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Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q180144 | Auditoria, Tipos de auditoria, Contador, CEB, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta a tecnologia destinada à pesquisa de fatos patrimoniais, para a orientação do julgamento de questões, geralmente judiciais, ou seja, para esclarecer dúvidas ou ensejar argumentos.

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72Q353125 | Contabilidade Geral, Ponto de Equilíbrio, Contador, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Considere que uma empresa produz um único produto e possui as seguintes características:

Custo variável unitário: R$ 1,20/u

Preço de venda: R$ 6,00/u

Despesas variáveis: 30% do preço de venda

Custos fixos: R$ 200.000,00/mês

Despesas fixas: R$ 160.000,00/mês

O ponto de equilíbrio contábil, em unidades, é:

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73Q354197 | Contabilidade Geral, Conceitos Básicos, Contador, Prefeitura de Recife PE, ESAF

A operação de compra de mercadorias com pagamento a vista é considerada como um fato contábil:

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74Q353172 | Contabilidade Geral, ABC Custeio Baseado em Atividades, Contador, Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulinia SP, VUNESP, 2018

O custo ABC, por suas características, é considerado
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75Q672693 | Auditoria, Auditoria Interna, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020

Um dos principais objetivos do auditor interno é:
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76Q692394 | Auditoria, Perícia Contábil, Contador, UFSC, UFSC, 2019

Identifique quais dos itens abaixo correspondem a objetivos do planejamento da perícia e assinale a alternativa correta. 
I. Facilitar a execução e a revisão dos trabalhos. 
II. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia. 
III. Identificar potenciais problemas e riscos dos controles internos que possam vir a comprometer as informações das demonstrações contábeis. 
IV. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide. 
V. Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.
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77Q353099 | Contabilidade Geral, Ponto de Equilíbrio, Contador, Ministério da Justiça, CESPE CEBRASPE

Uma indústria que fabrica um único produto alcançou lucro líquido operacional de R$15.000 ao vender 50.000 unidades desse produto, tendo obtido receita total de R$ 200.000,00. Os custos variáveis dessa indústria consomem 60% de sua receita.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, considerando a análise custo-volume-lucro.

A margem de segurança atual dessa empresa é superior a 10.000 unidades.

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78Q179641 | Português, Interpretação de Textos, Contador, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.

O que é ler?

Começo distraidamente a ler um livro. Contribuo com alguns pensamentos, julgo entender o que está escrito porque conheço a língua e as coisas indicadas pelas palavras, assim como sei identificar as experiências ali relatadas. Escritor e leitor possuem o mesmo repertório disponível de palavras, coisas, fatos, experiências, depositados pela cultura instituída e sedimentados no mundo de ambos.
De repente, porém, algumas palavras me pegam. Insensivelmente, o escritor as desviou de seu sentido comum e costumeiro e elas me arrastam, como num turbilhão, para um sentido novo, que alcanço apenas graças a elas. O escritor me invade, passo a pensar de dentro dele e não apenas com ele, ele se pensa em mim ao falar em mim com palavras cujo sentido ele fez mudar. O livro que eu parecia soberanamente dominar apossa-se de mim, interpela-me, arrasta-me para o que eu não sabia, para o novo. O escritor não convida quem o lê a reencontrar o que já sabia, mas toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, por virtude dessa estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor.
Ler, escreve Merleau-Ponty, é fazer a experiência da retomada do pensamento de outrem através de sua palavra, é uma reflexão em outrem, que enriquece nossos próprios pensamentos. Por isso, prossegue Merleau-Ponty, começo a compreender uma filosofia deslizando para dentro dela, na maneira de existir de seu pensamento, isto é, em seu discurso.
(Marilena Chauí, Prefácio. Em: Jairo Marçal, Antologia de Textos Filosóficos. Adaptado)

Com base nas palavras de Marilena Chauí, entende-se que ler é

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79Q704287 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR, 2019

Na era de ouro da comunicação, pululam informações falsas que buscam difundir crenças sem qualquer base científica. Conceitos consolidados ao longo de séculos, como a esfericidade da Terra, passam a ser questionados de forma simplória e irresponsável. Conteúdos pseudocientíficos na internet desautorizam, por exemplo, a eficácia de vacinas e a utilidade da energia nuclear. Mas conhecer e entender o mundo a partir do método científico é a forma mais eficiente de melhorá-lo. Um dos conselhos mais conhecidos em divulgação científica é: se há algo importante a ser dito, que seja dito logo. Cumpre-se, então, o conselho: a Terra é redonda. Para um(a) leitor(a) desavisado(a), pode parecer exagero ter de lembrar o formato de nosso planeta, mas os tempos mudam e nem sempre para melhor. Esse fato científico consolidado tem sido questionado em sítios pseudocientíficos na internet. Nossa tarefa aqui é consertar esse equívoco. […] (Adaptado de: http://cienciahoje.org.br/artigo/a-terra-e-redonda/, acesso em 28, fev. 2019.) Com relação ao texto lido, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O autor do texto traz informações sem se posicionar sobre o assunto.
( ) De acordo com o texto, o conhecimento deve ser obtido por meio do método científico, e não apenas pela difusão de ideias e crenças que não podem ser provadas pela ciência.
( ) O termo em destaque no texto pode ser substituído, sem alteração de sentido, por “brotam”.
( ) Um título apropriado para este texto seria “A plenitude da Terra”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
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80Q22740 | Contabilidade Geral, Contador, CAPES, CESGRANRIO

A finalidade mais importante da contabilidade é
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81Q353200 | Contabilidade Geral, Custeio por Absorção e Custeio Variável, Contador, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

A indústria P apresentou as informações que seguem, relativas à produção e à venda de um dos produtos da sua linha:

Quantidade de unidades produzidas 10.000

Quantidade de unidades vendidas 8.000

Preço unitário de venda R$ 95,00

Matéria-prima consumida R$ 300.000,00

Mão de obra direta consumida R$ 200.000,00

Gastos gerais de fabricação R$ 180.000,00

Comissão total sobre o volume de vendas R$ 120.000,00

Considerando os procedimentos técnico-conceituais da contabilidade de custos e do método de custeio variável, a margem de contribuição unitária praticada pela indústria P, em reais, é de

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82Q353288 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Contador, BNDES, CESGRANRIO

Lucro Presumido é uma modalidade optativa de apurar o lucro que:

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83Q469429 | Direito Tributário, Administração tributária, Contador, CHESF, CESGRANRIO

No planejamento tributário desenvolvido pela empresa, o método legal utilizado para diminuir o peso da carga tributária é denominado

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84Q353487 | Contabilidade Geral, Contador, TJ MG, FUMARC

Quando buscamos encontrar a relação percentual de um elemento com o todo de que faz parte, estamos utilizando o método de análise de balanço denominado:

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85Q674472 | Contabilidade Geral, Contador, Prefeitura de São Felipe D Oeste RO, IBADE, 2020

“A contabilidade privada avança no processo de convergência com os padrões internacionais de contabilidade”. Deste fragmento, pode-se afirmar que:
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87Q47688 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Prefeitura de Boa Saúde RN, COMPERVE

Texto associado.
                        Estresse e obesidade passam de pai para filho

Viver em condições ruins pode desativar genes; mudanças são permanentes e transmitidas para descendentes.
                 Por Salvador Nogueira

      A sua genética está escrita, e é ela que você vai transmitir para os seus filhos – não importa o que você faça durante a vida. Isso é o que Darwin nos ensinou. Mas talvez não seja toda a verdade. Pesquisadores da Universidade de Zurique encontraram evidências de algo que muitos cientistas vinham suspeitando nos últimos anos: o que você passa durante a vida pode modificar seu DNA, gerando alterações que são transferidas aos descendentes. O código genético de uma pessoa é afetado pelo ambiente. Certas situações têm o poder de ativar ou desativar certos genes. Isso já era bem conhecido e aceito pela ciência. Mas muitos especialistas acreditavam que as modificações fossem zeradas na geração seguinte, ou seja, não passassem dos pais para os filhos. O novo estudo descobriu que, sim, elas passam para os descendentes – e demonstrou como isso acontece. Em testes com ratos, os cientistas suíços constataram que os microRNAs, pequenas moléculas produzidas em situações de estresse, fome, sedentarismo ou obesidade, são incorporados aos espermatozoides e vão parar no feto.

      Os descendentes dos ratos submetidos a estresse ou obesidade já nasceram com uma tendência natural, genética, a serem estressados ou obesos – e tudo graças a certos microRNAs, que tinham passado de geração a geração. “O mecanismo me parece bastante plausível, e aparentemente os experimentos foram bem desenhados", afirma Sandro de Souza, biólogo molecular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Superinteressante. São Paulo: Editora Abril, n. 335, jul. 2014. [Adaptado]
De acordo com o texto, pesquisas científicas recentes
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88Q18701 | Conhecimentos Específicos, Responsabilidades do servidor, Contador, CP PCNS, MB

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação ao Regime Disciplinar estatuído no Título IV, da Lei 8.112/1990, e assinale, a seguir, a opção que apresenta a seqüência correta,

(   ) Considerando a estrutura hierarquizada da administração pública, não hã obrigação por parte do servidor público de cumprimento de ordem manifestamente ilegal, bem como não há obrigação de representar contra seu superior hierárquico quando a ordem configure ilegalidade.
(   ) Um servidor público ausentou-se do serviço, sem justifi­cativa, por 30 (trinta) dias interpolados, no período de 12 (doze) meses. Assim, ficou configurado o abandono de cargo, que é apenado no regime disciplinar com a pena demissão.
(   ) A autoridade que determinar a instauração de Sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar e competente para proferir o julgamento e aplicar pena disciplinar.
(   ) Com relação ao Processo Administrativo Disciplinar - PAD, é assegurado ao servidor, que estiver respondendo ao processo, produzir provas e contraprovas, entretanto, o Presidente da Comissão Processante poderá indeferir o pedido de provas, desde que a Comissão as considere irrelevantes ou impertinentes aos fatos apurados, assim como no caso de serem meramente protelatórias.
(   ) Um servidor público estava respondendo a Processo Administrativo Disciplinar-PAD que tinha por objeto apurar determinado fato. No curso do processo, o Presidente do PAD, com o intuito de elucidar os fatos, requisitou provas constantes de um processo que tramitava na Vara Federal da Justiça, a chamada prova emprestada. Ocorre que não é possível a utilização de prova emprestada de processo judicial em PAD, por contrariar o princípio do devido processo legal.
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89Q710669 | Matemática, Conceitos de Funções Funções do 1 grau, Contador, CRF RO, IADES, 2019

Das quatro desigualdades 2x > 70, x < 100, 4x > 25 e x > 5, exatamente duas são verdadeiras e duas são falsas. Se x é um número inteiro, então x é igual a
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90Q334951 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Contador, MI, NCE

Em uma viagem de ônibus, um passageiro observou que o ônibus, após a partida, andou durante 1 hora e 50 minutos; então, fez uma parada para lanche de 25 minutos e andou mais 2 horas e 30 minutos até chegar ao destino. Então, o tempo de duração da viagem, desde a partida até a chegada ao destino, foi de:

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