Início

Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q27855 | Contabilidade Geral, Contador, Câmara de Mossoró RN, COMPERVE

Em relação à situação patrimonial de uma entidade qualquer, um fato contábil pode ser classificado como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q555266 | Informática, Segurança da Informação, Contador, IF SC, IESES

Em relação aos mecanismos de segurança da informação, temos: Palavras-chave, sistemas biométricos, firewalls, cartões inteligentes, todos estes mecanismos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q853297 | Matemática, Funções, Contador, FUNDATEC, 2020

Qual o valor da imagem da f(5) na seguinte função de segundo grau: x² + 8x - 20?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q673920 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Específicos, Contador, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

NÃO será considerada agravante na aplicação das sanções éticas, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

725Q22732 | Direito Administrativo, Contador, CAPES, CESGRANRIO

O instituto da requisição, previsto na Constituição Federal (artigo 5o, inciso XXV), autoriza às autoridades o uso de propriedade particular em determinadas situações, assegurando ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Trata-se de exemplo típico de aplicação concreta de um dos princípios que norteia a Administração, que é o da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q674766 | Português, Sinonímia e Antonímia, Contador, Prefeitura de Linhares ES, IBADE, 2020

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.
 
 
O que faz as coisas darem certo
 
 
          Duas pessoas. Ambas têm a mesma escolaridade. A mesma origem social. As mesmas oportunidades. Por que a vida é generosa com uma e fecha a cara para a outra? O destino e a sorte têm pouco a ver com isso. O que tem a ver é o nosso comportamento. Coisas simples nas quais não prestamos atenção alguma. Coluna assumidamente autoajuda, aproveite a promoção.             Vou me demorar no que me parece mais importante: a forma com que cada um se comunica. A maioria dá o seu recado muito mal. Não estou me referindo apenas ao uso correto do português. A pessoa pode ser um acadêmico e mesmo assim ser um desastre ao transmitir o que pensa e o que deseja. Tampouco estou falando de sedução, xaveco. Estou falando de convocação para reuniões, convite para eventos, e-mails profissionais, bilhete para funcionários, mensagens de WhatsApp, postagens no perfil do Face e, claro, as conversas, todas elas: presenciais, telefônicas, gravação de áudios. A gente simplesmente reluta em deixar as coisas esclarecidas, não dá a informação completa, não contextualiza. É tudo racionado, fragmentado, e a culpa nem é dos atuais vícios tecnológicos: ser preguiçoso na comunicação vem da pré-história. Sempre foi assim. As pessoas acreditam que as outras são adivinhas, têm bola de cristal.
            “Olá, desculpe o atraso da resposta, muita correria, mas vamos em frente, queremos muito fechar um bate-papo com você. Pode ser dia 21 de outubro?” Exemplo que extraí da minha caixa de e-mails ontem, assinado por uma desconhecida. Fui checar na minha lista de excluídos se havia algum outro e-mail dela, para tentar descobrir do que se tratava. Havia. De fevereiro, quando ela fez um convite em nome de uma empresa. Ressurgiu agora como se tivesse pedido licença para ir ao banheiro e voltado em 10 minutos. Não, não posso dia 21, obrigada, fica para próxima.
           Fazemos isso o tempo todo: não nos apresentamos direito, não retornamos contatos, não damos coordenadas, não cumprimos o que prometemos, não deixamos lembretes, não confirmamos presença, não explicamos nossos motivos, não avisamos cancelamentos, não falamos toda a verdade, não tiramos as dúvidas, não perguntamos, não respondemos. Parece tudo tão desnecessário. Aí o universo não coopera e a gente não entende por quê.
        Além de se comunicar bem, há outros três grandes facilitadores na vida, coisas que interferem no modo como as pessoas nos analisam e que garantem nossa credibilidade: ser pontual, ser responsável e ser autêntico — esta última, das coisas mais cativantes, pois rara. Se o Papa Francisco não é presunçoso, por que raios você seria?
 
É quase inacreditável: as coisas dão certo por fatores que estão totalmente ao nosso alcance.
 
Martha Medeiros

No trecho, retirado do texto, “A gente simplesmente reluta em deixar as coisas esclarecidas”, a palavra destacada tem o seu sinônimo em: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q448728 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Contador, Secretaria de Estado de Finanças RO, FGV, 2018

Luca nasceu em território brasileiro. Seus pais tinham nacionalidade italiana e, na ocasião, estavam a serviço de uma conhecida indústria de automóvel com sede na Itália. Logo após o nascimento, Luca retornou para a Itália. Após completar dezoito anos de idade, decidiu viver na República Federativa do Brasil e seguir carreira política. À luz da sistemática constitucional afeta à nacionalidade, é correto afirmar que Luca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q709895 | Português, Interpretação de Textos, Contador, Câmara de Cabo de Santo Agostinho PE, AOCP, 2019

Texto associado.

Insignificâncias indomáveis

Carla Dias


    Eu tenho medo de lagartixa e de atravessar rua quando o sinal está vermelho, ainda que não haja carros por perto. Meu medo é um algo estupendo, com suas pequenas armadilhas. Faz com que eu tema a alegria, enquanto me preencho de coragem ao lidar com desesperos indeléveis.

    Eu tenho medo de errar a palavra, de sair a outra, a mais torta, a menos a ver com o que eu, de fato, gostaria de dizer. E ainda tem o tom... sou desprovida de talento, quando dele depende o tudo do momento. Aquela coisa de a voz sair rascante, de se entregar à possibilidade de se aventurar no impossível, envergonhando-se dessa ousadia no segundo seguinte.

    Envergonhamento feroz é este.

    (...)

    Tenho medo reverberante de nunca chegar. Não a um lugar, a um destino. Falo sobre chegar ao ser invadida pelo pertencimento. Zerar a ansiedade desconcertante de não ter sido escolhida pela sensação plena de estar onde, tornar-se quem.

    Há quem diga que meus medos são banalidades travestidas de tragédias. Há os que não suportam meus dramas, de tão ridículos os tantos lhes parecem. Contudo, tenho certa dificuldade em compreender a irrelevância de se sentir deslocada no tempo e no espaço, desprovida de identidade, além daquela criada para atender à necessidade de tocar a vida, sem direito a toque que não seja o de recolher-se na própria impotência de provocar o movimento.

    Estagnar-se em conluio com um adiantamento robusto de arrependimentos.

    Meus dramas, essas insignificâncias indomáveis, embebidas em esperança desmilinguida de, dia desses, a vida me oferecer e entregar o oferecido.

    Que susto será!

    Que prazer de curar azedumes!

    Que loucura eficaz!

    Reviravoltas constantes me deixam com desejo aguçado de parar à porta da insanidade, para observar obsoletos santos sendo pessoas em busca de pessoas para conversar sobre seus desvios de conduta, ao se proclamarem heróis, enquanto comentem suas covardias e benevolências.

    Falar mal, fazer bem, desacreditar para então identificar o que vale a pena.

    Amar... odiar... amar odiar. Odiar a mando do tempo perdido com o vazio.

    Mas que o ser humano é de uma incoerência que encanta, enquanto aflige.

    (...)

    A mente tem seus truques, e como ótima equilibrista de absurdos que é, acontece de ela projetar na nossa história uma proteção que acaba por se mostrar precipício. Então, há vezes em que ela se desapega de nós, inventando uma realidade alternativa na qual nos enveredarmos, feito o filme que assisti, sobre a mente de um homem mudando todo o enredo do ocorrido, a fim de protegê-lo do impossível que ele acabara de cometer.

    Sim, ela também comete benevolência, improváveis realizações, descobertas necessárias.

    Sim, ela tem seu lado sórdido.

    A mente me mete medo. Ainda assim, é ela que mais me fascina. Não a minha, que dela eu nunca vou saber ao certo. A tal vai seguir os seus delírios e, talvez, eu nem me dê conta da existência deles ou venha a saber quais provocações eles lideraram.

    A do outro...

    A mente que para mim é mistério, que me provoca a curiosidade sobre o que não sou ou penso. Sobre as versões do que conheço. Basta um espaço que a mente injeta na certeza para se construir aquela pausa onde moram frágeis pontes que conectam improváveis, porém compatíveis buscas.

    Tenho medo de viver busca que é tempo perdido disfarçado de exuberante conquista. É ali, no limiar das suas agonias, que eu me esparramo. Meu corpo vibra buscas e medos e perdas e fantasias.

    Minha mente diz que não tenho saída.

    Permaneço.

    Meu sentimento diz que minha mente mente.

    Fujo.

    Meu medo, ah, meu medo...

    Ele me coloca cara a cara com a vida.

    Vivo.


Adaptado de: <http://www.cronicadodia.com.br/2019/10/insignificancias-indomaveis-carla-dias.html>. Acesso em: 17 nov. 2019.



De acordo com o texto, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

729Q805915 | Legislação e Decretos, Sistema Controle Interno Executivo, Contador, DPU, CESPE CEBRASPE

Conforme previsto no Decreto n.º 3.591/2000, a prestação de contas anual do presidente da República, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, elaborada pela Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, é composta por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q18722 | Auditoria, Contador, CP PCNS, MB

Programa de Auditoria consiste em um tipo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q353585 | Contabilidade Geral, Escrituração, Contador, CEASA MG, FUMARC

Aponte a formalidade que NÃO se aplica ao Livro Diário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

732Q700210 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Contador, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

Texto associado.



Dentre as proposições compostas a seguir, a que representa a negação da sentença “Mário é contador ou Sílvio não é enfermeiro”, é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q807520 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Contador, COMPESA PE, IPAD

Nos termos da Lei 6.404/76, as reservas de capital não poderão ser utilizadas para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q814280 | Legislação Federal, Lei 11941 2009, Contador, DNOCS, FCC

A partir da vigência da MP 449/2008, convertida na Lei nº 11.941/2009, a qual convalidou os efeitos da referida medida provisória, são avaliados pela equivalência patrimonial, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q172488 | Auditoria, Contador, TJ SP, VUNESP

A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avalia- ções, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q173393 | Lei Orgânica do DF, Da administração publica, Contador, CEB, FUNIVERSA

De acordo com a LODF, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q712397 | Auditoria, Auditor Independente Conceitos, Contador, SAAE de Teotônio Vilela AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. A fim de garantir a segurança no uso da internet, o servidor público não deve fornecer a sua palavra-passe (senha) de acesso a sistemas e serviços a terceiros, assim como não deve partilhar informações pessoais ou íntimas com desconhecidos.
II. É dever do auditor praticar, no exercício da profissão, atos definidos como crime.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

738Q179103 | Auditoria, Relatório de auditoria, Contador, TJ SP, VUNESP

A opinião de um auditor no Relatório de Auditoria pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q688299 | Contabilidade Geral, Legislação Complementar de AFO, Contador, AL GO, IADES, 2019

De acordo com a NBC TSP 04 – Estoques, o valor contábil dos estoques vendidos deve ser reconhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q174564 | Auditoria, Sistema de Controle Interno, Contador, UFRJ, NCE UFRJ

De acordo com os dispositivos da Instrução Normativa nº 01, de 06 de abril de 2001 da Secretaria Federal de Controle Interno, que aprovou o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise os itens a seguir:
I - As técnicas de controle utilizadas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são auditoria e fscalização;

II - A fnalidade básica da auditoria é avaliar a execução dos programas de governo elencados ou não nos orçamentos da União e no Plano Plurianual;

III - As auditorias realizadas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal podem ser: de avaliação da gestão, de acompanhamento da gestão, contábil, operacional e especial;

IV - As formas de execução das auditorias são: direta, indireta e integrada.
Estão corretos apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.