Questões de Concursos Controle Externo

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61Q1030836 | Controle Externo, Normas Constitucionais sobre O Controle Externo, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

É (São) competente(s) para solicitar ao Tribunal de Contas do Estado de Roraima a prestação de informações e a realização de auditorias e inspeções
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62Q1030837 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Nos termos do RITCE-RR, ao auditor de controle externo, quando credenciado pelo Tribunal para desempenhar funções de fiscalização, é assegurada a seguinte prerrogativa:
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63Q1030838 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Sobre os Auditores / Conselheiros-Substitutos, analise as afirmativas a seguir.

I. São inconstitucionais normas que atribuam a emissão de pareceres opinativos aos auditores de Tribunal de Contas estadual, por incompatibilidade com a função de judicatura de contas.
II. Na ausência de Lei criando o cargo de Conselheiro-Substituto, é constitucional a norma do Tribunal de Contas que preveja o exercício das respectivas atribuições por servidor ocupante do cargo de Auditor de Controle Externo.
III. O Conselheiro-Substituto, quando em substituição a Conselheiro, terá as mesmas garantias e impedimentos, vencimentos e vantagens do titular e quando no exercício de suas atribuições funcionais, às de Juiz da mais alta entrância.

Está correto o que se afirma em
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64Q1030839 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Há impedimento do Conselheiro, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo em que
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65Q1030840 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Quando se tratar de aprovação do Regimento Interno, de ato definidor da estrutura, atribuições e funcionamento da Escola de Contas, da Secretaria e demais serviços auxiliares, a deliberação do Tribunal Pleno terá a forma de
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66Q1030841 | Auditoria Governamental, Testes, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Um auditor governamental está conduzindo uma auditoria das demonstrações financeiras de uma entidade pública responsável pela gestão de recursos provenientes de programas federais, como o FUNDEB. O auditor precisa determinar se as informações financeiras da entidade estão apresentadas em conformidade com o marco regulatório aplicável e a estrutura de relatório financeiro.
Durante a auditoria, o auditor encontra inconsistências nos registros contábeis relacionados às transferências voluntárias e despesas associadas a projetos educacionais.
Com base nesse cenário, a seguinte ação representa a decisão mais apropriada para o auditor:
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67Q1030842 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Um auditor governamental está desenvolvendo uma auditoria com o foco em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.
O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
Esse auditor está desenvolvendo uma Auditoria
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68Q1030843 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O processo de auditoria governamental é fundamental para assegurar a transparência, a integridade e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Ele desempenha um papel essencial ao avaliar a aplicação eficiente e ética dos recursos, promovendo a confiança da sociedade nas instituições públicas e fortalecendo a governança. Por meio da auditoria, é possível identificar oportunidades de melhoria, corrigir desvios e garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma a atender ao interesse coletivo.
Relacione as fases do processo de auditoria a seguir, com as ações nelas desenvolvidas:

I. Execução da Auditoria II. Planejamento de Auditoria III. Relatório e Monitoramento

( ) Elaborar um relatório baseado nas conclusões alcançadas. ( ) Avaliar as evidências de auditoria e extrair conclusões. ( ) Estabelecer os termos da auditoria ( ) Realizar avaliação de risco ou análise do problema ( ) Realizar os procedimentos de auditoria planejados para obter evidências. ( ) Monitorar as questões relatadas como relevantes.

A sequência correta, na ordem dada, é:
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69Q1030844 | Auditoria Governamental, Auditoria Governamental, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Durante uma fiscalização sobre a execução de políticas públicas em um município, o órgão de controle identificou a necessidade de utilizar diferentes instrumentos para avaliar a conformidade e a eficácia das ações realizadas.
Considerando os objetivos e as características de cada instrumento de fiscalização, combine cada instrumento relacionado abaixo com sua respectiva finalidade.
I. Inspeção II. Levantamento III. Monitoramento IV. Acompanhamento

( ) Acompanhar de forma contínua e sistemática a implementação de recomendações feitas em auditorias anteriores.
( ) Realizar diagnóstico inicial para coletar informações gerais sobre determinado tema ou área de atuação.
( ) Avaliar a consistência de ações corretivas adotadas pela entidade auditada em resposta a determinações legais ou normativas.
( ) Verificar in loco a execução física e financeira de contratos e convênios específicos.

A sequência correta, na ordem dada, é:
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70Q1030845 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

O Modelo de Risco de Auditoria Governamental é uma estrutura teórica que auxilia os auditores na identificação, avaliação e resposta aos riscos que podem comprometer a obtenção de uma opinião ou conclusão apropriada no contexto da auditoria.
Esse modelo é amplamente utilizado para planejar, executar e avaliar procedimentos de auditoria em entidades públicas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho.
Ele se baseia na interação de três componentes principais, a saber:

1. Risco Inerente (RI): 2. Risco de Controle (RC): 3. Risco de Detecção (RD):

O modelo do risco de auditoria (RA) é representado matematicamente como
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71Q1030846 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Durante a auditoria de uma entidade pública responsável por implementar programas de transferência de renda, a equipe de auditoria identificou inconsistências nas informações apresentadas nos relatórios financeiros e nas atividades operacionais do programa.
O auditor, seguindo a estratégia global de auditoria, precisa garantir que o trabalho seja conduzido de maneira eficiente, cobrindo as áreas de maior risco, enquanto utiliza adequadamente os termos da auditoria.
Com base nessa situação, a melhor abordagem do auditor seria
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72Q1030847 | Auditoria, Controle Interno, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Os procedimentos de avaliação de riscos são ações realizadas pelo auditor para identificar e compreender os riscos de distorções relevantes, sejam decorrentes de erro ou fraude, nas informações auditadas.
Esses procedimentos incluem a obtenção de entendimento sobre a entidade, seu ambiente, controles internos, atividades operacionais, estrutura de governança e fatores externos que possam impactar a gestão.
Os procedimentos de avaliação de riscos devem incluir
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73Q1030848 | Auditoria, Processo de Auditoria, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

A Matriz de Planejamento de Auditoria é uma ferramenta estruturada que auxilia os auditores a organizarem e documentarem as etapas fundamentais do planejamento, garantindo um trabalho sistemático, eficaz e alinhado aos objetivos da auditoria.
Essa matriz é usada para registrar os elementos principais do planejamento. É amplamente aplicada em auditorias governamentais, especialmente no setor público, onde a transparência e a rastreabilidade são essenciais.
Devem constar numa Matriz de Planejamento de Auditoria:
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74Q1034471 | Português, Interpretação de Textos, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Observe os textos a seguir, sobre nosso grande escultor Aleijadinho:

Texto 1: E o aleijado reinventava curiosamente em Vila Riba uma existência de artistas do Renascimento, entre discípulos que lhe desbastavam a pedra e esculpiam a parte menos importante da talha.

Texto 2: O Brasil deu nele o seu maior engenho artístico, eu creio. Uma grande manifestação humana. A função histórica dele é vasta e curiosa. No meio daquele enxame de valores plásticos e musicais do tempo, de muito superior a todos como genialidade, ele coroava uma vida de três séculos coloniais.

Texto 3: É possível que a visão física do Aleijadinho se deformasse com o seu desejo de transmitir aos outros homens uma mensagem política por meio de uma forma então popular de arte – a escultura religiosa. Se não me engano, ele foi, neste particular, um pioneiro: uma espécie de El Greco mulato nas suas audaciosas distorções da forma humana.

Sobre a estruturação e o significado desses textos, assinale a única afirmação adequada.
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75Q1034472 | Português, Interpretação de Textos, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Nosso célebre escritor Joaquim Nabuco escreveu:

Nós não sabemos que partes do alimento que ingerimos serão por nós aproveitadas. O modo por que o nosso corpo elabora a vida escapa-nos por completo. Ignoramos igualmente que impressões ou emoções de cada dia se transformarão em nosso espírito em alimento ou em tóxico. Um fato que nos alegra pode ser causa de uma depressão profunda, assim como de uma iguaria que saboreamos pode resultar um cansaço mortal.

O texto mostra cinco termos sublinhados. Assinale o termo que mostra seu antecedente de forma errada.
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76Q1034473 | Português, Interpretação de Textos, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Assinale a frase abaixo que não se apoia numa comparação.
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77Q1034474 | Português, Interpretação de Textos, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Assinale a frase classificada como argumentativa, por possuir uma tese e argumentos que a sustentem.
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78Q1059907 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Controle Externo, TCE GO, FGV, 2024

O Referencial Estratégico das Organizações é uma bússola que orienta as ações e decisões, fornecendo uma visão clara dos objetivos e direcionamentos a serem seguidos para alcançar o sucesso.
Sobre o Referencial Estratégico das Organizações, analise os itens a seguir:
I. Objetivos e metas são os resultados desejados. II. Key performance indicators (KPIs) são informações para avaliar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e se os cursos de ação escolhidos são apropriados. III. Avaliação é o processo de determinar se a realização dos objetivos está alcançando os efeitos pretendidos.
Está correto o que se afirma em
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79Q1059908 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Controle Externo, TCE GO, FGV, 2024

A matriz GUT é uma ferramenta de análise que ajuda a priorizar problemas ou situações, considerando sua gravidade, urgência e tendência de crescimento, facilitando a tomada de decisões assertivas.
Sobre a matriz GUT, é correto o que se afirma em
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80Q1059909 | Administração Pública, Governabilidade, Controle Externo, TCE GO, FGV, 2024

Os princípios de governança pública são fundamentos orientadores que promovem a transparência, a responsabilidade, a eficácia e a equidade nas ações e decisões do setor público, visando ao interesse público e ao desenvolvimento sustentável.
Assinale, dentre as opções a seguir, a que compreende princípios de governança pública.
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