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Questões de Concursos Coordenador Pedagógico

Resolva questões de Coordenador Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q326408 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III ? direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

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22Q322916 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Pensar em alternativas para a Gestão Democrática da Escola significa alterar a cultura vivenciada na instituição, superar uma ação isolada, fragmentada possibilitando a todos os envolvidos na ação escolar, a compreensão do processo que se concretiza no interior dela. Colocando em prática a Gestão Democrática da Escola, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

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23Q327348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

De maneira geral, é possível afirmar que os planos de ensino dos professores constituem

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24Q817942 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação à LDB, assinale a opção correta.

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25Q325941 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são

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26Q321176 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A qualidade da educação oferecida nas escolas públicas vem se tornando tema central, pois essas escolas estão sendo procuradas por um número cada vez mais expressivo de

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27Q321565 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:

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28Q321040 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Tem sido comum encontrar escolas que abrem seus “portões” nos finais de semana para oportunizar o uso de seus espaços à comunidade e, muitas vezes, minimizar ações de vandalismo no entorno da instituição. Práticas como essa são consideradas

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29Q320980 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

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30Q327747 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O plano de gestão escolar é

I. condição de garantia da autonomia da escola.

II. planejamento de ações individuais do gestor.

III. documento de identidade da escola.

IV. retrato do projeto coletivo.

V. burocracia inerente ao diretor.

Está correto o apresentado APENAS em

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31Q320232 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Marçal e Souza (2001), em material do Progestão, destacam que a autonomia construída no âmbito das escolas diz respeito à

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32Q328024 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que

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33Q327280 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Esse documento legal

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34Q329111 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir

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35Q327949 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental

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36Q325993 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

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37Q324159 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:

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38Q322440 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Coordenador Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que

 I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.

II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.

III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa da realidade. A interdisciplinaridade deve, portanto, prescindir de interações que levem a uma compreensão mais ampla da realidade.

IV a aprendizagem é decisiva para o desenvolvimento dos alunos e, por essa razão, as disciplinas devem ser didaticamente isoladas para atingir esse objetivo, de modo que disciplinas diferentes estimulem competências diferenciadas, contribuindo para a constituição de diferentes capacidades.

 Estão certos apenas os itens

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39Q811836 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei no 9.394/96) deslocou o foco do ensino para o da aprendizagem e não é por acaso que sua filosofia não é mais a da liberdade de ensino, mas a

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40Q328922 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

O Conselho Escolar ou Colegiado Escolar constitui uma instância deliberativa e representativa da comunidade, cujo objetivo é propor, acompanhar e fiscalizar a gestão da escola. O Conselho Escolar pode ter como atribuições as seguintes definições, EXCETO:

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