.html) A expressão sublinhada no texto estabelece uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q338891 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Contador, MI, NCE

Em uma empresa, 2 entre 5 funcionários ganam 3 salários mínimos; 1 entre 3 ganham 4 salários mínimos; e o restante dos funcionários ganham 5 salários mínimos. Se esa empresa possui 60 funcionários, o gasto total com a folha de pagamento dessa empresa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.