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Questões de Concursos Coordenador Censitário Subárea

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21Q702007 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:
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22Q704963 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão. Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo:
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23Q705444 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Um órgão público constatou um aumento significativo no tempo de processamento das contas a pagar. Algumas das causas do problema foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e infraestrutura de TI (computadores e sistemas). O gerente responsável pela qualidade dos serviços do órgão quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema constatado.
Para tal, o gerente deve utilizar a seguinte ferramenta da qualidade:
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24Q701939 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Uma empresa do ramo de higiene pessoal está modificando todas as suas embalagens, com vistas a reduzir à metade a quantidade de plástico utilizado em seus produtos, com investimentos significativos e meta para conclusão do projeto em 2022. Segundo a diretora de relações com o mercado, “embora a lei não exija que mudemos as embalagens, estamos respondendo a uma tendência atual e futura, que é a preocupação com a sustentabilidade ambiental”. A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, em suas estratégias, por um fator do ambiente:
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25Q700861 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

A avaliação de desempenho é um processo conduzido de diferentes formas, nas diversas organizações. Um dos aspectos mais importantes nesse processo é definir quem conduzirá a avaliação de desempenho. Por vezes, esse processo é centralizado na área de recursos humanos, que assume total responsabilidade por sua realização. Entre as desvantagens da centralização da avaliação de desempenho na área de recursos humanos, pode-se apontar:
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26Q702746 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Uma grande organização tem passado por dificuldades financeiras, e, aparentemente, três de suas fábricas precisam ser fechadas e 3.000 empregados demitidos. A diretora de produção tem estudado alternativas de ação e desenvolveu dois planos, que apresentou à diretoria da empresa, da seguinte forma: “Plano A: Este plano salvará uma das três fábricas e 1.000 empregos. Plano B: Este plano tem 1/3 de probabilidade de salvar todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 2/3 de probabilidade de não salvar nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano A. Preocupada com a situação e buscando uma decisão consistente sobre que plano apresentar à presidência para avaliação, a diretora solicitou outra reunião e apresentou novamente os planos à diretoria. Dessa vez, a diretora apresentou os planos da seguinte forma: “Plano A: Este plano resultará na perda de duas das três fábricas e 2.000 empregos. Plano B: Este plano tem 2/3 de probabilidade de resultar na perda de todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 1/3 de probabilidade de não perder nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano B.
A situação ilustra a armadilha psicológica de decisão conhecida como:
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27Q703404 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Pedro, funcionário de uma organização pública, não se mostra satisfeito com o trabalho. No entanto, seu chefe reconhece que ele desempenha suas atribuições com responsabilidade e com a qualidade exigida. Quando perguntado por que continua a trabalhar na organização, em vez de buscar outras oportunidades, Pedro respondeu: “Não procuro outro emprego porque ganho bem e não há boas oportunidades no mercado, no momento”.
O comprometimento de Pedro em relação à organização é do tipo:
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28Q702764 | Administração Geral, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos). Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
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29Q993206 | Gestão de Pessoas, Estratégias de Recursos Humanos, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Um funcionário está se candidatando, em uma seleção interna da organização em que trabalha, a uma vaga de coordenador na área de recursos humanos cujas atribuições estão descritas como “desenho de programas de treinamento; definição das tarefas dos subordinados; avaliação do desempenho dos subordinados”.
Essas atribuições estão relacionadas, respectivamente, às seguintes funções administrativas:
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30Q993212 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:
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31Q993210 | Gestão de Pessoas, Gestão Participativa e Trabalho em Equipe, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma organização, um grupo de trabalho de oito pessoas apresenta baixa produtividade. Na avaliação do gerente responsável, embora haja metas claras e desafiadoras de desempenho a serem alcançadas pelo grupo, há pouca coesão entre os membros. Para estimular a coesão do grupo, seria uma iniciativa adequada:
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32Q993219 | Administração Geral, Delegação, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
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33Q993209 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes. Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:
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34Q993214 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:
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35Q993215 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “Busco reconhecimento e status, e sei que o cargo me dará prestígio e oportunidades de promoção”. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:
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36Q993221 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver na força de trabalho a competência “trabalho em equipe” – envolvendo as capacidades “cooperação”, “iniciativa” e “domínio das normas organizacionais“.
Essas capacidades são, respectivamente, do tipo:
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37Q993220 | Gestão de Pessoas, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

As competências podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos que o indivíduo mobiliza e aplica, de forma reiterada, dentro de um contexto organizacional, agregando valor à organização e a si mesmo. Esse conceito destaca que a competência individual tem duas dimensões, a saber:
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38Q993213 | Administração Geral, Liderança e Motivação, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Maria, funcionária de um órgão público, foi promovida e assumiu a coordenação do setor em que trabalha. Maria enfrenta forte resistência dos colegas, que julgam que sua promoção não foi merecida. O setor é responsável pelo processamento da folha de pagamentos, pelo processamento e registro das movimentações trabalhistas e pela manutenção dos arquivos com informações dos funcionários. Maria não tem autonomia para recompensar, punir ou substituir os membros da equipe. Na situação descrita, pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, o estilo de liderança mais eficaz seria:
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39Q993208 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em todas as organizações, o trabalho dos funcionários é objeto da função controle, para garantir que os esforços sejam coordenados e direcionados ao atingimento dos objetivos organizacionais. Assim, técnicas comportamentais de controle são utilizadas, de forma a assegurar que os funcionários estejam fazendo o que a organização espera deles.
É uma técnica de controle comportamental, entre outras:
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40Q993218 | Administração Geral, Processo Decisório, Coordenador Censitário Subárea, IBGE, FGV, 2019

Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
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