Início

Questões de Concursos Contador

Resolva questões de Contador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q706629 | Matemática, Operações com Conjuntos e Diagramas de Venn, Contador, Câmara de Jaru RO, IBADE, 2019

Texto associado.
Um grupo de 700 pessoas participaram de uma entrevista sobre dois tipos de chocolate. Sabe-se que:
• 160 pessoas disseram gostar de chocolate branco;
• 350 pessoas disseram gostar de chocolate ao leite;
• 250 pessoas disseram não gostar de nenhum dos dois tipos de chocolate;
O número de pessoas que disseram gostar dos dois tipos de chocolate é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q857727 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Contador, FUNDATEC, 2020

A Lei Federal nº 8.429/1992, ao tratar do procedimento administrativo e do processo judicial, determina que a ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de um prazo de trinta dias da então efetivação da medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q855484 | Matemática, Aritmética e Problemas, Contador, FURB, 2020

Para produzir 125 unidades de determinada peça, uma máquina leva 5 horas. Ao iniciar uma nova produção, foi adicionada uma segunda máquina, de igual desempenho da primeira, em funcionamento simultâneo, para permitir que juntas façam uma nova produção, de 900 peças. Pode-se afirmar que o tempo necessário para essa nova produção será, em horas, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q443111 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, Petrobras, CESGRANRIO

A Constituição Federal Brasileira de 1988, no campo das limitações do poder de tributar do estado, estabelece:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça

O dispositivo Constitucional acima configura o princípio tributário constitucional da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q561661 | Informática, Windows, Contador, MTE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsecutivos. O Microsoft Windows 7 Ultimate oferece duas ferramentas de becape: a de Arquivos, que permite fazer cópias dos arquivos de dados dos usuários; e a de Imagem do Sistema, que oferece a capacidade de criar uma imagem do sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

966Q810242 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Contador, MEC, CESPE CEBRASPE

Em relação às demonstrações contábeis estabelecidas na Lei n.º 4.320/1964, julgue os itens que se seguem. Considerando que, no balanço financeiro de um órgão da administração, o título restos a pagar figurava tanto na receita como na despesa extra-orçamentária, é correto concluir que existiam, por um lado, despesas orçamentárias do exercício ora encerrado pendentes de pagamento e, por outro lado, despesas orçamentárias do exercício anterior pagas somente no exercício ora encerrado.
  1. ✂️
  2. ✂️

967Q712214 | Economia, Contador, Transerp SP, VUNESP, 2019

Um exemplo de externalidade positiva seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q354609 | Contabilidade Geral, Demonstração das Orígens e Aplicações de Recursos, Contador, CEASA CONTAGEM, FUMARC

Em relação à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, é correto afirmar que são origens de recursos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q681570 | Português, Pontuação, Contador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Observe no texto a seguir o uso das vírgulas.
As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q677989 | Contabilidade Geral, Contador, AGU, IDECAN, 2019

Com relação à Despesa Pública, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q179559 | Contabilidade Geral, Balanço Orçamentário BO, Contador, CEB, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta o valor dos recursos utilizáveis provenientes por excesso de arrecadação, considerando o excesso de arrecadação de R$ 20.000,00, os créditos extraordinários e a abertura já ocorrida no exercício, no valor de R$ 6.000,00.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q179919 | Direito Constitucional, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Contador, TJ SP, VUNESP

Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação entende-se como empresa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q175852 | Contabilidade Geral, Princípios de Contabilidade, Contador, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação às teorias do patrimônio líquido, julgue o item a seguir.

Na teoria da entidade, os juros referentes a empréstimo obtido representam despesas para a sociedade empresária, pois reduzem a riqueza da entidade e não a dos acionistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

974Q178946 | Direito Administrativo, Licitação, Contador, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Com relação aos documentos e requisitos necessários à qualificação econômico-financeira para habilitação dos interessados nas licitações, conforme artigo 31 da lei 8.666/93, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q353797 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Contador, ELETROBRÁS, NCE

Gama S/A, na data de 01/02/2000, adquiriu ações da empresa Alfa S/A com ágio, o qual teve como fundamento econômico a expectativa de resultados futuros. Posteriormente Alfa S/A incorpora Gama S/A. A contabilização do ágio após a incorporação se dá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q524871 | Auditoria, Auditoria Governamental, Contador, Conselho Regional dos Representantes Comerciais SP, 2019

Em relação aos princípios de Auditoria no Setor Público, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q690513 | Português, Sintaxe, Contador, UFPB, AOCP, 2019

Texto associado.

                                                                                                                                    Mundo de mentira 

                                                                                                                                                                                                                                                                       Paulo Pestana 
          Tem muita gente que implica com mentira, esquecendo-se de que as melhores histórias do mundo nascem delas: algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade — ou do aperto, dependendo da situação. 
        Ademais, se fosse tão ruim estaria na lista das pedras que Moisés recebeu aos pés do monte Sinai, entre as 10 coisas mais feias da humanidade, todas proibidas e que levam ao inferno; ficou de fora. 
           A mentira não está nem entre os pecados capitais, que aliás eram ofensas bem antes de Cristo nascer, formando um rol de virtudes avessas, para controlar os instintos básicos da patuleia. Eram leis. E é preciso lembrar também que ninguém colocou a mentira entre os pecados veniais; talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia. 
        E tudo nasceu na forma mais poética possível, com os mitos — e não vamos falar de presidentes aqui — às lendas, narrativas fantásticas que serviam para educar ou entreter. Entre tantas notícias falsas, há muitas lendas que, inclusive, explicam por que fazemos tanta festa para o ano que começa. 
         Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava e colocou-os na cabeça de seis estátuas de pedra; chegou em casa coberto de neve e sem um tostão. No dia seguinte, recebeu comida farta e dinheiro das próprias estátuas, para mostrar que a bondade é sempre reconhecida e recompensada. 
       Os brasileiros vestem roupas brancas na passagem do ano, mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé, mais precisamente da cultura yorubá, com os irúnmolés’s funfun — as divindades do branco. E atenção: para eles, o regente de 2019 é Ogum, o guerreiro, orixá associado às forças armadas, ao mesmo tempo impiedoso, impaciente e amável. Ogunhê! 
        Mas na minha profunda ignorância eu não conhecia a lenda da Noite de São Silvestre, que marca a passagem do ano. E assim foime contada pelo Doutor João, culto advogado, entre suaves goles de vinho — um Quinta do Crasto Douro (sorry, periferia, diria o Ibrahim Sued). 
        Disse-me ele: ao ver a Virgem Maria desolada contemplando o Oceano Atlântico, São Silvestre se aproximou para consolá-la, quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano e dos pecados de seu povo. 
        As lágrimas da Virgem Maria — transformadas em pérolas — caíram no oceano; e uma delas deu origem à Ilha da Madeira — chamada Pérola do Atlântico, na modesta visão dos locais — ao mesmo tempo em que surgiram misteriosas luzes no céu, que se repetiriam por anos a fio; e é por isso que festejamos a chegada do ano-novo com fogos de artifício. 
        Aliás, agora inventaram fogo de artifício sem barulho para não incomodar os cachorros. A próxima jogada politicamente correta será lançar fogos sem luz para não perturbar as corujas buraqueiras. E isso está longe de ser lenda: é só um mundo mais chato. 

Disponível em: .> Acesso em: 18 fev. 2019

Analise os trechos a seguir retirados do texto e assinale a alternativa que apresenta uma oração com sujeito oculto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q353626 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Contador, CEASA MG, FUMARC

No Balanço Patrimonial, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa, serão classificados no:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q681854 | Português, Fonemas e letras, Contador, UFSC, UFSC, 2019

Texto associado.

Texto 2

Pesquisadores explicam por que é tão difícil imitar os sons de outra língua

Por Rennan A. Julio

  1. Cérebro adapta todo e qualquer som estranho para o seu idioma original.

  2. Estudos tentam entender a origem do sotaque. Em busca de justificativas para a nossa 
  3. dificuldade de reproduzir sons de línguas diferentes, pesquisadores fizeram testes com 
  4. bebês e adolescentes de todo o mundo.
  5. Há mais de duas décadas, uma equipe da Universidade de Washington tenta entender 
  6. como o cérebro humano compreende a linguagem humana. Para isso, analisou bebês do 
  7. mundo inteiro durante esse período.
  8. Em um dos testes, a equipe fez com que, aos seis meses de idade, bebês japoneses e 
  9. ingleses escutassem sons de ambas as culturas. Até então, as crianças conseguiam 
  10. reproduzir os “barulhos” característicos às duas nações; só que quando atingiram os dez 
  11. meses de idade, os mesmos bebês falharam na percepção de sons que não faziam parte de 
  12. sua cultura. Os japoneses deixaram de reconhecer “r” e “l”, cuja distinção não existe no 
  13. Japão, mas existe na língua inglesa.

  14. Realizado por outra equipe de pesquisadores, um segundo estudo sugere diferente: as 
  15. pessoas não perdem tão abruptamente essa capacidade de aprender línguas, mas o 
  16. processo acontece durante a puberdade. Depois de uma série de testes, esses cientistas 
  17. perceberam uma forte relação entre o aprendizado de uma segunda língua e a época em 
  18. que isso acontece.

  19. Para o especialista Eric Bakovic, existe um movimento para processar esse tipo de 
  20. informação: “Você aprende uma língua pegando sons e imitando seus pais. Depois, seu 
  21. cérebro começa a fazer outras coisas, assumindo que já tinha aprendido todos os sons 
  22. necessários para manter uma relação comunicativa com as pessoas ao seu redor”. Essa 
  23. biblioteca de sons nos permite fluência com a língua que falamos, mas quando tratamos de 
  24. sons “externos” ficamos “surdos”, afirma o linguista da Universidade de San Diego.

  25. “Quando você escuta um sotaque ou uma língua totalmente diferente, seu cérebro mapeia 
  26. precisão, as pessoas acabam juntando as partes “próximas” do que os seus cérebros sabem 
  27. e reproduzindo dessa maneira.Mas para Joel Goldes, especialista nessa área e atuante em
  28. Hollywood, isso pode ser treinado. “Nosso cérebro realmente nos bloqueia de ouvir o que 
  29. estamos ouvindo. Até que alguém nos ensine a produzir novos sons, nós não os escutamos. 
  30. É por isso que uma pessoa pode ficar 40 anos em um país diferente sem perder o sotaque”. 
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pesquisadores-explicam-por-que-e-tao-dificil-imitar-o-sotaque-de-outralingua.html. [Adaptado]. Acesso em: 10 nov. 2018
Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. As palavras ‘país’ (linha 34) e ‘Japão’ (linha 13) são acentuadas pela mesma regra. 
II. As palavras ‘humana’ (linha 7) e ‘escutassem’ (linha 10) possuem mais grafemas do que fonemas. 
III. As palavras ‘cérebro’ (linha 1) e ‘próximas’ (linha 29) são acentuadas porque são proparoxítonas. 
IV. As palavras ‘pesquisadores’ (linha 4), ‘adolescentes’ (linha 5) e ‘linguagem’ (linha 7) contêm dígrafo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q176047 | Contabilidade Geral, Realizável a longo prazo, Contador, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Texto associado.

Observe as seguintes contas que compõem o Patrimônio da Cia. Beta:

- Disponibilidades - R$ 80.000,00
- Direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente - R$ 60.000,00
- Aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte R$ 40.000,00
- Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte - R$ 120.000,00
- Participações permanentes em outras sociedades - R$ 30.000,00
- Financiamento realizado para aquisição de maquinários, com vencimento para o próximo exercício - R$ 150.000,00

Com base nos dados supracitados, apure:

O total do Ativo Não Circulante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.