Questões de Concursos Coordenador Pedagógico Ensino Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q901702 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Para Ivani Fazenda “Aprender a pesquisar, fazendo pesquisa, é próprio de uma educação interdisciplinar” (Fazenda, 2003). Esta cientista e a maioria dos investigadores da interdisciplinaridade recomendam que a pesquisa como elemento necessário à interdisciplinaridade deve se iniciar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12 Q901703 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Sobre as formação e/ou habilitação dos professores da educação infantil é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13 Q901705 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Conjunto de teorias do currículo que foram responsáveis pela completa inversão nos fundamentos das teorias do conjunto que a precedeu, ao destinar críticas e questionamentos mais radicais relativamente “aos arranjos educacionais existentes, às formas dominantes de conhecimento ou, de modo mais geral, à forma social dominante”, como afirma Tomaz Tadeu da Silva. Estas teorias colocam em “questão precisamente os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais” e “desconfiam do status quo, responsabilizando-o pelas desigualdades e injustiças sociais”. Atacam as teorias antagônicas que as precederam denunciando-as como “teorias de aceitação, ajuste e adaptação”. São, portanto, “teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical”. À luz das teorias objeto deste enunciado, em geral, pressupõe-se que “o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz” (Silva, 2010 p. 29-30). Trata-se, portanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.